Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Papa remove Bispo que falou mal do Lula

Papa remove Bispo que falou mal do Lula

Ah, se a PF tivesse um chefe desses...
publicado 10/03/2016
Comments
papa e bispo

Saiu no portal EM, de Minas:


Bispo que falou de 'jararacas' após discurso de Lula é nomeado para a Arquidiocese de Diamantina

Dom Darci José Nicioli estava em Aparecida e tomará posse como arcebispo de Diamantina em maio

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira dom Darci José Nicioli como novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O religioso ganhou destaque na mídia recentemente ao orientar fiéis a vencer o mal “das jararacas” depois do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o anúncio foi feito após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico.

Dom Darci nasceu em 1959 em Jacutinga, no Sul de Minas, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1986. De 2009 a 2013 foi superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário-geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014). É mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.

“Vejam vocês como Deus é bom: saí de Minas Gerais para ser missionário, com apenas 14 anos de idade e, agora, tenho a graça de retornar como bispo-missionário às queridas terras mineiras... No coração brota espontaneamente uma prece: Deo gratias!”, comenta o novo arcebispo em carta destinada à comunidade católica de Diamantina, divulgada no site da Arquidiocese.

A celebração de apresentação e posse do arcebispo está marcada para as 15h30 de 22 de maio na Catedral Metropolitana de Diamantina.

POLÊMICA No último domingo, durante uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, o bispo não citou o nome de Lula, mas orientou os fiéis a vencer o mal “daqueles que se autodenominam jararacas”. “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras, que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem”, disse o religioso na homilia. A fala do bispo gerou polêmica.  Veja o vídeo: