Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Julgamento de Lula vai rachar o Brasil

Julgamento de Lula vai rachar o Brasil

É o que o Moro quer! Rachar para governar...
publicado 23/11/2016
Comments
Bessinha.jpg

O Conversa Afiada reproduz artigo do mega-ultra conservador jornal inglês Financial Times sobre a iminente rachadura que o Juiz fura-teto, imparcial de Curitiba está por perpetrar:

Julgamento de Lula deve ampliar divergências no Brasil

O legado de um dos principais líderes do Brasil é posto à prova no Tribunal

Os advogados Cristiano e Valeska Zanin Martins descobriram quão polarizado se tornou o clima político no Brasil quando receberam, no meio da noite, a ligação de alguém do colégio em que seu filho estuda.

Um grupo de mães conservadoras, irritado com Cristiano e Valeska por eles defenderem o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra acusações de corrupção, planejava executar um protesto na assembleia do colégio no dia seguinte.

"Isso ficou surreal", disse a Sra. Martins. "Expor as crianças a isso?"

Nesse já tumultuado ano, marcado pelo impeachment da ex-Presidenta Dilma Rousseff, brasileiros se preparam para o que promete ser o julgamento do século na América Latina - o início das audiências contra o antecessor e mentor de Dilma, o antes popular Lula.

Uma condenação contra o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) poderia desencadear uma reação política no momento em que o novo governo do ex-vice-Presidente de Dilma, Michel Temer, tenta restaurar a confiança por meio da aprovação de reformas fiscais no Congresso.

"Imagine a simples ideia de que Lula vá para a prisão? Ele é um ex-Presidente, ele foi Presidente duas vezes. Isso poderia causar problemas, sem dúvida", disse Temer em um programa de TV, o Roda Viva.

O julgamento, no qual testemunhas se preparam para ser ouvidas nesta semana, vai marcar o auge de uma investigação de dois anos sobre o maior esquema de corrupção no Brasil, um escândalo de propinas na Petrobras.

Isso levará ao questionamento do legado do homem que é considerado por seus apoiadores como um herói que reduziu a pobreza durante os oito anos de seu governo, entre 2003 e 2010. Mas seus adversários o veem como um populista incapaz de controlar o dinheiro público e que ajudou a levar o Brasil à sua pior recessão no século.

Lula já sobreviveu a outros escândalos de corrupção. O círculo mais próximo do ex-presidente no PT foi condenado à prisão em 2013, após julgamento de um esquema de compra de votos.

Desta vez, porém, os acusadores acreditam ter provas suficientes para condená-lo. Eles o acusam de aceitar favores de empreiteiras em troca de contratos com a Petrobras. Isso incluiria um apartamento à beira da praia e um sítio que pertenceriam a ele.