Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 06 / 16 / STF: Fachin toma posse. Chora, Merval, chora

STF: Fachin toma posse. Chora, Merval, chora

Novo ministro substitui Joaquim Barbosa
publicado 16/06/2015
Comments

 

 

 

No G1:


Luiz Edson Fachin toma posse como novo ministro do Supremo




Novo ministro substitui Joaquim Barbosa, que deixou Corte há dez meses.
Jurista, professor e advogado se especializou em direito civil e de família.


Em uma cerimônia concorrida, o jurista e advogado Luiz Edson Fachin tomou posse nesta terça-feira (16) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo magistrado ocupará a cadeira deixada vaga, em agosto do ano passado, com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Com a chegada de Fachin, a Suprema Corte volta a ter 11 ministros.

Em uma solenidade rápida, que durou menos de 20 minutos, o novo ministro jurou cumprir a Constituição. "Prometo bem cumprir os deveres de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República", disse.

Até a noite desta segunda, mais de 1,1 mil pessoas haviam confirmado presença na posse, entre familiares, ex-colegas da advocacia e da academia, autoridades e representantes de entidades de classe.

O novo magistrado do STF anunciou que usará o nome de Edson Fachin no tribunal. Os ministros, pela regra da Corte, escolhem dois nomes para serem chamados.

A solenidade começou por volta das 16h15 com a abertura da sessão pelo presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski. Após a execução do hino nacional, pela Banda dos Fuzileiros Navais, Fachin foi conduzido ao plenário pelo ministro mais antigo da Corte, Celso de Mello, e pelo mais novo, Luís Roberto Barroso. Depois do juramento, a posse do novo magistrado foi assinada por Lewandowski.

(...)



Leia também:


Fachin: delação premiada não é prova



Merval veta a indicação de Fachin !



Sócrates e Platão: Fachin pode até perder