Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 06 / 12 / Okamotto: Lula faz o que o FHC fez antes

Okamotto: Lula faz o que o FHC fez antes

A CPI da GloboNewzzz vai chamar o Jovelino ?
publicado 12/06/2015
Comments

 

 

Saiu no Globo:


Presidente do Instituto Lula diz que convocação na CPI é ‘luta política’



Paulo Okamotto diz que usa mesmo expediente de doações de outras entidades para financiar projetos do ex-presidente

por Tatiana Farah

SÃO PAULO — Presidente do Instituto Lula e sócio minoritário do ex-presidente em sua empresa de palestras, Paulo Okamotto considera que sua convocação para depor na CPI da Petrobras “faz parte da luta política”. Ele afirmou ao GLOBO que há “uma tentativa de criminalizar o PT” e se disse “tranquilo” tanto com a convocação para o depoimento quanto com a possibilidade de ter de prestar contas do Instituto para a Polícia Federal devido aos R$ 3 milhões recebidos em doação da empresa Camargo Corrêa, uma das empresas contratadas pela Petrobras e investigadas por suposta distribuição de propina a partidos e políticos. Os recursos constam, em planilha da construtora, como “bônus eleitoral”. Tanto a construtora como o instituto disseram que a qualificação como “bônus eleitoral” foi um “equívoco”.

— Esse depoimento faz parte da luta política. Que o instituto recebe doações é público e notório. Estou tranquilo e não tenho nada a esconder. Quando a gente montou o instituto, nós observamos as experiências internacionais e nacionais para saber como ex-presidentes mantinham suas instituições — disse Okamotto.

Petista histórico e braço direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Okamotto tem uma cota mínima na empresa de palestras de Lula, a LILS, que recebeu também R$ 1,5 milhão da Camargo Corrêa. Segundo a assessoria do instituto o pagamento foi feito por palestras proferidas pelo ex-presidente a pedido da empresa.

— Há uma tentativa clara de criminalizar o PT— disse Okamotto, referindo-se às denúncias de recebimento de propina pelo partido durante a Operação Lava-Jato:— Parece que só o PT arrecadou. Por que, para arrecadar, só o PT teria de ter cometido malfeitos?

(...)



Leia também:


Lula: CPI acredita no PiG



Lula: crise mesmo é a das empresas do PiG



Lula: o PT está vivo e de cabeça erguida



E vote na trepidante enquete do C Af:


[poll id="967"]

Conteúdo relacionado
Lula: CPI acredita no PiG