Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 01 / 30 / Juca e a Ley de Medios. Baiano não tem sotaque de carioca !

Juca e a Ley de Medios. Baiano não tem sotaque de carioca !

Lei Rouanet é boa para o Itauúúú.
publicado 30/01/2015
Comments

 

 

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, voltou a defender, nesta quinta-feira (29), a regulamentação dos meios de comunicação no Brasil como caminho para o “desenvolvimento econômico cultural no país”.

“É  um tema recorrente na nossa sociedade, que está na rua. Esse debate fez parte das manifestações de 2013. A democracia tem instrumentos para gerar um projeto democrático para que toda sociedade se expresse e não apareça só algumas posições”, afirmou Juca em conversa com internautas.

“(O atual modelo) empobrece diversidade cultural brasileira, ao fazer um baiano começar a falar como um carioca. E empobrece a possibilidade de desenvolvimento econômico cultural no país”, seguiu o ministro.

“Na ditadura, conhecemos uma censura estatal. Na democracia, o poder econômico também exerce uma censura. É preciso abrir, é preciso que a sociedade brasileiro democratize a sua comunicação”, apontou.

Ferreira, que substitui Marta Suplicy no ministério, disse que fortalecerá a Fundação Nacional das Artes (Funarte) por ser “a principal estrutura de democratização da cultura nos anos 1980”.

O ministro  também lembrou a tentativa de criar a Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual  (Ancinav), que  definia normas e procedimentos para a regulação da indústria do audiovisual no Brasil, incluindo a produção e a difusão de conteúdos audiovisuais em cinema, televisão aberta e fechada, satélite, telefonia celular e outros meios.

“Desabou um edifício na nossa cabeça. Apanhamos durante três meses”, contou.


Lei Rouanet

Para Juca,a Lei Rouanet “é um engodo”. “É preciso ter coragem para modificar a lei de fomento no Brasil. Estamos aprofundado as desigualdades”, opinou.

“O governo determinou a necessidade de realinhar as contas públicas com o momento em que estamos vivendo. A crise mundial chegou ao Brasil. No caso da cultura, é preciso ter sensibilidade e carinho. Somos solidários com o momento em que o Brasil está vivendo, mas estamos trabalhando este mínimo que precisamos para realizar essas ações”, revelou sobre os cortes e ajustes.

Leia também:


Ley de Medios: Berzoini quer e está comprometido



Juca na posse: Cultura exige Comunicação !