Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 12 / 27 / Tijolaço: enquanto o PiG bate, a Petrobras produz

Tijolaço: enquanto o PiG bate, a Petrobras produz

Petrobras já pode operar megacampo de Búzios, ex-Franco
publicado 27/12/2014
Comments

 

 

O Conversa Afiada reproduz artigo de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:



Petrobras já pode operar megacampo de Búzios, ex-Franco


Enquanto a campanha anti-Petrobras segue na mídia, a empresa vai colecionando diversas boas notícias naquilo que interessa: produzir petróleo para o Brasil.

 


Depois de bater, no domingo, o recorde de produção em um único dia no domingo (2,47 milhões de barris de petróleo num dia ou, para se ter uma ideia melhor 392 milhões de litros), a empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo para produzir, de forma provisória, no megacampo de Búzios (antes conhecido como Franco), um dos que integram o conjunto da área de cessão onerosa recebida, definitivamente, no ano passado.

 


Este conjunto representa reservas de até 15 bilhões de barris de óleo recuperável, quase o mesmo que todas as reservas provadas hoje do país.

 


A Petrobras vai operar, durante sete meses, o primeiro  poço do campo, para completar os estudos geológicos e produção limitada – por causa  dos limites à queima de gás – mas capaz de testar os prognósticos de que cada unidade de extração possa render cerca de 30 mil barris diários, equivalente aos melhores poços do pré-sal.

 


A exploração comercial definitiva começa, porém, apenas em 2016. Em 2015, a Petrobras conclui e desloca para lá a plataforma P-74, cujo casco está quase pronto no antigo estaleiro Ishikawagima (hoje, Inhaúma) na ponta do Caju, no Rio. Em seguida, o navio segue para o Estaleiro Enseada, no Rio Grande do Sul, para a montagem das estruturas de convés.

 


Infelizmente, notícias como essa saem pequeninas, nos cantinhos da editoria de economia.

 


Quando saem.



Leia mais:



Pré-sal: Petrobras bate recordes históricos