Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 06 / 15 / Dilma presta homenagem a João Saldanha

Dilma presta homenagem a João Saldanha

Agora falta dar a ele o nome do Engenhão e tirar o do Havelange
publicado 15/06/2014
Comments

 

 

Governo Dilma lembra João Saldanha ao montar centro de atendimento a jornalistas no Rio



Em parceria com governo do Rio e prefeitura, Secretaria de Comunicação da Presidência da República acerta estratégia para atender imprensa mundial. Somente no Rio, são 2,6 mil profissionais de 66 países
Em uma estratégia ousada, o governo federal desenvolveu um ambicioso plano de comunicação integrada para levar informações sobre o Brasil a jornalistas de todo o mundo. "A idéia é permitir aos profissionais de imprensa que vieram ao Brasil que tenham acesso a ferramentas e fontes para desenvolver seu trabalho durante a Copa", explica o secretário de Imprensa da Presidência da República, Olímpio Cruz.

Ele diz que os Centros Abertos de Mídia (CAMs) são o principal eixo de ação do governo para apoiar o trabalho dos jornalistas na cobertura do Mundial 2014. Em operação nas 12 cidades-sede, os centros já contam com cerca de 5 mil profissionais credenciados, vindos de mais de 70 países.

"A parceria entre governos federal e estaduais, além de prefeituras, foi fundamental para viabilizar a iniciativa", aponta Cruz. Os CAMs oferecem toda a infraestrutura de trabalho para os jornalistas, credenciados ou não pela FIFA, para a cobertura do torneio, além de programação de entrevistas coletivas com porta-vozes oficiais, eventos culturais e visitas a locais de interesse em cada cidade-sede.

Somente no Rio de Janeiro, onde o governo federal assumiu a responsabilidade direta pela montagem da estrutura e da programação, em parceria com a prefeitura municipal, o Centro Aberto de Mídia João Saldanha, criado em homenagem ao famoso jornalista e cronista gaúcho que chegou a ser técnico da Seleção Brasileira em 1970, já conta com mais de 2.600 jornalistas de 66 países credenciados, que estão na cidade para cobrir a Copa.

O CAM João Saldanha funciona no Forte de Copacabana. "A homenagem resgata um pouco da história de,e, que exerceu enorme influência entre jornalistas de diversas gerações. Era um guerreiro cheio de talento e muito combativo", diz Olímpio Cruz. Ex-jogador de futebol, cronista e comentarista esportivo, Saldanha foi técnico da Seleção Brasileira e um combativo militante do Partido Comunista Brasileiro. Morreu em 1990, durante a Copa do Mundo na Itália.

O centro conta com uma equipe de mais de 20 assessores de comunicação trilíngues para o apoio à imprensa mundial e uma extensa agenda de entrevistas coletivas com ministros de Estado, visitas guiadas e degustações de produtos brasileiros. "Queremos assegurar aos repórteres as condições para desenvolver a cobertura. É um momento importante de visibilidade do Brasil", destacou o secretário de Imprensa da Presidência.

A programação teve início com entrevista coletiva do governador Luiz Fernando Pezão, dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, da Cultura, Marta Suplicy, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM), Thomas Traumann. O evento de abertura do CAM Rio atraiu mais de 200 jornalistas.

O centro recebeu também em 10 de junho, a coletiva do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general De Nardi, e do secretário de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues. Eles apresentaram à imprensa o planejamento de segurança do governo brasileiro para a Copa. Até o fim do torneio, serão realizadas mais de 15 coletivas com porta-vozes do governo federal e parceiros sobre temas ligados à realização da Copa no Brasil.

No CAM os jornalistas podem encontrar em inglês, espanhol e português: o Guia do Jornalista, com dicas sobre o Brasil e as 12 cidades sede; o manual O que você precisa saber sobre a Copa do Mundo, com dados econômicos, sociais e de infraestrutura sobre a Copa do Mundo 2014; e um banco de pautas sobre as 12 cidades sede, as cinco regiões do Brasil e sobre programas do governo federal.

A programação do CAM João Saldanha prevê ainda 13 visitas guiadas com foco em turismo, inovação e projetos que unem esporte e inclusão social. Entre as press tours oferecidas estão visitas ao Centro de Pesquisa da Petrobras, a um navio da Marinha que fará a patrulha da costa durante o evento e a escolinhas de formação de jogadores de futebol.

Infraestrutura

Além de internet banda larga, rede Wi-Fi e estações de trabalho, o CAM João Saldanha do Rio de Janeiro oferece aos jornalistas serviços de broadcasting de TV e estúdios de rádio. O governo também disponibilizou banco de imagens brutas das 12 cidades-sede para livre utilização da imprensa de todo mundo. O banco pode ser acessado gratuitamente pelo site http://copabrasil.ebc.com.br

No Rio, o Centro funcionará até o dia 14 de julho, diariamente, das 10h às 22h. O conteúdo produzido pelo CAM, tais como press releases, entrevistas com autoridades e vídeos das coletivas estão disponíveis no Portal da Copa: www.copa2014.gov.br/cam

Nos centros abertos de mídia das demais onze cidades-sede, o governo federal também tem participação importante, especialmente na estruturação das equipes de trabalho. Assessores de comunicação foram alocados nos CAMs de todas as sedes da Copa, para auxiliar na interlocução com a imprensa.

O credenciamento para a utilização dos Centros de Mídia deve ser feito no Portal da Copa.



Clique aqui para ler "​A Copa comeu a Globo"

Conteúdo relacionado
​A Copa comeu a Globo