Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 04 / 23 / JK foi assassinado por uma política de Estado

JK foi assassinado por uma política de Estado

Comissão 1/2 da Verdade ainda provará que Jango se matou !
publicado 23/04/2014
Comments

 

​O Conversa Afiada republica e-mail que recebeu de amigo navegante:​


Caro Paulo:

Tudo bem?

A Comissão da 1/2 Verdade, como você bem diz, aprontou outra ontem, mantendo a versão oficial da ditadura de que JK morreu em virtude de um acidente, não por causa de um complô do regime militar para eliminar seus adversários políticos. Quanto você aposta que também vão chegar à conclusão de que Jango morreu de causas naturais?

Se você concordar, seria possível divulgar o texto e o pedido de abaixo-assinado que segue abaixo?

Desde já, agradeço.

um grande abraço,


Queridos amigos,

Juscelino Kubitschek de Oliveira é patrimônio do Brasil.

Seus governos como prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil trouxeram como marcas o compromisso com a construção de nossa República, a modernidade, a independência, o compromisso com a justiça social e especialmente com o desenvolvimento econômico, além do respeito à Constituição e a mais ampla garantia de liberdade para todos.

Mais do que isso, JK contagiou o povo brasileiro com uma enorme alegria e esperança em si próprio, como senhor de seu destino, projetando o Brasil em um novo lugar junto às mais brilhantes e generosas civilizações planetárias.

Essa imensa fé despertada no povo brasileiro por JK trouxe-lhe aliados e adversários poderosos; esses últimos perseguiram-no de maneira implacável e sistemática até a sua morte, em 1976.

Vítima de inúmeras acusações infundadas, teve seu mandato de Senador cassado, foi encarcerado e exilado.

Até pouco tempo atrás, as circunstâncias de sua morte ainda estavam cercadas de dúvidas, mas hoje existem inúmeros documentos e depoimentos que comprovam sua ligação com a política de perseguição do Estado durante o Regime Militar, como demonstrado pelo relatório da Comissão da Verdade Vladimir Herzog (veja aqui).

Durante e após sua vida pública, jamais foi provada qualquer acusação feita contra JK, mas sua honra foi deliberadamente destruída. Uma investigação presidida por J. B. Figueiredo chegou à conclusão definitiva de sua inocência. No entanto, esse resultado nunca foi publicado oficialmente.

Recentemente, o Estado brasileiro fez valer o direito à memória e à verdade em relação ao nosso passado. Isso está nos permitindo honrar a memória de cidadãos brasileiros, famosos ou não, vítimas do arbítrio e da força de um regime que se voltou contra seus compatriotas, suas liberdades de expressão e seus sonhos.

É fundamental para o Brasil, para sua história, para seu povo, que o Presidente Juscelino Kubitschek tenha sua honra resgatada de forma indiscutível, e que a grandiosidade de sua obra oferecida ao país e injustamente perseguida seja restaurada a seu crédito.

Assim, na qualidade de cidadãos brasileiros, requeremos à Presidenta Dilma Rousseff e às demais autoridades competentes:

1. O reconhecimento de que JK foi injustamente acusado, perseguido, humilhado, encarcerado e assassinado por uma política de Estado;

2. A realização, com as mais altas autoridades da República, da cerimônia de revogação da cassação e devolução simbólica do mandato de Senador da República, bem como de todos os seus direitos. A anistia concedida anteriormente é inadequada neste momento;

3. A realização de uma cerimônia de sepultamento oficial de JK, com todas as honras públicas concedidas a um Chefe de Estado (honras militares, religiosas, sociais).

Para alcançar a grandeza do nosso presente, é preciso corrigir os erros do passado, mesmo com cinquenta anos de atraso, porque só assim teremos respeito, confiança e liberdade para continuar a obra dos nossos pais e preparar o País dos nossos sonhos.

Por favor, assine esta campanha:  http://chn.ge/1hjWoTc

Divulgue para suas listas e redes.

Um grande abraço,

Lea Vidigal Medeiros




​Clique aqui para ver o que o ansioso blogueiro escreveu sobre a solenidade em que Dilma homenageou Jango.

​Em tempo: por que a família de Lacerda não deixa exumar o corpo para apurar sua causa de morte ? Clique aqui para ler "Vargas - tal Frias tal pai".

E aqui para
conhecer a versão bolinha de papel sobre a queda de Jango, assinada por Padim pade Cerra .

Paulo Henrique Amorim