Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 03 / 11 / Alstom: braço direito de Covas recebeu propina no Trensalão

Alstom: braço direito de Covas recebeu propina no Trensalão

Quem confirma é Michel Cabane, executivo da Alstom.
publicado 11/03/2014
Comments

Saiu no Estadão:


Ex-secretário de Covas recebeu propina da Alstom, diz testemunha



Executivo revela meandros do repasse de US$ 1,1 mi via banco Crédit Lyonnais a Marinho

Fernando Gallo e Fausto Macedo - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Dossiê composto de 90 documentos da Procuradoria da Suíça, de posse das autoridades brasileiras, fecha o cerco ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Robson Riedel Marinho, ex-chefe da Casa Civil do governo Mário Covas (PSDB). O extenso relatório, de 282 páginas, revela passo a passo como Marinho recebeu US$ 1,1 milhão em uma conta secreta no banco Crédit Lyonnais Suisse de Genebra e contém o depoimento do executivo da multinacional francesa Michel Cabane, segundo o qual o conselheiro foi destinatário de propinas.

Cabane era o responsável pela área comercial do Consórcio Cogelex Alstom no Brasil, contratado para execução do projeto Gisel (Grupo Industrial para o Sistema da Eletropaulo), fonte do esquema de propinas, segundo a Procuradoria da República.

Em depoimento aos procuradores suíços, Cabane declarou: "Na ocasião de conversas informais com o sr. Foigel (Jonio Foigel, diretor de uma coligada da Alstom) e o sr. Botto (ex-diretor comercial da Alstom na França), compreendi que se tratava de uma pessoa, de certo senhor Robson Marinho. Ele era membro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Essa é a última instância que fiscaliza as companhias estaduais assim com o estabelecimento das contas."

(...)

Leia aqui a matéria na íntegra no site do Estadão.



Clique aqui para ler "IstoÉ acha o Cerra nos trilhos do trensalão".

E aqui para ler "Trensalão: a Cerra o que é de Cerra".