Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Publicado em 14/10/2013

Filho de Lula processa
boateiros da internet

Site do Instituto FHC é suspeito


O escritório de advocacia Teixeira, Martins & Advogados, em nome de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, apresentou uma representação no 78º Distrito Policial de São Paulo, contra seis pessoas que, pela internet, o acusaram de ser dono de fazendas, aeronaves e empresas.

Lulinha é um costumaz alvo desse tipo de boatos que circulam na internet, estimulados pelas redes sociais.

Uma dessas fazendas, conforme noticiou o Conversa Afiada, era na verdade a sede da centenária Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, uma extensão da USP que fica em Piracicaba.

Já se atribuiu ao filho do Lula também a condição de sócio oculto da Friboi – maior processador de proteína animal do mundo.

O inquérito foi instaurado pela delegada Victória Lobo Guimarães. Nos próximos dias, serão convocadas seis pessoas para prestar depoimentos.

Entre elas, Daniel Graziano, responsável pelo site Observador Político, do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

A acusação não é contra publicações feitas pelo site, mas contra um comentário específico postado por um leitor cadastrado. Daniel será intimado a identificar o autor do comentário.

Segundo o advogado Cristiano Martins, por ora, foram possíveis identificar apenas seis sites que “difundem” essas inverdades, que tem por objetivo desmoralizar a figura de Fábio Luis Lula da Silva.

Para a defesa de Lulinha, não importa se é um único comentarista; um blog pessoal ou um veículo de grande circulação, mas, sim, o teor da informação.

Na representação, os advogados juntaram os textos, fotos e comentários postados que, segundo Lulinha, são falsos.

O passo seguinte será identificar os autores e então denunciá-los pelos crimes de calúnia e difamação.

É a primeira atitude nesse sentido da família Lula contra os ataques sistemáticos que tem sofrido na internet desde 2006.


Instituto FHC


Procurado pelo Conversa Afiada, o Instituto FHC, através de seu assessor de imprensa, André Oliveira, afirmou que Daniel Graziano foi notificado para dar explicações no 78º DP, por ser responsável, como gerente administrativo do iFHC, pelo contrato de hospedagem deste e outros sites em nome da Fundação.

Quanto à posição do iFCH, todos os comentários de internautas no Observador Político – site ligado ao iFHC – são livres, desde que respeitem o código de conduta, evitando palavrões por exemplo. Segundo ele, os comentários não refletem a opinião do site.

Murilo Silva, editor do Conversa Afiada

Comentários

  • DARCI BORGES

    Desde que se tornou líder sindical o Lula é investigado à exaustão, perseguido diuturnamente em sua vida pública e pessoal. Nada conseguiu pará-lo em sua trajetória bem sucedida de líder político e, depois, de estadista, o maior que o Brasil já teve, e um dos maiores do mundo. Para a abjeta oposição, entretanto, ainda não era o fim. Mudou a tática, passando a atacá-lo pelas tangentes, denegrindo imagens de seus familiares, pensando assim que fecharia o cerco sobre ele, Lula. É necessário que sejam investigados esses casos de denúncias apócrifas, linchamento moral e outras coisas podres e vergonhosas de que são capazes essas almas pútridas, pagas com dinheiro pra lá de vergonhoso! Minha sincera solidariedade, FAMÍLIA LULA!

  • Arthur

    Acredito que a imprensa tem que ser responsabilizada pelo que diz. Mas fato é que, passaportes oficiais concedidos aos filhos de Lula entre outras coisas, não ajuda a criar uma imagem isenta deles.

  • veranis

    Demorou. Se nada se fizer mentiras viram verdades para sempre. Motorista de taxi adora falar isso das fazendas, das terras do filho do Lula.

  • antonio mota

    Tem que agir a la Brizola, ou melhor, ao Che ” TEM QUE SER DURO, TODAVIA SEM PERDER A TERNURA”, o que nunca faltou no Companheiro LULA. O PIG pratica a inversão de valores, sempre. E o DARF, quero vê.

  • Luiz Henrique

    PHA,
    Não vamor deixar cair no esquecimento as ações do DARF da grobo os mensalões do PSDB as ações do TRENSALÃO E O METROSALÂO sera que o PIG vai esconder até QUANDO? e quanto as ações do FACEBOOK são materias pagas que os coxinhas levantem sem nenhuma punição.

  • O site é co-responsável por transmitir inverdades. Se não for assim o mundo da informação tornar-se-á uma grande mentira.

  • Helenita

    Certa vez estive no estado do Pará e cansei-me de ouvir estórias de que todo gado e todas as fazendas estavam sendo compradas, a dinheiro, por pessoas que se diziam a serviço de Lula e Lulinha…
    Uma mentira repetida à exaustão vira verdade… Força, Lulinha, não deixe que destruam sua família!

  • http://www.marcelochaveiro.com.br/Murilo Cesar Berrini da Fonseca

    Minha cara Maria Amélia Silva Silveira :
    Continue assim ! Mesmo que aqueles que participam do Facebook dem pouca importância àquilo que você posta, valem os registros ! C om relação ao Lulinha, já vi e ouvi verdadeiros absurdos, flagrantes mentiras a respeito de seu suposto patrimônio, afirmações desprovidas de qualquer prova documental e, quando alguma aparece, logo se encarregam de espalhar que é falsa, etc…etc…

  • Marcio Wilk

    AH se fosse contra um artista da globo que posta fotos peladas na net….. a Policia Federal e seus super agentes já teriam algemado o caluniador – difamador- bobalhão, em seu barraco na periferia, e , óbvio, pedido autógrafo e posado ao lado da “celebridade”. Policia Federal cretina, muito cretina!

    • ZÉ DO BODE

      O FHC tem tanto endereço que a PF ficou no meio de um labirinto.
      Prá cá é globo, prá lá é veja, prá acolá é folha…………..
      Tá onde essa cabra?

  • Francisco Jose Evandro de melo

    cadeia neles!!!! Tirando uma grana do ifhc também pra eles aprenderem a respitar!

  • Ulisses Barbosa

    íFERROU !

  • Murdok

    Vamos pra cimas desses mentirosos

  • edir

    Na campanha de 2010, um e.mail percorria o Brasil de norte a sul de leste a oeste com a foto da tal fazendo que o Lulinha tinha comprado. Recebi este e.amil de uma parente.Tentei explicar que näo era verdade, näo consegui convence-la. Depois a pessoa me enviou outro e.mail com uma tal carta que a Marília Grabriela havia escrito negativamente sobre Dilma. Tentei dizer que näo podia ser verdade, näo convenci. Pouco tempo depois Marilia Gabriela tomou conhecimento desta tal carta que circulava pelas redes sociais näo, e Marilia desmentiu, mas a carta continuou circulando.Assim a direita representada pelo PSDB/DEM tentam ganhar votos. Eles näo tem moral para criticar o governo, porque eles vivem da mentira, pela mentira .

    • Quem já tem disposição psicológica a acatar tais inverdades, é um terreno fértil. Não adianta que mostremos a farsa implantada. Tem que ser responsabilizado o dono do site que divulgar as calúnias.

  • Desde que entrei no Facebook vinha combatendo sistematicamente as postagens absurdas, desrespeitosas e difamatórias contra o PT e seus filiados de maior projeção.
    Desmenti todas as falácias com a verdadeira versão dos fatos, usando argumentos lógicos e citando fontes confiáveis, . E sempre chamei a atenção de quem irresponsavelmente compartilhava. Tentava também fazê -lo compreender a gravidade de sua atitude.
    Muitos me tiraram de sua lista de amigos do facebook e pouquíssimos curtem o que pósto, por causa dessa minha visão de esquerda, isto é, por eu ver mais o bem do povo geral.
    Sei que o que faço é quase nada, ou nada, mas minha consciência está tranqüila, por tentar mostrar o que acho que é melhor para todos, sem radicalismo ou preconceito.

    • Sylvia Tigre de Hollanda Cavalcanti

      Parabéns,continue;não tenho nem pretendo ter desse tipo de comunica-
      ção e por isso lhe agradeço mais ainda:como compatriota,obrigadíssima!

      • Parabéns Maria Amélia S Silveira. De minha parte, pràticamente não acesso faceboock e outras redes sociais. Prefiro ficar isolado, sem comunicação com parentes , amigos e conhecidos. Mesma alergia psicológica dispensada à globo…

  • MATT NELSON

    Quer dizer que o filho do FHC que se mantém com 71% das ações da Rádio Disney, como testa de ferro não merece nenhum comentariazinho?
    Os bilhões das privatizações alimentam muito bem o silêncio.
    Crédo!!!!

  • Leno Lindo do Amor Divino

    Liberdade,me parece,não é,ném nunca foi,caluniar,mentir…

  • Paulo César

    é desnecessário .

  • Marcos LULA da Silva

    Isso aí Lulinha, processe todos esses boateiros PRIVATAS !!!!!!!!!!!!!!

  • Maria fátima

    É isso que falta na internet, cada pessoa ser responsável pelo o que fala posta, uma coisa é ter uma opnião sobre um assunto fazer oposição, outra é inventar caluniar mentir destruir a honrra de uma pessoa e ficar tudo por isso mesmo.

  • leonardo Ferreira

    “Não refletem a opinião do Site”, essa é boa. Vejam só, nos Sites
    do blogs “Sujos” nós não vemos publicações desse tipo. Somente
    nos blogs da direta.

  • Yacov

    Tenho certeza absoluta de que, se seguir o boato vai chegar na sonsinha e no graeff, que comandam a central de boatos da PATIFARIA SOCIAL DEMOCRATA DO braZil.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • cunha

    parece que todo mundo esperava. vamos ver se incentiva outros a exigir como em vigor hoje o direito de resposta tão perseguido pelo senador Requião.

  • Dirson Gabe

    A única coisa que restou para esta direita podre do Brasil; fazer fofocas, calúnias e boatos.

  • Wilson Garcia

    Se a camará não demorar, para aprovar o projeto que o senador Requinhao já aprovou no senado, sobre o direito de resposta imediato este problema deve diminuir muito, principalmente no pig as redes que adoram fazer denuncias sem provas, principalmente em épocas eleitorais.as calunias devem diminuir muito.

  • Adorei! Quem não deve não teme. A verdade tem que prevalecer sempre. Chega de calunia!!! Chega de mentira!!!

  • maria aparecida jube

    Agora sim espero que você fique rico, milionário mesmo com o dinheiro das indenizações que espero você ganhe desses, pois ninguém tem coragem de mostrar a cara.

  • sir

    TÉ QUE ENFIM!!!!!!!!!tanta sacanagem, pois quem cala ,deve!!!Tantas calúnias também contra a DILMA , ofensas da moral, falta de respeito total, tá na hora de o “c” pagar o que a “mal cheirosa da boca fala!!!!Nao faz muito que uma fulana bateu boca comigo falando que o filho do Lula era dono da friboi!!tem que ter !!justiça que seja feita!!!!!!!

  • Paulo

    É grande a quantidade de lixo criminoso fabricado contra a honra de Lula. Esses mentirosos têm que ser punidos. Lei não falta para isso.

  • Washington Couto

    De tanto ver estas acusações principalmente no Facebook já e não ver nenhuma atitude de reação, resposta ou negação já pensava serem verdadeiras. Até que enfim!

  • Antônio Ângelo de Araújo

    No caso da ex ministra Erenice Guerra, ela não poderá processar seus denunciantes e pedir uma idenização? pois foi inocentada das acusações que denegriu sua imagem e de sua familia. A imprensa derruba as pessoas sem dó nem piedade, mas quando essa pessoa consegue provar sua inocência, ela não divulga uma linha sobre o fato. Isso não é justo, não acham?

  • XIiiiiiiiii, nos sites da da UOL e da folha, tem milhares deles!

  • Sonia

    Estava passando da hora. Indenização é pouca coisa para essa turma.

  • Demorou. O lixo que prolifera na internet precisa ser contido. Este blog e um dos poucos cujos comentários são inteligentes, bem humorados e verdadeiros . Que história e essa de liberdade de expressão ? Posso então entrar na net e chamar qualquer um de ladrão , bandido etc etc? Posso sim , só que aí tenho que responder por isso. Aprendi com meu pai…..você não podê la no bar da esquina no meio de várias pessoas dizer que o banco tal vai quebrar (sem ter provas) pois as pessoas podem ir em manada sacar dinheiro e aí o banco quebra mesmo.
    O cara disse que o Lulinha e sócio da Friboi e ele não consegue provar , e falou com segundas e terceiras intenções, seja macho agora e diga que falou sim e pague por danos morais etc etc. Esses canalhas são valentes escondidos atrás de um pc . E o jeito contumaz da direita de fazer política , caluniando as pessoas e tem mais: os que repassam esses e- mails são coniventes com isso e tbem devem ser punidos. Vamos aguardar.

  • Walfredo

    A esquerda deve reagir à altura. Estão calando diversos jornalistas e blogueiros de esquerda pelo bolso. É passado da hora de contraatacar, exigindo que a justiça pare de usar dois pesos e duas medidas nesses casos.

  • renato

    Eu estou aguardando para este ano ainda a aprovação da Lei
    de Resposta do Requião.

  • Juninho , ex São Paulo (estado)

    Deem uma espiada nos comentários do Portal Terra feito por meia duzia de trolls e suas dezenas de alteregos.
    É de vomitar tamanhas as estultícies e toda sorte de mentiras e desrespeito às instituições e à figura da nossa presidenta e seu partido político.
    Vejam e denunciem

  • Avelino Martins

    Até que enfim Lulinha tomou uma posição. Não é possível que se permita a veiculação de mentiras forjadas com o único intuito de atingir a honra do presidente Lula e seus familiares. Tem que processar mesmo esses irresponsáveis e exigir pesadas indenizações, não apenas de quem inventou, mas também daqueles que a repassaram adiante. Quem sabe assim aprendam a ser democratas.

  • Reg

    Vão alegar liberdade de expressão.
    Black bloc não é livre, mesmo depredando patrimõnios público e particular?

  • paula-bh-mg

    Isso é importante….Há quanto tempo calúnias e difamações vêm acontecendo, sempre envolvendo a família e o próprio Lula.

  • FAÇAMOS NOSSA PARTE

    Demorou até demais para tomar uma atitude. Agora temos que ajudar nesse processo denunciando os boateiros.

  • Lulilma

    Isso, Lulinha. Mete esta corja na cadeia e pede uma boa indenização!

  • Régis

    Claro, agora “não refletem a opinião do Site”… que podre

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •