Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 09 / 17 / Dilma não vai a Obama. Resposta vai ser na ONU

Dilma não vai a Obama. Resposta vai ser na ONU

Dilma aproveitou para reequipar o sistema de Segurança do Governo Central
publicado 17/09/2013
Comments

 

A presidenta Dilma Rousseff mandou avisar ao presidente Obama que não vai a Washington no dia seguinte a uma reunião importantíssima no Palácio do Planalto com ministros de Estado e representantes do Comitê Gestor da Internet: http://blog.planalto.gov.br/em-encontro-com-comite-gestor-da-internet-dilma-defende-neutralidade-da-rede/

Uma tem a ver com a outra.

Dilma chamou para a reunião Gleisi Hoffmann, da Casa Civil; Bernardo plim-plim e trim-trim, que não abriu a boca; Celso Amorim, da Defesa,  presença-chave na questão; Cardozo, que já teve clientes especializados em grampo; Fernando Pimentel, da Indústria; Marco Antonio Raupp, da Ciência e Tecnologia; Miriam Belchior, do Planejamento; o novo chanceler, Luiz Alberto Figueiredo; e Luiz Inácio Adams, Advogado Geral da União.

É revelador, não ?

Ausência notável: não tinha ninguém da Abin …

Como se sabe, o que provocou a decisão de não ir a Washington foi saber que os Estados Unidos bisbilhotam o leilão de Libra – e, portanto, a Petrobras, ou seja, o sistema coronário da economia brasileira.

Até então, o grampo era tolerável.

Faz parte do jogo.

Spy vs spy.

Acontece que a Presidenta deu Golpe de Mestre diplomático.

Aproveitou a crise da Petrobras para demonstrar que não tira os sapatos.

Fala grosso com os americanos.

E mais do que isso.

Vai para a ONU defender uma internet democrática, neutra, que garanta a privacidade.

Assume uma bandeira que, até hoje, não se viu no cenário internacional.

Um tema atualíssimo, que mexe com a vida de todo mundo e a segurança das nações.

O não a Obama a conduziu ao pódio do plenário da Assembleia da ONU com mais autoridade.

Com uma nova proposta.

Sim, perguntará o amigo navegante: e a reunião com o Comitê Gestor e aquela poderosa plateia ?

É porque a Presidenta deve estar muito preocupada com a sua vulnerabilidade, a da Petrobras e a do cidadão brasileiro, portanto.

Além da vitória diplomática – só os colonistas (*) de sempre verterão lágrimas de sangue, porque ela não vai acompanhar o espetáculo dos canhões que disparam bolas de artifício nos jardins da Casa Branca – só eles vão lamentar a sagaz decisão.

Além da vitória diplomática, ela aproveitou para fazer o dever de casa.

Que historia é essa de o sistema brasileiro de criptografia ser mais furado que queijo suíço ?

Não existe essa história de “entrou na internet todo mundo te grampeia”, como disse um sábio na reunião.

Uma coisa é você deixar a janela da casa aberta.

Outra é fechar a janela.

Fica mais difícil para o ladrão entrar, não é isso ?, se pergunta o Sérgio Amadeu, representante do Terceiro Setor no Comitê Gestor, que esteve na reunião, trabalhou com o presidente Lula nessa área de internet, e deu uma entrevista ao Conversa Afiada, que, breve, estará no ar.

É possível que o sistema de criptografia que a Presidenta use dispense algumas soluções desenvolvidas internamente e prefira comprar no mercado.

E quem vende isso é americano, principalmente (sem desprezar os russos e os israelenses).

Não dá para a Presidenta usar o Windows, diz Amadeu.

Porque a National Security Agency entra nos sistemas através das empresas americanas, como o Windows e o Google: a partir das corporações americanas.

Invadir máquinas individuais ficaria mais difícil.

Durante o governo Lula, se descobriu que todo o sistema de proteção da comunicação dos governantes era comprado em empresas americanas.

Foi desenvolvido um sistema próprio, brasileiro, dentro do projeto “João de Barro”, a partir do Palácio do Planalto, da Marinha, do ITA, do Laboratório de Sistemas Integráveis, da USP, da Universidade Federal de Santa Catarina e da UNB.

E o “João de Barro” criou uma plataforma genuinamente nacional.

À qual, segundo Amadeu, a NSA não tem acesso.

O desafio, hoje, segundo Amadeu, é saber até que ponto o “João de Barro” é usado.

Até que ponto ele ainda é seguro.

Porque há níveis de privacidade e proteção.

E tentar descobrir diferentes plataformas para diferentes tipos de necessidades.

Segundo Amadeu, o ministro da Defesa, Celso Amorim, revelou-se, na reunião, o mais interessado no tema e vai voltar a conversar com o pessoal do Comitê Gestor.

Porque eles do Comitê ofereceram, sim, na reunião, sugerir ao Governo propostas para enfrentar o grampo americano.

Dilma transformou um impasse político num instrumento para reequipar a Segurança do Governo Central.

O ansioso blogueiro espera, como se sabe, que a Dilma possa fazer com a nova embaixadora americana o que a nova embaixadora americana pretende fazer com ela.

Espionar.

Porque é assim que os países sérios funcionam.

Nos tempos sombrios do Farol de Alexandria, a Carta Capital mostrou à balda que o FBI e a CIA trafegavam em Brasília com mais desenvoltura do que os deputados que se venderam na reeleição do Príncipe da Privataria .

Mas, naquele tempo, o Brasil não era sério.


Paulo Henrique Amorim





Em tempo: O Conversa Afiada republica texto de Fernando Brito, do Tijolaço:


Espionagem isola e ridiculariza os EUA



A imagem aí de cima, com o impagável título de  ”Adivinhe quem NÃO vem para o jantar” é a capa da editoria internacional  do Huffington Post, o mais importante blog dos Estados Unidos. Fui ler os comentários – de americanos, claro – e impressiona o apoio que tem a atitude de Dilma.

Mas hoje houve um dado mais evidente da condenação mundial a que estão submetidos os EUA com sua atitude de violar as comunicações e a soberania dos países.

O Parlamento europeu aprovou a indicação do ex-agente Edward Snowden para o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, considerado o principal prêmio europeu de direitos humanos, pela revelação dos esquemas usados pela National Security Agency.

O The New York Times diz que a indicação de Snowden é “quase tão importante como o voto contra ações militares na Síria”. O jornal afirma que ela “exerce um grande peso simbólico e ilustra flagrantemente o abismo que os vazamentos abriram  entre os Estados Unidos e seus aliados, e não apenas países europeus, mas também do Brasil, México e outros países que têm sido espionados o pela NSA.”

O discurso de Dilma na ONU vai encontrar um mundo ávido por atitudes contra esse absurdo.

Por: Fernando Brito

(*) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.













Conteúdo relacionado
Dilma não vai a Washington. Boa !