Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 08 / 13 / Alstom e Siemens na Lista de Furnas do FHC ?

Alstom e Siemens na Lista de Furnas do FHC ?

Essa Lista de Furnas é o "quem é quem" dos moradores do propinoduto tucano
publicado 13/08/2013
Comments

Saiu no Hoje em Dia, de Belo Horizonte, onde também trabalha um devotado amigo dos tucanos, o Amaury Ribeiro Jr:

Cartel do metrô teria irrigado lista de Furnas no governo de FHC


A procuradora da República Andréa Bayão Ferreira acusa o ex-diretor de planejamento de Furnas, Dimas Toledo, empresários e políticos de participarem da “lista de Furnas”, uma caixinha de campanha clandestina que funcionou na estatal no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A denúncia reúne um arsenal de documentos da Polícia Federal e da Receita que, além de atestar a veracidade, comprova a existência de um “mensalão” organizado por Dimas na estatal.

A suspeita é de desvio de mais de R$ 54 milhões em contratos superfaturados, que alimentavam os financiamentos ilegais de campanha de 153 políticos – incluindo as de ex-governadores de São Paulo e Minas Gerais.

(...)

Para o MP, o esquema era custeado por contratos superfaturados assinados pela estatal com as empresas Toshiba do Brasil e JP Engenharia Ltda. Elas foram contratadas, sem licitação pública, para realizar obras no Rio. A Alstom do Brasil e Siemens, acusadas de pagar mais US$ 20 milhões de propina a partidos, venceram vários contratos com Furnas. Elas aparecem na chamada lista de Furnas como possíveis financiadoras do esquema de repasse de dinheiro a políticos.

(...)

Navalha

Quem seriam esses governadores de São Paulo e Minas ?

Uma curiosidade: a Andrea Neves, irmã do Aécio Never – que será devidamente fritado pelo Cerra numas prévias - , possivelmente não poderá pedir a cabeça do Rodrigo ou do Amaury, porque o Hoje em Dia acaba de ser vendido e ela não saberia a quem pedir.

Como se sabe, a Andrea cultiva esse hábito do Cerra: pedir a cabeça de jornalista a patrão.

É o modo tucano de governar.

Em tempo: na verdade, em São Paulo ou no Rio, o Cerra tem recorrido menos a esse expediente democrático. Porque, aí, como diz o Mino, os jornalistas são piores que os patrões.

 




Paulo Henrique Amorim