Sábado, 20 de Setembro de 2014

Publicado em 11/08/2013

Coimbra e os protestos:
todos perderam

O sentimento do “ninguém me representa” se disseminou e não preserva nenhum quadro ou grupo político

 

O Conversa Afiada reproduz impecável artigo de Marcos Coimbra, na Carta, onde, também, o Mauricio Dias avisa que o Ataulfo não vai colocar as algemas do Gurgel no Dirceu .

Em tempo: o amigo navegante percebeu que o céu sobre o Gurgel escurece a cada dia. Como será o retumbante defecho ? Esse Bessinha … – PHA


Todos perdem



O sentimento do “ninguém me representa” se disseminou e não preserva nenhum quadro ou grupo político



O resultado mais relevante das últimas pesquisas de opinião é a forte piora da imagem do sistema político. Despencou a avaliação das instituições e dos atores políticos.

Quem comemorou aquelas feitas logo após o início dos protestos e manifestações por acreditar que seus adversários é que pagariam, se enganou. Todos perderam.

Ainda em junho, os mais felizes eram os antilulopetistas. Depois de sofrer durante anos com pesquisas favoráveis ao governo, acharam ter chegado a hora da desforra. Quando começaram a ser divulgados números que revelavam a queda na popularidade de Dilma, soltaram foguetes.


E quando ficou claro que, em consequência, ela perdia intenções de voto, pareceu que suas preces haviam sido atendidas. Foi até engraçado ouvir o que disseram os porta-vozes da oposição e ler o que escreveram os colunistas mais afoitos. Estavam esfuziantes.

Hoje o tom é menos comemorativo. Fora os comentaristas da ultradireita, até os patrões da indústria da comunicação mostram preocupação. As lideranças oposicionistas sérias não dão um pio.

Seria um grave equívoco dizer “Benfeito!”, como se essa queda generalizada fosse o justo preço que “os políticos” estariam pagando por seus erros. Como se o Executivo, Legislativo e Judiciário merecessem ser mal avaliados. Como se a presidenta da República, os governadores, os prefeitos, os senadores, os deputados, os vereadores e os magistrados fossem todos (ou praticamente todos, o que dá no mesmo) incapazes, corruptos e mal-intencionados.

Erro igual seria acreditar que alguns são poupados. O sentimento do “Ninguém me representa!” não preserva quem quer que seja. Aqueles que não caíram hoje cairão amanhã, a menos que essa desconfiança difusa e despropositada seja corrigida.

O paradoxo de situações como a que vivemos neste momento é que, para se defender, cada personagem do sistema político é levado a acusar os outros. Conhecedor de sua pequena credibilidade, tenta derrubar os demais. E acaba por contribuir para o descrédito geral.

No futuro, todos morrem.

Em recente pesquisa do instituto Vox Populi, perguntamos contra quem foram os protestos de junho. Para 72%, contra o governo Dilma Rousseff. Para 69%, contra o governador do estado do entrevistado (a pesquisa foi feita em todos, à exceção de Roraima). Para 58%, contra o prefeito de sua cidade (as entrevistas foram aplicadas em 179 municípios, a maioria de cidades médias e pequenas, onde não houve manifestações). Para 77%, contra os senadores e deputados. E 65% acreditam que o PT foi o alvo. Um pouco menos, 52%, afirmaram ser contra o PSDB.

Se incluíssemos aqueles que acham terem sido os protestos ao menos em parte contra esses alvos, chegamos perto de quase consensos.

Ao se analisar o conjunto de pesquisas disponíveis, vê-se que esse clima de opinião afeta as percepções do presente e atinge as expectativas. Tudo ficou pior. Os cidadãos estão menos satisfeitos com o Brasil, menos confiantes de que estejamos na direção correta. Passaram a ver com mais pessimismo o futuro. Aumentou a proporção daqueles que não acreditam que sua vida vai melhorar.

Os candidatos “políticos” perderam. Só os que são (ou posam de) apolíticos cresceram do início de junho para cá.


A avaliação positiva de Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos como candidatos diminuiu. Quem mais sofreu foi, naturalmente, a presidenta, pois era quem mais tinha por onde cair e é a figura emblemática do sistema político. Em sua companhia minguaram Aécio e Campos.

Enquanto isso, Marina Silva e Joaquim Barbosa subiram. Ou seja, estão bem apenas as candidaturas da incerteza.

A isso chegamos depois de um ano de incessante bombardeio contra o governo e o sistema político. É difícil lembrar um período comparável, seja em termos da intensidade, seja da extensão do desgaste a que foram submetidos. A articulação entre as lideranças da oposição civil, dos partidos oposicionistas e da indústria de comunicação, com suas redes de tevê e rádio, seus veículos na internet, seus jornais e revistas, nunca havia sido tão ativa.

Seu alvo era o governo e a intenção de impedir a reeleição de Dilma. Julgavam-se capazes de precisão cirúrgica, de atingir apenas o inimigo. As pesquisas mostram que erraram. Terminaram por atingir muito mais que o lulopetismo.

No fim das contas, perdemos todos.











Comentários

  • beto

    vou votar na dilma se os candidatos forem os que estão aí; psdb e dem, nunca

  • Neco

    Todos perderam.
    Dilma se salva, mesmo com tamanha campanha midiática.
    Estou aqui para reconfirmar meu voto de confiança.
    Para frente Brasil, regredir jamais.
    Parabéns povo brasileiro pelas recentes excelentes eleições.

  • joão augusto

    O trensalão passou na janela, e só o Gurgel não viu!

  • Mario José Costa

    O povo é despolitizado. Não sabe definir os 3 poderes e principalmente o 4º poder que é a mídia. Acha que todos são corruptos e não sabem distinguir quem é quem e quais as atribuições de cada um.
    A cada legislatura ouço dizer que é o pior de todos os tempos mas continuam votando nos mesmos corruptos.
    O legislativo e o executivo tem seus órgãos de controle, CGU, TCU, TSE, STF, STJ, mídias, eleitores… E o judiciário quem é que controla? Eles mesmos. Concordo que todos saíram perdendo mas foi um passo, um começo para a reflexão.

  • Gabriel

    Esse momento foi extraordinário para que Dilma se aproximasse mais do povo.
    Infelizmente não soube aproveitar, (imagino que a culpa seja dos assessores)
    Deveria vir semanalmente a TV em pronunciamentos e pedir ajuda do povo ( sim, ajuda tal qual o papa pediu para rezarem por ele)
    Propôs plebiscito, tinha que teimar e pedir pressão da população sobre o congresso.
    Aliás todas as propostas, deveriam vir acompanhadas de pronunciamentos e instalação imediata de debates com a população e seus representantes ( no caso lideres das manifestações)
    Todas reuniões com com representante ( MPL, e outros) de portas abertas, filmados e exibidos no horário do JN.
    Abrir uma espécie de SAC do governo e vir à público esclarecer as dúvidas do povo e o que compete ao governo federal fazer e as competências dos demais poderes e governos estaduais e municipais.
    Em São Paulo o Haddad deveria fazer o mesmo .
    E não vir só com projetos, mas com ações concretas que o PIG não divulga.
    Dilma tem que se tornar urgentemente um governo popular, ou o PIG vai acabar se aproveitando.
    Corre nas redes, manifestações dia 14, o PT tem que ter um mínimo de esperteza e colocar “seu bloco nas ruas” á paisana.

  • Fátima

    Car@s, não se esqueçam que dia 14 tem manifestação em São Paulo contra a roubalheira dos tucanos no metrô!!!!!!

  • RICHARD

    PHA para que estas pesquisas expressarem realmente a realidade deveria ser retirado todos os 15% dos não eleitores que a cada eleição mantem esta media de não votarem alguns chamam e picham muros de cidades chamando voto nulo, tirando esta variante os números expressariam mais a realidade

  • RicardoJ.

    Sem contar que esta oposição não resiste a um debate político… Ainda mais agora, depois de atropelados pelo metrô da Siemenens… =^D

  • Foram as grandes passeatas do voto nulo. A tese de que PSDB se deu mal, e que todos perderam popularidade é reforçada pelo próprio FHC que já declarou que “ninguém ganhou”. Então, aos trancos e barrancos, Dilma ainda é a favorita para ser eleita. Mas que o programa de governo Dilma II seja ousado e realmente promova mudanças. Se a blablárina vencer, cruzes, como é que vai conseguir apoio do Congresso? Vai fechar com PSDB + curinga (PMDB)?

  • souza

    quem ganhou foi a democracia.
    avante presidenta dilma.

  • Wilson Garcia

    Ainda aposto que em dois mil e quatorze o povo aquele que vota mesmo pra valer, estara com Dilma ou lula!!!!!! quem viver vera. apesar de tudo.!!!!!!!.

  • Antônio

    Fora de Pauta? Eu não sei.

    Maria Lucia Fatorelli: Banqueiros capturaram o Estado brasileiro; auditoria levaria a desconto de 70% na dívida; BC mascara dados
    publicado em 11 de agosto de 2013 às 17:13

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/maria-lucia-fatorelli.html

  • jbmartins-SC- Globo cade o DARF

    Nas proximas eleições o Brando será eleito Senador e Deputado, o Nulo Governador, as abstenções será Eleito Presidente, belo presente que o Brasileiro darão a estes politicos Ultrapassados, bolso cheio, com cheiro de Coronel.
    Uma pergunta o que estes Politicos que ano após anos, tento mordomias, salarios, beneficios, levarão em sua morte, em seus caxões não tem gaveta e nos funerais nunca vi um caminhão de mudança, boa sorte a eles todos, corruptos, que prometeram fazer o bem ao pobre, ao famito, ao doente, ao desesperado e só o enganaram.

  • PauloSR

    Olha o Eduardo Campriles no domínio dos fatos: Prefeita de Amargosa (Bahia) apresenta projeto de Lei que reduz salários de professores. A Prefeita de Amargosa Karina Silva (PSB) encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 298/2013, o qual “dispõe sobre a revisão dos valores do piso vencimental dos servidores do Magistério do Município de Amargosa e dá outras providências”.

  • pierre

    O Presidente Lula precisa deixar, imediatamente, o PT para não ter o seu prestígio e poder político arranhados pelos maus serviços prestados pelos “traíras” que infestam o partido e o governo. O PT, hoje, se resume à pessoa de Lula e de um punhado de “traíras” que sobrevivem politicamente da amizade que Lula ainda parece ter por eles. Agem como sanguessugas do grande prestígio de Lula, para se elegerem. Por isso eu acho que chegou o momento do Presidente dar um banana para essa turma do PT e fundar um partido para ele. O partido abrigaria um pequeno número de pessoas decentes que ainda existe nas esquerdas. O partido se chamaria PLL (PARTIDO DO LULA LÁ).
    I M B A T Í V E L ! ! !

    • Rubens Santana

      Pierre, posso até entender a sua bronca, mas se não fosse o PT – estou falando das centenas de milhares de pessoas que dedicaram grande parte das suas vidas para que o Brasil começasse a ser de todos(as) os brasileiros – o Lula, a Dilma, jamais teriam governado o nosso país.

  • trensalao tucano

    O PIG ainda não escolheu o seu candidato.
    Será FHC, Serra ou Aécio? Talvez Aécio.
    Será a Marina e o JB? Dúvido muito.
    Será um novo salvador da pátria, lembram do último?
    Quem sabe o Huck?

    O PIG vai ter que nos engolir ao menos mais 4 anos.

    Em 2014 é Lula Lá.

  • m.foerbah

    As ” oposiçôes” não dão um pio e sim continuarão ouvindo o pio
    lúgubre da coruja hegeliana nas madrugadas e que já estão se estendendo pelas manhãs e tardes com a Alckimismo sucedendo
    o Cabralismo

  • cornelio carlos de alencar

    Grupo Anti-PIG
    13.547 curtiram · 42.848 falando sobre isso no facebook e so o começo

  • sérgio

    Beleza, Dilma recupera-se, Aécio vira pó, Serra descarrila, Marina não resistirá uma semana caso seja confirmada candidata, pois, representa duas entidades odiadas no Brasil: Globo e Itaú, conclusão: Dilma reeleita.

  • roberto

    A Dilma já recuperou tudo.
    Bem feito pra quem apostou em manifestações convocadas para os coxinhas feiceboqueteiros.

  • Clovis di Firenze

    Nem todos!!! Cabe a nós defendermos nas ruas a nossa presidenta. Afinal ela deu a bola para os manifestantes chutarem mas parece que ninguem entendeu, ou seja, a reforma política com uma mine constituinte com eleitos autonomos para limpar esses malfeitores.

  • BACAMARTE

    Quem diria? a Globo(tadinha) tava toda prosa porque imaginava que sairia no lucro com os black blocs invadindo predios publicos e quebrando tudo pela frente.
    Esqueceu-se que tambem, é vitrine (e das boas) e então tome paus, pedras e até coqueteis molotov que fizeram (e fazem ate hj) a Venus platinada ter acessos de panico.!

  • Alias

    todos?

    ganhou a Globo e seus amigos que apoiam a Marina.

  • ALDO PINHO

    Não há milagre. O povo não evolui tão depressa como pensam e manifestam os analistas de ocasião. A minoria que esteve nas ruas não tem nada a ver com o trabalhador que bate o ponto e gasta horas entre a casa e o local de trabalho. Inclusive muitos que conquistaram emprego pela ação de Lula. A mídia tentou ampliar o vulto dessas manifestações acreditando que derrubava o governo já ou nas próximas eleições. Depois viram o tamanho do buraco que se abriu, com os quebra-quebras e as faixas “NÃO QUEREMOS PAGAR MAIS NADA”.
    Os eleitores continuarão compondo as câmaras e as assembléias com gente do mesmo tipo das que aí estão, muitos reeleitos a décadas…

  • RICARDO

    PHA,
    Ainda bem que, hoje, a estupidez não é mais uma unanimidade da incompetência.

  • Francisco

    A leitura das ruas favorável a Joaquim Barbosa e Marina é de fôlego curto.

    Ambos teriam que inelutavelmente se apoiar ou no PT ou no PSDB para ter maioria.

    Depois, claro, de vender a alma ao PMDB.

    O que tem faltado, portanto, é quem explique didática e insistentemente isso ao povo: não são os nomes, é o sistema.

  • Célio Pinto

    Quando um grande cai, joga poeira em quem está por perto.

  • FCZsp

    JB foi mera ferramenta de uso descartável nas mãos do PIG. Através dos ofuscantes holofotes da globo, ele(PIG) o engabelou com falsos elogios; dentre muitos, que JB seria um grande nome para presidente em 2014. Acha? Depois de conseguir seu objetivo: a condenação do mensalão (o do PT), o PIG simplesmente apagou os holofotes e JB ainda com a vista ofuscada desapareceu.

    • Jossimar

      Ainda não.
      O julgamento vai ser retomado esta semana.
      O caso do apartamento foi um aviso do PIG para o JB. Se ele sair do script, aí sim, vai ser fuzilado.

    • Nilson

      E com total apoio do Cerra. O candidato eterno a presidente , mas nunca será.”.privataria tucana” .Faltam 5 dias para o Gurgel sair, será que o próximo procurador vai denunciar a privataria, Castelo de Areia, propino duto tucano, lista de furnas. A Dilma tem uma chance de ouro !

  • Diana

    Deus é pai e essa tal marina não vai infernizar nosso país nem hoje nem nunca.

    • julio

      E um erro achar que alguem é culpado pelas manifestacoes, o fato é o Governo do Pt é Egolatra, e acha que pode ser maior que o povo , manda como se fosse um reinado cheio de suditos, fala como se faz tudo sozinho e nao herdou nada nem de niguem nem do povo, este discurso mentiroso é que nao entra na cabeca dos esclarecidos que cada vez irao ser maior.

  • Quando vi imagens de depredação de instituições públicas, pensei comigo: manifestações de primeiro mundo com cidadania do terceiro. Sei não! Tenho muito receio do que ainda está por vir. Jovens que perceberam que nada precisa ser respeitado.

  • Sr.Coimbra.Quem perdeu mais foi esse povinho facilmente influenciável por quaçlquer tipo de propaganda.Povinho que,como muitos outros homens e mulheres públicos ou privados,incorporaram de ha muito tempo,sua propulsão à virar latas,povinho sem sernso de dever e oportunista,posto que sempre quer ter direitos,deveres só o próximo deverá ter.Isto não é particularidade brasileira mas de todos os povos na recente história,que se deixa levar por qualquer tipo de propaganda.Infelizmente sr.Coimbra,é com isso que devemos lidar e eu não vejo saída.Não duvide se daqui a alguns tempos,não elejam outros messiânicos candidatos,e após elege-lo,vão dizer,desavergonhadamente,que não votaram neles.Isto é um defeito inculcano nos povos,sistêmico.Enquanto não mudarmos isto,pessoas como o senhor vão passar ainda,por muitos dissabores.Pra não dizer que sou pessimista idoso,Revolução neles!

    • luiz pinheiro

      Como um “revolucionário” pode chamar o povo de “povinho”? Estás no mundo da lua, companheiro.

    • Márcio

      “Os franceses, na maioria, pensavam como Bossuet; de repente, eis que pensam como Voltaire: é uma revolução.” Paul Hazard – A Crise da Consciência Europeia. – As Grandes Obras Políticas de Maquiavel a Nossos Dias – Jean Jacques Chevallier – Editora AGIR, 5ª Edição, 1990 – p. 99, Segunda Parte – “O Assalto contra o Absolutismo). Por isso, jamais deveremos confundir Revolução com Quartelada ( 2 Quartelada Houaiss 2)

  • Aluisio Pessoa/MANAUS

    Está dificílimo, mas quando forem julgados os Embargos Infringentes da AP 470 e quando a denúncia chegar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Dirceu, Genoíno e João Paulo Cunha tiverem suas penas reformadas ou for determinado novo julgamento dos réus, a situação ficará ainda pior para a quadrilha PIG/PSDB/DEM e PPS.

  • SILOÉ-RJ

    Discordo. Se Dilma emplacar a reforma política, será a única que conseguirá ganhos reais acima da pesquisa anterior inflada, para aumentar o tamanho da queda quando emparelha com a real, visto que: ela não perdeu nada.
    O que eles estão fazendo é uma conta de chegada para diminuir o vexame.
    A direita radical atual, como sempre muito burra para emplacar qualquer tentativa de golpe.
    Nem mesmo com altas reuniões no prostíbulo do millenium e ajuda da consul dos USA. Nada adiantou.
    Com eles nem desenhado!!!
    Desferindo contra si um tiro de canhão, desses que não deixam nada em pé, que agora nem trocando as siglas, as máscaras e o discurso conseguirão alguma coisa politicamente.
    Perdeu malandro!!!! Perdeu feio!!!
    E muito antes do propinoduto, esse sim, que foi a pá de cal.

  • Hoje cedo, domingo, dia 11/08, passaram sobre a cidade de Niterói RJ, em particular onde moro, inúmeros aviões- chegando e partindo – certamente com boa parte da classe C e D no seu interior. Essa gente, que já viajou, e outros que vão viajar, mais perto das eleições irão se perguntar: QUEM ME PROPORCIONOU TUDO ISSO? A resposta TEM QUE SER LULILMA. Talvez não pensem o mesmo alguns filhos de classe média que estão em faculdades públicas criadas pelo LULA. Mas se tiverem consciência, mínima pelo menos, claro que votarão na Dilma. o meu voto ela já tem.

    • Fernando

      Quanto mais as classes c, d, e, f… eclodirem, ou seja, melhorarem suas condições de vida, melhor será para todos nós também. Pior é aquele zé povinho, que um dia não foi nem classe média, e que agora tem uma posição financeira um pouco melhor, ficam desdenhando o direitos das pessoas daquelas classes menos favorecidas.
      Porque essas pessoas que olham somente para seus umbigos não vão morar nos países de 1º mundo. Deixem o Brasil para os brasileiros que gostam de brasileiros.
      É preciso que enxergar o que este país tem ganho nesta última década.

      • Nilson

        É os neoliberais e entreguistas da pátria que pensam assim, só neles e tudo deles. FHC não tem discurso para o povão, e o Cerra é apenas o Zé bolinha do Dr. Molina !

  • Paulo Lula da Silva

    Por falar em protestos, onde anda o Movimento Passe Livre?
    Acho que seria um momento maravilhoso para eles protestarem contra o Governo de São Paulo e eles estão caladinhos, né?
    Pois é, o velho PT pode ser xingado, amaldiçoado, apedrejado, caluniado, denunciado sem provas, vaiado e tudo mais. o PT não retalia, não mete medo nem intimida ninguém. Aliás é muito fácil fazer tudo isso com o PT , sabe porque? porque o PT aceita a democracia em toda a sua extensão. Os que xingam, amaldiçoam, apedrejam, denunciam sem provas estão exercitando sua democracia, mesmo que grande parte nem saiba que isso está acontecendo. É fácil, o MPL se manifestar contra o PT, porque o PT não mete medo, o PT acolhe…. agora contra o PSDB, já é outra coisa, né? rs

  • jõao

    Marina perdeu antes do jogo começar?
    parece dar como favas contadas o fracasso do esforço de Marina Silva para criar seu partido. Segundo a nota, ela não conseguiu certificar nem a metade das assinaturas necessárias e o prazo limite para fazê-lo se encerra semana que vem. Marina Silva foi derrotada pelas regras da democracia, que exige do candidato pertencer a um partido. A ex-minis…

  • Carlo Alexandre

    Considero o enfrentamento popular à CPI dos ônibus na cidade do Rio de Janeiro um dos reflexos positivos dos protestos.
    É claro que há uma influência muito grande dos partidos nanicos de esquerda. Mas sem o apoio da massa de jovens que se engajaram durante os protestos isso não aconteceria.
    Acho que ao invés de simplesmente fazer a contabilidade política do prejuízo causado pelos protestos deveríamos buscar aproveitar o que houve de positivo e usar a favor do governo.
    Os jovens nos protestos não tem culpa de serem mal informados pelo PIG. Cadê a regulamentação da mídia e da imprensa????

  • José Carlos G. Soares

    Bessinha é fora de série. O suor aumenta na medida que o céu escurece.
    Essa contagem regressiva está acelerada.

  • gero

    Enquanto essa turma que esconde no PMDB estiver mandando, não tem jeito meu irmão. Emperram tudo. Puro fisiologismo.

  • Anderson

    Quem mais perdeu com as manifestações foi à casa grande. Faltando um ano para as eleições, estas manifestações repletas de desordem afugentaram os investidores (nacionais e estrangeiros), levando a um desaquecimento da economia, pois há o medo de investir onde não há respeito pelas autoridades democraticamente eleitas nem ordem. Como o desemprego permanece baixo, é a elite e a classe média alta, quem pagará o pato pelos protestos, com lucros minguados por mais um ano. Poderiam ter esperado estar próximo das eleições para protestar. Para variar a casa grande deu mais um tiro no próprio pé.

    • I.F.Neto

      Mandou bem, caro Anderson. O desespero é péssimo conselheiro, mesmo. Ponto.
      Agora o jeito vai ser aguentar a recuperação lenta da presidenta o que, evidentemente, eles não farão. Ponto.
      A acompanhar o desempenho da imprensa, que só sabe fazer uma coisa – falar mal do governo de coalizão liderado pelo PT – o que esperamos agora é uma sequência de denúncias sem nenhum fundamento, tentando tirar o foco, do assim chamado trensalão do PSDB. Ponto.
      O contraponto é que isso não engana mais ninguém. Já foi o tempo em que o que a imprensa dizia era lei e verdade inquestionável.
      Hoje, com a internet, a multiplicidade de informações está chegando lentamente a mais e mais pessoas.
      Assim, a casa grande dá mais um tiro no (toco do) pé.
      Dilma 2014. O poste (de jaleco branco) em SP, Lulla sempre.

  • Paulo Lula da Silva

    quem mais perdeu com as manifestações foi a mídia e ela sabe muito bem disso. o PIG que é um partido político “velado”, está agora também na rota dos protestantes. Antes de junho, vc via protesto conta políticos, partidos sem o PIG estar incluído e agora as coisas mudaram radicalmente. e tendem a aumentar. Nossa, eu achei que Dilma colheu frutos maravilhosos dos protestos. Ela introduziu temas de forma muito inteligente, tocou em feridas, reuniu governadores, provocou a discussão de pactos, plebiscito, e até tocou no vespeiro dos médicos. A jogada do xeque mate de Dilma será o nome que ela vai indicar para substituir Gurgel. Se ela der uma tacada de mestre, eu posso dizer que as manifestações foram uma bênção para o governo e o PT.

    • helcio dias de sa

      O peixe nao vê a agua.Nunca vi pesquisa sobre a corrupçao do cartel midiatico,a nao ser uma no portal transparencia há anos.A midia derrotada mantem escondido um jornalista que me representa como seu incondicional leitor:Janio de Freitas escreveu:Nenhuma empresa desgastaria o seu nome(siemens )internacional expondo documentos e fatos inverdadeiros em que tivesse papel ilegal ou imoral.O custo de um quilometro do metrô paulistano era tres vezes o custo de um quilometro do túnel sob o canal da mancha,lligando o continente europeu a inglaterra-a chamada obra do século.

  • Laucidio Rosa da Silva

    Eu discordo do resultado da pesquiso sobre o seguinte aspecto, o povo foi induzido pela campanha maciça dos principais meios de comunicação: televisão, redes sociais, jornais, que ligavam os protestos ao PT, DILMA, e o mensalão, quando na verdade para mim os manifestantes não eram de correntes ideologicas pro-PT, pelo contrario, houve uma manifestação de seguimentos contra e que foram incorporados pelos direitistas e difundido pela midia como se fosse a insatisfação geral da população, os probelmas do Brasil são de todos, UNIÃO, ESTADOS E MUNICIPIOS, cada qual com a sua parte de responsabilidade, pois atribuiem questões da educação basica e ensino medio que e de competencia dos estados e municipios, e por ai afora, outra coisa, dese 2008 o PT praticmanete banca o 13º dos servidores municipais do brasil, recentemente a presidente DILMA doou para todos os municipios com até 50 mil habitantes, UMA PATROL NOVINHA, UM CAMINHÃO BASCULANTE E UMA RETROESCAVADEIRA, fora onibus escolares, efim fora o tanto de obras que são oriundas de recursos federais. O POVO NÃO SABE DE NADA.

    • Carl

      Sem falar que desde o governo do Lula nunca se investiu tanto em pesquisa, principalmente para a criação de novos remédios. Isso o povo não sabe porque o PiG esconde esses avanços.

    • I.F.Neto

      Jovem Lucidio, os manifestantes eram, em sua maioria, os filhos da antiga classe média, que entendem bem inglês. Ponto.
      Eles não precisam de ônibus. Ele viram vídeos de gente que fala inglês fluente, lendo direto de um teleprompt, em um estudio de gravações, com apoio de conhecidas franquias de cursos de inglês. Ponto.
      Isso com o suporte de hackers de primeira linha, treinados para gerar milhões de mensagens num único dia, usando as redes sociais. O teor das mensagens era de puro ódio a políticos, com incentivos exagerados a protestar. Ponto.
      Foi um obra-prima. Ponto de exclamação.
      O contraponto é que não deviam ter assinado. Com uma mensagem antigovernista tão evidente, tão orientada a derrubar a popularidade da presidenta, com pesquisas de opinião feitas no calor da batalha, o resultado era óbvio.
      Mas não os desdobramentos. Ninguém subiu. E a lógica volta a se impor, com a recuperação de seus índices, devido aos resultados bons da inflação e do IDH.
      E finalmente, o povo sabe sim, meu jovem. Tanto que elegeu, por três vezes seguidas, o governo do PT.
      E é Dilma 2014, o poste de jaleco em SP, Lulla sempre.

  • Leão

    Marina e Barbosa, os candidatos das incertezas.

    Eles representam o que de pior existe em política, no sentido exato desta palavra.

  • Eduardo Oliveira

    A preocupação imediata da Presidenta Dilma é a governabilidade que, embalada pelos sinais e sintomas das tendências, caminha para um bom e prazeroso sufrágio em 2014. A base aliada anda muito letárgica, entretanto conveniente, e custa em compreender a nova onda. A Presidenta Dilma estar muito além da precisão cirúrgica,por produzir sequelas, e deve introduzir uma avaliação cotidiana, portanto mais especifica, na base e mensura,validades e conveniências.

  • João do Sertão

    Bela análise, isenta e ponderada. Caso fosse o PIG e a GLOBO seria tendenciosa aliviando os SONEGADORES, PROPINEIROS, TRENSALEIROS do PSDB/DEM/PPS e os “Apartidários” Marina e Barbosa!

  • Lando Carlos

    O problema dessas pesquisas é a forma com que são feitas, isso sem falar nas intenções. Pesquisas aproveitam o momento emocional das pessoas muito mais do que a racionalidade; o direcionamento das perguntas e as respostas pré- definidas em alternativas ao gosto de quem as faz, retira qualquer fundamento nas interpretações que se dê a elas. A falta de politização, ou da compreensão do que representa a política na vida do País, já é um fator que impede uma resposta consciente por quem participa dessas enquetes. Ao colocar tudo no mesmo pacote de descrédito, se quer na realidade anular as diferenças existentes não somente entre os partidos, bem como entre as pessoas e os valores que praticam. O desestimulo na participação da sociedade em assuntos de seu total interesse é o resultado provocado. Esconder as responsabilidades dos agentes políticos e de sua atuação na condução da coisa pública, retirando os méritos de quem faz jus a algum mérito. Criar um balaio de gatos, confundindo a opinião pública com a opinião publicada.

  • delos

    Moral da história: A direita pensou em dessa vez estar acertando….. e, novamente o tiro que mais vai doer é no seu próprio pé. Acordaram muitos que só acreditavam neles !!!!
    E a esquerda que esta no poder segue o baile e,pelo visto vai deixar escapar outra oportunidade de ajudar a esclarecer o verdadeiro objetivo dos “tunganos”.
    Créditos para nossos blogueiros progressistas !!! Que importante papel estão a desempenhar. Nossa jovem democracia está se firmando em meio a grandes embates contrários a ela. Após mais 500 anos de “peleia” é promissor viver o acordar de uma nação outrora injusta para dias melhores.Por tudo que tenho visto,é mais que notório o apoio a continuidade de governos onde a maioria mais sofrida seja o principal alvo das políticas públicas.

  • Ary

    O PiG e a oposição parecem calçar raquetes de tênis.

  • José Antônio Pinto Pereira

    O texto é bem intencionado, mas o autor, ao que me parece, não teve a percepção correta dos fatos. Diferentemente do autor, entendo que os políticos tradicionais podem ter perdido, mas o POVO ganhou, pois mudou a sua percepção sobre a sua participação na política. Os supostos líderes e/ou aqueles que se intitulam líderes perderam. O povo ganhou, pois aprendeu que precisa ir diretamente à luta pelos seus direitos, não precisa mais de representantes. Então os políticos perderam e precisam entender que sem alinhamento com a vontade popular as suas vidas ficarão bem mais difíceis. Espero que o povo não perca esse bonde de mudanças e mantenha-se firme como atores, jamais voltando a ser meros expectadores. Senão, voltaremos à parada de ônibus para esperar o navio chegar. E todos sabemos ele não chegará…

    • olyrio izoton

      É José, o FHC também acreditou que o mercado se regulamentaria e deu no que deu. Se sua empresa não tiver líderes para conduzir os resultados vão dar com os burros n`água. Um país acéfalo torna-se terra de ninguem…e aí o caos.

  • A. R. Carvalho

    Precisão cirúrgica tem a avaliação de Coimbra. Arrasou.

  • Jose

    Os protestos foram contra a democracia e o povo brasileiro.

  • Hércules Rodrigues

    Sim, e perde a nossa tenra e infante democracia, o povo enfim. Não é verdade que perderam todos! Não tenhamos ilusões: no cômputo geral, ganha o pensamento conservador e de extrema direita, que conquistou imensas parcelas da juventude de classe média, aquela que não quer os partidos políticos e a política.

  • Marcos Araceli

    Como pode um PROCURADOR da república nunca “ACHAR” o propinoduto tucano ? PROCURADOR, o PROPINODUTO está ao lado da PRIVATARIA, embaixo da sua mesa !

  • Carlos Gil

    A realidade é que o PIG tentou dar outro golpe no país, mas felizmente não conseguiu o objetivo. Verdade que deixaram muitos brasileiros em dúvida, mas o tempo irá demonstrar a verdadeira realidade dos fatos, haja vista o crescimento da popularidade da nossa presidenta, mesmo nesse instituto manipulador. O fato é que agora a batata está assando para o lado deles com a notória divulgação do Propinoduto Tucano e a sonegação da Rede Globo, o que todos nós já sabiamos, e até mesmo o PIG está noticiando, mesmo mascarando para aliviar para os verdadeiros culpados, o PSDB/DEM. Todavia, foi melhor dessa forma do que esconderem os fatos, como sempre fizeram. Viva os bloqueiros limpos, Viva LULA e Viva DILMA 2014, rumo a reeleição!!!!

  • alberto

    não,não somos as vítimas mas sim a verdade.Alguém leva a sério alguém que vá votar na blablarina e no alma b…..?Alguém leva a sério marmanjos que vandalizaram e levaram à falência pequenos comerciantes e depois disseram o clássico: “Não fui eu!!!”?Boiada….povo marcado ê,vida de gado!

  • Makário

    Vamos arredondar: 1 milhão de pessoas nas ruas, 134 milhões de eleitores em casa, muitos dos quais assistindo televisão. Eu estava em casa, diante do computador, e os manifestantes não me representavam/representam. Eu sou favorável a Copa do Mundo no Brasil e não me deixo envenenar pelas notícias lidas pelo casal 69 do JN.

    Eu tenho plena consciência que o Brasil começou a funcionar, de maneira cambaleante, é verdade, a partir do governo Lula. O resto é retrocesso que não contará com o meu voto nem com a minha participação. Investiram na derrubada do governo Dilma apostando no quanto pior melhor. Melhor para quem? Pior para todos.

    Nem melhor para o brasileiro comum, nem para a oposição formal, nem para o PIG. Haja visto as manifestações contra a rede Globo de televisão e outros veículos de comunicação que tiveram parte do seu patrimônio depredado. Investiram no quanto pior melhor e foi pior para todo o mundo. Queriam um ditador no planalto no lugar da Dilma, mas se esqueceram de combinar com as forças armadas. E agora?

  • Haroldo

    No país onde todos mandam, todos reclamam e ninguém tem razão.
    Será que o próximo PGR será mais um PREVARICADOR ???

  • Marcelo Teixeira

    PHA
    Pesquisa feita sobre a mídia no mesmo formato, obviamente pesquisa não contratada pela própria, traria resultados surpreendentes.

  • luiz

    Eles queriam era destruir a Dilma, mas não conseguiram, na realidade essas pesquisas são mentirosas, a Dilma não caiu,vcs vão ver em seguida ela vai estar no mesmo patamar de antes.
    Essa direita é irracional, ela quer é destruir o Brasil.

  • Bernardo Dror Felsenfeld

    DIlma ganhou o que nao perdeu.

  • nelc

    Prezado Paulo. As manifestações também não representam o povo brasileiro. São consideradas pelo Partido da Imprensa Golpista como se realmente representassem, aí está o equívoco de avaliar agora as eleições de 2014!

  • Francisco Cavalcante Souto

    Análise correta, criteriosa, lúcida, isenta de partidarismo. Parabéns!

  • renato

    Com o tempo vão saber que perderam eles, porque com
    certeza muitos estão estudando mais a Politica.
    A Globo representa, assim como Dilma é a representante
    máxima da Politica neste tempo.
    A Globo esta entrado no consciente coletivo de todos, como
    maquiavélica.
    É só prestar atenção, ao número de pessoas que abordaram
    sites, como do Azenha, PHA, Tijolaço.
    Eram pessoas diferentes do usual.
    Estou certo ou errado. Eram pessoas buscando respostas.

  • Rubens Santana

    A tática da oposição(tucanos e comparsas, mídia golpista…) foi a seguinte: que se vão os anéis mas fiquem os dedos(desde que a gente desgaste o governo).Se compensou, o tempo vai dizer.

  • Marinho

    Muita boa reflexão. Os manifestantes ainda se questionam .

    • Nilson

      Em um País com duzentos milhões de habitantes, apenas um milhão saiu as ruas em junho para dizer que é apolitico. O PIG apostou no caos e s..,.Dilma 2014.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •