Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 07 / 28 / Ai de ti, Copacabana ! Caparam o brasileiro !

Ai de ti, Copacabana ! Caparam o brasileiro !

O Estado é laico ! Eu não rezo pela cartilha da Globo !
publicado 28/07/2013
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz indignado artigo de amiga navegante carioca, moradora do Posto Seis.


Ai de ti, Copacabana



Um horror!

Que saudade do carioca irreverente, meio ateu, meio de esquerda e totalmente sacana.

Agora, tá tudo carola, piegas, um horror.

E talvez a maior responsável seja a Globo.

Quando saí à rua e vi aquele bando de jovens imbecilizados tive vontade de usar uma camiseta ou de carregar uma bandeira dizendo: sou ateu, comunista, a favor do aborto, do homossexualismo e da sacanagem !


Sou moradora de Copacabana e já há muitos anos venho sofrendo com o acúmulo de megaeventos no bairro: competições de toda ordem (maratona, capoeira etc.), parada gay, procissão, shows e o diabo a quatro. Quase não sobra fim de semana para os moradores e visitantes desfrutarem dos prazeres naturais da princesinha do mar. Por que não diversificar em outros bairros ?

O prefeito Eduardo Paes respondeu certa vez aos moradores que esse é o preço a pagar por se morar no principal cartão postal da cidade. Mas, esse preço já pagamos no IPTU alto. Tendo a achar que o prefeito e seu secretário do meio-ambiente não gostam de Copacabana. Fazer de suas areias, local para camping????

Com a vinda do papa, a coisa extrapolou os limites do absurdo.

Apenas uma pequena amostra: quinta-feira à noite, no desembarque doméstico do Galeão, fui informada que os taxis não poderiam entrar em Copacabana e que a única possibilidade era ir até Botafogo ou Corte Cantagalo (na Lagoa) e dali, ir a pé para casa.

Nestes dias, os porteiros, as empregadas domésticas, bancários, garçons e outros trabalhadores que moram longe, têm que dar a volta ao mundo para vir trabalhar e voltar para casa.

Hoje, sábado, estou ilhada no bairro. Havia comprado com antecedência ingressos para um concerto no Municipal às 16hs e não posso ir, pois as estações de metrô Cinelândia e Rio Branco estão fechadas.

Também não poderia voltar para casa porque o acesso ao bairro está fechado até 21hs.

O que fazer?

O prefeito se limita a pedir compreensão e desculpas aos moradores do bairro. Os jovens manifestantes se concentram nos protestos contra o governador Cabral e parecem não ousar dizer nada sobre o assunto. E os custos do Estado, isto é, dos cidadãos, para os serviços envolvidos no megaevento – segurança, limpeza, assistência médica, etc.?

A religião católica não é unanimidade no Brasil. Há evangélicos, ateus, espíritas, umbandistas etc.

E mesmo se fosse.

O Estado brasileiro é um Estado laico e nenhuma celebração religiosa justifica tamanhos custos nem tamanha violação do direito de ir e vir.

Como diria a Tieta do Agreste, depois de assistir ao jornal nacional: caparam o brasileiro !