Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 07 / 16 / Parentes de vítimas querem Fontelles de volta

Parentes de vítimas querem Fontelles de volta

Se o FHC, o Johnbim e o Cerra tivessem instalado a 1/2 Verdade ela teria sido mais eficaz ...
publicado 16/07/2013
Comments


Saiu no Globo:

Familiares de perseguidos pela ditadura pedem mudanças na Comissão da Verdade


Em carta, grupo diz que divergências na comissão ‘se transformaram em ataques pessoais e públicos’ e pede retorno de Fonteles


BRASÍLIA – Os familiares de perseguidos pela ditadura militar enviaram nesta segunda-feira uma carta à Comissão Nacional da Verdade (CNV), pedindo mudanças na forma de atuação do colegiado e em sua estrutura. O objetivo da carta é “externar indignação” com o funcionamento da comissão, que eles consideram ter pouca transparência, ser moroso e sem unanimidade. Entre os pedidos, está o retorno de Cláudio Fontelles, ex-coordenador do grupo, e substituição de Gilson Dipp, que se afastou do colegiado por motivos de saúde.

Os familiares afirmam, na carta, que a postura de Fonteles - elogiada pelos signatários - na liderança do colegiado foi confrontada por outros integrantes do grupo. “Houve momentos de entusiasmo de nossa parte, com os textos publicados por Cláudio Fonteles no site da CNV, comprometidos com a busca da verdade em torno dos mortos e desaparecidos políticos. Qual não foi nossa surpresa, quando vimos que essa postura era duramente questionada por outros integrantes da CNV!”, afirmam, em trecho da carta.




Clique aqui para ler Luiz Claudio Cunha em “Comissão da ½ Verdade se desmilingue” para entender o papel de Paulo Sergio Pinheiro na 1/2 Comissão.

E aqui para ler “Comissão da ½ Verdade pode implodir”.

Navalha

Se a Comissão da ½ Verdade tivesse sido instalada pelo FHC, Nelson Johnbim ou Padim Pade Cerra teria sido mais eficaz …

Desse jeito, só resta esperar que o Brasil tenha a compostura de submeter-se à Corte dos Direitos Humanos da OEA – de que o Brasil é signatário – e desanistiar a Lei da Anistia.

Como se sabe, o Supremo anistiou a Lei da Anistia, em relatoria histórica de Eros Grau.

 

Paulo Henrique Amorim