Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 04 / 15 / Raimundo: Dirceu é inocente ! Quem não confessa tem culpa

Raimundo: Dirceu é inocente ! Quem não confessa tem culpa

O dinheiro da Visanet não é público.
publicado 15/04/2013
Comments

Saiu no blog do Dirceu:


Raimundo Pereira: AP 470 deixou de lado princípio básico da Justiça



Divido com vocês a entrevista que o Diário da Manhã, de Goiânia, publica hoje com o jornalista Raimundo Pereira, um dos autores do livro A Outra Tese do Mensalão (Editoria Manifesto) e responsável pela revista Retrato do Brasil.

Nós já mostramos aqui na semana passada um resumo da edição especial da Retrato que mostra como foi construída a tese do mensalão, sem provas.

Na entrevista ao Diário da Manhã, cujo título é uma declaração de Raimundo – “José Dirceu é inocente” –, o jornalista de sólida reputação reforça que não há provas de pagamento a parlamentares da base aliada.

“Ao contrário, na defesa do deputado José Genoíno existe uma ampla lista de depoimentos em contrário e um estudo feito com as datas de entrada de dinheiro do valerioduto nas contas de parlamentares ou de seus prepostos mostra não haver qualquer relação com as votações das emendas cujos resultados teriam sido comprados.”

E muito menos houve desvio de recursos públicos do Banco do Brasil, como disse a Suprema Corte:  “Nas milhares de páginas das auditorias do BB que estão nos autos da AP 470 existe uma multidão de indícios de que os serviços de publicidade da DNA, para o BB, com o dinheiro da Visanet foram realizados. Você acha, nos autos, por exemplo, dezenas e dezenas de páginas de empresas que contabilizam a quantidade de vezes que um anúncio para a venda de cartões de bandeira Visa pelo BB foi veiculado nestas tevês de aeroportos ou foi mostrado nesta ou naquela cobertura de ponto de ônibus, nesta ou naquela rua, desta ou daquela cidade”.

“Não houve o crime básico que ela supõe, o desvio de dinheiro do BB, repassado para gastos do banco, seja de que forma, pelo Fundo de Incentivos Visanet, para a publicidade da venda de cartões de bandeira Visa”, afirma.

Sobre mim, Raimundo afirma: “Do que ele é acusado na AP 470, de comandar uma quadrilha que desviou dinheiro público para comprar deputados, eu não tenho dúvidas de que ele é inocente”.

“Foi um julgamento medieval. Naqueles tempos não se precisava, primeiro, provar o crime, e só depois ir em busca dos possíveis culpados. Se pegava a bruxa e se torturava, para que ela confessasse os crimes que teria cometido. Se ela não confessasse nenhum crime depois de torturada, como disse num de seus livros o irônico cientista Carl Sagan, aí sim é que estavam provadas suas infames práticas, pois só quem tivesse um pacto com demônio teria aquele tipo de resistência. A procuradoria e o ministro Barbosa esqueceram o princípio básico que separou a justiça medieval da Justiça surgida do Iluminismo: provar a materialidade do crime em primeiro lugar. No caso, provar o desvio de dinheiro do BB”, afirma o jornalista.

Sobre a imprensa, Raimundo diz que o papel “dos grandes jornais e revistas conservadores foi muito ruim. Como disse um de seus destacados colunistas no início de 2012: o Supremo deveria julgar a AP47 ‘com a faca no pescoço’. A faca era e foi essa mídia”.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra



Clique aqui para ler "Escolha de ministro do Supremo tem que ser no pau" - PHA