Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 01 / 04 / Bolsa Família combate o machismo. Que horror !

Bolsa Família combate o machismo. Que horror !

A mulher do Bolsa Família passou a ter mais liberdade do que muita dondoca que o combate.
publicado 04/01/2013
Comments

Saiu na revista Marie Claire (*):

O Bolsa Família e a revolução feminista no sertão



A antropóloga Walquiria Domingues Leão Rêgo testemunhou, nos últimos cinco anos, a (sic) uma mudança de comportamento nas áreas mais pobres e, talvez, machistas do Brasil. O dinheiro do Bolsa Família trouxe poder de escolha às mulheres. Elas agora decidem desde a lista do supermercado até o pedido de divórcio.

(…)

“Boa parte delas têm uma renda fixa pela primeira vez. E várias passaram a ter mais dinheiro do que os maridos”, diz Walquiria. Mais do que escolher entre comprar macarrão ou arroz, o Bolsa-Família permitiu a elas decidir também se querem ou não continuar com o marido. Nessas regiões, ainda é raro que a mulher tome a iniciativa da separação. Mas isso começa a acontecer, como relata Walquiria: “Na primeira entrevista feita, em abril de 2006, com Quitéria Ferreira da Silva, de 34 anos, casada e mãe de três filhos pequenos,em Inhapi, perguntei-lhe sobre as questões dos maus tratos. Ela chorou e me disse que não queria falar sobre isso. No ano seguinte, quando retornei, encontrei-a separada do marido, ostentando uma aparência muito mais tranquila.”

Navalha

As mulheres do Bolsa Família passaram a ter muito mais liberdade do que algumas dondocas que o combatem.

Paulo Henrique Amorim

 

(*) A Marie Claire é das Organizações (?) Globo. Será que o Gilberto Freire com ï” (**), esse infatigável fã do Bolsa Família, sabe disso ?

(**) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro "Não somos racistas", onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com ï". Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com "i".