Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014

Publicado em 29/07/2012

Ouro em Londres:
Sarah Menezes e o Bolsa Atleta

A vitória da judoca Sarah Menezes é das mais significativas.

Sarah Menezes: o primeiro ouro na história do judô feminino (Foto: Agência AFP)

 


O Conversa Afiada reproduz texto de Altamiro Borges no Blog do Miro:

Sarah Menezes e o Bolsa Atleta



Por Altamiro Borges

A judoca Sarah Menezes conquistou neste sábado a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Londres. A vitória é das mais significativas. É o primeiro ouro na história do judô feminino, o terceiro no judô em geral e o segundo das mulheres brasileiras em esportes individuais. Ela também é muito significativa por ter sido conquistada por uma esportista que se projetou graças ao programa Bolsa-Atleta do Ministério dos Esportes. É um cala-boca nos neoliberais que criticam a “gastança pública” dos governos Lula e Dilma.

Natural de Teresina, capital do Piauí, a jovem atleta de apenas 22 anos teve muitas dificuldades na sua carreira. Teve que enfrentar os obstáculos financeiros de uma família pobre e até o preconceito contra um esporte considerado masculino pelo seu pai. O programa Bolsa-Atleta viabilizou sua persistência no esporte e nos estudos. Atualmente, ela cursa o quinto período do curso de Educação Física e continua a treinar na sua cidade natal. Hoje, inclusive, ela já conta com três patrocínios privados para os seus treinamentos.

Orgulho dos brasileiros

Feliz com o ouro olímpico, Sarah declarou que sempre acreditou no seu potencial e esforço. “Sei que sou um exemplo no judô porque não sou dos grandes centros. E serei ainda mais depois disso… Acho que as coisas vão melhorar tanto para mim quanto para a minha família. Financeiramente vai melhorar. E também para quem treina comigo”, declarou, emocionada, logo após a vitória.

A presidenta Dilma parabenizou Sarah Menezes e também Felipe Kitadai, que conquistou a medalha de bronze no judô. “Em nome de todos brasileiros, quero parabenizar os dois atletas pela brilhante conquista. O Brasil comemora a vitória de seus atletas e o governo se orgulha de ter contribuído para essa conquista com o Programa Bolsa Atleta, que vem tendo importante papel na profissionalização de nossos esportistas”.



Comentários

  • Pedro

    Parabens à ela e todos os atletas brasileiros que, apesar das dificuldades, dão o sangue e o suor por algo tão pouco valorizado no nosso país.

    Agora, só alguém muito ingênuo para dar tanto crédito assim à bolsa atleta… Vamos contar, até o final das olimpíadas, quantos atletas que recebem essa bolsa chegam ao pódio? A grande maioria que conseguir algo vai ser devido à patrocínios e esforço próprio (inclusive a Sarah).

    Essa bolsa mal paga as despesas de alimentação de um atleta de ponta.

  • CAFE DO BODE

    Põe na minha bolsa, esse sim é o programa do perigoso Zé Psicopata do skate e da bicicleta.

  • Salvem a professorinha!

    Nordestino em olimpíada de matemática, e agora medalha ouro? Como diria PHa: “Que horror!!!!”

  • Francisco José Evandro de Melo

    Parabéns Sharinha, vc nos enche de orgulho, vc, até agora é a responsável pelo múnico ouro do Brasil e é do bolsa atleta, tem algo mais bonito que isso?

  • mauricio augusto martins

    Maravilhosa a Sarah, pois com um golpe, firme e certeiro, derrotou a adversária, com muita segurança, partiu para a Vitória, esta Olimpíada, esta tendo um Sabor especial, a Vitória de todos Nós, que aprendemos a Respeitar os Adversários, estamos conhecendo Países, com suas realidades, e eu particularmente, começo a entender as Regras dos Jogos, bem como neste Banho de Cobertura Esportiva com Fair Play, o Brasil que agora é Respeitado e Querido pelo Mundo, como um exemplo a ser seguido, e naturalmente quem Ganha, somos todos Nós, a cada Brasileiro que leva Nossa Camisa, nossos corações estarão com ELES, foi bom ter acreditado em LULA e continuado este Governo Vitorioso em Todos os Sentidos, Obrigado Sra. DILMA, valeu!!!…maumau

  • Helder

    Piauense? Medalhista de ouro na olimpíada? Bolsa Atleta?

    Os tunganos perguntam: Como????

  • carla

    ai ai ai …a sara menezes nordestina , morena , mulher e quantos não questionaram que ela não deveria ser a atleta do ano ? até o cesar cielo, que eu gosto muito, disse que deveria ser outra se não me engano. O diego hipólito até mesmo disse que já passou fome: esses atletas muitas vezes até aceitam “restos” de contribuições e populares porque não tem projetos maiores e firmes para o esporte no brasil. Um esporte que facilmente pode terminar em cadeiras de rodas ou pior. Só vejo comentários na mídia sobre homossexualismo dos irmãos hipólito e só. Sinceramente , ele tinha que ter muito mais apoio da imprensa e do povo, eu acredito nele até nas olimpíadas no rio, acredito que ele não vá parar até lá. O rubinho falam mal, ele simplesmente foi campeão mundial de kart, numa modalidade onde os carros são muito mais equilibrados. Enfim, é triste -até porque nenhum ser humano é perfeito- mas a gente carrega essa aura que brasileiro quer subir na vida sempre enganando os outros e não olha para os seus problemas de forma mais real

  • Augusto

    Desculpem o erro de digitação:
    Serve pra queimar a língua tambem de gente preconceituosa, como um presidente da Philips do Brasil, que afirmou, alguns anos atrás, que se o Piauí não existisse ninguem sentiria falta. Medalhista de ouro nas olimpíadas e 2º lugar no ENEM…

  • marcos

    Finalmente vejo o Brasil mestiço, o país no qual me reconheço como parte integrante…não esta elite branca, tacanha e opressora que se apropria do que é público…

    Parabéns aos novos paradigmas…e que esta país valorize mais a educação também…

  • Aldo

    MAIS UMA VEZ a Dilma e Lula HUMILHANDO a direitona retrógrada!!!!!!!!!!

    Parabéns, Sarah!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • souza

    esta jovem, uma digna representante do povo brasileiro.

  • que bom adorei o tópico, só faltou falar um pequeno detalhe que a sarah menezes na verdade é a marinheira sarah menezes, isso mesmo! ela é marinheira da Marinha do Brasil e recebe incentivo da marinha desde 2008 visando os jogos mundiais militares e um programa que vai pelo mens até 2016. outros atletas também são patrocinados e mantidos pela marinha e estão prontos para mais medalhas nessa olimpíada!

  • Salvem a professorinha!

    O Kitadai disse que pela primeira vez os atletas de judô não precisaram colocar dinheiro do próprio bolso. Quanto à Chuíça, medalha só se for de tiro!

  • Almir

    Uma resposta às mayaras, um “engulam” nos detratores do ex-ministro dos Esportes Orlando Silva e um tapa na cara dos vira-latas em geral.

  • antonio mattarazzo

    Parabéns, inocentado (mas “esquecida” tal ‘inocentação’ pela imprensa) …

  • Carlos Fischborn

    Parabéns, Sarah ! ! !

    Parabéns, Equipe da Sarah ! ! !

    Parabéns, Governo Federal ! ! !

    Parabéns, Patrocinadores ! ! !

    Esqueci alguém?

  • Ivonei

    Sarah, você além de linda mulher nordestina, é uma vitoriosa no esporte. Esta vitória é sua em primeiro lugar, mas é também de toda uma Nação. Aceite um grande abraço de um sulista. Siga em frente e seja feliz!

  • Alexandre Calandra

    “Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado”. Mais tarde, Zottolo pediu desculpas ao povo do Piauí em entrevista a Folha de S. Paulo, dizendo que seu comentário foi “infeliz”. -Paulo Zottolo o “cansado” ex-presidente da Phillips para a América Latina, demitido pelos suíços dois meses após esse “comentário infeliz”…

    Que o Brasil não se esqueça desse fato.

    Viva Sarah Menezes! Viva o Piauí!

  • Tiago Tobias

    As elite de SP pira!

  • Liduina

    Grande Sarah ! Você é a prova de que uma semente, quando plantada e regada, dá frutos.

  • Leno Lindo do Amor Divino

    Parabéns,menina…estamos orgulhosos,c/ vc e nosso país

  • São Leopoldo

    Viva Sarah, viva o Piauí, viva o Nordeste.

  • Carl

    Sarah Menezes, meus parabéns!!!

  • Eia q essa menina nos deixou com baita orgulho eu sucumbi PHA e chorei de emoção,,q coisa mais linda,,e olha menina de classe baixa, q foi a luta e chegou lá, Brasil deveria incentivar pesadamente no esporte. Valeu Sarah Menezes, pela medalha de ouro para orgulho de nós brasileiros e seus pais e Piaui! Viva!

  • Vera Billie Jean

    Chooooooooooooooooooooooooooooora Tucanalhada.
    Todo dia é dia de Lulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • gilberto

    sarah,parabens,simplismente parabens e obrigago pelo presente!!!!!
    alguem lembra que tempos atras um fulano disse:nao vamos fazer do brasil um piaui.Aí eu pergunto,e agora?parabens piaui voces tem uma campeã de ouro.

  • ricardo natal RN

    Parabens para os britanicos nunca vi tantos negros numa abertura europeia viva ao Brasil.

  • Gilson

    Ver a Olimpíada pela Record, com um governo progressista dando apoio aos atletas com o bolsa-atleta, e ver uma Piauiense – Mulher e Nordestina, ganhar uma medalha de Ouro é DEMAIS!

  • Urbano

    Parabéns, Sara Menezes! Sua medalha é bastante valiosa, mas você é infinitamente mais. Pense nisso e siga a vida de forma vitoriosa em todos os sentidos. Um abraço fraterno do véio.

  • Juliana

    galvão bueno (minúsculo) diz em comentário dos poucos 6 minutos que a grooobobo teve direito ,que a olímpiada de Londres ja é passado,isso na abertura hem? é muita inveja ,dá-lhe RECORD. Ainda bem que recde bôbo tá caindo pelas tamancas. Queremos democrácia ampla,geral e irrestrita,inclusive nos meios de comunicação. VIVA LULA ,DILMA,BOLÇA ATLETA,BOLÇA FAMÍLIA,PROUNE,MINHA CASA MINHA VIDA ETC.ETC. ETC….AH1 E FMI QUITADO ,quer mais?

  • Benjamin Eurico Malucelli

    Grande, Sarah! Grande, Lula! Grande, Dilma! Grande, Ministério dos Esportes! Grande, Bolsa-Atleta! E que os neoliberais calem-se para sempre!

    • carlos gomes nogueira

      menos, Parabéns a Sara pelo seu mérito individual!
      Lula/Dilma/FHC não tem nada a ver com isto. O Brasil ainda patina na educação, saúde e nos esportes (exceto futebol, volei);
      sempre vamos para poucas medalhas (15/20 no maximo!).
      O povo vive pisando no esgoto! passa governos e nada se modifica! a Sara como milhões de brasileiros tem valor. Falta parar com a corrupção e repassar verbas (não esmolas) para Saúde, educação e preparo dos nossos jovens!

  • João Carlos Gamboa

    “Zottolices

    Lembram do Paulo Zottolo, aquele que disse que se o Piauí não existisse não faria falta a ninguém?

    Então…O garotão resolveu dar um ‘jeitinho brasileiro’ e pôs clandestinamente, no país, sem visto de trabalho, alguns técnicos da matriz holandesa da Phillips, pra ganhar tempo e economizar um dinheirinho, numa feira de tecnologia.

    Resultado: uma noite em CANA e uma multa pra empresa!”

    Parabéns Piauiense Sara Meneses, por responder com ouro ao “senhor cansei millenium”.

  • Lenir Vicente

    É o Brasil bonito de Lula e Dilma e de todos os brasileiros.

  • Olimpíada!
    Quadro de medalhas:
    1-EUA
    2-China
    3-Japão
    4-Brasil
    -…
    -…
    208-TV-Globo.

    • Marcelo Costa

      A Globo, por pura falta de tato perdeu as Olimpíadas de Londres… O mais interessante é eles darem a impressão que o evento “não é tão importante assim”… Chora Globo…

  • JULIO/Contagem-MG

    Como é bom ver o BraSil no podium, e não aquele brazil… zil… zil…, demagogo e ufanista da gROBO !!!!

    PS.: a cobertura da Record News, está simplismente, MARAVILHOSA !!

  • g.cunha

    voces viram a Blablamarina tirando uma casquinha ????

  • ISNNAR

    Mais o importante é que as coisas estão melhorando e o Brasil irá, com Dilma e seus sucessores, manter essa nova filosofia que renderá muitas medalhas futuramente!!!!

  • Yarus

    FHC foi tão ruim para o Brasil que até nas Olimpíadas passamos vergonha. Em Sydney 2000 nenhuma medalha de ouro.

  • pedro paulo

    Já notaram com a Sarita é linda?

    São duas belezuras:

    a Sarita e a Dilminha.

    Viva elas, viva o Brasil.

  • Antonio Borges

    A notícia é velha, mas serve para lembrar que mais alguém que merecia ganhar medalhas hoje, foi retirado por uma quadrilha que deseja a volta do atraso e do sentimento de vergonha, em competições em que o Brasil participa!

    Ministro Orlando Silva anuncia ampliação do Bolsa-Atleta

    http://www.portalnovavida.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3750&Itemid=55

  • tiago carneiro

    parabéns!!! Que venham mais incentivos do governo para os atletas, pois, infelizmente, o Brasil ainda é muito fraco na grande maioria dos esportes individuais.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •