Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 05 / 26 / Collor acusa Gurgel de ação criminosa

Collor acusa Gurgel de ação criminosa

Saiu no Estadão: Collor acusa procurador-geral de 'atuação criminosa' no caso Cachoeira.
publicado 26/05/2012
Comments

Saiu no Estadão:

Collor acusa procurador-geral de 'atuação criminosa' no caso Cachoeira


Senador disse que Gurgel cometeu crime de prevaricação por ter segurado operação da PF


Ricardo Brito, da Agência Estado


BRASÍLIA - O senador Fernando Collor (PTB-AL) afirmou, em discurso no plenário nesta sexta-feira, 25, que a resposta por escrito enviada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, à CPI do Cachoeira comprova, de maneira "cabal", crime de prevaricação. Quarta-feira à noite, Gurgel afirmou à comissão que a Operação Monte Carlo demonstrou correção ao segurar, em 2009, uma investigação que apontava o envolvimento de parlamentares com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.


A Monte Carlo, deflagrada no final de fevereiro pela Polícia Federal, revelou, na avaliação de Gurgel, indícios para pedir a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Demóstenes Torres e três deputados federais - elementos que não havia há três anos, quando recebeu a Operação Vegas.


Para Collor, a omissão do chefe do Ministério Público de não levar adiante a Vegas materializa o crime de prevaricação e, no mínimo, constitui ato de improbidade administrativa por não ter cumprido prazos previstos em lei para lidar com uma investigação.


O senador disse que se Gurgel não tinha indícios contra pessoas de foro privilegiado, ele tinha as alternativas de pedir diligências, buscar mais informações, arquivar o caso em 15 dias, segundo o Código de Processo Civil, ou devolver o caso para a Justiça de primeira instância. Collor disse que a atuação do procurador-geral foi "criminosa".


(...)

Navalha

O ansioso blogueiro espera para ver o que dirá o brindeiro Gurgel na hora de pedir a condenação do José Dirceu.

Clique aqui para ler sobre a armadilha da Veja para o Gilmar dar a impressão de que a CPI não o localizou.