Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2011 / 12 / 07 / Brasil é o 2o. em ensino profissional. Que horror !

Brasil é o 2o. em ensino profissional. Que horror !

Presidenta Dilma recebe estudantes medalhistas em competição de formação profissional
publicado 07/12/2011
Comments



Saiu no Blog do Planalto:



Presidenta Dilma recebe estudantes medalhistas em competição de formação profissional

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (7), no Palácio do Planalto, 27 jovens que disputaram em Londres, na Inglaterra, o WorldSkills 2011, o maior torneio de formação profissional do mundo. O desempenho desses estudantes, que ganharam seis medalhas de ouro, rendeu ao Brasil o segundo lugar na competição, atrás apenas da Coreia do Sul.


Os brasileiros, alunos do Senai e do Senac, competiram em 25 ocupações profissionais, como design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica e robótica móvel. No encontro com a presidenta Dilma, exibiam no peito as medalhas conquistadas nas provas que exigiam conhecimento prático e teórico de estudantes de 51 países.


“Além do orgulho de representar o Brasil, temos o sentimento de gratidão por todos os envolvidos com a educação no país. E nós pretendemos continuar contribuindo com a educação profissional”, declarou o webdesigner Natã Miccael Barbosa, que cria e desenvolve páginas e sistemas para a internet.


A presidenta ganhou de presente um agasalho da delegação autografado por todos os competidores. Depois de posar para fotos, anunciou que o programa Ciência Sem Fronteiras, que destinará 100 mil bolsas de estudo para estudantes de Ciências Exatas, terá como um dos critérios de seleção o desempenho no WorldSkills.


“O Brasil precisa dessa capacidade de inovar. Em todas as áreas, é possível inovar. E é muito importante que tenha jovens com as características de vocês: vencedores que superaram e chegaram a esse nível.”


O estudante de Engenharia Christian Alessi, que, ao lado do colega Maicon Pasin, ganhou a medalha de ouro em mecatrônica no WorldSkills, ressaltou a importância da expansão do ensino técnico no país.


“O ensino técnico consegue colocar gente na indústria, para trabalhar na área. Com a especialização da faculdade, a gente consegue conciliar a teoria com a parte técnica.”