Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Resposta ao vídeo da Globo contra Belo Monte

    Publicado em 28/11/2011
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+105)

A Globo vira as costas à Ciência



Este ansioso blogueiro recebeu e-mail do Google para anunciar um novo programa de mapas mirabolante, que vai localizar os eeitos desastrosos da ação das hidrelétricas sobre o assim chamado  “eco-sistema”.


Acompanha a notícia esse vídeo.

Entre os oito e os dez minutos trata de Belo Monte.

Um besteirol.

Uma sub-ciência, que merece o Premio Ignóbil da Geofísica Obtusa.

É uma sequência perfeita do vídeo de atores globais, naquela produção do Spielberg.

A propósito, o Conversa Afiada localizou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República uma resposta, ponto a ponto, aos atores do Spielberg (ah !, como eles gostariam !):

UHE BELO MONTE     
PERGUNTAS E RESPOSTAS


I. ATENDIMENTO À DEMANDA NACIONAL DE ENERGIA

1. Por que construir Belo Monte? Que papel a usina desempenha no desenvolvimento futuro do Brasil?  

O Brasil precisa de uma usina como de Belo Monte para seguir crescendo de forma sustentável. Para alcançar as metas de crescimento anual de 5% do PIB nos próximos 10 anos, bem como de erradicação da pobreza e melhor distribuição de renda, o país precisará instalar, a cada ano, cerca de 5.000 MW de capacidade adicional.

Com base no consumo anual por domicílio, a energia média produzida pela usina de Belo Monte atenderá a 18 milhões de residências (60 milhões de pessoas), ou o correspondente a todo o consumo residencial de eletricidade na Argentina (aproximadamente 34 milhões de MWh ao ano).

Os níveis de consumo domiciliar médio anual de eletricidade no Brasil – 560 kWh por habitante – ainda são baixos se comparados a 4.530 kWh nos Estados Unidos, 1.920 kWh do Reino Unido, 1.580 kWh na Espanha e cerca de 830 kWh na Rússia e na África do Sul.

2. Qual a geração de energia prevista para a usina de Belo Monte?

A geração média de energia prevista para a usina de Belo Monte é de cerca de 40% de sua capacidade total, ou seja, comparável à geração média das hidrelétricas europeias. Esse valor é inferior à geração média das usinas hidrelétricas brasileiras, que é de 55%, uma vez que nos meses de cheia, a usina gerará a sua plena capacidade (11.000 MW) e, durante a estiagem, a geração será menor, resultando em uma média anual de aproximadamente 4.500 MW. O cálculo da energia comercializada pela usina é feito com base nas taxas médias de geração e também leva em conta os ganhos sinérgicos da operação interligada com o sistema.


3. Por que a geração média de Belo Monte é menor que a das hidrelétricas brasileiras ?

A menor geração de energia relativa à potência instalada se deve, em grande parte, à adequação do projeto ao longo de sua vida útil e à compatibilização da geração de energia aos requisitos socioambientais. As medidas adotadas que reduziram a geração de energia foram:

a) a redução do reservatório e a eliminação da capacidade de regularização das vazões afluentes à barragem de Belo Monte;
b) a retirada de outros aproveitamentos na bacia que permitiriam maior regularização das vazões a montante;
c) a adoção de um hidrograma mínimo (valores mínimos de vazões ao longo do ano) que será mantido no trecho de vazão da Volta Grande do Xingu, de forma a assegurar as condições de pesca, navegabilidade e outros usos às comunidades indígenas.

Assim, é fato que as alterações promovidas no projeto de Belo Monte de forma a compatibilizá-lo com as restrições socioambientais, implicaram na redução da geração média anual. Felizmente, isto não inviabilizou o empreendimento, visto que, quando em operação, produzirá energia para a população brasileira por quase metade do preço das demais fontes de energia.


4. Como será usada a energia produzida pela usina de Belo Monte?

A energia produzida pela usina de Belo Monte será usada para atender o crescimento econômico, com competitividade, e a expansão demográfica prevista do país. A maior parcela (70%) da energia da usina de Belo Monte destina-se ao mercado cativo, que engloba todas as residências, grande parte do comércio e serviços e uma grande parcela da indústria, inclusive as pequenas e médias. Os 30% restantes destinam-se ao mercado livre e a autoprodutores – onde se encontra também a indústria eletrointensiva.


5. A demanda de eletricidade no Brasil não poderia ser suprida apenas com medidas de conservação e a modernização de usinas existentes?

Não. Medidas de conservação de energia e repotenciação das usinas hidrelétricas existentes são ações importantes, porém insuficientes para suprir a demanda prevista para os próximos anos.

Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tais medidas trariam ganho de energia da ordem de 270 MW médios/ano, o equivalente a apenas 6% da energia média que Belo Monte deverá produzir, e apenas 5,4% da necessidade energética do País para atingir a meta anual de crescimento.

Em relação à conservação de energia, as projeções de crescimento do consumo, para os próximos 10 anos, contemplam a adoção de medidas e ações de eficiência energética no uso final da eletricidade, que totalizam, ao final desse período, uma redução do consumo equivalente a uma usina hidrelétrica do porte de Belo Monte.


6. A redução significativa de perdas no sistema elétrico brasileiro não compensaria a demanda crescente de energia?  

Não. Reduzir ou eliminar perdas, por si só, não compensaria a demanda crescente de energia no Brasil. As perdas médias no Sistema Elétrico Interligado brasileiro têm oscilado entre 15% e 17% da geração de eletricidade. Uma parcela expressiva dessas perdas é classificada como perdas comerciais resultantes de conexões ilegais. Estas perdas comerciais são influenciadas no Brasil – e em outras partes do mundo –, pelas condições socioeconômicas da população. Desta forma, nesses mercados, uma redução das perdas comerciais, apesar de necessária, não resultará em uma redução equivalente do consumo, uma vez que eliminar perdas não elimina a necessidade de fornecimento de energia.

Quanto às perdas elétricas na transmissão, é importante reconhecer que o Brasil é um país continental, com um sistema elétrico interligado, em sua quase totalidade, por meio de extensa rede de transmissão e cuja base de geração é predominantemente hidrelétrica. Dessa forma, é de se esperar que as perdas no Brasil sejam maiores do que em países com características físicas distintas e com predominância de fontes de geração térmica. No entanto, do ponto de vista ambiental, essas perdas são mais que compensadas pela redução das emissões que seriam produzidas por usinas termelétricas.



7. A produção de energia hidrelétrica prevista para Belo Monte pode ser comparada a alternativas como energia eólica, biomassa e solar como um meio para aumentar a oferta de energia elétrica?

A solução mais adequada ao País é adotar uma abordagem conjunta de fontes de energia, a fim de reduzir a necessidade de combustíveis fósseis. Essa solução é preferível do ponto de vista não apenas ambiental, mas também de custo: para o consumidor, o custo direto do suprimento da demanda crescente de energia elétrica apenas com eólica e biomassa seria o dobro daquele da energia produzida pela usina de Belo Monte.

As fontes alternativas têm papel cada vez mais importante no atendimento à demanda de eletricidade no Brasil. Entre 2004 e 2010, já foram contratados cerca de 10.000 MW de energia dessas fontes no Brasil – quase a potência total da usina de Belo Monte. Contudo, essas fontes alternativas são afetadas pela sazonalidade.

Em muitos países, a geração de energia eólica é complementada por termelétricas (carvão mineral ou gás natural). No caso brasileiro, tanto o ciclo de produção de biomassa da cana-de-açúcar, quanto o regime de ventos complementam o regime hidráulico.


8. Como o governo responde às críticas de que usinas menores seriam mais eficazes?
No Brasil, é considerada uma usina pequena aquela que gera efetivamente 30 MW. Sendo assim, seriam necessárias mais de 30 usinas menores para fornecer o mesmo volume de energia de Belo Monte, fato que provocaria um impacto ambiental bem maior do que apenas uma usina de grande porte.


9. Quem é responsável pela construção da Hidrelétrica Belo Monte?

O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) foi contratado pela empresa  Norte Energia  S.A. para executar as obras civis e de engenharia daquela que será a terceira maior hidrelétrica do mundo em capacidade de geração de energia. O CCBM é formado por 10 empresas do setor de construção pesada do País.
Liderado pela Construtora Andrade Gutierrez, o CCBM reúne ainda as construtoras Camargo Corrêa, Odebrechet, Queiroz Galvão, OAS, Contern, Galvão, Serveng, J. Malucelli e Cetenco.


II. VIABILIDADE ECONÔMICA


10. O projeto da hidrelétrica de Belo Monte é a fio d’água.  Qual a diferença em relação às hidrelétricas com reservatório ?
As usinas a fio d’água são usinas construídas com pequenos reservatórios de água, produzindo energia elétrica basicamente com a força da vazão natural dos rios. Essas usinas não estocam água para geração nos períodos de seca. Usinas projetadas com essas características reduzem consideravelmente as áreas inundadas.


11. Quem pagará caso o projeto exceda o orçamento previsto?
O modelo regulatório atual do projeto de Belo Monte responsabiliza os empreendedores pela gestão e execução eficientes do projeto e, em última análise, pela conclusão do projeto ao custo acordado no leilão.  No caso de o projeto exceder o custo ou o prazo previsto, o ônus financeiro será incorporado pelos empreendedores.  





12. Como forma de compensação, o Governo Federal poderá injetar recursos no projeto através de mais incentivos ficais, por exemplo?

Não. Os empreendedores da usina de Belo Monte não receberão quaisquer outros benefícios fiscais além daqueles já aplicados a projetos de infraestrutura nacional como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e projetos na região Amazônica (SUDAM) ou na região Nordeste (SUDENE). Sendo assim, nenhum custo adicional será repassado aos contribuintes ou consumidores.  


III. POPULAÇÕES INDÍGENAS

13. Alguma terra indígena será alagada como resultado da usina de Belo Monte?

Não. Nenhuma das 10 terras indígenas localizadas na área de influência do projeto será alagada.


14. Os indígenas serão afetados pela redução da vazão na Volta Grande do Xingu?

Não. As condições do processo de licenciamento para o projeto de Belo Monte exigem uma vazão mensal mínima de 700 m3/s no rio Xingu, que excede a vazão mínima de 400 m3/s registrada nos 80 anos anteriores. Essa exigência de vazão garantirá a manutenção dos recursos naturais necessários às populações indígenas, que dependem do leito do rio para locomoção e cujos hábitos alimentares estão vinculados à atividade da pesca.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) avaliou de forma independente o impacto deste projeto em novembro de 2009, em seu “Parecer Técnico nº 21 – Estudo do Componente Indígena do Impacto Ambiental”, concluindo que o empreendimento é viável, desde que atendidas as condições de vazão mínima, além de outros critérios.


15. De que forma o Governo brasileiro envolveu as populações indígenas no planejamento do projeto de Belo Monte?

O Governo brasileiro adotou uma abordagem no planejamento do projeto envolvendo as comunidades que serão afetadas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou mais de 30 reuniões entre 2007 e 2010, com a participação de cerca de 1.700 indígenas em aldeias locais, para discutir questões ligadas ao projeto da barragem de Belo Monte.    

Muitos líderes indígenas também estiveram ativamente envolvidos em reuniões públicas realizadas durante a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Além disso, cerca de 200 indígenas participaram de audiências públicas promovidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), especialmente em Altamira.


16. Que medidas o Governo brasileiro está adotando para garantir a proteção das populações indígenas e não indígenas afetadas pelo projeto de Belo Monte?

O Governo brasileiro estipulou um conjunto de condições para garantir que nenhuma comunidade indígena seja retirada das terras tradicionalmente ocupadas e reconhecidas pelo Estado, em decorrência do projeto de Belo Monte. As eventuais interferências nas atividades de caça, pesca e da lavoura nas áreas do projeto serão compensadas pelos programas e projetos socioambientais previstos no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no
Projeto Básico Ambiental. No caso específico das populações indígenas, essas medidas incluem os seguintes programas:

Fortalecimento Institucional e Direitos Indígenas
Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas
Saneamento Básico em Comunidades Indígenas
Reestruturação do Serviço de Educação para os Povos Indígenas
Melhoria de Habitações Indígenas
Segurança Territorial das Terras indígenas
Garantia das Condições de Acessibilidade da População Indígena a Altamira


IV. IMPACTO SOCIOECONÔMICO


17. Alguma outra hidrelétrica será construída no rio Xingu?

Em 2008, O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou que Belo Monte será a única usina hidrelétrica no rio Xingu.


18. Quantas residências serão afetadas pela construção da barragem de Belo Monte e que apoio o Governo brasileiro dará a essas famílias?   

A usina de Belo Monte será construída em uma área atualmente ocupada por aproximadamente 4.300 famílias em zonas urbanas e 800 famílias em zonas rurais. Todos os residentes afetados pela construção da barragem poderão optar por indenização de terrenos e benfeitorias em dinheiro, realocação monitorada, ou reassentamento pelo empreendedor em zonas urbanas ou rurais.


19. Quem é responsável pela contratação dos operários e funcionários que trabalham ou trabalharão na usina?

A contratação de funcionários de todos os níveis é de responsabilidade do Consórcio Construtor Belo Monte, que também desenvolve programas de capacitação e qualificação profissional em diferentes municípios da Região do Xingu.


20. Como é realizado o processo de seleção das pessoas contratadas?

Todos os contratados pelo Consórcio Construtor Belo Monte participam de processos seletivos, ocasião em que são realizados testes e exames médicos específicos para cada função.


21. Qual o percentual de trabalhadores contratados oriundos da Região do Xingu ?

Até novembro de 2011, o Consórcio Construtor Belo Monte contratou 3.962 trabalhadores. Desse total, 2.142 trabalhadores são moradores do município de Altamira (PA) – o que representa 54% do efetivo – outras 547 pessoas provenientes de cidades paraenses também foram contratadas no mesmo período, perfazendo o total de  68% de trabalhadores contratadas na região.


22. Existem cursos de capacitação para ampliar a contratação de moradores da região? Quantos já foram capacitados e quantos estão em processo de capacitação?

O Consórcio Construtor Belo Monte dispõe de um Centro de Capacitação na cidade de Altamira, com atuação regional, já tendo ministrado cursos de capacitação profissional nos municípios de Vitória do Xingu, Brasil Novo, Uruará, Placas, Anapu e Pacajá.  

Até novembro de 2011 foram capacitados pelo Programa Capacitar 1.930 moradores dessas cidades. Estão em processo de formação 385 pessoas. O número de admitidos está em fase de expansão, decorrente das vagas ofertadas e dos respectivos cargos necessários no momento.


23. Quais os critérios utilizados para a remuneração dos trabalhadores? Existem padrões de contratação anteriores que estão sendo utilizados pelo Consórcio Construtor?

A remuneração dos trabalhadores obedece ao disposto na Convenção Coletiva de Trabalho vigente no Estado do Pará, com os ajustes decorrentes da oferta de demanda. O padrão de contratação segue o critério de experiência anterior no cargo, como no caso de operadores de equipamentos pesados e motoristas de caminhões basculantes de grande porte (alguns do tipo fora de estrada) e áreas técnicas.

Para os cargos de complexidade técnica menor, não se exige experiência, bastando que os candidatos sejam aprovados no processo de avaliação.


24. Quantas pessoas se deslocarão para a região durante a construção da usina? O que acontecerá com essas pessoas após o término das obras?

As estimativas indicam que 19 mil empregos diretos serão criados no pico das obras de Belo Monte. Com base nos parâmetros do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da usina estima que serão atraídas 4,7 pessoas para cada emprego criado, ou seja, aproximadamente 90 mil pessoas serão atraídas para a região do projeto nessa etapa.

O EIA estima, ainda, que deverão permanecer na região, após o término das obras, 32 mil pessoas. Com a dinâmica econômica e social advinda das obras e dos programas sociais e ambientais a ela associados, essas pessoas tenderão a ser absorvidas no mercado de trabalho regional. Entre outras medidas destinadas a isso, o EIA prevê um programa de incentivo à capacitação profissional e ao desenvolvimento de atividades produtivas, a ser desenvolvido nas fases de construção e operação da usina de Belo Monte, em onze municípios da região.


25. O Governo Federal fará algum investimento direto na região?

Além dos recursos oriundos dos planos e programas previstos no EIA, o Governo Federal fará investimentos dentro do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu), instituído por decreto presidencial em 2010, e que prevê diversos programas e projetos para impulsionar o desenvolvimento da região.


26. Que ações o Governo brasileiro adotou para consultar a população local na área em torno do sítio da barragem de Belo Monte?  

O Governo brasileiro vem mantendo um diálogo ativo com a comunidade local desde o início do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) em 2007, criando escritórios locais em Altamira e Vitória do Xingu, para manter ligação e comunicação com a população local.  

Entre 2007 e 2010, os órgãos do governo envolvidos no projeto de Belo Monte promoveram as seguintes atividades:

reuniões públicas;
oficinas com comunidades;
fóruns técnicos, quatro deles em Belém;
reuniões com gestores públicos na região do Xingu;
reuniões em aldeias indígenas, com a participação de aproximadamente 1.700 indígenas;
visitas dos agentes de comunicação social do projeto a 5.238 famílias;
reuniões com comunidades, com a presença de 2.100 pessoas; e
palestras em escolas de ensino fundamental e médio para aproximadamente 530 alunos.

Além disso, o Ibama promoveu:

quatro audiências públicas nos municípios de Brasil Novo, Vitória do Xingu, Altamira e Belém. Seis mil pessoas participaram da audiência em Altamira; e

uma reunião em  novembro de 2010 para colher informações que serviriam de subsídio para a emissão da licença de instalação. Participaram dessa reunião, que contou com mais de 100 pessoas, o empreendedor, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública, órgãos do poder público local, várias ONG nacionais e internacionais, diversas entidades de classe e representantes de grupos indígenas.

No momento, a Norte Energia S.A. (consórcio formado pelas empresas vencedoras do leilão para a construção da usina de Belo Monte) vem promovendo reuniões com as comunidades locais diretamente afetadas pelo projeto, num esforço para elaborar o programa de apoio a essas populações de uma forma participativa.


27. Quais serão os impactos positivos do projeto de Belo Monte?

Os principais benefícios do projeto serão:

a) Melhorias em áreas urbanas

As áreas urbanas das cidades de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo, e das localidades de Belo Monte e Belo Monte do Xingu beneficiar-se-ão com as medidas para atender às necessidades de realocação da população diretamente afetada, com a construção e integração das residências destinadas aos trabalhadores das obras da usina e com medidas para adequação do afluxo de população migrante às estruturas urbanas existentes. Entre as medidas previstas, destacam-se:

Em Altamira: recuperação urbanística e ambiental da orla do Xingu, com implantação de parque ecológico e de lazer; construção de diques com um canal de amortecimento de cheias; implantação de drenagem urbana, rede de abastecimento de água, rede de esgotos e estação de tratamento de esgotos; construção de aterro sanitário; construção de 500 casas, em diferentes bairros da cidade, para trabalhadores a serviço das obras; implantação de novos pontos de comércio, postos de saúde e escolas; e ampliação de hospital.
Em Vitória do Xingu: pavimentação das ruas, implantação de infraestrutura de saneamento e drenagem pluvial; ampliação e melhoria dos serviços de coleta de lixo; construção de parque ecológico e de lazer nos igarapés do Facão e do Gelo; construção de 2.500 casas para trabalhadores a serviço das obras; implantação de pontos de comércio, postos de saúde e escolas.
Na Vila de Belo Monte (município de Vitória do Xingu) e no povoado de Belo Monte do Pontal (município de Anapu): pavimentação das ruas, implantação de rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de esgotos; e construção de pátios de espera de veículos no ponto de travessia da balsa.

Realocação de população que hoje vive em condições precárias

Cerca de 4.500 famílias que hoje vivem em palafitas na cidade de Altamira – deslocadas pela prefeitura para abrigos provisórios nos períodos de cheia do rio Xingu – receberão casas de alvenaria em áreas urbanizadas.


b) Melhorias na área de saúde

Implementação de programas de vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças (inclusive a malária) e incentivo à estruturação de atenção básica na rede pública de saúde;
Apoio técnico e financeiro aos municípios, com vistas a garantir uma rede pública de saúde de qualidade.

c) Conservação ambiental

Medidas voltadas à conservação da fauna e flora terrestre e dos ecossistemas aquáticos em áreas próximas à usina, hoje em processo de degradação ambiental;
Implantação de duas unidades de conservação na margem direita do rio Xingu, totalizando 280.000 hectares de florestas;
Implantação de ações de manejo em unidades de conservação já existentes;
Recuperação de trechos da vegetação ao redor dos reservatórios e projetos de incentivo à pesca sustentável.

d) Melhorias na infraestrutura rodoviária

Alargamento, cascalhamento e extensão de rodovias e construção de pontes.

e) Benefícios para as populações indígenas

Capacitação para atividades econômicas em bases sustentáveis (artesanato, extrativismo vegetal, apicultura, plantio de cacau, de frutíferas nativas e de ervas medicinais, criação de animais etc.) e para a comercialização da produção;
Fornecimento de infraestrutura para escoamento da produção e de equipamentos para facilitar as atividades produtivas;
Apoio ao serviço de educação formal das populações indígenas (capacitação de professores indígenas, promoção de trocas culturais e linguísticas com outras terras indígenas (TI) e readequação da infraestrutura de educação);
Melhoria das habitações da TI Arara da Volta Grande do Xingu e da área indígena Juruna do km 17;
Desenvolvimento de ações com vistas à segurança territorial das terras indígenas (reforço de fiscalização dos limites das TIs, com aquisição de equipamentos de comunicação, como rádios e telefones, e capacitação de agentes de fiscalização indígenas);
Capacitação de agentes ambientais indígenas.



f) Incentivo à capacitação profissional e ao desenvolvimento de atividades produtivas nos onze municípios da área de influência indireta do projeto

Incentivo à qualificação profissional;
Avaliação das oportunidades de novos negócios, aproveitando as potencialidades locais;
Contribuição para a organização dos produtores em associações e para a formação de empreendedores.

Essas ações fazem parte dos diversos planos, programas e projetos socioambientais estabelecidos no EIA, com orçamento da ordem de R$ 3,7 bilhões, de responsabilidade do empreendedor. As ações serão implantadas nas etapas de planejamento, construção, enchimento dos reservatórios e operação do empreendimento.

Além dos recursos do empreendedor, os governos federal, estadual e dos municípios aportarão recursos  estimados da ordem de 2,5 bilhões para o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu), para execução de grandes projetos de infraestrutura (rodovias, saneamento etc.), beneficiando mais de 10 municípios situados na região do Xingu.

Merecem destaque, no PDRS Xingu, ações para o ordenamento territorial (Zoneamento Ecológico-Econômico do Oeste do Pará), regularização fundiária, gestão ambiental (consolidação das unidades de conservação criadas e licenciamento ambiental para assentamento do INCRA na Transamazônica) e regularização de TI.

Além dos benefícios para a população local e regional, a usina de Belo Monte propiciará ao país um grande volume de energia a baixo custo (metade do preço das demais fontes de energia), necessário ao seu desenvolvimento. Ademais, Belo Monte, através do uso de uma tecnologia limpa e renovável, contribuirá para o meio ambiente global por evitar a emissão de gases de efeito estufa.


V. IMPACTO AMBIENTAL


28. Que medidas o Governo brasileiro está adotando para assegurar que o projeto de Belo Monte tenha o menor impacto possível no meio ambiente?

Todas as medidas para evitar, minimizar ou compensar impactos estão contidas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), como ações para garantir o nível mínimo da água no Rio Xingu durante todo no ano, a implantação de saneamento básico, e construção de escolas e hospitais na região. Estas medidas estão sendo cumpridas nas diversas etapas do licenciamento ambiental: na Licença Prévia, no Projeto Básico Ambiental, e na Licença de Instalação e nas demais a emitir.  A Licença de Operação, que permitirá o enchimento do reservatório, só será concedida se comprovado o cumprimento de todos os programas e medidas ambientais, e após vistorias de campo pelo Ibama, para constatar esse cumprimento.


29. Quantas condições estão contidas na Licença Prévia para o projeto de Belo Monte?

a Licença Prévia, emitida em fevereiro de 2010 contém 40 condicionantes a serem cumpridas pelo empreendedor. Vinte e quatro delas estão relacionadas com a etapa de instalação das obras, tendo sido analisadas e consideradas cumpridas pelo Ibama antes da concessão da Licença de Instalação parcial emitida em fevereiro de 2011. Estas condicionantes


30. O que o Governo brasileiro está fazendo para garantir que as condições ambientais das licenças de Belo Monte sejam cumpridas?

Para garantir o total cumprimento das condicionantes das licenças ambientais concedidas para o empreendimento de Belo Monte, o Ibama monitorará os empreendedores por meio da análise de relatórios periódicos (mensais, bimestrais ou trimestrais, conforme o caso) e fiscalizará a execução dos programas, medidas e condicionantes ambientais por meio de vistorias em campo.


31. O que está sendo feito para prevenir a emissão de gases de efeito estufa associada à decomposição da vegetação nas áreas alagadas próximas a  Belo Monte?

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) prevê a remoção de 100% da vegetação dos reservatórios dos canais e de 50% da vegetação do reservatório da calha do rio Xingu, para minimizar o impacto das emissões de gases de efeito estufa oriundos da decomposição de vegetação.

Além de praticamente não emitir gases de efeito estufa durante a sua vida operativa, a usina de Belo Monte evitará a construção de termelétricas emissoras de CO2. Para fins de comparação, pode-se dizer que seriam necessárias 19 usinas termelétricas a gás natural (de 500 MW cada) para igualar a produção de energia de Belo Monte.  No entanto, essas usinas produziriam emissões em torno de 19 MtCO2 por ano, valor superior às emissões totais de todo o setor elétrico em 2007.



PARA MAIS INFORMAÇÃO CONSULTE:

Ministério de Minas e Energia – MME
http://www.mme.gov.br/mme/menu/belo_monte.html
Empresa de Pesquisa Energética -EPE
http://www.epe.gov.br/leiloes/Documents/Forms/AllItems.aspx?RootFolder=http%3a%2f%2fwww%2eepe%2egov%2ebr%2fleiloes%2fDocuments%2fLeil%C3%A3o%20Belo%20Monte&FolderCTID=0×0120002EA4D93F6842114382E2B465D88C12ED
Portal Brasil
http://www.brasil.gov.br/sobre/energia
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis – IBAMA
http://www.ibama.gov.br/licenciamento/
Norte Energia S.A.
http://norteenergiasa.com.br/
Blog da Usina Hidrelétrica de Belo Monte
http://www.blogbelomonte.com.br/
Usina Belo Monte no Facebook
http://www.facebook.com/pages/Usina-Hidrel%C3%A9trica-Belo-Monte/150458498388226
Cartilha Conheça Belo Monte – versão em Português, Inglês e Espanhol
http://www.blogbelomonte.com.br/wp-content/uploads/2011/11/folheto_UHE_portugues.pdf
Canal Belo Monte You Tube
http://www.youtube.com/watch?v=U6VNKvL1cMQ&feature=player_embedded



 

RESPOSTAS AO VÍDEO DE ATORES GLOBAIS SOBRE BELO MONTE


1. Belo Monte vai alagar parte da floresta Amazônica:


O lago de Belo Monte terá 503 km2 (não 640), só que 228 km2 já estão na área do leito do próprio rio Xingu, sendo que o restante na maioria são áreas já antropizadas, ou seja, já foram desmatadas por criadores de gado, agricultores e comerciantes de madeira ilegal ao longo dos anos, desde a implantação da Transamazônica, no início da década de 1970. Portanto o desmatamento é reduzido se comparado ao que vamos evitar com o empreendimento, uma vez que após a implantação, todo entorno do lago, chamado de Área de Preservação Permanente, de cerca de 28.000 hectares (280km²) será preservado pelo mesmo.


2. Vai alagar o Parque Nacional do Xingu.


Não, o Parque Nacional do Xingu fica a 1.316 km abaixo da usina, portanto não há como ser afetado.


3. A usina vai gerar 1/3 de sua capacidade.


Isso se ouve reiteradamente e trata-se de uma falácia! É normal em empreendimentos hidrelétricos e de quase todas as fontes de geração de energia, ter uma capacidade de geração e um fator de potência, ou seja o quanto dessa capacidade será possível gerar em média em um ano. No caso de Belo Monte, de uma capacidade instalada de 11.233 MW ela vai gerar 4.571 MW médios, ou seja 41% (e não 33%).

Esse número é o suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o País. Ao longo de sua elaboração, o projeto de aproveitamento hidroelétrico de Belo Monte foi profundamente modificado, com vistas a restringir os impactos que poderia acarretar ao meio ambiente e à população da região. A área de inundação foi reduzida em 60% em comparação com o projeto inicial, isso diminuiu a geração média de energia, mas foi importante para a diminuição do impacto.

A título de comparação, enquanto a média nacional de área alagada é de 0,49 km² por MW instalado, a Usina de Belo Monte deverá contar com uma relação de apenas 0,04 km² por MW instalado. Isso sim pode ser considerado um fator de definição de um bom aproveitamento, o quanto alaga para a quantidade de energia que vai gerar, e no caso de Belo Monte é muito bom.

Trata-se, portanto, de um empreendimento estruturante para a política nacional de expansão da geração de energia, trazendo uma contribuição importante para que a energia elétrica disponível para a sociedade brasileira nos próximos anos satisfaça o imperativo da modicidade tarifária e da segurança energética. . Da energia que será produzida por Belo Monte, 70% destinam-se ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e apresenta o segundo menor valor dentre todos os empreendimentos elétricos dos últimos 10 anos (R$ 78,00/MWh).

Uma das questões paradoxais é o fato da usina receber – do mesmo grupo de atores – dois tipos de críticas distintas e opostas, ou seja, a usina desrespeita totalmente o meio ambiente e os direitos dos índios, e a usina não é eficiente, por só aproveitar parte do potencial do rio. Ora, há duas maneiras de se construir uma usina. Basear-se exclusivamente no critério de eficiência, onde teria que dispor de um lago enorme, como era o projeto original de 1980, alagando regiões amplas. Optou-se por um sistema energeticamente menos eficiente – o de geração de energia em cima da correnteza do rio, denominado a fio d’água – justamente para privilegiar questões ambientais. Ou seja, a usina não é tão eficiente com a média das hidrelétricas do Brasil (na faixa de 50%) justamente em respeito a questões sociais e ambientais.


4.Mas essa energia vai beneficiar apenas as grandes indústrias multinacionais, como mineradoras e fabricas de alumínio.


Também não é verdade, toda a energia gerada por Belo Monte será conectada ao Sistema Interligado Nacional, portanto irá gerar energia para todo o país.


5. Para onde irão os índios e os ribeirinhos?


Essa pergunta não procede! Nenhum índio sairá de suas terras por causa do empreendimento. Os índios na região hoje vivem em situações de extrema vulnerabilidade, ameaçados e às vezes mortos por madeireiros ilegais, com pouca assistência de serviços públicos que eles também necessitam.

Com o empreendimento, serão implantados diversos programas de apoio e proteção às comunidades indígenas em um programa  que está sendo discutido com eles. Querem vender a idéia (inclusive internacionalmente) de que os índios vivem em um paraíso longe da civilização, mas isso não é verdade na região, basta ir lá para constatar.

Na fase de apresentação e debate do projeto foram realizadas 41 reuniões documentadas em áudio e vídeo. Os estudos etno-ecológicos abrangem medidas para mais de 2.000 indígenas distribuídos em 28 áreas.

Como resultado destes encontros, foi implantado um programa emergencial de atendimento às comunidades, além de uma ação de comunicação específica visando melhor integrar as ações com as aldeias da região. Além disso, um programa perene está em curso levando em conta os componentes de Saúde e Segurança, Programa de Livre Acesso, Programa de Monitoramento e Manejo da Flora, Plano de Comunicação e Interação Social, Programa de Educação Patrimonial, Programa de Educação Ambiental, e Plano de Saúde Pública. O total de recursos destinados pela Norte Energia para questões indígenas chega a R$ 17 milhões.

Quanto aos ribeirinhos, os que serão deslocados poderão optar por várias formas de realocação e terão todo apoio técnico, social  e financeiro para continuarem suas vidas e terem condições de desenvolverem-se. Segundo a própria licença ambiental, todos devem aprovar as áreas de realocação, que devem ser próximas de onde viviam e permitir que mantenham sua atividade.

Também é importante saber que quase 7.000 famílias vivem hoje na cidade de Altamira em palafitas nos igarapés em condições sub-humanas. Todas essas famílias serão realocadas para condomínios habitacionais com toda infra-estrutura adequada a não mais de 2 km de onde estão hoje. Aproximadamente, 18.000 pessoas, receberão casas em locais próximos, totalmente urbanizados com saneamento básico, postos de saúde, escolas e locais de lazer. Tudo isto vai ocorrer antes do final de 2014, quando está previsto o enchimento do lago.


6. Não precisamos da energia de Belo Monte? Por que não fazem usinas eólicas ou solares?


Claro que sim, precisamos dessa energia! Hoje você, eu e todos os que estão no vídeo temos a felicidade de termos acesso à energia elétrica e vários equipamentos eletrônicos em casa, mas ainda há brasileiros que não tem acesso à energia e uma classe baixa que está ascendendo e tem o direito de querer conquistar as mesmas coisas. Além disso, já se sabe que sem energia garantida e a custo razoável não há como instalar novas indústrias e serviços para gerar emprego, renda e o país se desenvolver, ou seja, não há saída sem investimento em geração de energia. Por isso, especialistas afirmam que necessitamos de 5.000 MW por ano de energia adicionada ao sistema. Não é possível fazer isso exclusivamente com energia eólica e solar. O Brasil tem investido muito nessa área, a cada ano novos empreendimentos de geração eólica têm sido adicionados ao sistema, o PAC hoje contém 218 empreendimentos que totalizam mais de R$ 22 bilhões de investimentos e mais de 5,6 mil MW de potência instalada. Desse total já foram concluídos esse ano 216 MW e outros 628 já estão em obras. O planejamento do setor é que até 2020 teremos mais de 4% da nossa matriz vinda dessa fonte, em 2010 representava apenas 0,4%. Mas essa fonte tem um limite para ser explorada, apenas alguns estados brasileiros têm regime de vento que permita viabilizar a geração, além do que, não venta todo o ano, portanto ela é complementar. A energia solar ainda tem um custo muito alto, embora novas tecnologias estejam sendo desenvolvidas.

Estamos ainda investindo em térmicas à biomassa, que pode chegar a 10% da matriz em 2020, mas como podemos ver, essas fontes não serão suficientes e precisamos da energia hídrica, que o mundo todo nos inveja por termos um grande potencial a explorar. As demais alternativas são térmicas a óleo e gás, emissoras de gases que afetam a camada de ozônio e nucleares, que como se sabe, vários países estão em processo de desativação.

Qualquer fonte de energia tem seu impacto e sua região de aplicabilidade. No caso da energia eólica para se aproveitar esse potencial de Belo Monte, necessitaríamos instalar cerca de 6.330 aerogeradores, de 3 MW cada, ocupando uma área de 470 km², ou seja pouco menor daquela ocupada por Belo Monte (503 km²).


7. Belo Monte vai inundar o Parque Nacional do Xingu?


Belo Monte não vai inundar qualquer terra indígena e muito menos o Parque Nacional do Xingu, pois este se situa a 1.300 km a montante da barragem, quer dizer rio acima, e não há qualquer possibilidade física desse Parque ser afetado pela Usina e muito menos alagado.


8. Vão gastar 26 bilhões no projeto? Tudo isso? Quem vai pagar?


Os custos de um grande projeto de infra-estrutura são realmente altos, mas os projetos de geração de energia são elaborados com muita responsabilidade e o Brasil tem hoje uma das maiores tecnologias em hidrelétricas do mundo. O “Project Finance” de Belo Monte, ou seja, o projeto que estrutura seu financiamento foi analisado por diversas instituições financeiras sérias, como por exemplo, o BNDES e grandes empresas nacionais do setor de energia. O projeto será financiado em maior parte pelo BNDES e quem será o responsável pelo pagamento desse empréstimo é o empreendedor, a Norte Energia. O consumidor pagará apenas a conta de energia elétrica, ao longo dos 35 anos de concessão, com a certeza de ter um dos mais baixos custos de eletricidade praticados no Brasil. Essa tem sido a melhor forma de viabilizar projetos de infra-estrutura em todo o mundo, um empreendimento que é financiado, mas se paga através do fornecimento dos serviços que gera.Belo Monte é sim, um empreendimento viável também economicamente.


9. Quem foi que disse que hidrelétrica é energia limpa?


Todo mundo! As fontes de energia que não emitem gases na atmosfera são consideradas limpas, portanto energia nuclear, por exemplo, é considerada limpa. Energias renováveis são aquelas que não consomem recursos naturais como petróleo, gás ou urânio (no caso da nuclear). A energia de fonte hídrica é considerada limpa e renovável, pois não emitem poluentes nem consomem recursos, mas precisam ser implantadas com todo o cuidado para fazer com que as regiões onde são construídas fiquem melhores e não pior depois de sua implantação.

O Brasil tem uma das mais rigorosas legislações ambientais do mundo, para se ter uma idéia, no caso de Belo Monte, a licença ambiental determina ao empreendedor um grande número de ações que compõe o Plano Básico Ambiental – PBA, composto por 14 planos, 5 programas e 86 projetos. Além disso, o Governo Federal está realizando algo inédito na região que engloba os 11 municípios da área de influência indireta do empreendimento, o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, que terá R$ 500 milhões investidos pelo empreendedor, além de recursos dos Governos Federal e Estadual avaliados em R$ 2,5 bilhões. Esse plano está sendo discutido com representantes da região como prefeitos, trabalhadores, rurais e urbanos, empresários, pescadores, indígenas e outros.


Por isso é que insistimos que para posicionar-se em relação a esse grande empreendimento é necessário conhecer o projeto, seus números, ouvir especialistas e principalmente os moradores da região que na sua maioria tem se manifestado a favor. O Brasil, o estado do Pará e a região do Xingu não abrirão mão de buscar o seu desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade.

Artigos Relacionados

  • Sales Coimbra disse:

    Falar em energia limpa em relação a Belo Monte é uma piada de mau gosto. Falar em compensações sociais ou desenvolvimento é um soco no estômago de quem conhece a realidade da Amazônia. Como sempre, os índios e os ribeirinhos vão deixar suas casas e serão levados para as periferias da cidade, mantendo o cliclo de reprodução da miséria. Aliás, alguém pode me responder como foi que o grandes projetos estatais na Amazônica, como o ciclo da borracha, a Zona Franca de Manaus, os projetos Tucuruí e Carajás, as mineradoras, a Transamazônica e tantos outros monstrengos,ajudaram a eliminar de vez a situação de miséria à qual a população da região está submetida há décadas? Eu mesmo respondo: não ajudaram em nada. Pelo contrário, apenas aprofundaram a nossa desgraça social.

  • Aurelio disse:

    Integrar para não entregrar!

  • Aurelio disse:

    Belo Monte é uma integração do território Brasileiro.Integrar para não entegrar!

  • Samuel Souza disse:

    PHA morei 2 anos em Roraima e comi o pão que o capeta amassou por conta das constantes quedas e do racionamento de energia já que uma das (2) usinas à diesel estava quebrada havia 6 meses e a energia era desligada as 23:00 e religada as 6:00 e quem não tinha gerador como eu que se lascasse com os mosquitos assasinos e o calor infernal de 40 graus à noite. Não há crescimento que suporte um problemas destes. Então por que a Record ou o próprio governo não mostram as mazelas destas regiões? Porque não mostram a dura realidade destas regiões que precisam de tanto progresso quanto o nosso sul/sudeste maravilha?

  • Maria de Lourdes disse:

    Mas se o Brasil está crescendo, precisamos de mais energia elétrica.

  • Antonio Souto Coutinho disse:

    Desde quando a Globo ou a grande mídia se interessam pelo bem estar do povo? Se dependesse da mídia, não terí-
    ramos as usinas do complexo CHESF, nem a Petrobrás, nem a CSN (privatizada) etc. Quem é capaz de dizer, com a certeza que vídeo apresenta, quando a energia solar e/ou eólica passarão a suprir a demanda de energia? Quantos países, até muito menores do que o Brasil, estão se mantendo apenas com energia solar e/ou eólica?

  • max disse:

    Moro em Rio Grande-RS, cidade litorânea com uma praia com mais de 200 km de extensão e com ventos regulares. Porém, um projeto de instalação de geradores eólicos foi proibido aqui porque causava IMPACTO AMBIENTAL, ameaçando algumas aves migratórias. Ou seja, mesmo as ditas “ENERGIAS ALTERNATIVAS” geram impactos ambientais consideráveis.
    Aí vai um link para assinar uma petição contra o ” Movimento Gota D’Água”:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N16979

  • Livia disse:

    Gente, peloamordedeus eu to tremendo aqui de tanta raiva de ver esse video da globo.

    Quanto será q eles receberam de cachê?

    Um bando de frequentadores da Ilha de Caras hipermaquiados e falando um monte de baboseiras não científicas.

    Como pode????????????

  • joseevando disse:

    Estas pessoas e o PIG , que estão fazendo este terrorismo de informações distorcidas , sobre a UHE de Belo Monte , estão sendo financiadas por quem ? A quem interessa estas informações não verdadeiras ?

  • Petronio disse:

    Estamos contigo Presidenta Dilma nossa vida não é uma novela…é real.”Com todo respeito aos atores que dedicam suas vidas a teledramaturgia a arte do entretenimento”.
    Sabemos da dificuldade que é administrar um país.
    Os ataques,de dentro e de fora,mas aguenta firme,
    toca o barco,toca a carruagem.
    Não somos um país irresponsável…como alguns estão,tentando passar para o mundo.

  • eliopublioadriano disse:

    Assisti o globo repórter ontem e não pude, ou não deram-me a possibilidade de ouvir o outro lado – o do governo, foi uma pena.
    Não houve espaço para o debate ou esclarecimentos.
    Quem é aquele repórter e porque ele não estava “feliz” com a reportagem? Até pareceu que ele estava odiando estar na amazônia, talvez quereria estar em Paris!!
    Por que não colocaram um repórter famoso lá, ou até mesmo os atores que apresentam o globo ciência? Medo de serem cobrados nas redes sociais?
    Falaram que os ribeirinhas moram lá e sempre viveram sem luz elétrica, isso é prazeroso?traz felicidade?será que eles não querem a luz?
    Este instituto Chico Mendes – Chico Mendes inicia com letra maiúscula, instituto não – é o mesmo que ferrou com o projeto do eike em santa catarina, dizendo que a construção de um porto em biguaçu prejudicaria alguns bichinhos, etc…
    e a população caiu igual patinho!
    Talvez devéssemos construir usinas nucleares, como os americanos e japoneses, com ceerteza as manchetes venderiam mais!!

  • Francisco Cioffi disse:

    Quem assistiu o globo reporter de 02/12/2011 e não sabe o que será a construção da Usina vai ficar contra a obra. Imaginem, a ararinha amarela vai ser extinta, lugarejos vão ser submersos, a fauna toda vai ser atingida, somente mostrou floresta virgem acessada por via aérea conquanto sabemos que o lago de inundação da Usina somente vai inundar area já desmatada por antigos fazendeiros. É o crime da desinformação, da distorção dos fatos, da manipulação descarada da opinião pública.

  • Vitor Justo Silva disse:

    Não foi essa atriz (Maitê Proença) que a alguns meses atrás falou que Portugal era um país atrasado, etc, etc, etc… E depois teve se retratar e pedir desculpa, pois foi flagrada nas várias mentiras proferidas. É desagradável ver atores mal informados, quererem ser formadores de opinião. Isso já vem desde a ex-atriz Regina Duarte, quando anunciou na eleição Presidencial, declarou ai país que caso o Lula fosse eleito Presidente do Brasil, ela sairia do País. É simplesmente vergonhoso. Até quando as “viúvas” do FHC vão continuar se manisfestando através da Rede BOBO.

  • Chico Rabello disse:

    Mostrei o vídeo (Belo Monte) com os abestados da “Grobo” para minha mulher e ela me alertou sobre um episódio que circula na internet e que fez parte do programa Saia Justa (GNT), no qual a “repórter” Maitê Proença fizera um vídeo em Lisboa ridicularizando os portugueses. Pior do que o conteúdo do vídeo, foi a gozação das demais componentes do “Saia Justa”. Os portugueses, com certeza, ficaram indignados e revoltados conforme várias manifestações na imprensa e blogs lusitanos. Aviso à “repórter/atriz” Maitê Proença: mantenha lonjura de Portugal.

    http://www.youtube.com/watch?v=CkaEk7knhsQ&feature=related

  • Leo PP disse:

    PHA,

    O “Domingo Espetacular” da Redecord deveria fazer um especial sobre a Usina de Belo Monte…esclarecendo corretamente os pontos distorcidos pelo pataguada dos atores globais…

    Abrações
    LP

  • Lourival Filho disse:

    Só faltou o Sting…

  • Michelle disse:

    O vídeo dos universitários está postado também na Folha, onde é apresentado como sátira, adjetivo usado como forma de desacreditar a produção. Não vi nenhuma menção ao ridículo do vídeo feito pelo outro grupo de “amigos desinteressados” de apelar para uma promessa de nudez, de símbolo sexual nacional “datado”. Que manipulação básica! Temos de produzir mais vídeos, precisamos responder esteticamente ao ataque cotidiano que recebemos do PIG. E com o conteúdo que é impossível ao PIG ter, o que interessa verdadeiramente a maioria, e com a cara do Brasil.

  • Marcone F. L. disse:

    Se a usina de belo monte vai custar aproximadamente 19 bilhões de reais, uma solar custaria em torno de 76 bilhões de reais e ocuparia uma área equivalente ao semi-árido nordestino, ou seja aproximadamente 982.563Km2.

    • fernando disse:

      Por acaso já ouviu falar em usina eolica. Ha estudos tecnicos que provam que o brasil pode gerar o equivalente 11 itaipus só de energia eolica.

  • Maria de Lourdes disse:

    Christopher Rodrigues, você disse tudo.
    Além de ainda utilizarmos energia solar, agora temos as lâmpadas de LED e o BRASIL pode investir em fabricação de eletrodomésticos que consomem pouca energia, deixa este investimento para tornar nossa economia sustentável.
    Como a excelentíssima presidenta DILMA falou “vamos ter que aprender a fabricar tudo”.

  • Christopher Rodrigues disse:

    É simples. É só os brasileiros reduzirem o desperdício de energia parando de assistir a Rede Globo. E aí vão economizar energia e não será preciso construir nenhuma outra hidrelétrica.

  • lopp disse:

    o item 2 e o item 7 que trata do parque nacional do xingu me confundem, pode explicar melhor?

  • Maria disse:

    Também não sou fã da Globo mas não to nem ai se os atores da emissora resolveram participar de um video contra Belo Monte – a causa é justa! Deixemos os videos falaciosos de lado e vamos aos dados confiáveis, como do Ministério Público Federal: http://www.prpa.mpf.gov.br
    Na década de 80 quando os atores da Globo fizeram campanha apioando Lula os lulistas gostaram… agora são apenas atores da Globo. O foco da causa foi distorcido. Continuo defendendo BELO MONTE NÃO!

  • Lu disse:

    Pra quê essa dona arrancou o sutiã? Bem, eu não vi e nem quero ver esse raio de video, só vi uns trechos e acho que foi por pura… digamos, histeria ensaiada? Eu tenho outra teoria sobre a intenção dela em tirar o sutiã, mas acho que o pessoal do Conversa afiada iria bloquear o meu comentário, hahahaha.

  • MARCOS disse:

    Existe uma usina hidréletrica construída no governo do PSDB que entre as cidades de Lajeado e Miracema, no Tocantins, UHE -Luís Eduardo Magalhãs, que tem uma área alagada de 630Km2 e gera 902 Mw.

    Na época da construção da usina toda a turma(ONG´s internacionais, dona Globo e Marina Silva) que hoje protesta simplesmente ficaram em silêncio.

  • ANDRE disse:

    Este vídeo é um plágio do vídeo feito para a campanha do Obama em 2008, até a cena do sutiã é igual.

  • Urubolino Pigão disse:

    Primeiro foi o Pica-Pau,
    Agora o Ben 10.
    Para fazer a Ley de Medios da Globo
    Não é preciso escrever…
    Basta um DESENHO.
    http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1014612-ben-10-deixa-sbt-a-frente-da-globo-e-da-record.shtml

  • RicardoJ. disse:

    Enviei para meus contatos esta matéria. Parabéns pela publicação! =^)

  • Dinha disse:

    Esperava mais da Sabatela.

  • Wilhelm disse:

    Olhem o carro “ecológico” do Marcos Palmeira:

    http://gente.ig.com.br/materias/2010/09/13/conheca+++e+saiba+quanto+custam+++os+carros+que+os+famosos+dirigem+9586358.html

    Aquele que, quando sobe a rampa da garagem, já gasta 1 litro.

  • italo disse:

    A mãe do PIG, a globo, fica verde e deixa de ficar verde com a mesma facilidade, não se entusiasme. A última vez que ficaram verde assim, tentaram convencer eleitores, durante as 48hs em que a legislação não permite manifestação partidária, que uma bolinha de papel, atestada por perito, causaria traumatismo craneano e mandato de 4 anos no candidato amigo que precisava da virada. Brasil, il, il..

  • vania maria disse:

    http://www.youtube.com/user/tempestadecopodagua

    Viva o Brasil!!!
    Viva o Lula!!!
    Viva a Dilma!!!

  • A burrice não é previlégio dos atores globais, quem respondeu a pergunta 2. Vai alagar o Parque Nacional do Xingu? Respondeu da seguinte forma

    Não, o Parque Nacional do Xingu fica a 1.316 km abaixo da usina, portanto não há como ser afetado.

    ERRADO, o Parque Nacional do Xingu (criado em 1961 por decreto n°50.455 de 14/04/1961), atualmente denominado Parque Indígena do Xingu, fica no MATO GROSSO, ou seja ACIMA DE BELO MONTE (aproximadamente 1000km). A cota máxima de alagamento de Belo Monte será 97m e na parte mais baixa do Xingu quando ele corta o Parque Indígena do Xingu é 260m, ou seja, 163m acima do barramento.

    Como diria o Chaves: Que burrinho, dá zero prá eles.

    • Alex Rosario disse:

      Dependendo do referencial, os dois podem estar certo. Mas de acordo com as direções fundamentais, dadas pelos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), Belo Monte esta situada ao norte do Parque Indígena do Xingú, já que Belo Monte será construída no estado do Pará e a reserva indígena está no estado do Mato Grosso.

  • O texto me parece bastante razoável, mas como mencionado acima, há a incoerência na posição do parque:
    “o Parque Nacional do Xingu fica a 1.316 km abaixo da usina, portanto não há como ser afetado.”
    “o Parque Nacional do Xingu, pois este se situa a 1.300 km a montante da barragem, quer dizer rio acima”
    E outra, na fração que vai para o SIN:
    “Da energia que será produzida por Belo Monte, 70% destinam-se ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”
    “toda a energia gerada por Belo Monte será conectada ao Sistema Interligado Nacional”
    Eu escrevi mais sobre o assunto em
    http://pppenteado.wordpress.com/2011/02/14/ha-alternativas-para-belo-monte/

  • Fábio disse:

    Dúvida de quem é favorável à construção da usina:
    Afinal, o Parque Nacional do Xingu fica a 1316 Km rio abaixo (resposta da questão 2) ou 1300 Km rio acima (resposta da questão 7)?

  • Cida disse:

    o vídeo foi só um ato de rebeldia, de todos os que, c/ exceção de Xuxa, Maria Braga e Roberto Carlos, não se destacaram na vinheta de final de ano da globo. foi auto-publicitário…

  • Aquino disse:

    Pela avidez mercenária e subserviência ao patronato midiático, evidenciam incrível desconhecimento, tanto das necessidades dos outros Brasis remotos como dos conteúdos das peças técnicas que embasam a obra. Assim, para quem entende, o vídeo transformou-se em ficção barata.

  • rafael disse:

    A usina é concerteza a melhor opção pra suprir o consumo crescente de energia elétrica…
    Se naõ tiver luz quem é q vai assistir TV… eu não entendo pq a Globo tá fazendo toda essa algazarra, o que eles estão ganhando será? Fico indignado em como muitas pessoas não sabem de nada e só por causa daqueles atores bla bla blá querem estragar um projeto q só tem a fazer o Brasil crescer..
    Lamentável

  • cristiane disse:

    O video dos estudantes me lavou a alma sou a favor de Belo- Monte e não aguentava tanta hipocrisia e desinformação de quem se opõe apenas para ser “COOL” Muitas Ongs internacionais se opoem a usina por que sabem que se o Brasil tiver energia se tornará um Pais ainda mais competitivo economicamente A energia hidreelétrica é limpa e o Brasil tem que aproveitar seus recursos hídricos

  • maria edith disse:

    Os artistas globais não entendem nem o texto que decoram para suas novelas.Como vão ter conhecimento de história,geografia ,meio ambiente e vida indigena? Coitados são pau mandados que para não perder o emprego decoram tudo sem conhecimento,talvez nem daibam onde fica Belo Vale.

    • Laercio disse:

      Concordo plenamente, mas, infelizmente, eles formam opinião! por isso tem que ter a competência de mostrar a opinião pública que eles são mesmo paus mandados e essa “Resposta ao vídeo da Globo contra Belo Monte” é realmente uma resposta consciente.

  • Urbano disse:

    E aí? Se não fossem as luzes da ribalta, seria treva total.

  • Jô Freitas disse:

    Gente, voces precisam ler Máfia Verde para poder entender a razão do impedimento do desenvolvimento da Amazônia.

  • Carlos Alberto disse:

    Eu só quero saber se o preço do kWh continuará sendo um dos mais altos do mundo apesar de usarmos a fonte de energia mais barata, que é a hidrica. O resto é tro-lo-ló de artistas do PIG.

  • Cesar Ferreira disse:

    PHA, concordamos que BM em si não representa devastação para a Amazônia, mas pode entender que o modelo de desenvolvimento que ela alavanca é sim um perigo concreto para toda a Amazônia. E nossos técnicos não são, necessariamente, gênios com visão de longo prazo… Ficar argumentando com números “científicos” da realidade restrita que eles entendem não é demonstração de sabedoria. Note: capacidade de BM = 4,5GW, demanda do Brasil = 5GW/ano; e também sabemos que BM é o fim da linha em termos de aproveitamento hidrológico. Logo BM só resolve nossa vida por 1 ano e não evita a necessidade de construirmos usinas termelétricas (convencionais e nucleares). Assim fica a pergunta que interessa… Se BM é solução a curtíssimo prazo e representa um risco a longo prazo para a desertificação da Amazônia, vale a pena?

  • Laudelino disse:

    Senti falta da Regina Duarte… “Eu tenho medo!!!” Será que ela não é da turma dos verdes ou já cansou de tentar parecer engajada?
    Em tempo: isso o Orlando Villas Boas já previa há uns 30 anos, nada de novo.

  • Wilhelm disse:

    Maitê Berlusconi realmente fica sexy com sutiã lilás.

    Hã!?? É contra Belo Monte? Maitê, Maitê…

  • Cida disse:

    consegui ler todo não, me desculpe. mas tb não vi o vídeo global inteiro. de agora em diante só sigo o Xingu Vivo no tuieter. e espero c grande expectativa a estréia do filme do Cao Hamburguer (já estreiou ou não) – sim, foi uma super produção. aliás ele é um dos maiores defensores do Xingu, hj e contra a usina…

  • Pedro Sena disse:

    “Tempestade em copod’água”, resposta ao projeto “copo d’água” do pig.

    http://youtu.be/gVC_Y9drhGo

    Vídeo feito pelos alunos de Engenharia Civil da Unicamp.

  • pap disse:

    Para a globo, como diria rick teixeira, c.(do tamanho do de
    dinossauro e que fede que nem o tiete e pinheiros e a
    baia de guanabara juntos) e ando(por cima das m. que os
    venais globais, a começar pela insossa e sem graça jequia
    na domingues diz e pro que o figurante-galã de roliude,
    tontrigo surtoro.

  • Vitor disse:

    Um bom vídeos em resposta ao péssimo vídeo. Vídeo com argumentos e não com carinhas famosas.

    http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo&feature=youtu.be

  • Ana Cláudia disse:

    Esses “VERDES”….

  • Sr.Indignado disse:

    Não gostaria de ver de novo, então vou pedir: Alguém viu algum negro nesta propaganda?
    No original “don’t vote” há um equilíbrio racial e de gênero.

  • Paulo Acajo disse:

    Isso é que é explicação!!! Argumentos concretos, fatos, correlação entre os vários elementos que compõem a situação. É por isso que adoro esse blogue imundo!

  • Fabiano disse:

    É normal que aquele que defendiam o “presidente do apagão”, agora ataquem Belo Monte. Estão com saudades da falta de energia…

  • Marta disse:

    Esses atores e atrizes são bons atores e atrizes, nada mais.

    • Humberto disse:

      Os argumentos desta senhora é igual aos tempos obscuros da ditadura: estudante é para estadar, professor é para ensianr, atores são para falzr bem do governo!

  • Carlos Veloso Leitão de Figueiredo disse:

    Sabe, sinceramente, eu acredito que no momento, algumas poucas celebridades que participaram do vídeo, que tenham um pouco de discernimento, se é que deva ter algum que o tenha,devem está pensando: “Que mico que paguei… PQP me colocaram (falando de seus patrões) numa situação ridícula….”

  • norberto fonseca disse:

    PHA,
    Os alunos da Unicamp fizeram uma paródia em resposta aos vídeos da globo. Que tal divulgá-lo ?
    Abcs

  • Mateus disse:

    Muito bem feito o vídeo.
    Nota 10!
    Toda desinformação tem reação.
    Tem que ser assim mesmo.

  • Calij disse:

    retificando, desculpa, lógico que não é PIB e PIG, é que a magreza da Maitê me desconcentrou.

  • Calij disse:

    Porque o governo não faz um vídeo com essas respostas para esclarecer a nação e manda transmitir oficialmente em cadeia nacional. É de interesse da nação! Assim põe fim nessa conversa fiada e manda por guela abaixo do PIB.

  • Marcelo disse:

    A Globo sempre foi a serviço dos americanos (Time-Life) e sempre será contra a emancipação e crescimento brasileiros, e sim, a favor da subserviência brasileira.

  • Luiz Rogerio disse:

    A Belo Monte vai é matar um monte de “Tucanos”…

  • Jota Ricardo disse:

    A área que sofrerá algum impacto ambiental com Belo Monte é menor que a do Projac. Só que a energia gerada em Belo Monte será produtiva…

  • Francy Granjeiro disse:

    E pena voando pra tudo quanto é lado.. a Juliana Paes para viver a protagonista de Gabriela da Grobo já enfrenta críticas e a ordem é para que a atriz permaneça calada, não dê entrevistas nem retruque nada…pode?? tem mais…o Galvão prefere amigos famosos à final do brasileirão..melhor ficar no “calaboca”..o caldeirão do Huck e tv Xuxa perderam de audiencia em sumpaulo..
    o pig até agora não noticiou o barraco que o galvão envolveu com sua digníssima esposa…ciúme de véio é dose.BARRACO:que coisa feiaaa seu Galvão jogar bebida[champanhe] no rosto da mulher e a empurra? durante no show Luan Santana varias pessoas presenciaram
    ah, alguem sabe se os pombinhos estao unidos??? Lei Maria da Penha nele Desirée .

  • Francy Granjeiro disse:

    TV Belo Monte está no ar (www.tvbelomonte.com.br)
    Por: Usina Belo Monte já está na internet, um canal criado pela Norte Energia S.A. para informar a sociedade.

  • hirlan disse:

    PH, então quer dizer que chegou um anúncio de um novo programa da google, e junto veio o video desses artistas da globo, nitidamente contra o governo. o PIG tem muitos tentáculos. Absurdo. Valeu PH, só vc mesmo pra nôs livrar dessa escória. E a demissão de mais 300 da editora BOBO.Hahahahaha.

  • JaimeNemo disse:

    isto não é inerente a “Artista”, isso é coisa de peão da globo.

  • Ufa, que prazer!!! A paródia com base na campanha da Globo, contra Belo Monte, feita por estudantes da Unicamp, está fazendo muito mais sucesso, do que o besteirol global. Té que enfim, uma notícia gostosa.

  • hirlan disse:

    Tudo bem explicado!

  • Por q Globo Partido imprensa golpista é contra a Belo Monte?
    Por q é bom pro BRASIL. Né ñ?

  • Sr.Indingnado disse:

    Dizem que todos tem seu preço. Duvido.
    Mas por falar nisso, qual foi o preço do Marcos Palmeiras?
    E do Ari Fontoura?
    O da Maitê a gente já sabe, é aquela pensão de 14.000,00 que ela recebe do gov de São Paulo por ser “solteira”.

  • LIRA disse:

    Eles só possuem dois neurônios: PLIM PLIM.

  • Sr.Indingnado disse:

    Eis o original. Da campanha Don’t vote de 2008.

    http://www.youtube.com/watch?v=KWpyKMJ1Xm0&NR=1

  • Arnaldo Costa disse:

    Se fosse nos tempos de FHC o discurso do PIG seria diferente. Não querem ver o sucesso de seus adversários.

  • luiz balbino disse:

    Não dêem tanta importância aos lacaios globais…

  • Leônidas Costa Andrade disse:

    É claro que um empreendimento que tem como finalidade fomentar o desenvolvimento do país com energia elétrica a baixo custo preocupa e muito os concorrentes internacionais, países que estão em crise e não têm como resolver suas demandas internas porque não têm fontes naturais de recursos disponíveis, é compreensível que eles tentem de toda forma impedirem o nosso avanço e, também é compreensível que artistas ou celebridades brasileiras vendam seus serviços a esses concorrentes afinal, mulheres que vendem seus corpos em revistas masculinas não são exatamente exemplos de caráter e de ética, mas o que não é compreensível é que o façam nos fazendo de burros com argumentos tão primários.

  • Valcir Barsanulfo disse:

    Os filhos do Roberto Marinho não teem nome e nem sobrenome, os atores, atrizes e demais reporteres e jornalistas da globobo não tem idéias próprias, falam o que o kpatrão manda. Todos fantoches.

  • Arnaldo Costa disse:

    Esse vídeo já ganhou antecipadamente o trofeu abacaxi do ano. Um grande mico. Sem argumento, sem conteúdo, sem noção. Lamentável…

  • Santos disse:

    Os gringos sonham em ter os entreguistas de volta ao poder, pois numa situação dessas já teriam cancelado a obra há muito tempo.
    Os atores estão fazendo o papel deles: interpretar uma fábula, ou seja, uma grande mentira.

  • Edvard disse:

    Com a palavra Maitê “homens selvagens” e a mineirinha “não estou entendendo”.
    Meninas, antes de aceitar o cachê, é bom saber sobre o que é a propaganda.

  • Víctor Palheta disse:

    Pelo amor de Deus, negrito e sublinhado num mesmo texto não, né? Ninguém consegue ler aquilo direito. Sugestão pro “webdesigner” do blog, quer destacar um texto pela sua origem, muda de cor, mas não me faz isso, que fica mais difícil ainda de ler.

  • Vera Billie Jean disse:

    é o ultimo requiem da globo.
    prefiro a Dona Beija!!!! Maite não aprendeu nada.

  • silver disse:

    O que é bom para o Brasil, a Globo é contra.
    Isso já estamos calejados de saber.
    Os globais do Gota D’Água estão desinformados a respeito do assunto.

  • Dora Galesso disse:

    Aquela mulher tirar a blusa sem mais nem menos… sei lá – que coisa mais apelativa. E a fisionomia cadavérica de cada um deles, aquela coisa estressada de tanto ralar naquela emissora para se manter ao sol… Porque essa gente fora daquele círculo dos mesmos, o que é? Nada..! É uma mensagem “facilitada”, né? Que é prá moçada ter a impressão de que está por dentro do que está acontecendo. Quem destrói os índios e outras culturas são esses caras aí – máquinas de pasteurização!Ditadores do “não ser para ser dos outros e existir a qualquer custo”..!

  • Danielle disse:

    Deviam responder em vídeo também. Quem vê vídeos do tipo desse que foi feito pelos “artistas” não tem paciência de ler isso tudo.

  • Rodrigo Araujo disse:

    Olha, até hj nem vi esse video. Não conheço alguem que tenha visto esse video.
    A Globo e sua trupe já não é mais a mesma.

    Essa resposta é solene e indiscutivel.

    O projeto é bom, sendo que tb é impossivel fazer uma obra por menor que seja sem impaco ambiental.

    Porem acredito que como em Itaipu a preservação do parque do Iguaçu é um primor graças a binacional e assim será no Xingu.

    Da-lhe Dilma mata no peito essa e bota o belo monte na guela dessa cambada de desinformado.

  • Mauro Silva disse:

    Caro PHA
    Interessante é que enquanto o seu blog e os outros igualmente “sujos” informam corretamente este tema Belo Monte e tantos outros mais, a grande mídia “limpinha” não informa nada corretamente, mas fica com 90% das verbas publicitárias de governo, alegando índices fajutos de audiência ou tiragem.
    até quando?

  • ULISSES BARBOSA disse:

    Vamos divulgar esse vídeo.

    http://www.tempestadeemcopodagua.com/

  • sergio disse:

    Basta trabalhar na Globo para ter uma visão estereotipada do Brasil, como diria Mário Quintana, eles passarão, eu passarinho.

  • Cicero disse:

    Que horror gente!!!! Isso significa que não teremos um apagão igual aquele do governo FHC? O Cerra vai cortar pela milésima vez os pulsos. Essa Dilma…

  • Rosiane Cunha disse:

    É incrível como a globo tenta de tudo para ferrar com o país, com o pobre…

  • alexandre farid disse:

    por que sempre temos que analisar as polemicas sob uma otica maniqueista? Cada decisao tem seus pros e contras. Nao eh luta do bem contra o mau. Cada um – globo, governo, empresas, ambientalistas, indios, atores – tem seus proprios interesses por tras das posicoes que defendem. E podem ter certeza de que a protecao do meio ambiente e o desenvolvimento economico e social do brasil nao estao entre os principais, como tentam fazer parecer.

  • Marcos disse:

    Este é o único país do mundo onde atores medianos viram engenheiros da noite para o dia.

  • Igão disse:

    Só achei forçado chamar o BNDES de instituição financeira séria depois de todo esse mal explicado rolo da copa do mundo.

  • RicardãoCarioca disse:

    Não seria o caso do governo fazer um vídeo sobre Belo Monte e veicular no PiG? Em resposta a este vídeo ridículo? Ou vão continuar levando na cara sem esboçar reação?

  • Jarbas Lima Lemes disse:

    Dá nojo esta cena… por saber que contém uma tentativa de golpe.

    Golpe contra a opinião pública que desconhece o Projeto Belo Monte, a realidade da Região da bacia do Xingu, da matriz energética brasileira e de um processo de licenciamento ambiental.

    Contribuir para um debate é uma coisa, induzir a população a acreditar na inviabilidade de um projeto somente com clichês e atores famosos é no mínimo temeroso.

    Se lembram do “EU TENHO MEDO” de Regina Duarte?

    Vejam como a lista de globais com o mesmo caráter da anterior aumentou.

    Eh PiG!!!

    Eh imprensa golpista!!!

  • Claudia Martins disse:

    Existem 2 perguntas iguais com respostas diferentes. São as questões 2 e 7. Fiquei na dúvida, o Parque Nacional do Xingu se encontra 1.300 km rio acima ou rio abaixo ?

  • Ligia Malta disse:

    Excelente! Li tudo, e vê-se que o projeto é bastante estruturado. Mesmo sabendo-se que algumas dessas 500 mil ações socio-ambientais e afins não serão 100% realizadas … E a realidade de todos os grandes projetos, o que fazer? Mas acho que o projeto deve estar bem calçado nesse sentido. Possivelmente a Globo vai ficar la no pé de cada uma dessas possiveis falhas, gritando para o Mundo, que cada uma delas desacredita o projeto como um todo.
    O melhor de tudo é a resposta à pergunta idiota: quem disse que hidroelétrica é energia limpa? TODO O MUNDO, Pedro Bo!!! quaquaqua

  • Pardalzinho disse:

    Acho que a resposta está dada na própria explicação… Para continuar crescendo 5% ao ano, o Brasil precisa de Belo Monte. A Globo sabe que se continuar crescendo 5% ao ano será muito dificil tirar os Trabalhadores do poder. Ou seja, sem Belo Monte será mais fácil colocar de volta os tucanos em Brasília…

  • kmarx disse:

    Vamos repassar este artigo!

  • Helder disse:

    Vergonha alheia total, e o PIG pensa que ainda engana alguém, talvez a massa cheirosa alienada que acha que tudo está ruim…

    Ah! E alguns verdinhos também, aquele que se omitiram sobre vazamento da CHEVRON do Cerra. IBAMA cadê? Cabraaalll?!

  • Jota Maués disse:

    É por isso que a Maitê é do Cansei, contra Belo Monte e pela Globbels. Não sabe o quanto é duro trabalhar. Ela é beneficiária de uma Constituição paulista cheia de emendas demotucanas demagógicas, mas tem outras companhias ilustres que, como ela, exibem preconceito e inveja dos governos petistas, como os de Lula principalmente, apenas porque eles deram certo.

  • Gilberto disse:

    Acho que estamos dando muita importância a esses artistas que fugiram da escola.
    É por isso que no último, “sábado à tarde – 26/11/11, foi decepcionante para a Globo em audiência. Primeiro, o desenho Pica-Pau, da Record, derrotou os treinos para o GP Brasil de F-1 por uma hora consecutiva. Em seguida, foi a vez de Xuxa perder para a ave biruta.Durante o tempo em que se confrontaram, o Pica-Pau marcou 10 pontos de média contra 8 de Xuxa. (Folha.com)

  • José de Almeida Bispo disse:

    Quer dizer que o Google está até o pescoço na patranha?
    Desde que tive conhecimento de um escritório do Google no Brasil comecei a ver, como o Chico Buarque, “que o correio ficou arisco”.
    Quem é ou são os verdadeiros dono do Google hoje em dia? (não vale nome de empresa; isso é mais uma camuflagem).

  • Francisco disse:

    Se a demanda deles fosse coerente eles deveriam exigir do governo federal que ele desligasse agora (hoje!) o fornecimento das hidrelétricas existentes.

    À medida que as usinas eólicas fossem sendo implantadas, voltaríamos a ter TV, internet, hospital, etc., funcionando…

  • Paulo César GF disse:

    O Brasil é um País grande e precisa construir usinas grandes! É tudo uma questão de proporção. Mas tem que resolver os problemas de natureza indígena e de impacto ambiental de modo seguro, sem danos e destruição de partes da natureza que são indispensáveis para manter o ecossistema vivo.

    • divaldo disse:

      Caro colega Paulo, o post contém as respostas às dúvidas quevoce tem. Nao projeto da Hidrelétrica Belo Monte, já foi pensado em tudo que pode ocorrer, seja lá contra o que. Um fato importante é que vai poder beneficiar boa parte do Norte e Nordeste com fornecimento de energia elétrica, o que propiciará a implantação de novas empresas no lugar aumentando a oferta de postos de trabalho, tanto para elea, a usina é claro, tanto também para a implantação de industrias por lá. fator este que terminará por acabar com a emigração dos nordestinos para o sul e sudeste promovendo o aumento da taxa habitacional da região que ocupará os vazios. Tem tudo para dar certo e só não dará se os trasvestidos de protetores do meio ambiente ainda teimarem e obstar o início da construção.

  • sergio disse:

    A Globo está sempre se lixando para o interesses do Brasil e para o futuro das próximas gerações.

  • Dilma a melhor disse:

    Onde foi dito que o vídeo era da globo?

  • Rita disse:

    O “belo monte” de atores globais vão todos rescindir seus contratos e se estabelecer junto às comunidades indígenas. Não haverá maquiagem, xampu, condicionador, personal trainer, internet, cinema, tapete vermelho, “shopping centers”, celulares, atendimento médico, escolas. Viverão da pesca e raízes. Não terão luz elétrica e talvez peçam empréstimo ao BNDS para a construção de uma fábrica de velas.

  • Rosangela disse:

    Para se posicionar contra ou a favor de algo, as pessoas devem ter um mínimo de informações a respeito do assunto. Então, eu pergunto: os atores da Globo leram o EIA RIMA do projeto da hidrelétrica, ou tudo foi só de orelha?

  • Antonio Carlos disse:

    PHA, que estória é essa de o “poste do Lula” ser a “ungida” agora???

    Me explica isso, por favor!!!

    http://noticias.uol.com.br/politica/2011/11/28/em-14-paginas-new-yorker-chama-dilma-de-a-ungida-elogia-o-brasil-e-tenta-explicar-o-crescimento-economico.jhtm

  • Junior disse:

    E com essa nova usina não vamos ter mais racionamento e apagões. Um horror!!

  • Jota Ricardo disse:

    A área que será alagada pela nova usina é mais ou menos do tamanho do Projac. Só que em Belo Monte a energia gerada será produtiva…

  • ninguém merece disse:

    Que belo monte de asneiras é o vídeo das globais. Não é preciso tanta explicação – qualquer Q.I. acima de 40 é capaz de perceber a necessidade de energia limpa, além de tudo o que a usina fará pela – e não contra – comunidade, seja indígena ou não. O rio Iguaçu, no Paraná, tem usinas hidrelétricas, uma atrás da outra, quase que da nascente à sua foz. Não é melhor do que uma usina nuclear?

  • Sr.Indingnado disse:

    Esta rapariga está a nos fazer passar vergonha de novo.
    De tantas asneiras que falou num programa de fofoqueiras de plantão, sobrou para Portugal, onde não fica a vontade para voltar, agora fala de Belo Monte.
    A Globo usou a musa da falta de creidibilidade e falta de decência para uma campanha contra o Brasil. E eles ainda tem dúvida do porquê estão perdendo audiência?

  • Felipe disse:

    Uma correção:

    “8. Como o governo responde às críticas de que usinas menores seriam mais eficazes?
    No Brasil, é considerada uma usina pequena aquela que gera efetivamente 30 MW. Sendo assim, seriam necessárias mais de 30 usinas menores para fornecer o mesmo volume de energia de Belo Monte, fato que provocaria um impacto ambiental bem maior do que apenas uma usina de grande porte.”

    Não seriam mais de 150 para gerar energia na capacidade média e mais de 300 para gerar a capacidade máxima de 11k MW?

  • Rose disse:

    A globo preocupada com os peixinhos, com os índios? não acredito não, a preocupação dela é com os tucanos.

  • Raimundo Alcides disse:

    PIG é PIG e vai morrer Pig e quando acontecer estarei a apagar a última vela.

  • Paulo Cesar disse:

    Recomendo o vídeo que o navegante
    Marcelo Teixeira postou
    http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo&feature=share
    Maravilha dos corajosos, atuantes e bem informados
    Estudantes de Engenharia Civil da Unicamp
    Parabéns

  • Dulcirom G. disse:

    Sejamos realistas, essas atrizes apenas representam um papel em mais uma novela da globomente, elas nao tem nem ideia do que o brasil precisara de energia daqui a pouco tempo,se nao quiser ter mais apagões. Chora pig, esperneia, heheheheheh!!!!!!.

    • divaldo disse:

      Estas atrizes são umas incossequentes, será que não percebem que se ouver falta de energia as suas novelas não serão assistidas no Brasil inteiro e perderão o emprego? Quando a cabeça é dura o corpo padece.

  • O JUIZ disse:

    Já que o Yacov não se manifestou até agora, vou aproveitar a deixa.
    “O Brasil para todos não passa na Globo,
    O que passa na globo é um Brasil para tolos”
    Daí, os tolos atores da Globo, mostram mais uma vez que não possuem opinião própria, só a do patrão Kamel, aquele que deve torcer muito por apagões.
    Viva os tolos globais.

  • Gersier disse:

    Compartilhem o video.Vamos mostrar como muitos estão contra o desenvolvimento do Brasil,principalmente o câncer do Brasil(globo)que deveria ir pro quinto dos infernos.
    Um dia os brasileiros descobrirão que a emissora dos marinho não faz falta nenhuma a quem tem um minimo de inteligência.

  • Murilo Costa disse:

    Caro PHA,

    No vídeo do Movimento Gota d’Água, Ingrid Guimarães afirma (1min30seg) que a barragem de Belo Monte afetará o Parque Nacional do Xingu, que fica cerca de 1.300 km rio acima.

    Que tal uma trepidante enquete:
    a) será que ela estudou com os livros de Geografia do Governo de São Paulo (aquele que tem dois Paraguais)?
    b) será que ela leu em matéria publicada pela revista Veja, do mesmo nível da que trata do milagroso remédio para emagrecer?
    c) será que ela olhou o mapa e associou “estar ao Sul” era o mesmo que “estar rio abaixo”?

  • helio jorge disse:

    Tudo que for para o bem do Brasil , a grobo vai ser cronta , já que não é brasileira , logo , corroborando com os seus adeptos seguidores: Quem é cronta é cronta.

  • Julio Lopes disse:

    Para mim esse grupo é laranja dos americanos, desde o inicio.

  • LUIZ ANTONIO BARBOSA MUTUM/MG disse:

    Olha a dondoca nesse endereço http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=4737853
    Nem tudo que é legal é moral, mas acho que as pessoas para emitirem opinião devem ser éticos.

  • Marcelo Teixeira disse:

    PHA
    Olha que resposta sensacional que estudantes e Professor da Unicamp produziram para fazer o desmascaramento dos Ambientalóides Globais!
    http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo&feature=share

    • divaldo disse:

      Viram só, moçada culta é outra coisa, desmistificaram a utópica oposição tucana com breves comentários construtivos e cheios de verdades. Mataram a cobra e mostraram o pau. RRRRSSSS….

  • NER disse:

    PHA.
    Corrigir a questão “Vai alagar o Parque Nacional do Xingu”..
    Não, o Parque Nacional do Xingu fica a 1.316 km A MONTANTE (fica no MT) da usina, portanto não há como ser afetado.

  • Marcos Antônio disse:

    O que acontece no mundo e NÃO tem um dedo da CIA?

    • ismario m alves disse:

      ner, concordo com voce. em tudo em nosso0 pais tem um dedo indicador da cia. excluindo alguns procedimentos empresariais, politicos e militares. o resto ta tudo enfiado com a mão na cia. será que falei tudo ou falei demais.

    • Yacov disse:

      Tem a mão inteira da CIA…

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBO – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”

  • Regina Braga disse:

    Faltou falar das ONGs que apoiam o Movimento-:Commonwealth(Reino Unido),OEA,Clinton Global Iniciative,The Nature Conservancy,Amazon Watch,Internacional Rivers,Avaaz,Green Peace,World Wide Found(WWF),Interamerican Association Environmental Defense(AIDA)…uma turminha boa que, querem a Amazônia só pra eles.Vamos logo ocupar o que é nosso.Precisamos de energia e vamos ter,fim.

    • Francisco Cioffi disse:

      Diga-se de passagem, uma turminha que se instalou aqui dentro durante e com o aval do governo FHC, o nefasto !

    • Leonardo de Mello disse:

      PHA.fico muito feliz que entre nossos internaltas tenham
      pessoas sabias como a REGINA BRAGA,ela sabe das coisas como nosso, meu o seu, o dela, o Dr. nunca dantes.
      Ele ja sabe quais são os objetiovos nefastos dos alienados comparças da outra Regininha…
      Ei REGINA BRAGA o LULA não so quer energia ele quer BEL MONTE como sentinela avançada na Amazonia…
      As ONG e o PIG se alto destruiram como esta acontesendo com seus paizes de origem.
      Amor ao nosso povo e ao BRASIL…

  • Juntando os atores e atrizes da Globo sobre a usina hidroelétrica daria um belo monte…

  • Amaro Doce disse:

    É longo, mas eu li tudo para saber o que estou defendendo.

    E pergunto: que ator ou atriz da Globo vai ter coragem de ler essa matéria?

    Esse pessoal não é chegado à leitura, porque senão teria se negado a fazer um vídeo tão ridículo.

    Quando muito eles lêem e decoram as falas das novelas. Uma lástima!

  • Zé das Couves disse:

    Nada a ver com o assunto mas não posso deixar de perguntar:

    CADÊ O LIVRO DO AMAURY?????

  • É impressionante que quando o governo dos militares tomaram o país em 1964 com apoio dos americanos e com apoio total da Rede Globo de televisão, eles apoiaram um modelo econômico em que provocuou o maior desmatamento do país sem o mínimo de cuidado com o meio ambiente, foram contra a reforma agrária defendida por João Goulart que certamente evitaria o grande êxodo rural e muitos problemas sociais que o país vive hoje. O replantio exigidos por lei dos 20% das florestas destruidas foi protelado para 2018, sem que nenhum canal de tv levantasse a voz. A pressão dos fazendeiros no congresso foi mais forte e vejam que todo esse dano ocasionado foi por particulares, não é resultante de nenhuma grande obra de interesse de milhões de brasileiros como é a usina de Bel Monte. Por que será que replantio de vinte por cento de das florestas desvatadas não é defendida por eles, certamente seria bem mais do que a área que vai ser usada para a construção da usina.

  • alex disse:

    O ideal seria construir uma usina atomica ao lado do projac.

  • Paulo Cesar disse:

    Isso sim é informação
    Para que preciso da grobo, falha e estadinho
    Se tenho o Caf
    .
    Para ser disseminado
    Entre os amigos e inimigos
    Entre os nacionalistas e os filhotes dos imperialistas

  • dinarte bonetti disse:

    Se os “ecologistas” globais afirmam que o correto seria usar energias alternativas, ao inves das hidroeletricas, gostariamos imensamente de saber quais são.
    Pois poderiamos ensinar a França, com seus mais de 90 reatores atomicos, o Japao, com seus mais de 70, os USA com mais de 120, e a Alemanha, que acaba de assinar um contrato biliardario com a Russia de compra de gaz, para poder desativar suas usinas atomicas.
    Pois somente o Brasil tem o potencial energetico de hidroeletricas, para suprir suas necessidades. Energia limpa e renovável. Ao inves das surpresas de Fukushima.

  • Alcides Santos disse:

    Obrigado PHA por estas verdadeiras informações.

  • jcm disse:

    Eu sempre achei ridículo o governo depender de blogs, sites, e inciativas de militantes pra defender-se da Globo e da mídia. É vergonhoso ver o governo tratar com seriedade, dando explicações fundamentadas, pra simples ataques políticos na midia, que ele deveria regular , em nome do povo. De coitado esse governo não tem nada. Tem é que governar, em nome do povo e para o povo, não ficar se fazendo de vítima. Vítima é o povo que não tem defesa, nao tem voz, nao tem direito a informação.

  • francisco martins dos anjos filho disse:

    Globo e Brasil, nada a ver. E essa não é maitezinha, aquela que cuspiu na fonte em Portugal? essa não é a globo da suzana “canastrã” vieira, que desrespeitou o nordeste e Nova Jerusalem? Não é a globo Do Ali Kamel que diz que nao somos racistas? Não é a globo do Boninho que jogava ovos podres nas pessoas que passavam nas ruas?

    • ismario m alves disse:

      e não e a globo da regina duarte, qual diz que o brasil nunca tiraria o chapéu e os sapatos para os americanos em plena sala vip dos embaixadores exteiores nos aeroportos americanos.

  • Fabio Mello disse:

    PHA, aqui tb Rafinha Bastos ironiza Movimento Gota D’Água http://wibi.us/ruVB2M

    • ismario m alves disse:

      eles deveriam chamar os indios que de fato moram no xingu, para fazerem essa educação ambiental da rede globo. seria uma grande banho de agua fria nessa gente cheirosa da globo que tomam banho em suas banheiras jacuzy importadas.

  • José disse:

    Ótima mateira mas precisa ter um alcance grande para que a população não caia nessas campanhas mercenárias.Por que não tem um video no mesmo nivel esclarecendo e sendo repassado na internet? O governo tem uma comunicação lamentavel com o povo. Uma inteligência negligente. O abaixo assinado pode não passar , mas quem assinou certamente vai se sentir traído por Dilma e a oposição conquistando adeptos ou inimigos para o governo que é o objetivo maior deles.

  • Ademar do L. L. Vila Nova disse:

    Belo Monte será um sucesso !

  • JOSÉ RAMOS PEDRAL disse:

    Essas atrizes não representam nem a classe profissional delas “atrizes”, quanto mais de uma área tão complexa do assunto BELO MONTE. Elas, aliás, são, sem dúvidas BELAS …

  • flavio jose disse:

    A globo faz parte do “quanto pior melhor” propagado pelo traidor FHC da Patria amada Brasil.

    • ismario m alves disse:

      quero ver ele chamarem francisco cuoco, a fernanda montenegro o toni ramos , agloria menezes e seu marido tarcisio meira,, estes citados com certeza não aceitariam esse papel de elite cheirosa, pois eles precisam de apoio promocial do governo federal para seus filmes e não iriam se sujeitar a uma idiotice destas. os grandes atores não misturam politica de comunicação com politicagem de comunicação partidaria.

  • Vitor Farias disse:

    Confesso que o artigo é interessante e que não podemos analisar apenas um lado da historia. Mudei de opnião sobre a construção da usina.

  • Rafael Silva disse:

    Não sei se é uma conspiração, porém, faz muito mais sentido do que imaginar que os índios precisam de TANTA terra pra sobreviver.
    Link(1/6) dos vídeos sobre a região da ‘Raposa do sol’. Indispensável…

    http://www.youtube.com/watch?v=xqeNJTgjk_E

  • Ricardo Pereira disse:

    PHA,
    O vídeo dos Globais é tão idiota, que uma das atrizes comete a insanidade de questionar: “energia limpa? só se for no deserto”. Ela, que se diz ativista ambiental e protestou contra a transposição de águas do São Francisco, esquece que o deserto também é um ecossistema.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •