Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Deng (Dilma) diz que Mao (Lula) acertou 70%

    Publicado em 18/10/2011
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+55)

Como Deng contornou o impasse que herdou de Mao?

 

Deng Xiaoping foi exilado na própria China duas vezes.

Durante a Revolução Cultural, trabalhou como operário numa fabrica de tratores, no interior do país.

O filho foi perseguido e na fuga caiu de um andar alto.

Acabou paraplégico.

Quando Zhou Enlai morreu, em 1976, Mao teve que isolar a Gangue dos Quatro e a alternativa de poder era Deng.

Mao morreu em seguida, também em 1976,  e Deng assumiu plenos poderes em dezembro de 1978.

Naquela altura, o comércio da América com a China era de US$ 336 milhões, pouco acima do comércio com Honduras.

E um décimo do comércio americano com Taiwan, que tem 1,6% da população da China.

Deng não era poeta, não era carismático, nem era economista.

Deng era um pragmático de algumas idéias fixas.

“A chave da modernização é o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.”

Sobre a economia, se considerava um leigo e tinha duas outras idéias fixas: estimular a iniciativa individual do chinês e abrir a economia ao mundo.

E iniciou um agressivo programa de treinamento de jovens chineses em escolas americanas.

“Camaradas, pensem bem: temos que extrair a verdade dos fatos, mergulhar na realidade e integrar a teoria à pratica,” disse Deng no Congresso do Partido em que “tomou posse”.

“O socialismo não é a pobreza”, continuou.

Deng não fazia questão de cargos nem das guirlandas  do poder.

Ele era um profissional do poder – um sobrevivente à perseguição e à privação.

Era um comunista impermeável.

Essa teoria  de que instalou o “capitalismo ” na China é coisa de neolibelês (*) auto- referente.

É só ver a obra que Deng deixou: o socialismo de características chinesas, como ele gostava de chamar.

Sem qualquer concessão às regras da democracia liberal, ocidental.

Mao fundou a China Comunista e deu a ela o peso de uma potência no ambiente mundial.

Deng deu prosperidade, criou uma classe média, e  assim multiplicou a força da potência.

Deng tinha um problema: ele era o sucessor de Mao.

Não aquele com que Mao sonhou.

Mas, não interessa.

Mao pesava sobre as costas de Den.

Um líder amado, de dimensão que ultrapassava o espaço da política.

A China faz questão de esquecer o lado sombrio de Mao – os 20 milhões de mortos na grande e fracassada arrancada econômica; a perseguição na Revolução Cultural.

Mas, Deng tinha que dar substância “à visão do que era necessário” e “ter a coragem de seguir um curso cujos benefícios só ele, num primeiro momento, conseguia vislumbrar”

Esta frase está no livro “On China”, de Henry Kissinger, The Penguin Press, New York, 2011, pág 333.

(Clique aqui para ler “Presidenta, leve o Brasil a Ialta e leia Kissinger ” )

Como Deng se desembaraçou do impasse – respeitar o legado de Mao e mostrar onde ele errou, para abrir o novo curso ?

Assim:

“O Camarada Mao dizia, ele próprio, seguidamente… se o trabalho de alguém pode ser considerado de 70% de realizações e 30% de erros, isso será muito bom. E ele esperava que, após a morte, as futuras gerações assim considerassem a sua obra : com essa relação de 70-30.” (Pág. 332.)

Palocci, Nascimento, Rossi, a falta de uma Ley de Medios e  a revisão da Lei da Anistia.

Talvez nem chegue a 30%.

Em tempo: o amigo navegante deve ter percebido que o ansioso blogueiro está fascinado com a leitura que Kissinger faz da China. Desconfia até que Kissinger tenha admirado mais Mao, Zhou Enlai e Deng do que os dois presidentes americanos a que serviu diretamente: Nixon e Ford.

Paulo Henrique Amorim

(*) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.

Artigos Relacionados

  • Fred disse:

    PHA, mesmo com Kissinger admirando os chineses, é bom vc ler outras referências sobre a revolução chinesa. Abraço.

  • m.fóerbah disse:

    Dois momentos Históricos de Eixo Civilizatório:

    1949: Revolução Chinesa

    2002: Revolução Brasileira

  • 'Lenir Vicente disse:

    Henry Kissinger nunca foi boa bisca.Foi o mentor daquele medíocre do Reagan.Agora , depois de velho, teve que reconhecer: os chineses estavam certos.Será que no livro ele reconhece tb. que sua América é a escória do mundo?Duvideodó.Mas isso não interessa.Estamos chegando lá com Lula e Dilma e sem os vinte milhões de assassinatos do Mao.Mas a gente entende.Era contra os ingleses e japoneses.Useiros e veseiros do terreno alheio por séculos.Quando a bomba estorou, voou japones e chines entreguista prá todo lado.Os chineses colhem agora o sacrificio de várias gerações.O Brasil também, mas sem derramar sangue.Que revolução, Nunca Dantes, que revolução!

  • Piragibe Silva Borges disse:

    Menos, PHA, menos…

    HK participou da difusão pelo mundo das raízes podres do neoliberalismo, com a teoria do big stick sem escrúpulos, um prêmio Nobel (da paz!), com significância apenas política, circunstancial, à altura de seu atual presidente, o qual deve hoje ignorar. HK, salvo engano, era mente e corpo no oriente médio, na política golpista pelo planeta e tem, como mérito por suas atividades nada abonadoras, o isolamento em território norte-americano para evitar a prisão pela interpol. Não é exatamente o cara de quem eu leia alguma declaração sem o pé muito bem apoiado atrás.

  • m.fóerbah disse:

    Enquanto o Sam e o Farol vão capengando pela pradaria,
    o Confúcio e o Mao observam tranquilos da colina.

  • kalifa disse:

    O pior que no brazil é necessário suportar os liberais que aprenderam a ler só certas palavras como privatizações, minimalização do estado, choque de gestão, pedágios etc…e são cegos para o que interessa para o Brasil!

    • leonardo disse:

      Pois eu sou favor das privatizações(sou servidor publico e conheco a ineficiência do sistema), estado minimo e outros conceitos dito “liberais” e no entanto ficaria muito triste se não fosse obrigado a suportar pessoas que pensem o contrário. Então, é muito melhor vivermos num ambiente onde seja necessário termos que suportar quem pensa diferente da gente, pois indica que ainda vivemos numa democracia; a unanimidade só existe na ditadura.

      • Yacov disse:

        Se vc é servidor público sabe muito bem como o servidor é tratado: “A pão e água”. Como ser eficiente nessa situação, camarada??? Tu não é servidor coisa nenhuma, tu é um baita de um tucanão traíra. E o Sarney só está apoiando o governo hoje porque foi apunhalado pelas costas pelo çERRA, no caso LUNUS. Quando ele apoiava a demotucanalha ele era um ótimo político, não é mesmo, cara-de-pau?!? Vai morrer prá lá troll!!

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

        • Yacov disse:

          EM TEMPO:

          E também porque o Sarney é o representante maior das “Maripôsas do PMDB”, que estão sempre em volta do poder, assim como aquelas, estão sempre em volta da luz.

          ‘Taí… Acabo de pensar que os “Marimbondos de fogo”, do enfadonho imortal, não passa de uma metáfora, um travesti das “Mariposas da Lâmpada”. A elite preguiçosas e perversas que sempre mandaram e ainda mandam, no país (por pouco tempo. Espero…)

          “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo -O que passa globo é um braZil para TOLOS”

        • leonardo disse:

          sou servidor publico federal, tive mais de 150% de aumento nos ultimos 6 anos, mas houve categorias, por incrivel que pareca, que tiveram aumento ainda maior. Faco parte de uma das carreiras mais respeitadas da republica e posso garantir pra vc que não estou a “pão e água” nem em recursos e nem em equipamentos para trabalhar. Mas, conhecendo por dentro, vejo que o serviço publico com sua burocracia e por ser um ambiente não meritocrático termina por acomodar as pessoas gerando uma ineficiência intriseca. Não sou tucano.Por causa da incapacidade de controle central da economia, essa pujanca chinesa vai perder folego em breve. Valeu

  • léo disse:

    Menos PH, menos… Sarney ainda entra nesta lista!

  • Jânio disse:

    30%

    Palloci foi de Lula, não se preocupe agora tem a Miriam Belchior travando o Brasil com seu contingenciamento lunático de concursos públicos….

  • Vera Billie Jean disse:

    Lula é Lula, Dilma é Dilma.
    Lula é Dilma, Dilma é Lula.

  • leonardo disse:

    Se uma pessoa ( Mao) é responsável pela morte de 20 milhoes de pessoas ela nao pode estar 70% certa, meu senso de humanidade nao me permite acreditar nisso. Mas a teoria aqui exposta é perigosissima, no momento que se compara Mao com Lula. Ora, Lula tambem errou, como o proprio autor concluiu, so que com erros muito inferiores aos acertos. Mas se autor corrobora que matar 20 milhoes é um erro de apenas 30%, eu tenho medo de imaginar o que o autor do texto estaria disposto a aceitar como erros do Lula.

    • Alberto disse:

      Espero que o dono do blog (sua equipe) não tenha sido afetado pela doença do Serra, ou seja, a de dizer qualquer coisa.

    • Rosival disse:

      20 milhões de pessoas correspondia cerca de uns 2% da população da China, na época. E também, Mao chegou ao poder através de uma revolução armada, coisa impossível de não haver mortes, tanto do lado dos vencedores quando dos perdedores.

      Uma revolução não acaba com a tomada do poder, ela continua, sem falar que destrói toda economia. Na tentativa de recuperar a economia e por fim nos anti-revolucionários e que surgem os erros.

    • Washington disse:

      Quem falou que Mao é responsável por isso? Quem? Merece credibilidade? Ele matou tais pessoas brincando de tiro ao alvo, como certos soldados ocidentais fazem por aí?

    • Cesar Weber disse:

      Perfeita análise!!!

  • Mardones Ferreira disse:

    k k k k k

    Depois de perdoar Lular “pelos poucos erros”(PHA) que o governo teve – incluindo a criação do Daniel Dantas que nasceu no governo de FHC. PHA agora vem acariciar a Dilma: 70% já basta.

    É ridículo. Ou seja, seguimos compactuando com a estrutura que faz do Brasil o que é: um país atado ao atraso do passado que beneficia uma enorme população de 20% dos brasileiros.

  • Marcelo Sperling disse:

    muito boa a analogia!
    Será que o brasil vai precisar de 30 anos, como a china, pra ser uma potência?

  • Antonio Fernandes disse:

    Rubnei Quícoli pediu desculpas ao PT nos processos que a direção nacional move contra ele em Brasília. Quicoli é aquele “empresário”, todo vestido de preto que, durante a campanha eleitoral de 2010, apareceu no Jornal Nacional fazendo graves denúncias à então candidata Dilma Rousseff e ao PT. Na época, apesar da razoável ficha corrida – já havia sido preso por receptação de carga roubada, entre outros crimes –, foi levado às instalações da TV Globo, onde gravou seu “depoimento”.

  • Marcos disse:

    Uma historieta: tive um professor que lidava com as coisas da China e numa aula ele contou que numa reunião entre representantes chineses e empresários neoliberais brasileiros os primeiros mostraram um planejamento detalhado do que desejavam que o país fosse em 2050. Abismados com o grau de sofisticação, racionalidade e eficiência da coisa os brasileiros perguntaram quem fora o responsável pelo planejamento e quase desfaleceram ao ouvir a seguinte resposta: “Ora, do Partido Comunista”.
    Tirei algumas morais da história: 1. Capitalismo descontrolado resulta na desgraça neoliberal que está por aí. Capitalismo controlado e dirigido resulta em crescimento e desenvolvimento; 2. O comunismo ainda não morreu. 3. A eficiência alegada pelo neoliberalismo realmente não passa de uma besteira. Para não dizer que o neoliberalismo é uma besteira completa.

    • Piragibe Silva Borges disse:

      Marcos, meus parabéns. Chave de ouro para o seu número 3, pois há uma pregação oportunista de ciclo de pirâmide calcada na exploração vampiresca e inescrupulosa (pode-se ser vampiresco com escrúpulos?) sobre os países-colônia lembrando a fábula da galinha dos ovos de ouro, quando, em extrema ganância, matam a galinha para retirarem o ouro (o planeta entrando em fase falimentar!).

    • Gilson disse:

      Muito bom Marcos!
      Seus comentários são sempre críticos e elucidativos.

  • Eduardo Bezerra disse:

    PHA,
    Não sei porque essa sua admiração por Hissinger! Lembre-se da Guerra do Vietnam e também do massacre da Indonésia, apenas para citar alguns exemplos de quão assassino ele é! Está mesmo até “encarcerado” nos EUA com medo de sair e ser preso, acusado que está em alguns países!
    Acredito que não se possa isolar partes boas de um homem e esquecer as ruins!
    Atenciosamente.

  • Alexandre Oliveira disse:

    Afastar todo o ministro que for denunciado por revista piguenta não vai ficar nenhum em dois meses. Até a presidenta Dilma vai se afastar para Zé Çerra assumir e “moralizar” a casa. Dr. Paulo Preto assumirá que pasta? E o bispo de Bagulhos?

  • Sergio disse:

    Era só o que faltava:
    Um desclassificado te acusa de corrupto e você é que tem que provar que é honesto.
    (sobre o caso do Ministério de Esportes)

  • Lula acertou 70% e Dilma acertará 80%. Os tucanos erraram feio.

  • adriana citino disse:

    Orlando cnfiamos em você. Continue seu belo trabalho e mostre que o pig é um cancer na nossa vida.

  • julio disse:

    meu deus… nao gosto do lula nem da dilma, mas comparar um bando de ditadores assassinos com presidentes de uma democracia chega a ser de grande mau gosto. Mao causou muito mal a China, Deng Xiaoping e Jintau fizeram inumeras coisas para mudar a economia chinesa, usam Mao apenas como intrumento de propaganda, criaram um mito, e um mito de muito mal gosto… assassino em serie, foi o ditador que mais matou gente até hoje..

    • Cleiton do Prado Pereira disse:

      Me permite discordar, toda boa árvore frutífera, tem que ser podada para dar novos frutos. Foi isto que mao fez, traga o exemplo para o Brasil. Se em 1989 o Lula tivesse sido eleito e aplicasse o que Mao aplicou na China, hoje seríamos quase igual a China. E estaríamos livres de certos políticos, jornalistas, emissoras de TV e jornais qye servem a interesses escusos. Quem dera pudessemos ter um Mao por aqui.

    • Washington disse:

      Quem falou isso? O livro de História do Cerra?

  • manoel p disse:

    Por falar em pessoas boas, gostaria de informar o que o Sr. Juca Kfouri, pura simpatia, acabou de dizer em seu programa na tv ESPN. Depois de tanta baboseira sobre seu time de coração, respondeu a um inocente telespctador do programa com toda empáfia, que seus colegas da CBN jabour, catanhede, leitão e outros mais são pessoas da maior dignidade e honestidade, mas sobre o ministro Orlando Slva ele não diria o mesmo.-

  • Francisco disse:

    Tu tá deixando a galera com agua na boca PHA, quando é que esse livro chega aí pra nós, anarfa de inglês, ler?

  • Nelson Menezes disse:

    Quando o povo acostumar com a idéia que todas as vezes que a veja lançar um nome de um Ministro e este ministro cai, daqui a alguns dias lançará o nome da presidenta dilma;Os governos LULA e DILMA,nadaram,nadaram e morreram afogados na praia e de quebra vão levar o pova junto.

  • Os acertos do “Nunca Dantes” , superam os erros e por isso essa comparação tem tudo a ver !

    O povo viu isso e o resultado tá lá na presidência !

    Dilma fará o restante e em 2018 o Eduardo Campos continua a obra !

  • emerson57 disse:

    alguem saberia me dizer como estaria a china se a veja e a globo fossem chinesas?

  • Valdir disse:

    Não esqueçam que Kinssiger era homem de confiança de Nixon.Kissinger traiu Nixon e aliou-se a Nelson Rockefeller.Não se esqueçam que Kissinger faz parte da Comissão Trilateral e do clube Bilderberg.
    Para entender um pouco mais da China, sugiro a leitura do livro 1421 – o ano em que a China descobriu o mundo, de Gavin Menzies, ed. Bertrand Brasil.

  • sérgio disse:

    PHA você está impossível, amanhã a Míriam corta os pulsos, pois nada do que os neoliberais fazem dá certo.

  • t tonucci disse:

    Tenho mais medo dessa crise de agora do que da de 2008. Naquela os governos tinham grana para salvar os bancos,nessa os bancos NAO tem grana para salvar os governos.

  • Mario Coutinho disse:

    Para Padim Cerra e seus seguidores a relação “boa” seria 1% de acerto e 99% de erros (nisso ele é muito bom !).

  • Lair disse:

    Pessoal,

    A Veja arrumou um outro Rubnei Quicoli para acusar o ministro Orlando Silva.

  • Alice disse:

    Enquanto nós comemoramos o sucesso do NOSSO governo e do NOSSO POVO, os URUBUS congelam a carniça pra comer na seca.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • RICARDO disse:

    PHA,
    A Globo reconheceu agora que utilizou imagens da Record sobre a cobertura exclusiva que faz do PAN, em seus telejornais, mas culpou a agência de notícias ATPN pelo ocorrido.
    Esse blogueiro, a propósito do pseudo movimento de combate à corrupção, que contou com ampla cobertura da emissora da famiglia Marinho, disse que seria mais um a participar daquele evento, não fosse o fato encontrar-se em Guardalajara, na cobertura do PAN. Também por isso, creio, não elaborou nenhum post a respeito das denuncias envolvendo um suposto esquema de corrupção no Ministério dos Esportes, noticiado pelo Fantástico.
    Boa. É isso aí!!.

  • ninguém merece disse:

    O socialismo da China é de fazer inveja aos ingleses da revolução industrial, em seus melhores tempos.
    Com um socialismo desses, pra quê capitalismo, não é? Conseguiram superar os Tempos Modernos de Chaplin, e olha que ele era criativo – um gênio!

  • Flavio Lima disse:

    Essa contribuição dos trotskistas à direta brasileira é coisa tão escralhada que da duvidas se realmente algum foi de esquerda mesmo. Coisa pra se estudar melhor na Historia do Brasil.

  • Washington disse:

    Sem a Revolução Cultural não existiria a China Moderna. As mulheres ainda teriam que amarrar tamancos de madeira nos pés para impedir que crescessem. História não é brincadeira e a China não nasceu do nada, como a América (Índios são considerados nada). Liberdade não é sentar-se no sofá para ouvir as mentiras da Globo.

  • joão Lúcio Barros Penharvel disse:

    Paulo, muito boa análise/analogia. Parabéns.

  • jfer disse:

    PHA, não gostaria de ser operário na China, nem profissional liberal. “Mais devagar com o santo que o andor é de barro”.

    • leonardo disse:

      concordo plenamente com vc caro colega, esse dínamo Chinês tem um custo altissimo para a população e a competividade chinesa decorre, em grande parte, de uma mao de obra mal remunerada e com pouco direitos trabalhistas. Portanto, nosso modelo nunca deve ser a China.

  • Luiz Celso Soares de Araújo disse:

    PH. Talvez seja mais um pouco que 30%. Ainda tinha o Jobim e o Mangabeira. Na cota dos 30% dela tem posição certa o Moreira Franco.

  • Fred Azevedo disse:

    Gostei das metáforas… Genial o raciocínio!
    Por todo o conjunto da obra, a falta de uma Ley de Médios foi o maior problema que o Nunca Dantes não enfrentou, mas deixou para a Dilma enfrentar. Isso, claro, se Paulo Bernardo agir…

  • Policial mendigo de SP disse:

    Off topic: Clientes CITIBANK presos porque fecharam as contas [Ocupe Wall Street] http://www.youtube.com//watch?v=KkeT1rB8f8w
    http://www.youtube.com/watch?v=eZuwgWVfE7M&feature=uploademail

  • Damarco disse:

    O trabalho de Cerra pode ser considerado de 100% de erros. Ainda bem que o PiG não pensa como Mao.

  • Paulo Cézar de Azevedo Silveira disse:

    PHA, é simples. Existem duas formas de governar:
    1º Aquela que beneficia o povo;
    2º Aquela que “se” beneficia o povo.

    Veja o que está ocorrendo na Europa e nos EUA e o que está ocorrendo em outros países como os BRICS.

    Falta pouco para que estes iluminates entendam que já morreram e só faltam se deitar.

  • Alder Oliveira de L e Silva disse:

    Presidente Dilma, afaste o Ministros dos Esportes até que as investigações sejam feitas e a inocência ou culpa do ministro seja comprovada. É um erro, fazer uma defesa enfática do ministros sem saber o que vem por aí. Mire-se nos recentes exemplos.
    Se depois de tudo rigorosamente apurado ficar provado que as acusaçõe são falsas, o ministro retorna com toda moral. Contudo, se ele continuar, vai trazer mais dor de cabeça e desgaste para o seu governo.
    Presdidente Dilma, nesse momento de crise a senhora precisa de tranquilidade e de auxiliares que somem e não de pessoas que atrapalham. Pense nisso!

    • Darío Pires disse:

      Quer dizer que o ministro é que tem que ser demitido e provar que é inocente?
      Leia a constituiçlão brasileira (por favor)

      • Alder Oliveira de L e Silva disse:

        Meu caro em qualquer país sério, quando há denúncia envolvendo um ministro ou um funcionário de alto escalão, a primeira medida é afastá-lo, para que se possa apurar as denúncias.
        O problema é o governo sair em defesa de um ministro, como já fez anteriormente com Palocci, com o ministro da Agricultura, com o ministro do Turismo e depois de ter de demití-los. Como explicar a demissão de alguém que poucos antes, você defendeu ardorosamente?

        • ACRodrigues disse:

          Caro Alder, a Dilma não defendeu o Ministro. Defendeu,sim, uma das conquistas da democracia; I) “a presunção da inocência, até prova em contrário”, e 2) “o ônus da prova cabe a quem acusa”. Onde já se viu colocar na capa de uma revista uma denúncia de um ex policial que está sendo investigado por desvio de dinheiro público? Onde estão as provas das afirmações desse ex policial? Não estou defendendo o ministro Orlando. Estou defendendo os princípios acima, como muito bem sinalizou nossa Presidenta! Vamos divulgar o ranking dos políticos punidos por corrupção e seus partidos?

          • Alder Oliveira de L e Silva disse:

            Caro AC Rodrigues, esse ministro não dura 15 dias no posto. Só vai desgastar o governo por mais uns dias até “sair” ou ser demitido. Eu não suporto a sujíssima Veja, mas, ela, com certeza tem os seus trunfos e vai conseguir derrubar o ministro.E nem dá para culpar a sujíssima, até porque ela é sórdida mas não inventa denúncias, alguém as leva até ela.

        • Diego Rafael-DF disse:

          A mentalidade mediana brasileira assume que o afastamento é o mesmo que uma confissão de culpa, infelizmente.

    • Alexandre Lins disse:

      Pelo contrario, nao devemos dar vez a declaracoes de um bandido e desta revistinha Veja! Orlando, confiamos em voce!

    • ronaldo disse:

      Desculpe discordar Alder, mas entendo que o Ministro Orlando deve permanecer no cargo. Entendi, sim, que ele seja incisovo nas sua colocações, inclusive diante dos parlamentares que costumam ser irônicos e algumas vezes debochados. Que ele bata pesado se não tem culpa no cartório. O que não se admite é que (como ele diz) a imprensa dê tanta repercusão a acusações de pessoas desqualificadas. Isto ele deve relatar diante dos parlamentares que a imprensa precisa ter ética e responsabilidade.

    • Edvard disse:

      Cadê o princípio de que todos são inocentes até que se prove o contrário?
      Investigar sim, sempre!!
      Punir mediante uma denúncia é típico de regime de excessão.

  • bene nadal disse:

    Quem não tem grandes idéias, tem que ser humilde e no mínimo aceitar as grandes idéias dos outros… Que tal seguirmos as idéias do novo grande líder do planeta, a China.

  • Vanice disse:

    PHA
    Não entendi a comparação. Porque Dilma,ao contrário de Deng,sempre foi apreciada por Lula. Ele não a escolheu por outra razão que não a de uma profunda admiração.
    E tudo indica que a admiração é mútua.
    Tanto Lula quanto Dilma tiveram ou têm poderes muito limitados,já que foram eleitos por amplas coalizões,o que exige compromissos na composição do governo.
    E ainda temos essa mesma questão das coalizões refletida nos Congresso.
    Como se não bastasse,todos conhecemos bem o que é o Poder Judiciário no Brasil.
    Fica assim muito difícil julgar o que um governo de fato realiza. Porque a ação do Executivo é muito limitada pelo quadro político geral existente no país.

  • Alexandre Lins disse:

    Acho que nao eh somente a vertente da prosperidade, mas mais ao fundo uma releitura do que Marx e Engels “profetizaram” – so eh possivel chegar ao comunismo se a nacao for rica (em varios sentidos, claro)!

  • O Mao nosso, o grande LULA sucedeu o FHC, o nosso MAL de outrora!

  • monge sceptico disse:

    O que não acertou, é ônus da oposição sem rumo.
    Com uma oposição responsável, sem jatinhos, mapas do chile
    virgílio, sarney fhc/cerra etc,(o etc é muito grande) LULA teria
    feito muito mais.
    Dou oitenta por cento.
    2014 de aproxima!

    • Rodrigo disse:

      Boa essa! No que acertou é por competência (de Lula e de Dilma); no que não acertou, é culpa da oposição. Ok ok, você está seguindo a cartilha do Grande Líder (é a oposição que bota olho-grande).

  • Cleber disse:

    PHA, concordo contigo em relação ao Kissinger, e mais ainda considero que Kissinger impediu a catástrofe americana ou a adiou, quando falamos da queda dos EUA nos dias atuais.

  • André D. disse:

    Cuidado que o Exército Brasileiro vai confundí-lo com um subversivo comunista e enquadrá-lo na Vigilância Secreta deles.

  • Claudio Kalil disse:

    Agora só falta o Brasil crescer 10% ao ano. Quanta besteira!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •