Saiu no G1:
Senado adia votação de veto de Lula sobre divisão dos royalties
Prevista para esta quarta (5), votação deve ser retomada em duas semanas.
Deputados querem votar projeto que regulamenta distribuição no dia 19.
Iara Lemos Do G1, em Brasília
O Senado adiou, nesta terça-feira (4), a votação que decidirá pela validação ou não do veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda que prevê distribuição dos royalties de forma igual entre estados produtores e não produtores.
A votação, que estava prevista para esta quarta-feira (5), deve ser retomada em duas semanas.
Logo após o encontro, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que os parlamentares da Câmara e do Senado irão se “debruçar” na tentativa de buscar um acordo para o projeto do senador senador Wellington Dias.
(…)

Não fazia sentido a votação ocorrer enquanto a Presidenta explica à Europa como adotar o sistema “made in Brazil” de evitar a crise
(Para desespero da Urubóloga, que ainda vai quebrar aquele banco Dexia. Vai ser a morte do Duque de Serajevo e provocar a hecatombe universal.)
Enquanto isso, valeria a pena o governador do Rio e o bravo Senador Lindberg Farias jogarem água na fervura.
Esssa postura intransigente – ou o Rio fica com tudo ou nada ! – não vai a lugar nenhum.
Ou melhor, vai ao Supremo e, aí, amigo navegante, a Chevron vai conseguir o que o Cerra prometeu a ela na campanha presidencial: rasgar o que o PT aprovar sobre o pré-sal.
Clique aqui para ver o que o Conversa Afiada mostrou sobre o vazamento do WikiLeaks: o Cerra ia entregar a rapadura à Chevron, assim, de mão beijada, como ele entregou a Vale.
O Rio tem que maneirar.
O pré-sal não é só do Rio.
O pré-sal é nosso !
Essa foi uma das maiores vitórias do Nunca Dantes: não deixar a Chevron tomar conta do pré-sal.
O Rio é o maior produtor e será devidamente remunerado por isso.
Aliás, vale a pena ir ao Tijolaço para acompanhar a batalha de Leonel Brizola para receber os royalties do petróleo.
A grana só chegou quando o Governador era o Welington Moreira Franco, candidato dos militares e da Globo e, hoje, ministro da Dilma e do todos os governos que a sucederem.
É um jênio.
A Dilma não vai perder voto na campanha da re-eleição, no Rio.
O carioca não é burro, governador.
O carioca e o fluminense sabem que o Rio é Brasil.
Que se os royalties correrem pelo Brasil como um rio caudaloso – e vem muita grana aí – o Rio vai se beneficiar, também.
Pense assim, governador.
Já imaginou se a gente dá uma graninha do pré-sal para São Paulo …
Quantos carros do Ghosn, feitos aí no Rio, os nossos irmãos paulistas vão comprar ?
Governador, menos, governador.
O pré-sal é nosso.
Não é só do Rio.
O Rio já tem o Pão de Açúcar, governador.
O Romário, o Jean Willys e o Chico Alencar, três dos cinco melhores deputados federais.
O Rio tá noutra, governador.
O Rio tá na da Dilma e do Nunca Dantes.
Crescer, incluir – e ensinar à Europa.
O Rio, São Paulo, a Bahia, Sergipe, o Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso, o Acre …
Governador, pergunta ao Martinho da Vila como é que se canta “A Aquarela Brasileira” do gênio Silas de Oliveira
Pergunta ao Sérgio, o teu pai.
Canta com ele, governador !
Paulo Henrique Amorim



Pede pro Cabral aprender a utilizar dinheiro público com o pessoal lá de Sergipe e parar de ouvir as ladainhas do PSDB de São Paulo.
Se a divisão for per capita, só são Paulo fica com quase 40%
se for por produção a bacia de santos é uma das maiores, tem que ser igualitário pois o Brasil inteiro tem que ganhar e não ficar só no sudeste.
Essa história que fizeram com o Rio é um absurdo… um roubo na mão grande.
Grande PHA, boa tarde!!!
E aí?? E o livro livro do jornalista.
Continuamos aguardando…
Boa sorte!!!
Menos, PHA, menos! Pela sua lógica, então vamos rediscutir todos os ativos naturais do país e fazer a mesma divisão! Aliás, vc deveria aproveitar o este espaço para liderar uma campanha de revisão do ICMS do petróleo. Ou será que São Paulo pensou no país e no Rio quando conduziu a aprovação do ICMS no destino???
É importante discutir e acertar da melhor forma possível a divisão dos royalties. Sugiro a leitura do Projeto Nacional: http://blogprojetonacional.com.br/petrobras-e-vale-lucro-e-investimentos/
APOIO O CABRAL NA LUTA PELOS NOSSOS ROYALTIES!
Já não basta o que o VAMPIRO José Serra fez com o ICMS do petróleo DO RIO DE JANEIRO????
Não me admiraria nada se aparecesse um politico como o nome “Larapius” e tentasse a sua candidatura para ser, no minimo, governador de um estado que fica no planalto central. São tantos os nomes politicos que aparecem e que nos fazem perceber que existem, que nos confundimos se são fictícios ou não. Até nisso esses caras são trapalhões. Esse caso do Pré-Sal ainda vai dar muita confusão entre os estados brasileiros. É só esperar para ver na hora do “toma lá, dá cá”.
RF
Para ser franco, tenho dúvidas nesta questão. Na verdade, tenho perguntas:
- Para onde vãos os frutos da receita do nióbio do Amapá?
- E os do ouro do Pará?
- E do ferro, do manganês e da bauxita, de não sei de onde?
Se nos debruçarmos na análise destas questões, talvez encontremos uma boa solução para os frutos do pré-sal.
Acho eu.
As águas de onde será extraído o petróleo do pre-sal, não fica no solo do RJ ( como acontece com os minérios em MG, por exemplo) e nem fica na baia de Guanabara. Se fosse, justificaria o pleito de Cabral. MAS ESTE PETRÓLEO FICA EM ÁGUAS PROFUNDAS NACIONAIS!!!. Obviamente então, tem que ser distribuído pela nação. Muito simples.
Muito, mas muito bom mesmo!!!!!
Bravo!!!!Bravíssimo!!!!
Muito bom!!!!!
Dá uma olhada nos cálculos, Paulo Henrique. Com a emenda Ibsen, a arrecadação do Rio de Janeiro passaria de R$ 7 bilhões para R$ 200 milhões. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul, estado do deputado mão leve (e meu também), que não produz uma só gota de petróleo, de ZERO passaria a arrecadar R$ 500 milhões. Sem contar que o ICMS do petróleo é pago no destino, graças à emenda Serra. Os royalties foram criados para compensar essa perda.
Esse discursinho…nós somos todos brasileiros, então devolvam o ICM do petróleo ao Rio! A gente ama o Brasil, os brasileiros de todos os estados, somos o menos bairrista dos estados brasileiros. Mas só na nossa b…?
Já tiraram a capital daqui, já nos fu(n)diram com outro estado, já nos garfaram ICm, agora querem meter a mão nos royalties? Chega!!!
Agora sim, PHA !!! Parabéns !!!
Gostei de ver ! Ta todo mundo junto e misturado ! Aqui é Brasil, meu chapa !!!
Algumas personas da elite serem burras e entreguistas, se achando cosmopolitas (isso tem em qualquer lugar, não é ‘privilégio’ de ’sumpaulo’)
Eu já disse e repito: ‘às agrressões, agente se DEFENDE na raça; o preconceito e o ódio, agente arranca das mentes e dos corações, NA PALAVRA, NAS IDÉIAS E COM
MUITO AMOR NO CORAÇÃO !!!
“HAY QUE LUCHAR PERO SIN PERDER LA TERNURA JAMÁS”
E viva Che, viva Gandhi, viva Bob Marley (todos com suas virtudes e seus defeitos – a luta era a mesma)
sou a favor de uma fiscalização severa em cima dos recursos do pré-sal,tem prefeito por aí embelezando praça e deixando escolas e hospitais a míngua.
Sou carioca e APOIO O CABRAL nessa parada .
Corrigindo: DUVIDO!
Humpf! Os royalties vão para onde? Educação? Dúvido! Saúde? Ele já está privatizando com a criação das OS. Então concluam a reposta da difícil pergunta. Isso aí PH é só o início do que esse ditador travestido de governador é. Fora Cabral para sempre!
pha estou analizando crise economico mundial,politico
não informava situação financeira real do pais,deixando
rolando divida ano por ano,por que simplesmente
tem medo de perder eleição,se fala realidade do pais,
povo fica frustrado e não dar voto,não pensa no pais
pensa mais proteger seu partido e seu eleitor,
maioria do politico é populista,nesse ponto lula e dilma
têm mais realista.
Sou carioca, mas acho que o goverNador tem que parar de falar bobagem e trabalhar melhor para o nosso Estado. Sei que esta questão do petroléo é importante, mas ao mesmo tempo fico pensando para que ele quer tanto dinheiro; O ICM do Rio é um assalto em compração a outros estados da federação, as margens de rodovia Presidente Dutra é um deserto de Queimados para cima, nenhuma industria quer se estabelecer por aqui, e as que existem estão saindo. Dinheiro se consegue com trabalho e incentivo a produção. agora ficar só pensando no que vem do petroleo, com ganancia de não dar o que de direito a outros estados. Praque mais dinheiro, para não fazer nada, e o Rio ter só l por cento de saneamento basico. Onde foi o dinheiro do petroleo recebido até agora.
Mas o pré-sal é para ser distribuido pelo país mesmo!
O que não pode é mexer no que é gerado atualmente, o pós-sal. O governo de SP já passou a perna no do RJ quando mudou a regra do ICMS, e também passou a perna no PR, que não vê a cor do ICMS da energia que gera. Os royalties são uma compensação. Sem royalties, devolvam o ICMS na fonte então.
É isso aí.
PHA
Para com isso. Agora é a hora do meu Espírito Santo crescer e deixar de ser o patinho feio do SE me aparece essa dos royalts.
Nada disso!!!
Alguém precisa ensinar ao governador do Rio de Janeiro que não se deve cuspir no prato que come.
Há quer ser duro sim!
O Rio já perdeu demais de 1960 em diante. Foi assaltado, esculhachado, vilipendiado. Durante a revolução o carioca sempre foi contra aos militares, enquanto resto do Brasil deitava e rolava.
Agora chega!
Sou carioca por adoção, moro e tenho família no Rio, mas concordo que o pré-sal é da União e tem que beneficiar igulamente a todos os brasileiros. Claro que o Rio e demais estados produtores já se beneficiam pelas instalações da Petrobrás e de centenas de indústrias e prestadoras de serviços. Depois, cá entre nós, muito dinheiro na mão do Cabral e dos prefeitecos do interior do Estado do Rio é perigoso demais. Melhor com o governo federal, que a fiscalização é maior.
PHA,
Os royaltes do pré-sal já estava negociado, mas a emenda Ibsen mexe no pós-sal (o que é um absurdo!).
Vamos lembrar da mundança da cobrança do icms do petróleo da origem para o destino. Não foi usurpação? Nenhum estado lembrou do pacto federativo? Por que não mudou a cobrança do icms para outros produtos?
Acho que o que foi negociado para o pré-sal foi justo. O que não pode é Sr Ibsen inserir de última hora uma emenda para bagunçar o negociado e agora venham usar o discurso de solidariedade para aceitarmos mais essa perda.
Analisem bem direitinho e imaginem o que seria do sério cabal (viiiixe…) se não fosse o Eterno Presidente Lula, o Justo.
O pre-sal tem que ser do povo brasileiro e nao ficar nas maos de poucos. O petroleo e retirado a300 km da terra e ainda os cariocas acham q foi retirado na Praia de copacabana? A melhor saida e ganhar no voto no Congresso Nacional. Sao quantos deputados federais cariocas e quantos dos outros estados brasileiros. E so questao de matematica. Cabral esta jogando pra plateia, papel dele, agora os outros estados e que tem q se defender e nao deixar q o Rio leve essa.Pois o Petroleo e do brasil e nao so dos estados produtores, o mesmo vale para os minerios.
Gosto muito da ideia, de quem paga toda esta grana(e não poca) são os consumidores de todos os estados brasileiros, foram eles tambem que financiaram a pesquisa, a tecnologia de exploração. Então donde vem esta ideia do estado produtor ficar com tudo? Vamos mudar este conceito Governador…
Está falando muito alto, tambem gostaria de saber onde ficou toda a grana ate agora…
Porque não foi esta grana que ajudou o Rio nos ultimos anos….
PARABENS PHA.
Vc mostrou, claramente, seu espírito republicano.
O Governador está fazendo campanha política.
Até aí, tudo bem.
Acontece que no seu entusiasmo, está incorrendo numa pregação grosseira, infame!
O PRÉ-SAL É DO BRASIL!!!
Com certa relutância, sou obrigado a dizer: CALA BOCA CABRAL!!!
A entrevista com o Governador do Rio em O GLOBO de domingo passado mostra o quanto é chegado a um tró-ló-ló esse governador.
Governador dependente de um pequeno grupo de empresários que fazem grande partes das obras em andamento no Estado do Rio de Janeiro.
Há poucos meses veio a tona as ligações do Governador com empresários quando um helicóptero caiu no litoral da Bahia.
Cabral deveria é meter a sacola debaixo do braço, abrir os olhos e aprender com o Lula!!!!
Eu sou do Rio de Janeiro, e acho que a preocupação do governador faz sentido sim.
Sou a favor de uma distribuição entre os outros estados, mesmo os não produtores, mas acho um absurdo quererem dar o mesmo valor ao Tocantins, que irão distribuir ao Rio.
De qualquer jeito, caso o meu estado sofra mais um ASSALTO por parte do governo, também vou querer que a riqueza da exploração mineral em Minas, no Pará, e etc, seja distribuido com o Rio de Janeiro também. Não somos todos brasileiros?
Também vou querer que a dinheirama de São Paulo seja destinada ao Rio…e por aí vai…
Vamos dividir sim entre todos os estados, mas sem esquecer que o Rio é quem sofre os impactos dessa exploração.
Acho a sua argumentação correta, PHA, só acrescentaria, para reforçar que o Rio de Janeiro se beneficiará do aumento de emprego com o pré-sal, o que não é pouco.
“O Rio já tem o Pão de Açúcar, governador.
O Romário, o Jean Willys e o Chico Alencar, três dos cinco melhores deputados federais.” Desculpe-me não entendi??
Sou carioca, mas sei bem o motivo de tanta inflexibilidade por parte do governador… São coisas chamadas aqui neste blog de “cinzentas”. Se a imprensa fosse realmente livre, houvesse uma lei séria para o setor de comunicação brasileiro, os estados produtores não teriam argumentos nessa briga dos royalties (basta pesquisar e ver, por exemplo, onde foi parar o “caminhão” de dinheiro do petróleo pago todos esses anos para Macaé. Qual foi o retorno?).
Muito bem lembrado. A mídia simplesmente ignora fatos como os de Macaé. Não se dá ao trabalho de pesquisar quanto os municípios recebem de royalties e o que fazem com esse recurso. É uma continha simples mas que se feita vai mexer com interesses aos quais a mídia está vinculada. Os ditos blogueiros independentes poderiam se interessar em fazer essa averiguação, mas será que eles são tão independentes assim?
Chico Alencar entre os melhore deputados? O Ronaldo Caiado tambem deve achar. Afinal, foi com ele que o então petista Chico comemorou as dificuldades do presidente Lula com as denúncias do Bob Jeferson. De forma pouco discreta, aliás – em plena sala de embarque do Santos Dumont. Menos, PHA, menos…
Concordo plenamente. Chico Alencar e sua turma agem, por ingenuidade ou por malandragem, como linha auxiliar da demotucanagem.
Nesta discussão do pré sal deveria se aproveitar a oportunidade e definir uma politica nacional de distribuição de rendimento de todos os recursos pertencentes a União.: Minérios, petróleo, etc. |E simplesmente absurdo o que acontece com o minério de ferro onde o país não ganha praticamente nada. Minas Gerais por exemplo fica com uma ninharia em dinheiro e crateras monumentais. A tal Lei Kandir que isentou o pagamento de ICMS de minério de ferro existe até hoje, quando a realidade que a justificaria existia – baixo preço internacional – hoje não tem por que mante-la.
Tudo bem a grana vai ser dividida. E os problemas, vão ser divididos também ? E a degradação ambiental, vai ser dividida também ? E o aumento da violência, do prêço dos serviços, de aluguéis e etc., vão ser divididos também ? E a perda de qualidade de vida, fruto do inchaço populacional, vai também ? Se a resposta é negativa, não encham o nosso saco. Outra pergunta: já que os derivados que saem daqui não tem seu ICM recolhidos na fonte e sim no destino final ( é o único caso ), essa moleza vai acabar ? SP vai continuar deitando e rolando ? E prá terminar, MG vai mandar uma grana prá cá, fruto de suas riquezas minerais ? Não ? Então vai ver se a gente está lá na esquina.
aliás, acho que nem a Petrobras, nem as outras petroleiras deveriam pagar royalties aos estados, sejam eles produtores ou não…já bastam os impostos, que não são poucos!!!
pra quer dar uma fortuna para estados e municipios que não sabem investir esse dinheiro???
com a grana que recebem, as nossas cidades do petróleo, Campos, Macaé e Rio das Ostras, deveriam ser iguais as cidades do petróleo no oriente médio: Doha, Abu Dhabi e Dubai!!….mas não são: continuam sendo cidades quase provincianas,sem nenhum recurso para a população
e tenho certeza que se essa verba for para outras cidades e estados, nada será feito…será somente mais uma fonte para mais desvios de recursos…
O Pré-sal não está em discussão. Lá funciona a partilha e os royalties já serão distribuido. O que os amigos do Ibsem querem fazer é alterar a distribuição do que já é explorado. Um absurdo moral e jurídico. Os royalties servem para compensar os impactos da exploração. Não faz sentido o que o Amapá receba grana para mitigar o mal que a exploração faz naquele estado porque não faz. O Rio não recebe ICMS pelo petróleo. Ele é cobrado no destino. Se o congresso quer mudar a regra para petróleo, poderia mudar também para minério, eletricidade… que tal?
Esses parlamentares estão despertando no povo fluminense uma coisa que nunca existiu por aqui: o sentimento anti-federal. O que a federação está fazendo é uma covardia.
Brilhante Navalha, PHA!!
Falou tudo!!!!!!!!!
Os outros estados podem até levar os royalties do RJ e ES ,mas o governo federal deveria fazer uma exigência: que invistam pelo menos 60% do valor recebido em saúde pública!!!!! e esse valor será maior do qualquer CPMF!!!!
já que não se consegue recriar a CPMF, a fonte de recursos pra saúde viria daí…aposto que nignuém seria contra
com essa exigência veremos se os governantes dos outros estados querem realmente ajudar a população ou somente ter mais uma fonte de desvio de recursos públicos !!!!
O pré-sal está mais perto do Rio, mas não dentro do Rio, se não o RN teria que reinvindicar Fernando de Noronha que pertence a PE.
Estão querendo mexer naquilo que o Lula já tinha batido o martelo. Isso também é golpismo!
A Constituição brasileira é claro sobre a quem pertence as riquesas do subsolo, basta saber ler.
É minha riqueza, não basta saber ler; te, que saber escrever também.
Não basta querer corrigir, “tem” que revisar o seu texto antes de publicá-lo.
é por essas e outras que o Brasil se tornou um País de desiguais economicamente o que sempre foi uma grande burrice, a concentração de riquesas geram muitas distorções num passado recente São Paulo concentrou a industrialização, o que deu uma cidade descomunal só la tem rodizio de veículos poluiçao demasiada e a maior concentração de pedagios do Brasil concentrar os royaltes só no Rio outra grande burrice o melhor é distribuir com educação e pesquisa só assim deremos uma grande nação basta ver o exemplo do japão do tamanho do Ceara saiu da guerra arrasado e conseguiu ser a segunda potencia do planeta agora superado pela china, se tivermos juizo em vinte anos seremos a terceira maior potencia do mundo ta passando da hora do Cabral ter juizo, o Brasil é de todos ja pensou escola publica de tempo integral pra todos os brasileiros, juizo minha gente
Estado produtor … isto foi conversa de paulista e carioca na CF88. Quanto o Rio gasta para produzir petróleo? qua qua qua.
O Rio produz petróleo a 300km da costa? O mar é do Rio, quando anexou? Qual é mesmo o nome da empresa que produz petróleo no Brasil, PETROBRAS ou PETRORIO?
quer dizer que a PETROBRAS produz petróleo? Sou uma besta mesmo, sempre achei que ela explorava e quem produzia era a natureza”"
Pelo que sei, ainda vai demorar um bocado pra correr o dinheiro do pré-sal e esses políticos já estão todos defendendo sua parte.
Pow! Ainda sequer tá sendo produzido!
Se vai dividir não é royaltie, inventa outra coisa. E os impostos, vão continuar como estão ou passam pra origem ? O petróleo é do Rio, o perigo ambiental também, mas as refinarias e o dinheiro divide-se. Então tá certo. Negocie-se, de repente sobram uns trocados pro Rio. Ok, está melhor do que já foi, não adianta mesmo lutar contra a mão grande do congresso.
O objetivo é locar recursos do Pré-Sal em Estados carentes de infra-estrutura, educação, saúde, de emprego e renda, Estados Pobres, esse critério de dividir pelo volume populacional, esta errado, aí o recursos vai pra Estados Ricos, falar em Estados Produtores e de Não Produtores , eu não concordo, vamos divir inversamente proporcional pelo Pib Percapta de cada Estado, quanto mais pobre, mais recebe, uma tabela, tenho certeza que nenhum governador produtor contestará a idéias, agora, tirar do Rio pra dar pra Sampa, Minas, DF, Parana, SC, RS, ES, são estados que ja estão com os cofres repletos, só o Municipio de Sampa tem 7 bi de caixa, perceberam, aí é abusar do governador Sergio Cabral, acho que ele tem toda razão e estou com ele, pode-se criar um Fundo de Desenvolvimento de Estados Carentes, nós temos dois Brasil, o Brasil de PIb percapta de Pais Rico e Pib de País Africano, é só ver o mapa regionalizado do Pib brasileiro, ok, essa grana deve ser carimbada, gerar emprego e renda
Pois é Eduardo Vieira, imagina se o Cabral dependesse só dele, o “Alemão” ainda estaria nas mãos dos bandidos.
Com o dizia a minha avó, bocado comido é bocado esquecido.
Menos, menino “Cabral” bem menos, se o Cabral, Pedro teu parente mais antigo ainda estivesse vivo como disse o “São Leopoldo”, sei não, ia ser puxão de orelha a torto e a direito.
Tá mas vcs, já notaram que a música do Martinho da Vila não faz referência à região sul?
Não tô dando uma de separatista, nem nada – viu, galera? – eu só espero que divisão do pré-sal seja ainda mais includente que a música do mestre Martinho.
Acho, inclusive, que essa proposta do Ibsen, que como gaúcho eu conheço, é uma trairagem ao país, na real, como é do feitio dele e da elite desse estado, porque o objetivo era, realmente, criar a discórdia.
A negociação racional de um acordo razoável tem que acontecer já.
Nosso país tem muitos problemas sérios pra resolver com essa grana.
Abraços
E’ PHA aqui na Italia nos temos o Bossi que inventou a Padania, e ai temos Cabral!
Esse governador é um fanfarrão! Governa para o grande capital que está destruindo essa cidade.
A política de remoções para a Copa e Olimpíadas é um crime contra o povo carioca.
A cidade não é para ser consumida, mas vivida. Dai-me minha cidade de volta!
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Cariocas farão “faxina” na TV Globo
Do sítio Vermelho:
A “lavagem da Rede Globo” faz parte das comemorações da Semana Internacional pela Democratização da Mídia, que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro, com programação em todo o país. A “faxina” na Globo acontece na quarta (19), no Jardim Botânico, a partir das 13 horas. As pessoas estão sendo convidadas pelo Facebook.
Leia mais:
http://altamiroborges.blogspot.com/2011/10/cariocas-farao-faxina-na-tv-globo.html?spref=tw
Os estados produtores já ganham toda a infraestrutura do petróleo e tudo aquilo que gira em sua órbita: Petrobrás, empregos, tributos, etc. Já pensou se nós de Ivaiporã no interior do Paraná quiséssemos cobrar royalties por tudo aquilo produzimos para alimentar o Brasil em função da alta produtividade de nossa terra roxa? Todos são iguais perante a lei e todos os brasileiros devem desfrutar das riquezas descobertas pela Petrobrás no subsolo brasileiro.
O que Cabral quer?Tudo para o Rio e nada para nosotros?Mas o Brasil é um, e os estados compõem a unidade.O que existe encima e dentro da terra ou mar,é do povo brasileiro.Pensei que Cabral fosse maior que isso.
É isso aí, PH, o petróleo pertence ao povo brasileiro.
Esse Cabral Filho é muito fraco. Um PSDeBista fantasiado de bom moço. Importou as OSs do PSDB para o RJ com o apoio, quem diria, da bancada do PT( que aliás são muito fracos tbém).
Abs
Sou Rio, mas quero ver todo o Brasil se beneficiar com os dividendos do petróleo. Quero ver criado o fundo para a educação.
Temos um erro duplo nesta questão. O petróleo não pertence ao estado produtor, ele pertence ao Brasil, por conseqüência, os royalties devem ser repartidos por todos. Mas há outro erro, e bem mais grave que é a taxação dos derivados do petróleo no destino! É um absurdo que foi colocado na constituição de 1988, e que tem que ser corrigido.
Perfeito!!! Os royalties compensam esta aberração do RJ produzir o petróleo e o ICMS ser cobrado no estado de destino (proposta do Serra que favoreceu SP, seu estado). Não podemos perder duas vezes, PHA! Penso que o ICMS deveria ser cobrado na origem o os royalties “socializados”.
Pelo amor de Deus PHA. Sou leitor assíduo deste blog e seu admirador. Não decepcione os cariocas. Não faça como o PIG. Mostre os dois lados desta história. Isto é covardia…
Saudações tricolores!
Cabral, aceite o conselho do seu conterrâneo PHA. E lembre-se que no Governo de Getúlio Vargas foi criado o slogan: “O Petróleo é Nosso!”. Portanto não é só do Rio. E mais: os tempos são outros. Antigamente renda era só no Ceará, Café só em São Paulo, Leite em Minas e Açaí só no Pará. Agora não, principalmente depois do governo Lula, agora tudo é Brasil. Só continuamos com os sotaques diferentes, mas isso não faz mal a ninguém, visse meu bichin!
Tem nada não, fiquem com o Pré-Sal. Nós, aqui do Norte, ficamos com a AMAZÔNIA.
Vamos separar o BraSil em DOIS.
Imagina o BraSil ser DIVIDIDO e o NORDESTE ficar INDEPENDENTE???
Não mais existiria a Política do Café Com Leite da VELHA REPÚBLICA, não é???
olha, os comentários do tipo ah, o petróleo é nosso!!!! (acredito que todos de fora do rio) são válidos sim, a riqueza do Brasil sim tudo bem, mas se a questão é de igualdade o rio também gostaria, e acho que partindo do mesmo principio os srs vão concordar, de taxar o icms dos combustíveis na fonte, do dinheiro proveniente dos royalties do ferro, manganês, cobre, ouro, nióbio, urânio e bauxita. De parte do dinheiro proveniente da extração madereira e enfim, também questão de justiça( tenho certeza que concordam) receber todo défcit orçamentário e prejuizo de 20 anos ou mais em que o segundo maior arrecadador foi o penúltim a receber créditos do gov. federal. mas disso ninguém achou injusto na época, não se lembra ou não quer saber não é mesmo????
É lógico que os royalties precisam ser divididos entre todos os estados. Mas também é muito justo que os estados produtores fiquem com uma parte maior. Pois são nossas cidades que precisam de estrutura para atender os trabalhadores das plataformas. E eventuais ônus de tragédias ambientais também seriam nossos.
Desculpe, mas se o petróleo estivesse nas costas de qualquer outro Estado, a atitude do respectivo governador não seria diferente da atitude do Cabral. Não se deve esquecer que o petróleo não gera um centavo de ICMS. No caso do petróleo, o ICMS é cobrado no consumo, e não na produção, ao contrário do que ocorre com todas as demais atividades produtivas. Esse dispositivo foi incluído na Consituição de 1988 ao apagar das luzes, adivinhe por quem? pelo Cerra…Na época ele não imaginava que se descobriria petróleo na bacia de Santos, vinte anos depois..Ele só tinha na cabeça a bacia de Campos…E difo mais: se o pré-sal estivesse nas costas de qualquer outro Estado, não acredito que cariocas e fluminenses estivessem empenhados em tirar qualquer casquinha…É preciso que tudo seja dito, claro e em bom tom.
Olá PHA, tudo bem?
Será que o governador Cabral está saudoso dos tempos de tucano?
Assim ele faz o papel da oposição.
Com todo esse tempo de convívio com o negociador Lula não deu para aprender que é na mesa de negociação e não com bravatas que ele vai obter os melhores resultados?
Ou então é uma encenação para não deixar a bandeira da defesa do Rio nas mãos de Garotinho.
Vai chorar na televisão de novo…!
Para os “sulistas” Brasil é de Minas Gerais para baixo. Te manca Cabral. Brasil é do Rio Grande do Sul até o Amapá. Riqueza para todos. Viva Dilma e Lula! Viva o Brasil!!!
ATENÇÃO: A maior descoberta paleontológica de todos os tempos!!!!!
A MÃE DA URUBÓLOGA: http://www.youtube.com/watch?v=vHM5FFIwa8Q&feature=related
O problema do Merval ter virado imortal e que teremos que ouvir seus rancores até o final dos tempos.
Ainda bem que segundo o calendário maia, e a Urubóloga, o fim está próximo.
Me lembro de um sujeito que queria fundar a Republica dos Pampas, a base da ideia era exatamente o fato da regiao poderia ser auto sustentavel e que nao deveria favores a outros estados.
O que é lamentavel, alem do fato dos pendores racistas do interlocutor, era que nao existia o senso de brasilidade no tal homem, que era um imigrante.
O Rio é Brasil, e o acre e RS e RN etc tem o mesmo valor de brasilidade, o que significa que o governo federal encontrou petroleo no Rio, isso pertence ao Brasil.
Enfim, a quota de xenofobismo acabou foi no discurso eleitoral do Serra que o levou a bancarrota, essa pratica, tem sido um prato servido à paulista, necessariamente pela elite boçal e brega que existe ali.
Nós somos mais, temos uma identidade linda e me orgulho de ter a paulista, assim como a Amazonia ou a chapada diamantina, É MEU! é minha terra, e assim desfruto da beleza com honra de ser brasileiro, e quero ver todos os rincoes beneficiados com nossas riquezas sim! isso se chama nação!
É isso aí Rogéro, concordo com você. Devemos pensar grande e utilizar as nossas riquezas para o bem de todo o povo brasileiro. Permita-me só uma divergência: o governo não encontrou petróleo no Rio de Janeiro. As grandes reservas do pré-sal estão no mar territorial brasileiro que pertence à toda a nação. Estão a grandes profundidades e muito distantes da costa. Eu pergunto: por acaso, se algum país estrangeiro tentar se apossar à força das reservas do pré-sal, vai ser a Polícia Militar do Rio Janeiro que, sozinha, vai defender o “seu petróleo” ou a tarefa vai caber às Forças Armadas Brasileiras?
É isso ai PHA, o petróleo pertence ao povo brasileiro e não somente aos estados produtores.
Por uma divisão justa das riquezas nacionais!
Isso mesmo, as riquezas do petróleo pertencem a todo o povo brasileiro! Mas acho que não há que se falar em “estados produtores” quando as reservas do petróleo estão localizadas no mar territorial “brasileiro” a centenas de quilômetros da costa e a profundidades também quilométricas. Além disso, todos os esforços políticos, tecnologias e investimentos aplicados na criação e desenvolvimento da Petrobrás e em toda a indústria petrolífera pátria foram sustentados por toda a nação brasileira através da União. A Petrobrás é brasileira e não somente carioca.
Madeira e Rogério Augusto
Efetivamente o petróleo foi encontrado mesmo, foi no mar. Não foi no (território do)Rio.
Se for decidido uma tributação ou royalties sobre minérios será que serão distribuídos quase só para MG e o PA? As prais de Copacabana, Ipanema e Leblon são do Rio, mas o mar, não!
Os recursos naturais pertencem a União, ora,pois!
Nem royalties deveria pagar aos Estados produtores.
Deve sim, a União, ela própria, investir no social.
Anteontem foi a CBN, ontem O Globo, via Merval, tentando jogar gasolina e atear fogo no jovem Deputado Brizola Neto, um deputado pra ninguém botar defeito. Fora ser bom de blog.
Mas a resposta do Brizola Neto valeu e como! Deve ter deixado o imortal Merval mortinho de ódio.A Globo tem ódio até de ouvir o nome Brizola,depois que o Governador Leonel Brizola obteve aquele famoso direito de resposta.
http://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8
Só faltou um pouco mais de respeito dos colegas do Deputado, que não paravam de papear enquanto ele falava ao microfone sobre assunto tão relevante.
E concordo com a divisão do pré-sal entre todos os estados, com prioridade para os que mais necessitem de ajuda.Já basta o pós-sal para os produtores. Aliás, temos que cobrar prestação transparente de contas do senhor Cabral sobre o destino desses royalties e de todas as outras verbas que aqui entram.
Esse Cabral tá precisando é de dar umas voltinhas no jatinho do Eike Batista. Governador mala sem alça.
Será que a CA poderia repercutir matéria da isto é desta semana “O governador grileiro
O pre sal deveria ser distribuido de forma igualitaria a todos estados, pois os estado produtores ja recebem uma parcela enorme pelo pos sal. E sem essa de dizer q o rj vai perder, pq so se perde oq se tem, e, se ainda não foi produzido nao foi distribuido a ninguem ainda.
PHA, Como carioca concordo com você e o nosso ex presidente.
Cabral ou Calabar?
Jogando pesado pra plateia, e que plateia é essa, quer ser dono da vaga pra ser presidente em 2014? Pré-sal é Brasil e mais, ele nem será governador eterno, sai fora, obedeça o lider LULA. Viva Dilma
Pois é Cabral…manera.Mas o Merval,adora água na fervura e quer atingir o Brizola Neto…Mas o Le fardonnn,Le Bigodonnn,vai continuar,assim,dando o tiro no pé…Brizola Neto,grande deputado.
O seu comentário está aguardando moderação.
4 de outubro de 2011 às 21:02
o royalties do petroleo +-2 bilhões é uma compensação a covardia da retirada do ICMS de +- 40 bilhões de ICMS do petroleo do RIO DE JANEIRO – na constituição de 88 (para ser distribuido por todo o Brasil).
De tanto que o Rio gritou, tiraram da MARINHA DO BRASIL os ROYALTIES e entregaram ao Rio de Janeiro como um “cala a boca” tributário.
por que ninguem fala que o ICMS do petroleo e da Energia Elétrica são os dois UNICOS produtos que não são tributados na origem ?
Devolvam o ICMS do petroleo (40 bilhões) retirados do RJ e o JUSTO é devolve os Royalties TANTO FALADOS a MARINHA DO BRASIL.
Seria ótimo que tributassem petroleo e energia na origem. Paraná e Rio de Janeiro ganhariam horrores (Itaipu e bacia de Campos), e São Paulo, que usa toda essa energia, descobriria que é rica, a custa dos outros.
Ok. Esse é um comentário sobre o comentário.
Minha opinião sobre os royalties, especificamente, eu já postei aqui…
Concordo! Devolvam o ICMS
Concordo! Devolvam o ICMS do petroleo ao Rio e aí dividam royalties, com o resto do Brasil. Assim se faz justiça aos estados produtores de energia, que foram garfados pelos paulistas na constituição. E aos demais estados, lembrem-se a petroleo no NE tanto quanto no Rio depois vcs vão chorar..
este está melhor do que os outros
Se o jr (filho é muito brasileiro para as pretensões dele) aprendesse – e uzasse – 1% da sabedoria do pai, o Rio teria o melhor governador do Brasil. Infelizmente, ética e saber não são genéticos. Baixa a bola, Cabral, porque você só foi re-eleito por causa do Beltrame.
Acorda gente, acorda Cabral! Aqui é o Brasil, já chega aquela meia dúzia com ideias toscas separatista, a palavra é União.
Esse negócio de “Tudo ou Nada” é muito arrogante e não combina com o Rio, palavra de um paulista.
Olá,
Com todo respeito ao RJ, mas esse govrnador Cabral não passa de um fanfarrão.
Abs,
Andar com empresários fez Cabral ficar intransigente.
o petróleo é brasileiro. chauvinismo é para os demagogos, dentre eles renato casagrande, governador do espírito santo.
só rindo desses politiqueiros.
Parabens, PHA, por botar água na fervura do Cabral! Para que haja justiça, o pré-sal tem de beneficiar todos os brasileiros.O cajueiro da minha casa era muito fertil e generoso. Nós distribuíamos cajus com toda a vizinhança, inaugurando o “cajueiro democratico”. Todo mundo aproveitava e agradecia. É isso a democracia!
PHA, se o Pedro Álvares Cabral fosse vivo daria um puxão de orelha no Sergio.
PHA,
tô contigo. Sou carioca, e acho que os recursos do pré-sal têm que ser divididos. A questão é que a emenda Ibsen tá querendo tascar o que já era do Rio. Aí, não. Royalties antigos não podem ser divididos, até porque parte deles já está empenhado por 20 anos em renegociação de dívidas com a União. Quem vai pagar? São Paulo? Acho que não. Sobre os novos recursos, dá pra todo mundo. Melhor que jorrar tudo na mão da Rosinha, mesmo.
O Governador do Rio não conhece a nossa casa: “…todo mundo bebe e todo mundo samba…”. Vai juntar-se ao jênio em Resende.
Quando vejo politiqueiros como os Garotinhos, Picciani’s, Sarney’s, Eunice Oliveira e outros deprimentes figuras políticas e empresarial brasileira disputando nacos destes bilhões de Reais, eu me pergunto :
Será que estes politiqueiros estão realmente interessados em aplicar estes bilhões na melhoria das condições de vida do povo brasileiro ? .
Acredito que, nós povão, antes de partilharmos com justiça estes recursos do Pré-Sal,deveríamos aprimorar instrumentos para fiscalizar os recursos já investidos nos milhares de municípios .
Como carioca, espero que os péssimos exemplos de Campos e Macaé não se alastrem pelo restante do Brasil .
É o que eu penso !
O que o Sérgio Cabral Filho, faz é perseguir os honrados Bombeiros. Pagando um salário de miséria.
O Ditador do Rio!!!
Parabéns pela Navalha! Soberbo!
Eu já lhe falei,PH.Manda o Cabral(pai também d’O Pasquim),que é seu amigo,suponho,dar uns conselhos pro filho,de modo a tornar sua carreira política mais longa e proveitosa para o Rio de Janeiro.
Êle tem que aproveitar a onda de maré boa que banha as praias do Rio.Vide o Vasco,Botafogo,Flamengo e o(nosso)Fluminense.
È muita mesquinharia querer tudo para o Rio, Governador… O que é do RIo é do Rio, e o Rio não terá menos do que isso. Estamos encontrando tantas reservas de óleo negro e gás em altomar que ás vezes acho que estou vivendo um conto das arábias…. As que encontramos já são fabulosas e quantas mais haverão??? O momento, caro governador, é de lutar pelos interesses do BRASIL. Com isso garantido, o RIO terá o seu justo e devido quinhão, sem isso, Governador, quem sabe o que poderá acontecer??
“O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo éum braZil para TOLOS”
PHA,
Como somos todos brasileiros, sou a favor da distribuição dos royalties, TODOS eles, para TODOS os brasileiros, privilegiando-se, evidentemente, os estados e as cidades produtoras…
Não podemos esquecer que os estados e as cidades produtoras de petróleo, da extração de minério, extração de madeira, e de outras riquezas, têm, efetivamente, o bônus do desenvolvimento, mas também o ônus dos eventuais desastres ambientais…
Nessa hora, não ainda apenas a “solidariedade” de uma cidade do interior do Mato Grosso, por exemplo, num derramamento de petróleo em Campos no Rio de Janeiro…
É através dos royalties preferenciais dos produtores, que os atingidos poderão mais rapidamente se recuperar…
O resto, com todo respeito, é baboseira…
A Urubóloga é uma gafe…
Vê se liga o “desconfiômetro” Cabral! Quem tudo quer, tudo perde…
Ibsen Pinheiro ainda é vivo? Viva o riogrande del sur pela ressuscitação.
O dinheiro dos “royalties”, deve ficar numa conta em nome do
estado beneficiado, e ser liberado, a medida que o governo
do estado, apresentar contas de obras, em benefício direto
do povo(mostrar a obra também). Caso contrário, vão roubar
o dinheiro e, o povo vai receber, uma leve brisa no derriere.
Como vão distribuir e que proporções, eles os “donos” do país
que resolvam; o povo se acostumou com migalhas………………
Até um dia, milagroso, em que o povo se levantar. Aí a bastilha
cai. Duvide-ó-dó. PADIM LULA códe cá!!!!!!!!!!!!!!
bye bye bonner/kamelô/theglobe
Abaixo o AI-5 digital
Cabral descobriu o Brasil.Sérgio,também cabral, quer o Brasil para os cariocas.Sérgio, também cabral, só tem de bom ser vascaino. Vai te catar!
Excelente texto, PHA.
Concordo em gênero, número e grau.
Também sou carioca, mas vai devagar, Cabral.
Tem que haver um melhor equilíbrio da distribuição daquilo que vier a ser explorado, mas não pode ser tudo igual, isso seria tunga na maior cara de pau. Aí também não dá.
Francisco disse:
4 de outubro de 2011 às 18:41
O dinheiro, ele circula.
“Os espanhoes tiveram todo o ouro do mundo…
Os portugueses tiveram todo o ouro do mundo…
Os árabes têm todo o ouro negro do mundo…
Mas o dinheiro, ele circula”.
Bem, meu caro, agora que conhecemos a história, tratemos de investir o dinheiro de forma correta e inteligente.
Lula deu uma oportunidade para ele refletir e negociar. Sem dúvida, o palhaço acha que foi por medinho dele.
Ele deveria se mirar no espelho de Garotinho. O menino “expierrrto” achou que poderia fazer o povo carioca acreditar que a obra de recuperação do Rio era dele(Garotinho) e não de Lula. Foi enxotado das urnas pelo povo carioca.
Sergio Cabral ainda não percebeu que o Rio continua lindo. Só falta investir em segurança, saúde, educação, transportes, moradia, infraestrutura,cidadania e bons modos. No resto, o Rio é o máximo….
Não existe mar territorial carioca, baiano, paranaense, … Só existe o mar territorial brasileiro, e todos os brasileiros tem direitos iguais sobre ele. O resto é puro olho gordo.
Taí gostei da idéia…
O que eu acho curioso é que os recursos minerais são do Brasil, não dos Estados.
Da mesma forma, a plataforma continental, as praias e as dunas também são da União.
Portanto, concordo com o Dr Nunca Dantes (multi-doutor).
É uma briga inútil mesmo.
O governador do Rio tem que se preocupar se o dinheiro do pre-sal fica no Brasil e não se fica no Rio.
Aposto que o PIG está com a corda toda com essa discussão (inútil) de qual Estado ou Município fica com mais ou com menos… é tudo Brasil gente!! Olho vivo!!
Parabéns, PHA, por mais esta posição sensata. O cacau e o petróleo da Bahia, a cana-de-açúcar de Alagoas e Pernambuco, o ouro e o ferro do Pará e de Minas, ajudaram a financiar os parques industriais do Rio e de São Paulo. E agora o petróleo do alto-mar brasileiro só pertence ao Rio? É este o país menos desigual regional e socialmente que queremos construir?
Ao SR. Francisco Santos. Parabéns, Parabéns, pelo seu comentário, Cabral tem que entender, que A Petrobrás, cresceu, foi porque outros estados, com outros produtos, fizeram a Petrobras crescer, financiando. São Paulo e Rio chegaram ao patamar industrial que estão hoje, é porque por traz, tinha outros estados, com matéria prima, e outros produtos,empurrando os dois Estados, financiando os dois estados, para o desenvolvimento. Portanto o Pré-Sal Pertence a todos os brasileiros, e não só ao Rio.
Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher e por traz de um burro tem que haver um bom dicionário.
Nessa eu estou em numero e grau contigo PHA, egoísmo não tem nada a haver com político que realmente o seja. Sou fluminense, mas sou muito mais nosso Brasil do que apenas o Rio de Janeiro. Sou mais especificamente friburguense e nesse momento veio-me um sorriso ao achar graça de que no momento de qualquer catástrofe os políticos logo apelam para que venha socorro federal, bem como não obstruem ajudas que venham não só de outros estados como até além de nossas fronteiras, porém quando é para repartir as riquezas, que não são dum ou doutro estado e sim da nação, esses políticos que são competentes com que verbas vultosas vão pelos ralos ou sumam sei lá ao certo pra onde, resistem a partilhar.
Saiu no blog do Nassif
Serra e o precatório do Parque Villa Lobos
Enviado por luisnassif, ter, 04/10/2011 – 18:16
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/serra-e-o-precatorio-do-parque-villa-lobos#more
Tem que existir equilíbrio.
Somos uma federação, e não uma confederação.
Não foi o Estado do Rio de Janeiro que achou petróleo no fundo do mar. Nem o Espírito Santo, nem mesmo São Paulo.
Foi o Brasil. A Petrobras. Empresa estatal, cujo controle pertence à União.
A instalação de toda a cadeia do petróleo no Estado do Rio de Janeiro, por si só, já compensa o que o Estado ganharia com os royaties. Isso sem contar novas fábricas, como a da Nissan, e o potencial turístico da cidade, que só cresce desde que todos os brasileiros trabalharam para que ela fosse eleita sede dos jogos e se orgulharam disso.
Se o Brasil for muito rico, o Rio sempre será rico.
Eduardo, está perfeito o seu comentário. Eu não havia pensado o assunto sob este aspecto, mas é verdade, todos os esforços para criar e desenvolver a Petrobrás, tornando ela uma das maiores e mais competentes companhias de petróleo do mundo foram feitos por toda a nação brasileira, com recursos federais e agora que os melhores frutos desde árduo trabalho estão aparecendo, os benefícios tem que ser distribuídos para todo o País! O Petróleo que está a dezenas de quilômetros da costa e mais de sete mil metros de profundidade não é só de um ou dois estados. É patrimônio do Brasil como um todo. É de todos nós!
O Rio não é São Paulo.
Documentário – O Desafio do Pré-Sal
http://fwd4.me/07d9
Como ficarão as arrecadações dos municípios que sobrevivem dos royalties? O problema não é somente o estado do Rio de Janeiro. O Pão de açúcar não enche a barriga de Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Quissamã, São João da Barra, Petrópolis e tantos outros municípios que sobrevivem desta renda! Não seriam royalties indenizações? Outra dúvida, os royalties dos minérios também entram na questão? Me parece uma questão oportunista, e de roubo. Assim, como “meteram a mão” no Rio com a capital federal. Ou você já esqueceu quanto tempo, demoramos para nos erguer novamente? Esta “emenda” serve para os royalties das outras camadas, ou somente do pré-sal?
PHA, você precisa se informar melhor…
Êpa, calma aí. A capital foi, antes, em Salvador!
A propósito, quem vigiará a costa do RJ, a marinha do RJ ou a marinha do BR? Será que seremos divididos em vários pequenos países, assim como fizeram no Oriente Médio?
É muito simples cara!
Se o Rio é tão poderoso, politicamente, quanto é “ambicioso” e “egoísta”, faça o favor de ganhar no voto!
Isto é Democracia!
Dá uma “espiada” no “Aurélio”, cara!
O dinheiro, ele circula.
Os espanhoes tiveram todo o ouro do mundo…
Os portugueses tiveram todo o ouro do mundo…
Os árabes têm todo o ouro negro do mundo…
Mas o dinheiro, ele circula…
O caso é mais ou menos assim:
O Rio se arvora a dono de um petróleo produzido lá no meio do mar. E alguns ainda dizem: na nossa plataforma continental. Alguém já consultou como foram feitos esses mapas?
O estado do Rio, por ser “convexo”, projeta essa convexidade para sobre o mar, tendo (e muito mesmo) mais “território” marítimo que território “terrestre”. Coisa que ocorre com todos os estados ditos “convexos”. Outros, pobres como o meu Paraná, por algum cálculo de algum mágico cartógrafo, são côncavos, foram prejudicados na divisão do mar (o Paraná tem uns 40 quilômetros de mar, Santa Catarina tem mais de 400), e projeta sua concavidade para o mar, espremido entre São Paulo e Santa Catarina, ambos convexos. Resultado: mesmo se fosse encontrado petróleo à frente de nossa bela Ilha do Mel, ou de Superagui, ao lado, ele pertenceria a São Paulo, pela divisão das bacias.
Então, o caso é que as riquezas do mar não são de quem as produz, mas de quem teve a sorte de ser convexo….
O que digo é que estados com poder há mais tempo, que têm a seu lado inclusive os cartógrafos, podem se arvorar a donos de algo que está a mais distância do estado que o interior de Minas, para o outro lado. É essa divisão que nunca se questionou!
PHA, como carioca concordo plenamente que ocorra uma distribuição mais justa com os royalties. O problema é a proposta do Sr. Ibsen dinheiro, que quer rasgar os contratos firmados anteriormente e isto é “roubo”. Também concordo que estas verbas tenham que ter destino regulamentado.
e bem verdade e ja vimos que centralizar,dinheiro,recursos,em apenas um lugar como aconteceu com São Paulo,gerou enormes desigualdades sociais e migrações de regiões menos favorecidas,a divisão sera o melhor pra todos,ou vencemos juntos ou morremos separados.
Amei ,Paulinho, amei!Eu também quero ouvir essa “AquarelaBrasileira” .Quero fazer coro com o grande Martinho, viu Governador?Seja mais.Seja maior.Seja Brasil que o Rio de Janeiro vai continuar lindo!Amei, Paulinho!Beijão.
venho insistindo: royalties têm que ter destinação regulamentada. municípios que os recebem são antro de corrupção e ninguém (além dos que desviam) vê benefícios. antes mesmo de dividir esse bolo, temos que estar atentos a isso.
Estou com 62 anos e quando era criança ouvia um ditado popular assim: “Quem tudo quer nada tem”. Será que o governador Cabral, que é bem mais moço do eu, já ouviu este ditado?
Matou a pau !! É exatamente por ai… Sou carioca e concordo plenamente com o artigo…. menos Cabralzinho.
Você já votou no TOPBLOG, diferente do PSDB aqui há união clique já e vamos juntos, afinal blog tem que ter leitor e comentarista e não só observador.
http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=17135323