Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Publicado em 05/07/2011

Professora do RN que criticou a educação recusa prêmio de empresários

O Conversa Afiada recebeu o e-mail do amigo navegante Zé Carlos

Veja por que a professora ficou conhecida

 

O Conversa Afiada recebeu o seguinte e-mail do amigo navegante Zé Carlos:

Olá Geórgia, tudo bem?

Lembra da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte?
Pois ela acaba de recusar o prêmio “Brasileiros de Valor 2011″ do Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE).
Em carta, a professora Amanda expõe seus motivos. Diz que sua luta é outra e que espera para debater a privatização do ensino e o papel de organizações e campanhas que se dizem “amigas da escola”. (plim-plim)!
Veja a carta aqui.
(Leia abaixo – PHA)

Bom trabalho, um abraço e boa sorrrrte! Extensivos ao PHA.

zcarlos



Por que não aceitei o prêmio do PNBE


Oi,

Nesta segunda, o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE) vai entregar o prêmio “Brasileiros de Valor 2011″. O júri me escolheu, mas, depois de analisar um pouco, decidi recusar o prêmio.


Mandei essa carta aí embaixo para a organização, agradecendo e expondo os motivos pelos quais não iria receber a premiação. Minha luta é outra.


Espero que a carta sirva para debatermos a privatização do ensino e o papel de organizações e campanhas que se dizem “amigas da escola”.

Amanda


Natal, 02 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,

Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.


Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.


A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.


Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas “organizações da sociedade civil de interesse público” (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.


Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.


Saudações,
Professora Amanda Gurgel


Entenda o que é o PNBE, que já premiou a Rede Globo.

Comentários

  • Francisca Rocha

    Parabéns Prof. Amanda! Continue lutando, porque, para que nosso país venha a ter uma Escola gratuita e de qualidade para todos, ainda vai demorar bastante. Duas lutas são travadas: 1. como iniciou a educação no Brasil. 2. como a mesma vem sendo encarada pelos governantes. Somente de uns dez anos para cá, é vem se falando na melhoria da Escola, na formação dos educadores e melhoria de salário. Portanto, não se conserta um erro de 1500 anos em 10 ou 20 anos, principalmente , uma coisa tão complexa como a educação. As tentativas passadas foram massacradas.

  • Oswaldo Oliveira

    Grande parte do problema se restringe as pessoas que administram a educação nesse país, porque na sua maioria são pessoas com livros escritos e teorias maravilhosas, más que na verdade, nunca entraram em uma sala de aula tá.
    Um exemplo crônico também é a hipocrisia de alguns:vejam vocês colegas,quando eu estava formando, fui estágiario da secretaria Maria do Pilar, no Colégio Municipal Belo Horizonte, no bairro São Cristovão. Ela era uma pessoa que pregava a greve como única forma de conquistarmos alguma coisa enquanto categoria, insitava aos piquetes e quetionava todos os projetos educacionais do governo da época; hoje, que está em Brasilia levada pelo SR. Lula, manda cortar o ponto de qualquer grevista sem questionamento a suas ordens e, as regionais por sua vez (deptº de educação) da prefeitura de Belo horizonte, cumprem asa mesmas sem pestanegarem.

  • vera braz

    Neste momento estou feliz!
    Há muito espero que alguém que se coloca desta forma pela educação possa ser ouvido por muitos!
    Obrigada, internauta e Paulo Henrique.
    Estou divulgando também.

    • marly

      Este é um momento de alegria, isso sim a rede globo deveria colocar no ar e quem sabe os políticos ficariam envergonhados e começassem a lutar pela educação.

  • Olinto

    Professores de Santa Catarina estão a 55 dias em greve, justamente pra que o Piso Salárial Nacional seja implantado na carreira e, até agora ninguém a nível nacional fez alguma menção sobre esta situação, a quarta maior economia da nação brasileira, paga, talvez o pior piso salárial(R$ 609,00) por 40 horas semanais, pois atualmente estamos sem uma lei que realmente diga qual é o nosso salário base. Aqui ta uma vergonha nacional, os meios de comunicação precisam denunciar o descaso em Santa Catarina, urgente.

    • Claudeth Clair

      Meu caro Olinto, estive em um congresso da CNTE, em Blumenau há tempos atrás. Fiquei pasma com a organização da cidade em todos os sentidos, mas pasmei também quando foi denunciado nesse congresso, que o estado de Santa Catarina, pagava o menor salário do Brasil à seus professores.
      Aqui de Minas, ouvimos sempre que o Sul, é como a Europa, mas ninguém consegue imaginar uma situação absurda dessa. Minha intenção aqui é incentivá-lo a denunciar de todas as formas possíveis, essa situação. O que já faço por vocês e em favor de todos colegas de profissão de todo país.
      Se quiser, entre em contato comigo: claudethclair.ide@gmail.com
      Grande abraço!

  • Léo

    Caro PHA
    Ontem fiz um comentário sobre as atitudes dessa valorosa professora Amanda Gurgel e solicitei à nossa querida Presidenta Dilma Roussef e ao nosso competente Ministro da Educação Prof. Haddad providências no sentido de agilizar o reajuste dos salários dos professores, visto que ,como todos sabem, não faltam recursos,no meu entender o que está faltando é vontade.
    política.
    Querida Presidenta Dilma,não perca o bonde da história,aproveite a oportunidade para se tornar a redentora do ensino de qualidade deste país!
    Caro PHA, peço-lhe que publique os meus comentários, visto que , no meu entender, não ofendi ninguém, muito menos a nossa querida Presidenta Dilma Roussef e mais uma vez os comentários não foram publicados.
    Grato pela atenção.
    O que eu disse hontem não foi publicado, em razão disto resolvi retornar ao assunto com outras palavras naturalmente.
    Então se quiserem publicar tudo bem, se não, paciência.

  • Cida

    Quando o JN e afiliados publicou o vídeo, pensei q a professora tinha sido contratada pela emissora para falar tudo o que falou, mas esta carta é bem mais esclarecedora. por pouco o discurso inflamado começava a servir de modelo contra o governo, ou seja, de instrumento político, como a maioria das reportagens do PIG contra o ensino público de qualidade e a favor do ensino sem qualidade das mensalidades absurdas e sem responsabilidade do setor privado. inda bem que deu tempo pra professora se defender….

  • José Lopes

    Cuidado Faustão, Rede Globo e O Globo. Com educação ninguém vai assitir aos seus programas e ler suas notícias.

  • José Lopes

    A qurida professora deveria dizer que o descaso com a educação no Brasil vem desde outros governos que apostaram contra. A falta de educação rende votos. Do jeito como se traduz, até parece que a culpa é deste governo.

  • Fábio

    Muito apropriada a recusa do prêmio, parabéns à professora. Mas ela poderia ter recusado a ida ao Faustão. Seu “exemplo” sendo usado pela Rede Globo em um programa dominical dos mais estúpidos, para manipulação e sustentação da ignorância, deveria ter tido uma recusa ainda mais enfática por parte dela, que preza tanto pela educação.

    • Neumar

      Concordo com a professora ter participado do programa do Faustão. Não sou fã deste programa, nem o assisto, entretanto tenho que reconhecer que através dele a voz da professora foi ouvida por milhares, que nunca a ouviriam. A sua mensagem é questionadora e coloca nua a sociedade hipócrita em que vivemos…

    • André

      E perder a oportunidade de falar para todo o país sobre as reais condições de trabalho dos professores? Seria uma burrice.

  • Se Nagao

    Prezados,
    O Filosofo Mario Sergio Cortella em uma de suas palestras colocou que o dia dos Professores é 15 de outubro (data formal, segundo ele) mas que os professores se dividem em dois grandes blocos: aqueles que acham que é em 1 de novembro dia de Finados e outros que acham que é o dia de Todos os Santos.
    Eu acho que esta Professora se enquadra na turma de Todos os Santos.

  • José Bonaparte

    Que você seja do PSTU ou de qualquer outro partido político. O que interessa é a sua coragem em peitar quem não entende de educação, como o juiz, a secretária e outros apadrinhados do governo do RN, que subestimam a inteligência do professor e querem matá-lo primeiro por inanição, com o mísero salário, para enterrar a educação. Um basta tem que ser dado a tudo isso, essa hipocrisia política de sucatear e tentar a todo custo esculhambar com a educação pública. Temos que fazer uma marcha em favor da educação pública decente e eficaz, em todo o país.

  • Verôncia Cardoso

    Finalmente alguém que realmente exponha a realidade do trabalho docente, parabéns professora!

  • francisco

    Parabéns a professora.A carta nos faz lembrar o grande Brizola e Darcy Ribeiro,é de arrepiar.Ainda há esperança,ainda há,sim ainda há.

  • Vanda Amorim

    Muitooooo bom!

    Isso faz com que renasça entre nós a esperança …

  • Go Oliveria

    Parabenizo Amanda pela C O E R Ê N C I A!

  • Roseane

    Professora, Amanda Gurgel, és um exemplo vivo de caráter, formação ideológica definida, calaste a boca de muita gente que estava te achando uma oportunista. Parabéns! Tenho maior orgulho pelo sua atitude e luta pela nossa classe, professores de todo país. É de pessoas como ti que precisamos nesta nação.

  • Pablo

    È ela é nordestina…Tinha que ser tanta força assim so podia vir do nordeste…

  • Parabéns professora, sinto muito orgulho por ter você como uma companheira na luta por uma educação de qualidade e pela valorização dos companheiros profs.

  • Márcio Cândido

    Oi Amanda, parabens.
    Creio que o caminho é federalizar o ensino público em sua totalidade, garantindo uma gestão transparente e democrática, onde a comunidade escolar decida como e onde aplicar os recursos.
    A União, independentemente de quem esteja no poder, remete religiosamente os recursos destinados a Educação.É que estes “evaporam”, na maioria da vezes, assim que chegam aos cofres de estados e municípios.

  • Marcia Lopes

    Parabéns professora Amanda e obrigada pela sua existência confirmando que dignidade existe.Deus te abençoe!

  • Humberto

    A Professora Amanda, com este gesto, demonstra conhecer muito bem aqueles que efetivamente constroem a educação pública neste país, os próprios educadores.

  • Elias Costa

    Simplesmente fantástico.
    Amanda, tu expressaste o sentimento de toda uma categoria, de Leste a Oeste e de Norte a Sul do Brasil.
    O descaso é muito grande.
    Parabéns pela coragem e que Deus te abençoe.
    Elias.

  • Roberto

    Bem concordo com ela em partes temos que lutar com todas a forças por um escola de qualidade, mas acredito que toda ajuda é bem vinda se formos por esse lado de que só o governo tem que investir na educação também teríamos que fechar ONGs e muitas entidades “pilantrópicas” que temos no Brasil, não podemos ser tão radical.

  • Dinha

    Já tinha muita gente falando que ela queria era ganhar dinheiro. Calou a boca dos vendidos!

  • waldemiro soares

    Parabens professora, tudo que tinha a dizer, já foi dito.
    Que Deus te abençoe e te de muita força.
    Com admiração.
    Waldemiro Soares.

  • Francisco Cornelio

    Bela a postura da professora Amanda em recusar o prêmio, mas, a ida da mesma a um programa como o Domingão do Faustão condiz com quem defende o que ela diz defender?

  • Haroldo Medeiros

    Com 26 anos de sala de aula é a primeira vez que vejo uma pessoa (colega) falar com tanta propriedade. Parabéns Amanda Gurgel você está provando que realmente tem um grande compromisso com a educação.

  • Cristina

    Amanda merece ser considerada um simbolo da ética que está em falta nesse País. Parabéns por não se deixar cooptar por essa turma que se diz “amiga da escola” .

  • WELBSON

    A Amanda aproveitou e deve aproveitar o espaço da mídia, mas não se curvou e não deve se curvar aos inimigos de sua classe, mesmo quando estes aparecem vestidos de cordeiros. É um exemplo de dignidade e coerência. Corretíssima em recusar o prêmio do PNBE. Como diria Dona Florinda: não se misture com essa gentalha!

  • Denise Romano

    Deputado Zé Maia atribui protesto de professores em greve à ingestão de “alguma substância”
    Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG)

  • Fred

    Caro PH acompanhe a Rosa democrática (DEM) no RN. Aqui está uma greve geral, desde as intituições de ensino até a polícia.

  • Marivalda Barbosa

    Profª Amanda Gurgel – a voz que transmitiu o grito que estava na garganta de milhares dos que ainda acreditam em milagres na educação brasileira. Bravo!!!

  • Eta professora porreta, aqui vai meus elogios pela sua defesa
    no ensino público saudável. Aqui no estado de São Paulo, ti-
    vemos a desmoralização da professora, inclusive político fa-
    lando para uma professora, que ela ganhava pouco, porque
    era mal casada. A privatização do ensino público, aqui virou
    uma farra para os Prefeitos, pagam mal, e além do mais usu-
    fruem da verba da Educação para outros fins.

  • Sandra Borges

    Parabéns, colega pela brilhante decisão.
    Não podemos nos curvar aos anseios e interesses de grupos que pretendem ignorar a realidade da educação brasileira, estamos muito bem representados assino embaixo tudo que proferiu.
    A luta deve ser de todos os professores deste imenso país de norte a sul, lesta a oeste, toda a sociedade deve testemunhar nossa força.
    Essa a luta do Professor Brasileiro.
    Saudações
    Sandra Borges

  • Sandra Borges

    Parabéns, colega pela brilhante decisão.
    Não podemos nos curvar aos anseios e interesses de grupos que pretendem ignorar a realidade da educação brasileira, estamos mjuito bem representados assino embaixo tudo que proferiu.
    A luta deve ser de todos os professores deste imenso pais de norte a sul, lesta a oeste, toda a sociedade deve destemunhar nossa força.
    Essa a lutaq do Professor Brasileiro.
    Saudações
    Sandra Borges

  • Mario Coutinho

    Parabéns, Professora Amanda. Atitudes corajosas e democráticas como esta inspiram a todos que lutam por um Brasil melhor. O território deles não é o seu nem o nosso.

  • Neil

    A professra está certa. Mas, de onde tirar os recursos pra educação?

  • Mateus Leonardo

    É mais uma prova dos argumentos do jornalista Paulo Henrique Amorim, sobre a elite de São Paulo , grande parte do sudeste e sul do Brasil, mais um destaque do nordeste Brasileiro, Professora Amanda. Parábens.

  • Jose Antônio Garcez Sobrado

    O manifestação da Prof. Amanda Gurgel é o reflexo e a posição do povo brasileiro, quantos gostariam de ter o mesmo espaço, mesmo que mínimo, para expor uma posição de respeito e coerência que a mesma teve, felizmente a Prof. foi laureada com este privilégio, representou bem muito o desejo do povo brasileiro, em que o ensino seja prioridade máxima neste país, aliás este país só será uma grande potência através da educação, saúde e segurança, caso contrário não teremos um futuro próspero. Parabéns Professora.

  • Mário Mendonça

    Prezado PHA.

    Mais um excelente quadro brasileiro que se perde por caso do radicalismo partidário. Lula também é um socialista, mas democrático e senta a mesa para discutir e melhorar o país. Com PSTU, Amanda nada conseguirá.

    Abraço

  • Humberto Guanais

    O Sr. Paulo Cavalcanti, talvez por estreiteza política confunda as coisas! Qual o problema ela ser filiada a um partido politico, que como ele mesmo diz nunca elegeu ninguém? Sou filiado, fundador do PT e nem por isso deixo de elogiar o grande discurso e a ética demonstrada por esta nossa mestra! Parabéns Amanda, não será os Paulos, Agripinos, e outros que calarão a sua voz!

  • Aos leitores do Blog do PHA,

    Numa democracia, preso e respeito TODAS as correntes de pensamento, desde que não seja utilizado para fazer “proselitismos”.

    Fui um dos primeiros entusiastas do discurso da Profª Amanda Gurgel, copiei o link, esparramei para minha lista de endereços. Logo depois, vim a saber que a Profª “engajada” – pertence ao PSTU – e estava alí, fazendo “lição de casa” – e não defendendo uma categoria, porque acredita na classe.

    Portanto, para mim, aquilo tudo, perdeu o valor, trata-se de um “pastel de vento” – pois está à serviço de um partido.

    Aliás, um partido que existe há mais de 20 anos, NUNCA elegeu um vereador no Brasil. Então, não representa ninguém, nem ela própria.

    • Fabriciopstu

      Paulo, Nesse sistema “democrático que vivemos” os parlamentares não representam os seus eleitores, mas sim os patrocinadores de sua campanha.

      Não podemos medir a força de um Partido simplesmente pela quantidade de parlamentares, mas sim pela força de mobilização. Esse Foi o erro do PT: adentrar no que Lula chama de “politica real” na verdade significou deixar o PT se corromper com a atual ordem politica e social.

      Se ter muitos parlamentares é o que importa, preferimos a “marginalidade” mesmo. Mas carregaremos uma bandeira SEM MANCHAS E REALMENTE COMPROMETIDO COM OS INTERESSES DOS TRABALHADORES!

      • Camilo Fábio Grando

        Caro cidadão do PSTU,

        Me perdoe, mas passar uma vida inteira carregando uma bandeira, sem conseguir convencer a sociedade que há necessidade de se eleger pessoas para realizar as transformações necessárias, de nada adiante. O PT pode ter erros, e os tem, mas muito mais tem acertos, afinal, nosso Lula entendeu que só discurso oposicionista não resolve. Tem que se eleger, formar maioria, e daí, promover melhorias, que estão aí, pagando o preço, é óbvio.
        Grande abraço para ti, palmas para a professora.

    • Miguel

      O que uma coisa tem aver com outra? Por que envolvimento oartidario anula a militancia da professora? Atualmente, partidos sao umas das poucas entidades capazes de organizr militancia. Historicamente, nao fosse a luta dos partidos social-democratas, nao teriam aceitdo inserir alguma democracia no regime capitalista.

    • Hercilio

      Porque a raiva de uma corrente diferente no campo da esquerda, quando o PT foi fundado isso era dito também e já está no terceiro mandato de presidente, a esquerda não cresce nas eleições, é nas lutas, foi assim que o PT cresceu, a eleição é consequência disso e não causa.

  • Annibal Sampaio Neto

    É por estas e outras que ainda acredito no Brasil.
    Oxalá exemplos como o da professora Amanda proliferem pelo nosso país mesmo que na corrente contrária ao “pensamento único” a que a sociedade está submetida há décadas e amplificada pelo que se convencionou chamar de “elite” desta mesma sociedade seja na área acadêmica, economia, política, empresarial, ou qualquer outra da atividade humana.
    A hipocrisia, o discurso fácil, a repetição de lugares comuns, o individualismo, o consumismo exacerbado e outras mazelas a que estamos expostos deixam-me deprimidos mas, exemplos como este, ainda dão-me esperança.

  • aloyso munhoz

    Professora acho interessante a senhora declarar que nenhum governo se preocupou com educação. Creio que a senhora é muito jovem ou não conhece verdadeiramente os governantes que o Brasil, destaco para senhora que o senhor Leonel de Moura Brizola sempre foi um defensor do ensino no Brasil, desde sua passagem como prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro sempre manteve sua luta para dar ensino publico de boa qualidade mas ele teve que lutar contra varios inimigos inclusive contra os professores que foram contra os cieps (a senhora ouviu falar deles?). Vamos lutar contra a marcha da liberação da maconha e brigar pela marcha pela melhor qualificação dos professores e seguir o exemplos da professoras do interior do Piaui que tornou a escola que elas dirigem como a melhor escola publica do Brasil. Triste o país que precisa de heroi

    • José Manoel

      Aloysio: o que você está se referindo é a uma exceção! A regra é a qual a professora Amanda pôs em evidência. A educação, no Brasil, infelizmente e barbaramente, está virada em um lixo!

    • Carlos Stein

      Caro Senhor Aloysio, Atentando para sua fala, vejo que estás defendendo outra coisa, pois Leonel Brisola foi um em um universo de governantes que tivemos no pais. A professora com certeza reconhece isso, mas não quer dizer que a luta deva parar ou não há razão de ser, só porque existiu o saudoso Leonel Brisola, Vamos usar a cabeça.

  • Parabéns professora,

    Sou seu fã, a senhora consegue refletir o meus pensamentos a cada vez que me indigno em ver minha mãe que também é professora, receber apenas 700 R$ de salários, tendo que suportar ainda descontos absurdos para fins estremamentos duvidoso.
    Um beijo no fundo do coração.

  • Valdeir

    Quem tem que explicar o porque nunca fez nada pela educação do RN é o Jo$é Agripino Maia DEMO$-RN mas, o seu RABO DE PALHA para este ele fez muito bem.

  • Iara Almeida

    Sei estar sendo repetitiva mas não dá para permanecer calada. Faço coro: parabéns Amanda!

  • Divonzir Lemos Carneiro

    Fantástico! magnifíco! bravo, bravo, bravo! Essas palavras
    expressam muito pouco o que senti quando li a carta de esplicação da Amanda. Dá para contar nos dedos das mãos a quantidade de pessoas que têm esse tipo de atitude.

  • Maria Tereza felix da Silva

    Tenho 30 anos de magistério e parece que estou vendo a ação dos meus queridos ex-professores, tanto do ginásio e científico quanto da UFPe. Esta menina é muito digna e também é uma verdadeira educadora, pois o faz com o exemplo. Confesso que fiquei emocionada. Ainda podemos contar com pessoas belas de alma, neste mundo. A vida não é só o bicho-papão. Parabéns, Amanda. Tenho orgulho de você. Maria Tereza.

  • Parabéns pela fortaleza de mulher que é.
    É um exemplo e orgulho a ser seguido

  • Emilio de Souza Lima

    Mulher quando dá pra ter culhões, ninguém segura!!
    Vida longa para gente deste tipo!!

  • Evandro Queiroz Gomes

    Precisamos de muitas Amandas, Marias, josés, Antônios, e todas as professoras (es) do nosso querido Brasil, engajados nesta luta pela dignidade dessa nobre profissão, tão desrespeitada e humilhada por uma classe politica omissa e cujos interesses, na sua grande maioria, estão voltados pro seu “umbigo” e os “grupos de pressão” e “grandes corporações”. No meu tempo de criança/juventude, a escola pública era motivo de orgulho, (alunos/pais e professores), lamentavelmente, a educação pública foi esquecida e os professores humilhados com esse salário ultrajante e as péssimas condições de trabalho. Só espero que esse grito de socorro dessa brava professora, não seja abafado e capturado por aqueles notórios “espertalhões de sempre”, FALA BONITA, BEM ARTICULADOS, POLITICAMENTE CORRETOS, mas quando chegam nas camaras municipais, assembléias legislativas e congresso nacional, esquecem dos seus ideais, sofrem metamoforse, amnésia, “engordam pra caramba” e atacados pelo deslumbramento dos tapetes vermelhos e poder e “facilidades” dessa boa vida, esquecem tudo que combateram e aí…….todos “os meios e os fins” justificam a governabilidade. Professores do meu Brasil varonil, sem muita luta e muita superação, vocês não vão dobrar nossos “homens públicos de reputação ilibada” que a decadas vem destruindo a educação do nosso país. Toda força a luta dos professores. Que Deus os abençoem!!!!!

  • Tania

    O dia em que um governo priorizar a saúde e a educação… não há PIG que o derrube. + e a miséria?

    E o Faustão ainda usou essa Sra. para atacar a copa. Dá p/ tirar proveito de tudo mesmo né Globo?

  • Vídeo-protesto: situação dos professores do Estado de SP e o aumento “gorjeta”:

    http://www.youtube.com/watch?v=4GW5D8NiUJA

  • Léo

    10% do PIB p/ a educação já. Ei ministro Haddad, você consegue dormir sabendo quanto os professores recebem por mês? acorda ministro, sempre acreditei em suas boas intenções, e como dizia um antigo humorista, já falecido, não me venha com chorumelas

    • Souza

      Fundação Roberto Marinho apresenta projetos para a equipe da SEED( Secretaria de Estado da Educação do Paraná)
      24/3/2011 17:30:00

      O gerente geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, participou de reunião com chefes e coordenadores de departamentos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) nesta quinta-feira (24). No encontro, ele apresentou as ações educacionais que a Fundação desenvolve em parcerias com empresas, governos, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas. Também foram apresentados resultados do projeto em alguns estados e municípios brasileiros. O assessor especial da vice-governadoria Paulo Afonso Schmidt e a superintendente de Educação, Meroujy Cavet, também participaram da reunião.

  • Léo

    Presidenta Dilma
    Não é possível ignorar a mensagem dessa potyguar, a qual com todas as letras denuncia os míseros salários que recebem os professores deste país, aliás, foi promessa de sua campanha a melhoria dos salários dessa classe tão importante para o país e tão vilependiada nos seus proventos, aliás parcos proventos. No meu entendimento já passou da hora de melhorar os salários dos professores, os quais foram igniminiosamente reduzidos pelos governos anteriores ao seu inclusive por seu antecessor.Caso V. Excia. cumpra com o que prometeu, somente por isso, seu governo terá valido a pena. Não nos faça desacreditar na sua pessoa, empunhe a bandeira levantada corajosamente por essa digna professora, AMANDA GURGEL.
    Amanda continue lutando essa é uma luta gloriosa!!

  • noscidazevedo@oi.com.br

    Os democratas no poder é isso aí, estado mínimo, filhos de trabalhadores sem escola, ameaça de perda do ano letivo e se não bastasse a culpa é dos trabalhadores.

  • Alex Gonçalves

    Incrível. Que porretada nos hipócritas.

  • Fiquei boquiaberta com a linda explicação da professora Amanda para a recusa do prêmio, e também com a repercussão entre os comentários nesse site. Não tenho mais nada a falar, só que tenho orgulho de ser conterrânea de Amanda Gurgel. Avante Nordeste!!!

  • Leônidas Costa Andrade

    Que orgulho!, chego a me emocionar, parabéns professora corajosa, ainda a coragem de nomear seus antecessores na premiação para demonstrar o nível de interesse social do prêmio.

    Essa é porreta mesmo!!!

    • christiano almeida

      Vixe Maria minino! A muié tem sangue nos oi, cabra! Arre égua, danou-se! Se avexe não, essa nasceu – com certeza – no sertão, tomou leite de jumenta, se lambuzou com jirimum, andou descalço no mato, amansou boi brabo, tirou guizo de cascavel, andou quilometros prá ir a Escola. Essa é das minhas. Avante, guerreira. Lhe admiro muito!

  • Mázio Ribeiro(Recife-PE)

    Até agora reina o idealismo da Sra. Amanda Gurgel. Digna da aplausos. Mas como brasileiros calejados pelas corruptas posições dos nossos governantes, incrivelmente banalizamos o posicionamento errado e descofiamos do certo.

    Ficamos sempre com o pé atrás quando alguém chama pra si a conduta moral e ética. Acho que é falta de costume. Dar a nítida ideia de mais um discurso eleitoreiro, tão comum, que acaba por confundir a realidade e a política.

    Acredito que ela se eleja, facilmente, para algum cargo político nas próximas eleições. Eu seria um eleitor seu se morasse no Rio Grande do Norte.

    Porém a maior angústia que acomete todos eleitores nacionais também me aflinge: política é acordo e acordo é garantia de projetos(idealizados no passado) aprovados. Será a Sra. Gurgel a mesma após a entrada na vida pública ou será, apenas, mais uma a se misturar no lamaçal político e se distanciar dos seus ideológicos pensamentos com a justificativa contraditória de está em busca deles?

    Abraços,

    Mázio Ribeiro

  • Heitor

    PHA, faça uma matéria ou nos informe sobre a criação de um informativo da esquerda.
    Os blogs sujos estão crescendo? Sim. Mas me parece que apenas as pessoas ligadas a políticas, que gostam de debates variados, acompanham os mesmos.
    Como do outro lado a Veja e afins não mais preocupa porque apenas o pessoal deles acredita.
    Entende o que quero dizer?
    Precisamos de zines, sites, informativos, revistas, qualquer coisa que chegue ao pessoal que fica em cima do muro.
    Concorda?

  • claudio almeida

    Gostaria de informar à todos, que desde o ano passado, a Fundação Roberto Marinho abocanha uma grana preta da Secretaria Municipal do Rio, com um projeto totalmente ineficiente, denominado Autonomia Carioca. A Fundação Airton Senna também, só que é mais barato. São projetos milionários, sôbre os quais não incidem qualquer tributação, um verdadeiro assalto às verbas públicas da Educação e à Receita Federal. Prof. Amanda, tenha certeza, a farra já começou.

  • Marcelo

    Essa foi no pescoço…Ganhei o dia…pensando bem, ganhei o mês! Obrigado PHA, obrigado Amanda!

  • Sonia

    Que Deus conserve!

  • gelson barbieri

    PHA

    Não é atoa que o Nordeste está arrebentando. Estonteante e marivilhosa a professora Amanda. Já estou vendo esta mulher no governo Dilma. Fala pro ministro PHA. Adad vai buscar a Amanda e da a ela ferramentas para operacionalisar suas políticas.

    Não sei como o Agripino Maia e seus asseclas conseguem sobreviver.

  • Percival de Brites

    A Amanda deveria ir e ter feito como o Mino Carta quando foi convidado a abrir um seminário de jornalismo. Desceu a lenha!

  • tito

    Essa Amanda de boba não tem nada….

  • Prof. Claudio Rocha

    Como sempre me disse a minha avó:

    “Quem com porco anda, do farelo come”

    Tá certíssima amanda.

    Abraços do colega, afastado por depressão,

    Claudio Rocha
    Natal, RN

    • Juvenal

      Prof. Claudio, a Amanda mostrou o seu contra-cheque com 931,00 líquidos. Talvez pague o seu aluguel, mas já para alimentar-se e pagar o transporte para ir e voltar da escola, tenho as minhas dúvidas. É isto aí prof. Amanda, agradeça de coração este prêmio mavilhoso o qual lhe ofertaram, já que eles pretendiam tapar o sol com a peneira.

  • PHA,

    você deveria deixar sempre em destaque no seu blog matérias como essa. A sociedade precisa acordar para o caos em que se encontra a Educação Básica nesse país. A professora Amanda Gurgel é trouxe as claras esse fato lamentável.

  • Rudi

    A Profi Amanda ja esta se candidatando, pelo blog que colocou, ou permitiu,pelo jeito vai ser outra blabarina, tem toda a pomba da blabaria quando esta começou alguns anos atraz…espero estar errado.

  • Lino Garcia Borges

    Se aceitasse o “prêmio”, talvez fosse convidada pela Play Boy para protagonista de uma “matéria” da revista.
    Parabéns pela recusa, PROFESSORA.

  • luzborges

    Em uma rápida olhada, quem recebe o prêmio Jornalista de Valor: Eliane Cantanhêde! Professora Amanda fez muito bem em não ir….

  • Lucas

    Se ela aceitasse o premio, o fantastico ia fazer uma matéria de 30 minutos com ela, raridade ver uma pessoa idônea hoje em dia.

  • Alexandre Marinho

    Amanda,

    Congratulo-me com a sua luta, mas me permita discordar da sua posição: 1º) a meu ver, você deveria ter aceitado o prêmio, e ao recebê-lo você daria um novo recado – a todos estes empresários “bonzinhos que amam a educação”, inclusive conclamando-os a ajudar a educação em novas bases conceituais, com visão de Estado e não a visão Empresa. Quem sabe a partir de você este prêmio não começaria a ser destinado aos reais defensores da educação, como você, e você não ajudaria a redirecionar as energias deles;
    2º) Cuidado para não ser injusto com milhares de ONGs sérias que existem nesse país, que prestam relevantes serviços à população, e que vivem no dia a dia uma luta como a sua. Atuam em áreas onde o Estado é deficiente ou ausente. Direcione sua crítica para as ONGs corruptas, estas sim que não fazem nenhuma falta ao país.
    Quero ver você sempre brilhando e nos representando, mas cuidado para não ir se estreitando e terminar como a Heloiza Helena, lá das Alagoas, que de tanto radicalismo e inabilidade para dialogar com os vários segmentos da sociedade, acabou por apagar-se e a não mais representar ninguém.
    Sucesso! De um fã da sua luta, aqui de Pernambuco.

    • Sebastião

      Caro Alexandre, permita discordar de você, ela fez muito bem em recusar este prêmio, mais uma vez discordar quanto as milhares de ongs sérias, talvez algumas dezenas sejam sérias mas a maioria são de picaretagem mesmo. Quanto a nobre Professora, acho que ela se equivoca no quantitativo sobre o PIB visto que o valor do PIB não é o total arrecadado pelo Governo Federal, a discussão deveria ser como gastar os recursos da educação e não quanto, no mais, estamos compartilhando dos mesmos ideais: Um Brasil para Todos, sem exclusões, sem xenofobia, etc…

  • Cláudio Medeiros de Andrade

    Meus respeitos e admiração à Professora Amanda, é uma brasileira que nos orgulha. Aplicou ao PNBE um tapa que o pôs a nu e ainda ensinou: “educação é um bem público”.

  • ANDERSON

    Parabéns professora Amanda Gurgel, é uma pena que a Sr.a não é candidata a Ministra da Educação do Brasil!

  • vandeilton ferreira de sousa

    Querem colocar Amanda na moldura, ou melhor, Enquadrá-la.

    Ainda bem que ela foi esperta!

  • Francisco Xavier

    Ah, Professora Amanda!
    Que coerência, que dignidade, que lindo, que maravilhoso…
    E pensar que o PT já despertou os mesmos sentimento e admiração. Vai PT, mira-te neste exemplo, resgata a tua história e reacende a chama que um dia representates.
    Francisco

  • Nelson Menezes

    Que saúdade da professorinha
    Que me encinou o beaba
    Que saúdade da Amandinha
    EU era feliz enão sábia.

    Eta! Professorinha PORRETA!

  • EltonSilveira

    Busquei muitos bons adjetivos pra professora, pensei, mas não encontrei nenhum que estivesse a sua altura. Só me restou parabeniza-la. Precisamos de mais pessoas assim. Que seus alunos possam aprender com ela tb da sua personalidade e dignidade.

  • José Bonaparte

    Dignidade é o que você tem e esses oportunistas querem comprar. Seu grito ecou em todo país e não podemos perder essa oportunidade de acabar com a condicão de miserabilidade que vivem o professor e a Escola. Nosso partido político é pela educacão pública decente e eficaz, mesmo que os lobistas da educacão privada que atuam em Brasília, e eleitos pelo povo, lutem para sabotá-la. A verdade é que deve-se tratar a educacão com mais seriedade tal qual a presidenta DILMA em seu discurso de posse prometeu ao povo brasileiro. Compromisso é dívida.

    • E então a concessão de alguns prêmios poderia ser, de um lado, maneira de associar, adular, promover e, de outro, jeitinho de calar, corromper, manipular, desmoralizar?

      Tão bom se pessoas físicas e jurídicas fossem sempre capazes de resistir aos apelos da ridícula vaidade…

      Melhor: talvez devessem ser proibidas muitas das premiações que por aí há…

  • robledo

    E aí, quem a gente bota no premio deste ano?
    Que tal a professorinha de natal?
    Legal, melhor do que o serra, que cada dia que passa cai na mídia.
    Isso mesmo, a professorinha vai ficar radiante com um prêmio desses, vc não acha?
    Claro todo mundo tem seu preço, vc vai ver a professorinha vai cair feito um patinho….

    Nestes dias de cinismo geral, atitudes como da professora de natal faz com que a gente ainda consiga respirar um ar mais puro…

  • Peter

    Parábens Professora Amanda Gurgel !!

    Por Favor se filie ao PSOL ou PSTU !

    Precisamos aqui em Natal e no Brasil de Pessoas de bem na política .

    Meu voto é seu !!!

    Peter Consciente

  • Como pesquisador do tema da Responsabilidade Social Empresarial achei fantástico uma declaração pública como a Amanda fez. Por trás dos programas sociais das empresas há muitas finalidades e estratégias que nada dizem respeito aos interesses populares.

    Tanto que já havia publicado sobre esse caso no meu blog:

    http://www.espacobanal.com.br/2011/07/amanda-gurgel-recusa-premiacao-do.html

    Abr

  • Nilton Oliveira

    O Brasil esta cheio de Professores espalhados pelas salas de aula do País inteiro,com a mesma atitude e determinação da Amanda,e é só por isso que a educação pública não foi totalmente privatizada neste País,mais gostaria de saber porque ela não defende o piso nacional do magistério,defendida pela CNTE e por centenas de sindicatos de educadores do Brasil? Seria para marcar posição em relação as suas divergências sindicais? E isso seria o mais importante para a professora?

  • malu

    Quando vi o vídeo da professora Amanda, gostei muito do jeito como ela se expressa, claro, límpido. Eu sempre estudei em escolas públicas e tive muitas professoras desse nível, mas a realidade atual é cruel. Os bons professores estão preferindo profissões mais rentáveis e menos perigosas. Lidar com crianças e adolescentes que não têm educação em casa é muito difícil, o desgaste é grande, o salário muito baixo.
    Muito bom ela ter recusado esse prêmio, que geralmente é dado sem muitos critérios. O importante é que ela seja mais conhecida no Brasil todo do que “reconhecida” por empresários.

  • Romualdo

    Como são ridículos e bregas os burgueses. Confundiram um quadro preparado e coerente da educação com uma catanhede (massa cheirosa), uma myriam leitão (a que sempre prevê o contrário do que vai acontecer), um ali kamel (o “intelectual” pornô) da vida. Por favor, senhores de black tie, uma dose de “semancol” de vez em quando não faz mal a ninguém. Existe vida inteligente no Brasil. Apesar de tantas asneiras cometidas pelos senhores e seus ascendentes durante séculos, existe vida inteligente no Brasil. E ela se chama Amanda Gurgel! Engulam.

  • Giuseppe

    Parabéns! Têm muita gente que enfraquece diante das bajulações, e do favorecimento pessoal, do tipo “fica com a gente e cala a boca”. Chega de hipocrisia, esse país está precisando de uma liderança séria e comprometida principalmente com a educação, esta sim, a base de toda e qualquer mudança. Você para mim já é uma grande personalidade, vá em frente!

  • Lampião

    Amanda fez o que muitos servidores, policiais (policiais federais), delegados (delegados federais), juízes, promotores, enfim pessoas de índole fazem diariamente ao lidar com o poder do capital.

  • Amarildo

    Parabéns professora Amanda.

    Sei que muitos professores acompanham e sabem da existência desta professora mas visitando o interior descobri que muitos professores por este Brasil ainda não ouviram falar da Professora e sua batalha. Estudei minha vida inteira em escola pública e sei como é difícil. Tive ótimos professores mas também tive professores sem o menor comprometimento com a Educação. A professora Amanda é um exemplo. Espero que nossos professores do ensino básico ao universitário entendam claramente a luta pela qual esta professora batalha.

  • Francisco Francimar

    Amanda parabéns, é uma pena que no nosso estado,(RN) com toda a repercurssão negativa, em relação as nossas condições de trabalho, a nossa Governadora Rosalba Ciarlini(DEM), não tomou vergonha e continua massacrando os Professores que estão há mais de dois meses em greve, o DESgoverno do RN continua sem tomar atitudes.

  • Valdete Lima

    Está nascendo um novo líder, no Morro do Pau da Bandeira
    Caríssima Amanda
    Se você não ouviu ainda esta música de Lecy Brandão, por favor ouça! Esta é você! Quero ter vida e saúde para vê-la, legislando. Porque você nasceu para isso e com uma tremenda ética. Não quero compará-la, mas Heloisa Helena chega perto de você, mais velha. Querida, lutei muito para ver a esquerda no poder e não vou esfriar o meu entusiasmo. Ainda mais com jovens como você. Não se alie com quem não coaduna com você. Seus alunos – daqui a alguns anos – serão ótimos cidadãos, com certeza. Deus abençõe seus pais por fazer você o veículo para defrenestrar os Maia e concretizar os Guegel na política do RN. Torço por você, menina…

  • marco antonio cabral

    Se você é mais um professor que vive lendo a “nova escola”, parabéns, você pode concorrer ao babaca nota dez. Vão fazer uma grande festa e depois rir do seu salário de fome ou de miséria. Vão chegar a conclusão, e dúvido que vão chegar, que você é a “peça” mais importante pro futuro do país e o único que trabalha três turnos, enquanto a grande maioria trabalha oito horas e não leva trabalho pra casa. Canal futura, telecurso, vitor civita, nova escola e outras coisas mais. A educação é um negócio de milhões nesse país, principalmente a educação a distância, que só começa. Professora Amanda, sua leitura e postura em não receber esse prêmio nos engrandece e serve de exemplo pra esses professores que vivem lutando, iludidos e alienados por um babaca nota dez.

  • Luis

    Fica aqui registrado as congratulações a esta professora cidadã de verdade! Fica também uma sugestão, logicamente, caso ela tenha tempo, visto a vida corrida de um professor lutador neste nosso Brasil:que tal criar um blog?

  • CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Notável o exemplo dessa professora.Este premio seria , claro, para “doma-la”.Seria um inicio de contato com ela para seduzi-la com as benesses que os poderosos agraciam quem se vende para eles. Parabéns Amanda Gurgel!

  • Graça Lago

    Professora Amanda, que bela lição você dá ao país. Para além dos muros da escola, você ensina cidadania. A sua mensagem é um prêmio para alunos, professores e cidadãos de todas as idades, gêneros e cores. Obrigada!

  • Pitágoras Fernandes

    Externo minhas congratulações e respeito a valorosa companheira de lutas, Amanda Gurgel. Pitágoras Fernandes (Dir. Sinpro Minas)

  • Horacio

    Nessa sua luta professora Amanda precisamos, todos/as nós – cidadãos e cidadãs de bem do nosso país – nos engajarmos. Parabéns, mulher corajosa.

  • Prof. Valério

    Professores e professoras que lêem o CF, vocês entenderam o que significa a atitude da Professora Amanda?
    Então comentem na sala dos professores no intervalo, comentem com seus alunos em sala, comentem com os pais dos seus alunos. Veja bem, é uma ótima oportunidade para os professores da rede pública , como eu, visitarem as famílias dos seus alunos e explicar as ideias e ações da Professora Amanda. Comentem na Igreja após a missa ou após o culto. Comentem com seus pares , comentem após o show da ivete sangalo, comentem após a festa de peão ( sem ofensa, gosto musical é uma coisa subjetiva, né professores) , abram o debate, essa jovem e corajosa professora POLITIZA, esta nos chamando para o debate.
    Parabéns Professora Amanda!

  • Ceiça Araújo

    Como professora, sinto-me honradamente representada na pessoa de Amanda Gurgel.
    Parabéns por não se deixar levar por esses “amigos da educação”.

  • carlos

    PHA, se eu não fosse bem casado fazia uma proposta de casamento pra essa moça!

  • Valmir Lopes

    Amanda é um achado. Há muitos e muitas delas por ai. Os professores devem tomar consciencia desse momento e saber o quanto eles valem. Viva os professores imcorporados em Amanda Gurgel.

  • bertholdo

    o Brasil é tão carente de indgnação e respeito com sigo mesmo.Volta e meia surge ou sai do anonimato pérolas como esta professora que transmite com palavras(de maneira excelente)aquilo que boa parte da população sente porém se cala por comodismo ou outro motivo qualquer.A vontade de justiça existe mas a disposição é pouca para transformar nossos anseios em algo real.Qdo se houve uma pessoa falando tão claro daquilo que é interesse de todos parece que anima,nos achamos no direito de termos dignidade.

  • Leonardo

    No início eu desconfiei das aparições da professora no PIG, principalmente na Globo, pois sabia que logo viriam urubologistas dizendo que a Educação pública é um “Elefante”. Mas agora ela deixou bem claro para eles que a luta dela é outra. Essa decisão merece divulgação!

    Abraços

  • Ana

    Cara professora Amanda,

    é com orgulho que a parabenizo pela nobre atitude.

    Abraços

    • Peterson Dias

      Nunca ouvi, um discurso, tão primoroso, a coragem da Amanda é inegavel, porque será que nenhum Politico fez um discuso fantastico como o da Amanda.
      Fez ela muito bem não aceitar o premio, Premio esse que pode ser chamado de cala boca artimanha para desmoraliza-la.
      Que vergonha secretária, espero que tenha a dignidade de enfia sua viola no saco e se demitir alegando incopetencia.
      Secretária, alem do salário ser vergonhoso, a educação não fica atraz.
      Parabens Amanda.

  • Como professora, só tenho a me orgulhar de ter colegas como você Amanda!
    Professores do Brasil, Uni-vos!
    Bárbara de Castro Dias

    • ismario m. alves

      É PHA, EU ORGULHO-me de ver uma professora falar essas coisas de nossa educação. fico achando que as empresas que receberam esses merecimentos teriam de devolve-las, e entrega-la a esta humilde e dedicada professora e como prova de respeito e dignidade humana brasileira. ela mostrou a vergonha que essas empresas fazem com o nosso dinheiro suado e com nossas mentes algumas vezes diminutas.

  • Domingos

    Não é fácil recusar prêmios, precisa ter caráter.

  • Luciano Filho

    Pessoal, é muito bom ouvir isso. De verdade. Por experiência própria em sala de aula é bom ver que não pensamos de forma sozinha no mundo. Não é oportunismo, mas o que a colega Amanda fez foi um gesto que eu achava que poucos, mas muito poucos, incluíndo este que vos fala, fariam. Só o fato do profissional ser reconhecido com um prêmio, ser agraciado por empresas, ter a escola em que trabalha reconhecida pela mídia, enfim, as portas que poderiam se abrir a partir de uma condecoração meramente ilustrativa, seria de deixar qualquer profissional da educação pujado e abobalhado. Mas lá no fundo, quando vc acha que só vc pensa dessa forma e está nadando sozinho contra a maré, encontra vários companheiros de viagem. Parabéns colega!

  • Jeferson

    Não temos o que falar, apenas parabenizar a professora pela luta e coragem da real defesa do ensino público brasileiro.

  • henrique de oliveira

    Só mais uma candidata para as proximas eleições.

  • o psdb é o partido do “lava as mãos”, ele está no brasil para dizer que não tem nada a ver com o que acontece e dizer que não faz nada poque é vítima de governos passados, ele não assume nada e diz que a culpa é sua ou de quem se parecer mais com um bode expiatório. a marca do psdb é a irresponsabilidade, como assinar documentos sem ler, ter vergonha do brasil, chamar o povo de vagabundo, caipira, ficar falando de maconha enquanto 16 milhões de brasileiros estão abaixo da linha da miséria, recomendar que o povão se lasque, privatizar e assinar contratos infantis, se livrar de toda e qualquer responsabilidade. enfim, ser governado pelo psdb é como ser criado em orfanato ou ser paulista.

  • Jorge Antonio

    Essa é a nora que mamãe procurava. Brincadeirinha! Parabéns pelo seu caráter e por retratar o entendimento do que na verdade oferece essa corja de sanguessugas ao país. Faço côro com você e a nossa patota aqui do CAf: 10% do PIB para a Educação JÀ!. FORA! “amigos da escola”, FORA! “criança esperança”, FORA! “teleton” e outras “palhaçaditas más”.

  • Parabéns Amanda. Que sirva de lição para aqueles que entram na luta contra o capital, mas que adoram o capitalismo e não resistem ao canto da sereia. Que sirva de exemplo de riqueza seu gesto e sua luta. Que sirva de contraponto ao conceito de riqueza do ex-Libelu Palocci, etc, etc.

  • Bruno Lopes

    Professora
    A senhora me fez sentir orgulho de ser brasileiro e de lutar pelos interesses do povo. Meus parabéns.
    Que as “Amandas” que existem ai Brasil a fora possam se manisfestar em todos os cantos do Brasil seguindo seu exemplo.

  • Carlos Roberto

    Vossa Senhoria é digna de ser chamada PROFESSORA e mulher de notável saber, parabéns!

  • Vicente Paula Pereira

    Como cidadão e professor, só tenho que demonstrar o “orgulho de ser brasileiro” ao lado dessa valorosa companheira metida a “cabra da peste”. Que PNBE que nada! Nós somos é brasileiros, da chamada “sociedade civil organizada” que luta e sonha com um país de todos (de verdade, e não apenas na propraganda oficial). Que Deus salve (não a rainha, que não a temos) mas esse bravo povo brasileiro.

  • lia vinhas

    Godtaria de saber o e-mail ou blog, se houver, da prof. Sou da érea de educação e comungo sua idéias. Aqui no rio estão entrando na surdina, mas com toda a força, as OS, na Educação e Saúde. A p´rivatização disfarçada não está resolvendo nada e, juntamente com a aprovação autom´[atica hoje disfarçada e a meritocracia estão acabando de acabar com a educação públçica do Rio, que estará fora, na prática, do projeto de educação da Presidente Dilma. A alma de nossos governantes locais já foi ano passao e agora voltou a ser, na prática, escancaradamente tucana.

  • Danilo

    Ele deveria se candidatar a algum cargo público!

  • mauricio augusto martins

    Obrigado PROFESSORA, nunca é tarde para aprender, e com esta carta aprendi algo inédito, que faltava para o meu Adequalismo, com todos estes “parceiros”, não gostaria de ser paraninfo da tchurma, porém como nós conhecemos, e como funciona o pig, vai ser assim, “como não foi encontrada a laureada, o prêmio vai ao econobesta çerra”, o Mutly do Dick Vigarista, e começa a campanha Bruna Surfistinha, da Fazenda direto para APL(Academia Paulista de Letras), é a Escola tentando educar, através de nobres e competentes Professores, e o pig desinformando, este é o verdadeiro problema, Ley de Médios para já, À Mestra, com Carinho…maumau

  • descontrolado³

    Quero sugerir a criação do prêmio “brasileiros sem valor” !!!
    O pessoal do Manratos Connection se enquadra como brasileiros ???

  • Vicente Paulo Pinardi

    “Professorinha” nota 10 !!! Com louvor.
    Brilhante.
    Pena que, depois dessa, talvez ela desapareça de vez do PIG.

  • Nilton Teixeira

    Parabéns à Professora Amanda Gurgel, pela ética, descência e discernimento. Temos que elaborar um manifesto popular com abaixo assinado para fazer pressão no executivo, legislativo e judiciário pela proposta da Professora. 10% do PIB para Eduação, Já!!!

  • Povão

    E além do mais, ela é uma gracinha! É a nova namoradinha do Brasil. Coerente, corajosa e politizada. Que sirva de exemplo a atual geração, que precisa descobrir-se como agente histórico decisivo.

  • mamaco

    Que orgulho. chorei!!!

  • j.felix

    Ei Amandinha ,casa comigo

  • Marinho

    Ela fez duras críticas ao governo Lula e ao governo Dilma. O PIG se alvoroçou pensando que poderia usá-la, mas ela não é boba e veio com essa. Agora vão sumir com ela do noticiário porque ela não serve mais!

  • Carlos N Mendes

    MARAVILHOSÍSSIMA atitude! Grande caráter! Srta. Gurgel, vossa excelência mostrou que ainda podemos ter fé nos seres humanos desse país, onde QUASE todo mundo tem o preço carimbado na testa. Que da fôrma daonde você saiu, saiam mais brasileiros dispostos a não aceitarem as 30 moedas que volta e meia ‘essa’ gente nos oferece em troca de nossa almas. Beijão, te amo!

  • Antonio

    Parabéns Professora. Você colocou os pilantras, que penso hoje não representar o pensamento do grosso do empresariado nacional, no seu devido lugar, no ninho tucanalha. Hoje, o representante dos empresários é Lula. Esses caras, com suas tralhas marqueteiras, suas ONGs safadas de fachada exalam o mesmo odor do ninho tucanalha: carniça e bolor.

  • Dijacildo

    Amanda, a sua postura é incontestável. E os adjetivos em que alguém possa lhe atribuir serão poucos, pois somente um educador de vasta consciência poderá entender a dimensão positiva e significativa para toda educação do Brasil. Primeiro permissão de Deus e segundo a Internet. Abraços a todos.

  • Y. Konishi

    Esses iluminados queriam comprar a professora com um prêmio chinfrim….

  • jacques a de melo

    Amanda Gurgel, este nome não deve ser esquecido nunca. Parabéns.
    O problema é que amanhã certamente ela estará sendo convidada pela Ana Maria Braga et caterva. Mas, só pela OBRA PRIMA de carta que acabamos de ler acima, a nossa Professora, aparentemente, nunca será picada pela “mosca azul”.
    Pela brilhante análise feita por ela para recusar o tal prêmio eu também jamais aceitaria uma (des)honraria dessas.
    Tenha certeza que a Sra. não está “pregando no deserto”. Muitos tem o mesmo pensamento, talvez não a sua excelente verve, mas aos poucos suas convicções tomarão de assalto todo o país (principalmente na área Educacional) e, não vou pregar pedindo para a Sra. o cargo de Ministra da Educação, mas pregarei como muitos já fazem para que suas idéias (principalmente no que tange ao percentual do PIB) se concretizem e todos possamos ter uma vida digna, alicerçada na profissão que escolhemos.

  • Jose Bentes

    Rafael de Castro, mô fí, o seu lugar é na Foia, vá comentar lá que vc será aplaudido com certeza, viu bixim.

  • Fico feliz em saber que ainda existem pessoas de caráter, honra e dignidade aqui no RN, pois ainda vivemos sob o jugo das oligarquias parasitas dos alves-maia-faria-melo.

    Amanda se mantém coerente com seus ideais em recusar um prêmio oriundo de um pensamento mercantilista-entreguista defendido por empresários. Parabéns Amanda!

  • Mauro Vilela

    Se ela é tão criteriosa na hora de receber prêmios também deveria ser na hora de escolher os meios de comunicação em que fará seus discursos. Deixou-se usar pelo Faustão, em uma tarde de domingo, como puro instrumento da propaganda do veículo dos Marinho. Foi lá colocar todo mundo no mesmo saco, misturando o Brasil neoliberal com o Brasil atual que faz esforço para diminuir o desastre das ações tomadas no passado. Conheço bem a educação pública e posso garantir que da mesma forma que ainda falta melhorar muito, muita coisa mudou para melhor nos últimos anos, em vários aspectos. Infelizmente nossa querida professora do RN foi a TV Globo disparar contra toda a educação pública do país, reforçando o discurso de que o que é público é ruim, não presta e está fadado ao fracasso. Espero que ela pense melhor na forma como vão explorar o relato justo e necessário dessa servidora.

  • Juliana Porto

    Orgulho se ser professora, orgulho de ter uma pessoa com tamanha dignidade a recusar esse prêmio! Não podemos desistir! Não creio que a professora Amanda esteja aqui para pleitear alguma cadeira política, tenho convicção de que o papel dela é o mesmo que nós, calados, não fazemos, defender a educação de qualidade! PARABÉNS, Amanda!

  • Welbert Moreira

    Bom dia!

    Conhece a classe do professorado, sei que são desorganizados e que não sabem reivindicar o que é justo. Trabalhei como Diretor de RH numa prefeitura e não via neles qualquer ato para trabalharem em conjunto na melhoria salarial ou na própria educação, via um grupo de pessoas preocupadas somente com seu próprio umbigo. Agora tenho a esperança que partir desta PROFESSORA as coisas possam mudar e que eles, professores de todo o BRASIL, se organizem numa luta conjunta para melhorar suas condições de trabalho como salário e escolas dignas, com menos alunos por sala e também uma educação de qualidade formadora de cidadãos críticos sabedores dos seus direitos. Espero que nossa EDUCAÇÃO não se mercantilize mais, mas que seja porta de entrada para vida digna dos nossos filhos e filhas e porta de saída para a ignorância e alienação.

    Abraços a todos!

  • Maiara Sandelly

    Se esse grupo de empresário já deu um premio ao maior
    inimigo da educação e dos professores que é o Fernando
    Henrique Cardoso que sucateou as universidades, chamou
    os professres de parasitas a acabou com as verbas para
    pesquisas universitárias; é claro que não é um grupo com
    um mínimo de credibilidade. Amanda Gurgel não aceitou
    porque tem dignidade e não seria confortável ver seu nome junto ao do MAIOR entreguista da nossa história.
    Fernando Henrique Cardoso não merece o respeitos dos
    Docentes e Dicentes.

  • gilson

    Parabéns prof. Amanda.
    Suas palavras nada mais é os sentimentos deste povo que clama por justiça em suas respectivas profissões.
    O Estado como essência está falido em todos os sentidos.
    Nossos governantes estão vivendo um sandice total.
    Os lavores morais não existem para eles.
    Ética, então, o que é isto?

  • Marcone Borges

    Essa história do Rafael dizer que isso é demagogia da brava professora,mostra uma incapacidade total de entender a realidade.

  • regiane

    Parabéns para a professora. É raro ver uma pessoa que mantém a sua postura ideológica quando é agraciada e bajulada pelos poderosos. Além do mais, se aceitasse o prêmio, correria o risco de ser expulsa do PSTU…

  • JaimeNemo

    Parabéns mais uma vez, Professora Amanda Gurgel!
    Olhando quem já recebeu esse prêmio, dou-lhe toda razão.

  • RÔMOLO ARAUJO MARTINS

    Parabens companheira Amanda.

    Quem tem principios etios e dignos não se vende por comenda do PNBE.

  • sergio

    Quem é consciente rejeita o PIG e todos os penduricalhos ligados a ele, o PNBE é um expoente da classe dominate, gente como João Dória, Luciano Huck(cercadinho) não merecem figurar ao lado de Amanda Gurgel.

  • A mulher não é fraca. Realmente, depois de tudo o que fez, sentar ao lado de FHC e outros figurões, não faria sentido. Iria jogar por terra todo o histórico construído à duras penas pela professora. Admiro muito essa profi. Uma decisão dessas não é pra qualquer um.

  • Mário José Costa

    Ela deveria ter comparecido e quando chamada para receber o premio ter falado este seu texto, recusa-lo no final. Chamaria mais atenção e colocaria esta turma do “faz de conta” em seus devidos lugar.
    Parabéns Amanda Gurgel. Põe para pensar os teus colegas.

  • Alessandra

    Esta brasileira é realmente um exemplo. Fiquei encantada!! Vou disseminar esta carta na internet. Isto sim precisa ser divulgado.

  • BRAGA

    E elas acordaram e descobriram a sua força!!
    Começa com a Presidenta que não fez conchavo político com os partidos de sua base aliada (???), que não aceita maracutaias e está gerindo este país grande e bobo como a dona de casa que não deixa as coisas virarem de pernas para o ar. Agora temos também 2 ministras que já mostraram ao que vieram e a sua competência.
    Me surpreende de forma positiva a sensatez, a lucidez e a postura da professora Amanda Gurgel. Pode ser uma voz solitária ecoando sem a devida atenção daqueles que deveriam ouvir e decidir de forma positiva o que o POVO deseja mas já é um alento. Prova que o brasileiro, apesar de tranquilo e “um pouco alienado” ainda tem irmãos que conseguem enxergar além da linha do horizonte, um pouco mais além!!

  • Perrucho

    PHA, me tire uma dúvida: O PNBE já premiou, como “Justiça de valor”, o Protógenes Queiroz ou o Fausto de Sanctis?

  • Roberto

    A voz da professora mostrou-se ainda mais clara e sua crítica mais segura. Foi uma ótima oportunidade para que se ouça no Brasil os “professores por eles mesmos!” e não um bando de calhordas usando a Educação como moeda política. A internet fez, novamente, seu trabalho: colocou na mídia alguém que gostaríamos de ouvir. Não é sem razão que tem-se buscado censurá-la. Trata-se, cada vez mais, de uma ameaça aos grupos que sempre exploraram o Estado e o povo brasileiro. Existem brasileiros que têm outros compromissos e querem ser ouvidos e agora podem… Salve!

  • Chico

    “…masculina, muié macho, sim, sinhô!”

  • celso

    Fique bem claro, agora: nordestinos também são gente e sem eles este país não é nada. A professora Amanda nos obriga de repensar muito sobre esse modelos de desenvolvimento estúpido: consumismo x vida consciente!

  • Nana

    Deveria ser proibido incentivo fiscal para empresas que contribuem para a educação, campanhas políticas, entidades sociais ou Ongs. Quem poderia fazer um estudo e mostrar o tanto de verba que vai para essas maracutaias? Aposto que o valor daria para dar aumento para os professores, construir mais escolas e melhorar a qualidade da educação de uma forma geral. Acho que tanto a pessoa física como a jurídica pode ajudar de livre e espontânea vontade sem receber incentivo fiscal em troca. Parabéns Amanda, que sua carta seja refletida pelos meios de comunicação e o assunto seja discutido com a sociedade.

  • Pafúncio Brasileiro

    PHA,
    Professora Amanda. Você nos enche de orgulho. Continue no seu ideal que é nobre, também é ideal de outros muitos bons brasileiros que não tiveram oportunidade de mostrar o que você mostrou (um grito de desabafo com a situação atual) com competência. Parabéns pela firmeza, lucidez, honradez e patriotismo.

  • Costa

    E aí PHA? Algum comentário sobre o “ínclito” delegado Protógenes e o artigo de capa do Brasil 247?

  • NALDO

    A Professora Amanda agiu certo ao recusar tal premio, iria ficar muito mal acompanhada; quanto aos seus nobres ideais dificilmente algum politico irá abraça-los. Ninguem se pergunta por que nenhuma administração até hoje não conseguiu dar o basico pra população? O que deveria ser afinal o objetivo principal de qualquer presidente que se preze? Saude e educação. Pelo menos esses dois itens? Nenhuma administração até hoje conseguiu melhorar esses serviços, nem demotucanos e muito menos do PT (que nem tem mais que ficar chorando os oito anos do fhc por que já estão há mais tempo no poder que ele); esqueçam, como o Azenha disse não temos mais politicos que defendam os menos favorecidos (até politico do PT reclama disso); tirando uma diferençazinha aqui outra ali, são quase todos iguais. Medrosos, não peitam os grandes grupos e só fazem uma maquiagem pra enganar. Oportunidades tem, alguns passam a vida inteira na politica e morrem no cargo, pra que e por que não justificam.

  • José Roberto (Beto) Ribeira-SP

    Professora Amanda,

    É preciso soltar as amarras, sair da condição alienada e ir de encontro à liberdade, essa liberdade somente virá quando mais pessoas como a Amanda mantiverem seus ideais, romperem as barreiras que existem entre os estratos da sociedade, quando percebermos que somos fabricadores de uma peça moldada sob encomenda do capitalismo, como chamamos a nossa educação de ensino básico, porque é o que o trabalhador precisa para desempenhar os seus trabalhos alienados, que desumaniza o homem, que degrada, mas não vamos esperar revolução vindo de cima, e sim fazermos a nossa. A mudança virá com pessoas como Amanda tirando as pessoas da escuridão das cavernas e mostrando a luz.

  • Marcos

    O Brasil é o único país do mundo em que a valorização da ignorância se tornou política de Estado. Não é a toa que que esse país vai de mal a pior na área cultural apresentando uma juventude quase analfabeta, acrítica, venal, fútil e imbecilóide.

  • niveo campos e souza

    Professora, a senhora nos dá orgulho de sermos brasileiros.
    Este país ainda pode ter solução.
    O único caminho é o investimento “doentio e epidêmico” em educação, principalment nos professores, condições das escolas, materiais e meios de ensino.
    Sem isto tudo mais é engodo e perda de tempo.
    Só diz que “investir em educação é caro, quem não conhece o preço da ignorância” pois, é muito mais fácil governar ignorantes.
    Salve! Salve! Salve! Amanda Gurgel.

    Niveo Campos e Souza

  • Andre Beli

    Parabéns Professora! Um grande abraço .

  • RICARDO

    PHA,
    Quanto radicalismo bocó.
    Seu possível mentor político-espiritual só ganhou notorieade política depois que, espertamente, enganou e vem enganando a população com um discurso voltado para os “pobre”, mas o que ele gosta mesmo é de ganhar muito dinheiro com “palestras?” ao empresariado que ele ajudou a ficar mais ricos via empréstimos subsidiados do BNDES.
    Entendeu, professora?

    • Maria mercedes Nobre

      Ricardo, a prof Amanda sensibilizou o pais, mostrou dignidade, coragem e independencia. Saber que uma mocinha do Norte pode ser tao idealista e politicamente correta dá a todos os brasileiros enorme esperança. Agora o seu discurso careta, Ricardo, mostra bico e penugem tucana. Desde quando Lula nao pode fazer palestras?!!! Sarta fora, urubu…

  • Alexandre Mattos

    A atitude da professora foi exemplar. A professora é do PSTU e segue os mesmos moldes de ataque para todo o lado do PSTU. É preciso lutar, exigir melhorias constantes, mas é preciso saber que a Educação Básica (ensino primário e médio) no Brasil são geridos pelos Estados e Municípios. As universidades Federais e Institutos Federais e Escolas Ensino Médio Federais estão no topo perante as escolas Etaduais e Municipais. A questão não está apenas na quantidade percentual do PIB, mas também na finalidade mal usada dos recursos que Estados e Municípios.
    Federalização do Ensino Básico Já, em primeiro lugar!!!

    • Carlos Roberto

      Melhor ele ganhar dinheiro fazendo palestras; que é uma coisa honesta, que “priratizar” o país inteiro e ainda consumir com o dinheiro destas vendas espúrias; ficando impune graças a ajuda do Pig, o qual, certamente, ganhou muito com isso!!!

  • teca

    Que felicidade! Vc é um prêmio menina!

  • Leonardo Meireles Câmara

    E ainda tem quem diga que não existe mais ideologia…

  • Pancho Villa

    Muito legítimos os motivos da colega professora. Espero que tenham coragem de ler sua carta na entrega do prêmio. Esse PNBE tá parecendo mais um irmão bastardo do Instituto Millenium. Se eles estão premiando ATÉ Eliane Cantanhêde é porque o negócio é muito suspeito.

  • Felipe Calore

    Os semelhantes se premiam, o PIG, os grandes bancos, as poderosas corporações, os influentes empresários. Nenhum deles quer o bem do povo. Trocam gentilezas, favores, prêmios. Fazem sala um pro outro e tiram do povo o que é do povo. A professora Amanda Gurgel não é semelhante a eles, mas sim a nós, que a “premiamos” com a nossa profunda gratidão, essa que é mais uma heroína da nossa pátria a lutar contra a covardia dos que se perpetuam no poder.

  • Rosemary S. Baptista

    Valeu professora Amanda.
    Vc é o orgulho de muitos brasileiros.
    E, acredite, é orgulho de verdade mesmo.
    Obrigada por sua postura.
    Deus a abençõe cada dia mais.

  • Ivo M. Gloeden

    Parabéns, Professora Amanda Gurgel

    Como se diz aqui no Rio Grande do Sul, a senhora deu “uma sumanta de rabo-de- tatu” nos costados desta turma de calhordas.

    P.S. Rabo-de- tatu = relho, chicote.

  • lineu

    Depois de 8 anos de governo PT acho que a culpa seja do FHC.

  • Renato S. Soares

    Apenas espero que essa atitude de tal dignidade e caráter sirva para
    iluminar , pelo menos um pouco, os integrantes dessas quadrilhas que
    infestam o nosso poder público e aqueles que deles fazem uso para e -
    fetuarem a rapina cotidiana . Parabens Amanda .

    Renato

  • Lino

    PHA
    o PIG está num desespero só procurando heróis contra o governo do PT, contra Lula e contra Dilma, se todas as pessoas agirem como a Amanda Gurgel não temos nada a temer a volta do psdb, estes não voltarão.

  • Eduardo Raio X

    Professora o ex presidente FHColou o seu governo da prova do Washington DC se a senhora pegar uma prova e outra verá que ele copiou tudinho da matéria dos neolibertinos econômicos Yankees, será que é por isso que ele em ano de eleição toma bomba nas urnas???? kakakakakakakakakakakka…..!

  • Adilson

    Viva essa brasileira com B maiúsculo!

  • Carlos Costa - Brasília

    Tentaram corromper a Professora. Tiveram como resposta mais um belo exemplo de dignidade. Valeu Professora.

  • Essa luta não é só de nós professores, é de toda a sociedade brasileira.

    Recado para a Presidenta Dilma: para termos um Brasil justo para todos é primordial que esse país tenha de fato uma Educação pública de qualidade. Leciono há 19 anos e sei do que estou falando.

  • Jorge Zimbábue

    Professora Amanda Gurgel, sua voz foi ouvida graças a Internet. Realmente vc me emocionou até às lágrimas pela verdade, por sua luta quase solitária, coragem e objetividade reinvidicatória, que na verdade é a luta de todos nós. A nossa Internet não é a da FEBRABAN ou do Senador Mensalista de Minas Gerais Azeredo que com a trupe que representa desejam amordaçá-la e ainda querem impedir que pessoas como vc seja conhecida do grande público.
    Você Professora Amanda não esta mais só! Somos milhões e podemos mudar esse país e vamos fazê-lo e se precisar ir às ruas eu, meus filhos e familiares já estaremos lá!

  • Eduardo Carvalho

    Amanda para presidente!

  • Nilton Oliveira

    Mais quando os Professores do Rio Grande do Norte estavam a 30 dias em greve,o “PIG” e até alguns internautas aqui do CAF,criticaram a postura da ´Professora,pra ver que manter a coerência é meio dificil,né galera?Parabéns aos educadores de todo o Brasil,que nos quatro cantos estão se levantando e enfrentando o desmonte da escola pública,.abraços.

  • Luciene

    Minha colega de profissão apenas se guiou pelo velho ditado :”Dize-me com quem andas… ‘

  • Tânia Veiga

    Sou professora, também. Esta colega muito me orgulha! Alguns de nós, nas últimas décadas, resolveram bancar os coitadinhos, como se isso fosse solucionar os problemas da educação. Essa postura veio com o esvaziamento da atividade sindical. Deu no que deu. A fragilidade da categoria, ajudou aos governos neoliberais a desmantelarem o ensino brasileiro; pipocaram, sem nenhum critério, cursos superiores e faculdades particulares em centenas de esquinas do país . Depois vieram jornalistas de idoneidade duvidosa criticando material didático. E o Brasil se espanta quando a maioria esmagadora dos formados no curso de Direito não passam no exame da ordem, como foi anunciado hoje (05/07): quando a midia e o mercado se tornam especialistas em educação e pedagogia, o que se pode esperar?

  • Com o seu perfil e coragem, creio que possa vir a se eleger, com boa margem, para a Prefeitura de Natal. Ser do PSTU não chega a ser uma virtude para um mandato efetivo. Vão ter que amadurecer o relacionamento com outras forças políticas num estado de oligarcas ou, como tem acontecido, se perder em bons discursos e não exercer uma liderança compatível com o que a população precisa. Imagino que os outros poucos políticos progressistas consigam se reunir na construção de uma proposta concreta e transformadora. Facilmente você será uma Senadora, Deputada Federal ou Estadual. Isso não resultará em nada do ponto de vista da transformação possível. É hora de uma Prefeita educadora, corajosa e capaz de garantir políticas sociais para Natal e para o RN. Prof. José Ivan M.Aquino,58-Avô da Ana Clara.

  • agostinho

    Oh Amanda vem pra Santa Catarina!!!!

  • Silver

    Essa Professora é D+.
    Siga em frente, Professora Amanda Gurgel, que Você vai ajudar a ressuscitar a eduacação pública no Brasil, melhorá-la e elevá-la a uma condição de destaque.

  • coelho

    Se deram mal na cooptação.

    • I.F.Neto

      Esse fenômeno a Dra. Marilena Chauí chamou de “a folha de parreira”, numa alusão à proibição, durante a idade média, de retratar a nudez humana a descoberto. Em seu lugar, era pintada uma folha de parreira, para cobrir a nudez. Quando a direita tenta premiar alguém da esquerda, é no intento de cobrir a nudez, no caso a luta dessa pessoa, de maneira a encobrir as verdades pór ela reveladas. A professorinha não foi cooptada. Quando ela estiver velhinha, com um toquinho de giz na mão, poderemos dizer: salvem a professorinha(sic).

  • Adalberto Gullar

    Se a Eliane Catanhêde recebeu o prêmio como melhor jornalista, fez bem a Professora recusar este prêmio! Parabéns.

    • Souza

      Todos os profissionais deste país passaram pelas mãos de uma professora, ao ser alfabetizados, é uma classe que merece condolências e muito respeito. Nota 1000 p/ você Amanda!

  • Edu

    A Marina Silva que se cuide. Vem concorrência por aí. Até que não seria má idéia.

  • São Leopoldo

    Ela demonstrou competência e dignidade na defesa de sua classe. O professor brasileiro merece respeito, melhores salários seria um bom prêmio pela sua coragem.

  • Márcio Nogueira

    Eta nordestina arretada!

  • A companheira Amanda representa a voz de toda uma classe de trabalhadores que lutam por uma vida digna diante de sua difícil missão, a de educar um povo que é bombardeado por uma mídia neoliberal, onde apenas jogadores de futebol, modelos, cantores, atores e políticos são importantes como referência para nossos jovens.

  • JC SOUZA

    A professora Amanda tem muito idealismo , mas dificílmente seus conceitos , idéias e atutides vão chegar ao centro do poder , sabe o motivo ? Porque decidem , resolvem problemas estruturais da educações e causam verdadeiras revoluções, no bom sentido. Mas os políticos não estão atras disso e não querem resolução de nada .

    • EDUARDO

      Não concordo, quem não tem um ideal na vida não esta vivendo, morremos lutando pela nossa ideologia. Porém não seremos cúmplices desta classe de políticos pretensamente educacionais, que usam a educação para se beneficiar utilizando-se dos anseios e necessidades dos nossos jovens, riqueza maior da nossa nação. Ela não esta sozinha, tem muita gente com honradas éticas, que vem lutando para ser ouvida.O exemplo está no próprio site Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim, creio que a maioria das pessoas procura de alguma forma se expressar, Com esperança de mudar, este pais com mais dignidade!

    • Fernando José

      Caro,
      Dificilmente ele chegará, concordo.
      O motivo, porém, é outro: quem manda no RN é o José Agripino. Mossoró é seu curral eleitoral, basta ter o sobrenome Rosado e ser filiado ao DEM que concorre, e ganha. A oposição ao um Rosado é feita por outro Rosado.
      Como se não bastasse a atual prefeita de Natal é cria política dele, e a atual Governadora então nem se fala.
      1 abraço,

    • Souza

      Infelismente tenho que concordar com você JC SOUZA! da mesma forma que os Políticos não querem PNBL em massa, isso p/ que o povo não venha debater como estamos fazendo neste blog, também não querem uma educação de qualidade. Professores bem preparados e alunos bem formados é uma ameaça p/ os políticos de carreira, o PIG e toda a corja querem massa de manobra p/ eles manipular em período eleitoral. Sou fã da Amanda Gurgel, ela representa o perfil de brasileiros que a sua classe quer formar. Grata ao PHA, que está nos concedendo oportunidades de postar aqui nossa opinião.

  • Eridan

    Lendo essas palavras, temos a falsa impressão de que o Brasil tem jeito.

    Mas infelizmente as palavras dessa professora serão esquecidas rapidamente, inclusive por nós.

    Mas quero dizer que ela se mantenha firme, existem mais pessoas como ela ainda nesse país.

  • Francisco

    Perdida por um perdida por mil. Não se trata de ser candidato a santo ou régua do mundo, mas se vender por duas páginas de alguma revista institucional e, talvez, dinheiro suficiente para uma geladeira nova? Tô fora! É muito pouco!!

    Ou me dão o que deram para o Ike Batista ou tchau e benção!

  • Carlos Marcondes Pimentel

    Parabéns Amanda é de pessoas como você que nosso país precisa. É nestas horas que sinto orgulho de ser Brasileiro.

  • ricardo silveira

    O Brasil precisa de mais brasileiros como essa professora Amanda Gurgel.

  • maria maria

    seria, … ate onde vai essa indignaçao toda.

  • Carlos Jorge Rossetto

    Parabéns professora Amanda Gurgel pela sua luta em defesa do ensino público contra a privatização. A pesquisa nacional segue o mesmo rumo, está sendo privatizada sob o manto da inovação. Inovar é essencial, isso é consensual. Mas há duas formas de inovar. Uma inovar distribuindo o novo conhecimento, democratizando a informação e distribuindo riqueza. Segunda, o modelo atual, inovar para fortalecer oligopólios, concentrando conhecimento, tecnologia e riqueza. Estão botando dinheiro no bolso de pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa pública para privatizar os resultados. Contrariando a Constituição.

  • Regina Braga

    OOOOOOOQUE? Uma brasileira, dando aula de cidadania, prá Empresários e Políticos.Valeu PRÔ…Cada vez menos me sinto representada em Brasília,mas em compensação, sinto o gostinho de orgulho, quando vejo UM NÃO, bombástico na cara dos mercenários brasileiros.Vamos continuar a luta…EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.Volta,USP,volta…

  • Dorian

    Pavimentando a candidatura 2012, dá-lhe “Protógenas”.

    • Mauro

      Vai melhorar o nível da política brasileira então.
      Só espero que não suba a cabeça essa sua “fama”.
      Mas estou orgulhoso dessa mulher. Parabéns.

    • Marcos Chaves

      Esta é a diferença. Você não acredita na dignidade própria, quiçá na alheia.

    • Alexandre Lins

      Ela merece um pouco mais de respeito!

    • Marcos Chaves

      Quanto vale o seu voto? Qual é o preço da educação do seu filho, da saúde pública no seu bairro(na UTI) e da segurança pública que lhe é proporcionada pelo traficante do seu quarteirão?

      Você é um agente, alguns são cidadãos, político e como tal deve dirigir seus próprios desígnios e não meramente se deixar dirigir.

      Acorde brasileiro!

  • Marcio H Silva

    De gente assim com fibra, ideal e luta que este país precisa. Infelizmente os partidos escolhem pessoas da pior espécie para obter legenda dos partidos. Já estou replicando no meu facebook.

  • Horridus Bendegó

    Parabéns pela resposta!
    Só achei o tom muito diplomático!
    Prefereria tê-la ouvido mandar os mercenários da Educação pro inferno!

  • Cidadão Solidário

    Nossa!

    Estou impressionado com a serenidade e com a sinceridade da Professora Amanda Gurgel.

    Motivo de orgulho, muito orgulho, para o povo brasileiro.

  • maria maria

    tem muita gente que pensa que a razao da indignação é ser notado, é ser recompensado. Aquela velha historia: chama aí esse cara que ta chiando e pergunta o que ele quer, de um cala boca. E o pior é dizer a quem recusa: Quem ele ta pensando que é? Vamos ver ate onde vai essa indignidade toda. Ta pensando o que? que vai consertar o mundo?
    Já tem muita gente agindo como a professora, ou seja, tendo a liberdade de dizer a que veio sem pedir o troco. Aos poucos vai diminuindo a açao destes mercadores, aumentando, atraves da internet, a divulgaçao dos envolvidos nesta falsa caridade, neste apelo hipocrita e a indignaçao com esse tipo de comportamento. Avante, cidadaos livres, vamos para um mundo melhor.

    • Janes Rodriguez

      Amanda Gurgel está em campanha, minha gente. Seu partido disputa eleições sindicais em muitos estados e ela está viajando o Brasil pedindo votos para as chapas do PSTU. Por isso não fala na Lei do Piso Salarial Profissional Nacional nem das pautas de reivindicação da CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação. Se ela aceita um prêmio empresarial, estaria morta politicamente. Estranha é terem lhe oferecido este prêmio quando há milhares de lutadores da educação em greve pelo Brasil. Pelos 5 minutos na internet? Ou pelos 15 minutos no Faustão? Que mais se sabe dela? Por favor! Ela é bem articulada e tem instinto de sobrevivência política. Conheço centenas de lutadores da educação que recusariam tal “prêmio”.

  • Whatever

    Lindo demais!
    Essa mulher é punk!
    Parabéns é pouco para esta grande cidadã.

  • francisco pereira neto

    Essa foi especialmente para o Di Genio. Kkkkkk!!!!

  • Rogério

    Todos os comentários, exceto um, até aqui foram de apoio à atitude da professora Amanda Gurgel.
    Professora, receba este gesto coletivo, como um prêmio de reconhecimento do povo do Brasil, pois certamente este “documento” histórico correrá por toda a internet e receberá milhões de afagos daqueles que, como eu, se sentem representados pela atitude de grandeza desta mulher brasileira.

    Podemos nós, portanto, enviar e reenviar esta matéria do PHA, pelas redes de comunicação para dar a dimensão, que alguns ainda não entenderam, da força desta professora e do povo brasileiro.

    Isto transformará a PALAVRA em AÇÂO e os céticos serão, por nós todos, convencidos.

  • Jarbas

    Eita potiguar arretada.
    São pessoas assim que animam o povo brasileiro de que o nosso Brasil tem jeito.
    Parabéns professora Amanda

  • Prescinde de o prêmio:

    Ontem, foi-se o cursinho. Hoje, coube refletir:
    docente decide pelos discentes.
    Em nome do ensino.
    O Português, vence. Enfim.
    Ótimo feito!
    O Português é imprescindível.
    O corpo discente, repito, vence um pseudo prêmio.
    Foi dificil?
    Observe o meu Português…
    E o que comento?
    O texto cujo feito observo, todo ele, prescinde:
    do prêmio?
    Observe, verefique; encontrou?
    Um prêmio?
    Errou…

    Respondo: o meu texto prescinde de: A.

    Obs.: o ensino, é simples como o: A.
    Prescinde de prêmio.

  • Regina

    Belíssima carta. Será que o pessoal do MEC leu? Entendeu? Vai dar alguma satisfação para os fãs dessa inteligente e valente professora? Seria muito bom que esta carta viajasse por milhares de lugares, que todos lessem e se indignassem.

  • Damarco

    Que professora arretada! Ela é do PSTU.

    • Damarco,
      Com o perfil e a coragem dela creio que possa vir a se eleger, com boa margem, para a Prefeitura de Natal. Ser do PSTU não chega a ser uma virtude para um mandato efetivo. Vão ter que amadurecer o relacionamento com outras forças políticas num estado de oligarcas ou, como tem acontecido, se perder em bons discursos e não exercer uma liderança compatível com o que a população precisa. Imagino que os outros poucos políticos progressistas consigam se reunir na construção de uma proposta concreta e transformadora. Facilmente ela será uma Senadora, Deputada Federal ou Estadual. Isso não resultará em nada do ponto de vista da transformação possível. É hora de uma Prefeita educadora, corajosa e capaz de garantir políticas sociais para Natal e para o RN. Ela precisará superar a visão estreita do PSTU.
      José Ivan Mayer de Aquino
      Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Mariana

    Muito bom, Amanda, uma típica nordestina. Mostra para essa gente que dignidade é desejar o melhor para todos não através de meritocracia, o darwinismo social que estão implantando no país, mas a igualdade que todos os homens podem e devem ter.

    Essa gente ferra os outros e depois vem com a cara de santa puta querendo premiar pela moral enviesada deles.

  • andré frej

    Ousadia, intrepidez e retidão marcam a personalidade da Professora Amanda, que nos faz acreditar na luta por justiça, igualdade e fraternidade.

  • Atila

    Que caráter tem essa incrível professora! De repente, com toda a sua sinceridade e cidadania ampliou os limites de sua sala de aula para todo esse imenso pais e transformou todos nós em seus alunos. E foi uma bela e inesquecível lição. Esse país ainda tem jeito.

  • Kleber Carvalho - MG

    Caraca, integridade moral e caráter não se compra com privatizações, se conquista com ética e decência, parabéns professora, sua luta é a nossa luta, e, de quebra, ainda deu uma bofetada com luva de pelica na face destes calhordas.

  • José

    Obrigado professora Amanda!

    A velha estratégia da cooptação é mais uma vez posta em prática. É bom saber que existe gente que se posiciona claramente, que tem lado, que não é um transformista de ocasião.
    Parabéns a você e aos companheiros e companheiras que defendem a educação pública como direito de cidadania!
    O PNBE que vá procurar sua turma…

  • Vera Oliveira

    É uma pena que os professores ALIENADOS que recebem os prêmios “professor nota 10″, dados pelo Civita, não tenham a mesma atitude da profa. Amanda, e não lhe deem uma “banana”!!! O panfleto Nova escola, da Abril, vive chamando os professores de “burros” e os ALIENADOS, feitos cachorrinhos, vão lá lamber as mãos que os chicoteiam!!! Parabéns, professora Amanda, vc é nosso alento!!!

  • eroni spinato

    É por pessoas como esta professora, como um metalurgico e como 86% da polulação que aprendeu o valor do País…não da elite entreguista e antipatrióta…que eu sinto que chegaremos lá…meus netos já terão um país mais decente e humano…força professora, a recusa te enobrece mil vezes mais…

  • FernandoMS

    Ameiiii!!!!!

  • A minha filha ta fazendo faculdade pra ser professora.
    Espero q minha filha no futuro ñ faça o mesmo discurso da Amanda Gurgel.

    • Carlos Roberto

      Antonio, se sua filha não fizer o mesmo discurso da Amanda, a culpa não será dela, pois genialidade e coragem como as que ela possui são raras de se encontrar no planeta; entre milhões aparece uma!!!!

  • Valdinei Vieira

    Não sei se fico feliz de saber que pessoas assim existe ou se choro por saber que pessoas assim são cada vez mais raras. O que posso dizer, sem nenhum exagero, é que li essa carta com um nó na garganta. Parabéns PROFESSORA.

  • Alexandre Joaquim

    Atitude coerente com o Discurso…que orgulho dessa Professora,

  • Helio

    Me emocionei.
    Acho que estou ficando velho.
    Atitudes como essa mantém a chama acesa da esperança de um Brasil melhor.
    Parabéns Professora!

  • m.fóerbah

    A atitude é homenagem a pedagogia Freireana.
    Tá no eixo histórico que vem de 2003 e confirmado em 2010
    e no artigo do Marcos Coimbra na ed. de 29 de junho intitulada:
    Seis meses.

  • Fred Azevedo

    Bravo, Professora Amanda!

    Para os amigos terem uma idéia dos desafios que esta nobre Brasileira enfrenta, informo que o piso salarial dos professores do Rio Grande de Norte é de R$ 620,00. O décimo sexto do Brasil.

    P.s. – Enquanto isso, o piso salarial de MINAS é o vigésimo sétimo, ou, como queiram, o último do país; com míseros R$ 369,92.

    P.s 2 – Amanda encontrou VOZ na WEB. Viva a internet e, a LIBERDADE de Expressão…Ouviu, mensaleiro tucano!!!

  • Antonio

    Parabéns Professora, por colocar a farsa às claras. É bem isso. A quem eles querem enganar com esse prêmio?
    Uma boa ajuda dos empresários seria usar seu poder político para colocar vergonha na cara dos políticos que degradam a Educação para ter um rebanho apolítico e analfabeto funcional, além de desviar recursos e salários da Educação para a corrupção. Mas nisso o PNBE não mexe, pois seus integrantes são farinha do mesmo saco privatista e neoliberal, neocolonial e escravagista. A quem eles pensam que enganam? Parabéns Professora. Meus sinceros e humildes parabéns.

    • edmar lima

      Sem contar, Antonio, que os criadores e mantenedores desse tal de PNBE é tudo da tucanalha, os que pior tratam a questão educacional do Brasil. Querendo, agora, pegar carona na seriedade e amor à Nação demonstrados, reiteradamente agora com a recusa da tal “horaria”, pela nossa digna AMANDA! Ô povinho aproveitadores esses demo/tucanos! Puros papagaio-de-pirata, querendo subir nos ombros da digna mestra.

  • Petras

    ô bichinha arretada! Essa é da minha turma!

  • Ronaldo Irion Dalmolin

    Só quis enviar um…

  • lauro oliveira

    Parabens professora Amanda! Nota 10 pela bela aula de civismo que você nos presenteia.

  • Ronaldo Irion Dalmolin

    Falou e disse! Não se deixou cooptar (sutilmente) pelo sistema…

  • Ronaldo Irion Dalmolin

    Parabéns, professora! Falou e disse! Não se deixou cooptar (sutilmente) pelo sistema…

  • José Luiz Rossi

    Estão vendo como o país tem jeito?Quando leio depoimentos corajosos e verdadeiros como estes,volto a acreditar que as soluções de nossos maiores desafios,e a educação é o maior deles,passam por idéias que brotam no seio bravo e simples do nosso povo.É por aí Amanda.

  • Ivonei

    Que grande brasileira!
    Enquanto existirem pessoas como a professora Amanda Gurgel, mantém-se a esperança de um Brasil justo e digno.
    Parabéns professora Amanda!

  • vico

    OK. Parabéns.

    Só não vi ou não li foi descer o porre-te no ensino à distância que é outra praga e tolerado pelo atual governo.

    • Silvia

      Olá Vico:
      Gostaria de saber se você já teve o prazer de aprender através do ensino a distância? Se o que você teve foi uma experiência ruim procure uma boa instituição. Agora se você não sabe, não quer saber e tem raiva de quem sabe recomendo que deixe o preconceito atrás da porta e abra sua mente. Você vai descobrir uma forma muito rica de aprender e vai conhecer muita gente que é guerreira e não mede esforços para estudar, mesmo sem o pnbl.
      Saudações.

      • Carlos Roberto

        Parabéns Silvia por esta bela resposta; outra paulada de uma mulher de caráter bem semelhante ao de Amanda. Que preconceito é esse por ensino à distância? Sou um profissional disputado que ganho muito bem, tendo o meu sucesso vindo do Ensino à Distância. Não é o tipo de ensino que faz o profissional e sim a sua aplicação por aquilo que estuda. Reveja seus conceitos meu caro, pois a sua crítica é infundada. Talvez se não estudasse à distância eu não andaria de carro de luxo zero e poupança substanciai nos Bancos!!!

  • Sebastiao Rocha

    Professora Amanda Gurgel:
    Virei seu fã.

  • Carlos Cruz

    Assistir o video emociona.Ler a recusa mais ainda. Encho os olhos de lagrimas, sinceras,da verdade estampada na carta. Só faço um pequeno reparo. Professora, houve uma pessoa que investiu na educação no Brasil e por isso foi mais (pq já era) perseguido e caluniado. Seu nome Leonel de Moura Brizola. Junto com Darcy Ribeiro criou os CIEPS. Escola gratuita e integral. O Estado cuidava e ensinava a ser cidadão. Destruiram e quem passou a “cuidar” foi o trafico. Hoje o Rio de Janeiro sente a errada escolha que foi aceitar a destruição dos CIEPS. A escola é o futuro. É cidadania. Obrigado, Professora pela dignidade e compromisso com a Educação verdadeira e universal.

  • BRUNO . M .

    Essa pancada foi excelente no … pig .

  • Agenor Bevilacqua Sobrinho

    Educação avança com essa atitude. Parabéns!

  • Dá nota 10 prá ela! Que mulher/professora de caráter! Parabéns e boa sorte.

  • Paulo José

    Que integridade a dessa brasileira.
    E essa é uma coisa íntima de cada indivíduo, daquelas que ninguém ensina, e que não é possível aprender.
    Alguns tem valores, caráter, princípios.
    Outros os “adotam” daquele que pagar mais.
    E depois distribuem “prêmios”…

  • Sylvia Tigre de Hollanda Cavalcanti

    Parabéns,professora,sobretudo pelo seu exemplo de coerêcia e dignida-
    de,acrescido da comprovação da bravura da mulher nordestina.Que sua
    luta seja vitoriosa,ainda que ‘por cima de paus e pedras’.

  • nicolasn

    …se deram mal com a Amanda.
    Ainda há esperança se existirem muitas Amandas.
    Neste país de pouco exercicio do Patriotismo tem alienados que encontram demagogia nas palavras e atitudes da Amanda.
    Deve estar julgando com seus próprios valores distorcidos (pelo mercado?) o que demonstra a real falta de educação.

  • Valdemir

    Professora, pessoas como a senhora nos enche de orgulho e nos dá esperança de um país com uma educação realmente comprometida com a valorização e evolução do ser humano!

    Parabéns!

  • Carlos Roberto

    Que paulada !!! Bem feito, quem manda brincar com essa professora; inteligente, coerente e corajosa. Precisamos de mais gente assim no Brasil para consertar as coisas. Ainda tem gente dizendo que, é muita palavra e pouca ação. Certamente deve estar se referindo a Marina, que teve o poder na mão e nunca fez nada, além de falar muito. Esta mulher é genial, mesmo na sua simplicidade de mera cidadã, por duas vezes estraçalhou esses politiqueiros que infestam o Brasil. Professora Amanda merece, isso sim, um lugar no governo, Ela, Ideli, Gleise e Dilma formariam uma nova versão dos imbatíveis “Três Mosqueteiros” (que na verdade eram quatro). Bravo, professora linda… Avante que o tempo lhe recompensará com muitas vitórias; mas valiosas que estes prêmios vis!!!

  • Eugenia

    Do mesmo jeito que fiz um comentário negativo a nós brasileiros com relação as ong’s estrangeiras sequestrando a Amazônia, que brasileiros são corruptos e sem caráter , sei dizer também que essa professora tem nobreza no caráter e é desse tipo de pessoa que devemos procurar e tentar ajudá-la a aumentar o número de brasileiros que gostam do Brasil para brasileiros.

  • José

    Professora Amanda: Parabéns. Que o teu exemplo sirva para melhorar o ensino público. Foi demais!

  • Mauricio

    “…Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação”

    Essa professora precisa urgentemente dar uma aula a nossa presidente sobre coragem, ética, moral, companheirismo, idealismo… enfim, tudo o que Dilma deixou para trás ao receber a faixa presidencial.

    “O governo não resolveu a principais necessidades do povo” – Olivio Dutra

    “Na política atual, cada partido defende sua corrupção” – meu pai

  • Antonio Nogueira

    Professora Amanda, meus parabéns e muito obrigado por sua dignidade, postura ética e exemplo que deu ao Brasil com sua atitude. A Senhora é uma espécie de “Jesus Cristo”, que veio para redimir os pecados cometidos pelas “Professoras de muito tempo atrás”, Professoras estas, muito bem casadas, que não precisavam fazer greve para manter o salário pago aos professores do ensino primário e secundário pelos Governos Estaduais e Municipais de nosso País, já que elas não dependiam do salário para sobreviver… Muito obrigado Professora Amanda.

  • Santos

    Fico imaginando o sofrimento dos professores pelo Brasil, minha irmã que ensina há tantos anos e eu mesmo que estou prestes a fazer Licenciatura em História. Professor, educador, uma escolha nada fácil hoje em dia, mas ensinar é um dom, um dom que não deve ser posto de lado. Parabéns professora! Sonhemos e lutemos por um Brasil melhor.

  • luisfernando- rio de janeiro

    simplesmente tentaram pegar carona na popularidade da professora amanda,mais se deram mal ela não se vendeu.

  • Ricardo Brasileiro

    Parabens professora. E para o PNBE, bem feito, não conseguiram ´subornar´a profa Amanda.

  • Isis

    Sou professora e já comentei aqui sobre o CEDAC, empresa que opera como oscip em consultoria na área de educação com projetos escolares. Essa empresa foi criada ainda no governo FHC tendo como coordenadora Ruth Cardoso e atualmente, Bia Cardoso. A empresa trabalha em parceria com a VALE e outras livrando-as de impostos e é contratada por prefeituras(dinheiro público) sem licitações(por ser oscip). Além disso, vemos a Globo(amigos da escola), UNESCO e GLOBO(criança esperança), Itaú, Bradesco, Fundação Vitor Civita, Telecurso(Fundação Roberto Marinho) todos envolvidos com a educação e livres de impostos. Já está na hora de cobrar dessas empresas a qualidade do ensino ou então que se acabe com essa farsa.
    Parabéns Amanda!

  • Celso - SP

    Que clareza e que compromisso verdadeiro com a educação.
    É pessoas assim que precisamos neste pais.
    Emocionante !

  • Moises

    O PIG e os empresários do “Cansei” falam de educação um dia e falam em redução gastos no outro. O discurso deles para educação é como o do Serra no ano passado: defendia a educação, mas não tinha coragem de assumir nenhum compromisso (nem os 7% do PIB que outros se comprometeram, que já é muito pouco).
    Nossa carga é de 35% do PIB, com investimento de 5% em educação. Sou a favor de aumentar a carga para 40% do PIB e investir 10% em educação (e poupar de outros setores para investir mais 1 ou 2% em ciência e tecnologia). Sou a favor de ensino integral já para alunos da 1ª série e progressivamente ampliando para a 2ª, 3ª, 4ª… Sou a favor da universalização do ensino superior público e da pré-escola. E claro, a média salarial dos professores deveria ficar acima das outras categorias para atrair e manter os melhores profissionais para formar os outros profissionais.

  • Marcos Antônio

    O Plim Plim viu na mestra uma oportunidade para ficar “ao lado” do ensino contra o “imobilismo” do governo federal…
    Mas ainda podemos acreditar que num futuro melhor!
    Valeu “fêssora”!

    • Janes Rodriguez

      O “Plim Plim” convidou a professora – que tem viajado por todo o Brasil em campanha – para o programa do Faustão. Por que não convidou ninguém que esteve na CONAE – Conferência Nacional de Educação? A Globo sabe o que quer.E sabe quem vai levantar a bola pro Faustão bater no governo Federal. Quem viu, viu.

    • Janes Rodriguez

      é justamente a serviço desse discurso que professora Amanda está: segundo o PIG o governo federal sofre de “imobilismo”. Já a esperta professora viaja pelo Brasil afora fazendo campanhas. Realmente ela é muito ágil. Com salário de professora não dá pra viajar tanto.

  • Aloísio da Costa Val

    Ainda tem gente digna neste país. É isso: a dignidade não tem preço. Parabéns professora Amanda Gurgel. Viva o Brasil!

  • Orlando Bernardes

    O PIG e sua patota conservadora e traidora do Brasil se fú….. .

    Quero ver agora esta professora, que tanto nos orgulha, ser convidada para algum programa deles. Vai sumir da mídia. Queriam utilizá-la, como já vinham, para atingir o governo.

    Bravo professora!

  • Denis Moraes

    Somente através de sites como este é possível resgatar quase extintos valores.
    Parabéns a Professora Amanda Gurgel.

  • Amaro Shakur

    É..nem todos se entregam para a máfia, parabens pra ela.

  • josé aparicio correa

    Quando afirmamos que SP esta ficando para trás isso é verdade ,tudo que nós tentamos falar contra o PIG e muitas vezes não conseguimos uma nordestina arretada acerta bem nos miolos do PIG,parabéns e continue assim.

  • Erik

    Digníssima Professora Amanda “Amada” Gurgel^^

  • Edinho

    As escolas não precisam de “amigos”. As escolas precisam de pessoas sensatas, que não tentem tapar o sol com a peneira e ocultar os (muitos) problemas da realidade escolar e do cotidiano dos professores sob o manto da “profissão divina”.

    Meus sinceros parabéns à Professora Amanda Gurgel que, sabiamente recusa o “espelhinho ofertado pelos navegadores portugueses”. Não sei se esse pessoal entendeu (a oferta do “espelho” me faz crer que não…), mas os professores do Brasil já estão no limite do que podem (e não deveriam) suportar. Ou a educação muda para melhor efetivamente, ou em poucos anos o futuro do país a longo prazo estará seriamente comprometido…

  • Orlando Bernardes

    Parabéns professora!

    Falas-te a pura verdade. Estas instituições que se intitulam amigas da educação, da criança, etc…, não passam de hipócritas que se aproveitam destas para marketing institucional e isenção fiscal, como bem mencionas-te em tua carta.
    O Brasil e seu povo tem orgulho de pessoas como você.

  • Nádia

    Comovente e coerente!

    Mas cabe uma perguntinha pertinente (desculpem a rima sem graça):

    Irá o PiG noticiar este tapa na cara? Será que a professora Amanda terá seus 15 minutos no JN, ou sua fama ficará “restrita” a internet?

  • Raimundo José

    Professora Amanda, você representa a certeza de que existem brasileiros comprometidos com seu país, seu povo e, acima de tudo, com o trabalho. Os educadores verdadeiros tem sido maltratados nesse país há longo tempo, assim como a Educação, que tem sido colocada em segundo plano por todos os dirigentes brasileiros. Os falsos educadores tem buscado um lugar ao sol, seja através da política ou de outros meios tão indignos quanto ela. Pessoas como você são imprescindíveis! vida longa para ti!

  • Parabéns Amanda pela dignidade demonstrada. Se estas pessoas tivessem um mínimo de sensibilidade jamais ofereceriam uma premiação a uma pessoa com seu caráter.
    Você foi muito inteligente para não deixar que a usassem para atingir objetivos inconfessáveis.

  • JUARES MACHADO

    Tentaram fazer o que semprem fazem quando aparecem alguém como ela, cooptá-la, mas o tiro saiu pela culatra.

  • Daci

    Será que esse premio foi dado a pessoa certa??

    Jornalista de Valor:
    Eliane Cantanhêde, da Folha de São Paulo, pelo trabalho que representa uma inovação importante na forma de fazer jornalismo, ajudando a informar e despertar a consciência cidadã.

    Aff!!
    Se é assim, então tá.

  • maria do ceará

    Parabens, Professora Amanda! Seu maior premio é sua dignidade!

  • Essa mulher é a MULHER.
    Que baita orgulho ela nos dá.
    Uma verdadeira e brava guerreira nordestina.

  • Januário de Aracatu

    É isso aí Amanda! Um dia seremos um país de verdade…

  • Luiz Bastos

    Que mulher de coragem.

  • Delano Pessoa

    O premio não merece a professora Amanda Gurgel, que mais uma vez deu uma aula de dignidade e sabedoria. Que tarde feliz, obrigado Caf!

  • São raras as pessoas como ela que não trocam seus ideais por afagos da burguesia neoliberal.

  • Diego Rafael - DF

    Bom demais, quero poder votar nela algum dia. :D

  • Zhungarian Alatau

    O tiro saiu pela culatra. Globo e congêneres acharam que poderiam colocar rédeas na professora do Rio Grande do Norte, que poderia usá-la para defesa de seus próprios fins, a privatização do ensino como forma de melhorá-lo.

    Mas educação não pode ser objeto de marcantilismo. No Brasil, tradicionalmente a educação esteve sob a tutela direta ou não de uma elite que nunca esteve preocupada em proporcionar ensino de qualidade ao povo, mas em angariar lucros financeiros cada vez maiores sobre essa empresa em que se transformou o ensino. Se, ao menos, esse ensino fosse de alta qualidade…

  • Piragibe Silva Borges

    À professora Amanda Gurgel a minha solidariedade.
    És uma agente política no melhor sentido desta palavra, cara professora.
    Prova tua firmeza de caráter e férrea determinação a rejeição aos holofotes e me encantas.
    Parabéns!

  • luiz g. castro

    Maravilha! Com gente assim renovamos as esperanças no Brasil. Saudações professora Amanda Gurgel.

  • Grecio

    Que pancada bem dada !!!! Parabens para ela !!!

  • Janes Rodriguez

    Se O PSTU recebesse esse prêmio estaria morto! Tem senso de sobrevivência a militante do partido! Pulou fora e pulou atirando. Muito bem! Essa é a pauta histórica dos movimentos docente pelo Brasil afora, pauta da nossa Confederação, pauta da mobilização nacional da Central Unica dos Trabalhadores nesse 06 de Julho, pauta dos Fóruns Estaduais em Defesa da Educação Pública. Há mais de trinta anos defendemos verbas públicas exclusivamente para escola públicas e 10% do PIB para a educação Pública. Mais vozes se somam a essa luta histórica e incansável.

  • PHA,

    Se eu já contava com a admiração pela profª e militante Amanda Gurgel, fico mais feliz ainda com sua postura transparente de recusar o prêmio.

    De fato, uma organização que premia empresas que privatizam a educação seria ia contra a tudo aquilo que ela falou na Assembléia Legislativa no RN.

  • A grobo é amiga da escola. Imaginem vocês pilantragem que está por trás disso, principalmente aqui em SP onde o PIG é forte.

  • jorge

    professora amanda. que pancada no PIG hein? assim não pode assim não dá.

  • josé pessoa

    Parabens professora.o pessoal do PNBE deve ta falando 1kl ,mais seus ideais fala mais forte

  • Renato Barbosa

    Parabéns novamente a ela…

    É de Brasileiros com este caráter que precisamos…

  • yacov

    GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDE, professora Amanda Gurgel. Quando crescer quero ser igual a tu, profê!!! NOTA 10. 10% do PIB para Educação, JÁ!!!!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLoBO é um braZil para TOLOS”

  • Donizeti - SP

    Como se diz no interior: ” tomaram papudos ” do PNBE !!!

    Mais uma vêz é admirável a postura, firmeza, coerência e articulação dessa brava professora potioguar, a Amanda Gurgel.

    Que pancada da Professora nos empresários conservadores do PNBE: “a educação não é mercadoria, mas um direito inalienável do ser humano.”

    Que esses dirigentes empresariais aprendam que existem brasileiras e brasileiros que não se vendem ao víl metal, nem envergam sua coluna vertebral frente aos afagos dos poderosos de plantão.

    Parabéns por mais este ato corajoso Professora Amanda.

  • Cris

    Ver que ainda há pessoas como a professora Amanda renova minha esperança de um país melhor e coloca minhas dúvidas quanto a minha escolha de seguir carreira acadêmica no Brasil de lado.

  • Luciana

    Quem tem dignidade, tem. Simples assim.

    Ela se recusa a se misturar a pessoas de perfil duvidoso, como a tal da Eliane Cantanhede, a que só gosta da “massa cheirosa”.

    Parabéns, professora. Quem tem princípios não precisa de prêmios.

    • Jota

      Não poderia tê-lo dito melhor.

      Faltam adjetivos que possam expressar o orgulho que esta guerreira professora inflama em quem acredita no poder transformador da real educação.
      Não sou professor, mas devo tudo o que sou intelectualmente a eles. Como muitos devem a Amanda.

  • carlos petroni filho

    Isto é coerência.parabens Amanda

  • Guerreiro Parmezan

    Coerência… ética… fiquei comovido…

  • Francisco José Evandro de Melo

    Eis ai, se não a maior,mas a mais digna representante de classe desprotegida deste pais, digo desprotegida, porque acho que a classe de educadores, não tem merecido de grande parte da sociedade e, principalmente, dos governantes deste nosso Brasil! Feliz é a nação que trata com dignidade os seus educadores! Feliz é o povo de uma nação que encontram em seus educadores a satisfação total naquilo que faz, ou seja educar os seus jovens em total plenitude! Nós brasileiros estamos a séculos distante desta satisfação. Minha cara Professora, talves muitos desdenhem da sua fala, talves muitos irão dizer ” isso é apenas uma nuvem passageira, depois todos esquecem e fica por isso mesmo”. Pois eu digo que esta é uma semente que foi plantada e que dará bons frutos hoje e, por muitos e muitos anos. A luta continua, espero que a sua voz encontre eco por todo este imenso Brasil, e que muitos o a seguirão!

  • Claudio Campos

    Uma salva de palmas!!!!

  • Paulo

    Professora Amanda.

    Parabens mais uma vez, esse titulo passe para para a rede globulo.

  • Professora Amanda,
    Me orgulho de você como colega de classe. Trabalho como professor de Educação Física e da EJA desde 1.977. Nos finais-de-semana e feriados milito na Ação da Cidadania – sem CNPJ, sem sede e nas ruas, lixões, favelas e escolas – pela realização da educação popular.

    José Ivan Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Edu Paraná

    Aí, professora Amanda, parabéns pela escolha das suas companhias e, principalmente, por não entrar em canoa furada. Você plantou uma semente que certamente frutificará e instalou um baita grilo nas consciências dos “beneméritos” da educação deste Brasil. Dá-lhe, Amanda Gurgel…

  • marilamar

    Grande professora amanda gurgel, se vc precisar de um guerreiro na sua luta, pode me escalar, lutarei até o fim da minha vida, pois esta carta resposta aos corruptores do Brasil foi demais, parabens por ser honesta e nao se aliar a corrupçao….parabens guerreira!!!!

  • José Messias Eiterer Souza

    Desculpem-me. Não posso escrever o comentário agora.
    Estou de pé, aplaudindo a companheira professora que não se omite e é senhora de sua dignidade.

    Fraternal abraço, colega.

  • Celso

    Até que enfim alguém com fibra pra não cair no canto da sereia de algumas premiações empresariais e não se deixar levar pela vaidade.

  • José Carlos (JC)

    “…Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação”. Perfeito, professora Amanda Gurgel. Abaixo a hipocrisia!

  • Mario Biano

    PHA.

    Esta mulher fez mais pelo Brasil em 4 meses do que a Marina fez até agora !!!

  • Brasdangola

    Essa Professora é porreta mesmo, hein! E ainda tem gente que acha que o povo brasileiro não é guerreiro. Parabéns Professora Amanda Gurgel!

  • dhiego recoba

    Coerente.

  • rafael

    Sou professor do Estado do RJ e estou em GREVE a 1 mês!
    A educação no Brasil é tratada com tanta importância que o Sergio Cabral propôs um aumento de 36 reais aos professores!!!!!

    Aumento de 36 reais!!!!

    …vou desistir de ser professor, da minha turma de formado, mais da metade está trabalhando em outra área!

    Socorro!!!!!! N…qro desistir

  • ninguém merece

    Bom, agora deu pra entender com quem estão lidando? Acredito que ainda haja muitos e muitas como ela, apenas suas vozes não chegam a ser ouvidas e sua vez não chega nunca, porque o PIG não quer saber de “maus exemplos” Como se sabe, as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. O mínimo que se pode fazer é disseminar isso para o maior número de contatos.

  • Marina

    Não precisamos nem comentar o que a professora coloca,
    pois ela diz tudo!
    Parabéns! E que mais gente entre nessa luta, tanto para melhoria do salário, quanto para educação PUBLICA de qualidade para TODOS os brasileiros.
    Tenho certeza que a Dilma vai possibilitar mais essa conquista ao Brasil.

  • É a cara do PSTU esse tipo de atitude demagógica. Muito discurso e pouca atitude.

    • Neco

      Pelo contrário, infeliz-Rafael de Castro, o que houve foi muita ATITUDE e pouco discurso.

    • EULER

      Algumas pessoas por não terem, não reconhecem o carater dos outros.

    • Francisco José Evandro de Melo

      rafael castro (c/minúscula mesmo), o sr. é um infeliz, quanto recalque… acho que aqui não é bem o seu espaço… me dá pena de voce…

    • mauricio augusto martins

      Lembro dos tempos, do início do MDB, uma nobre senhora, dona de um teatro em Sampa, candidatou-se, porém suas próprias filhas, jocosas, jactantes e fagueiras, cantavam assim:”ão, ão, ão, é o voto do dedão”, como fossemos nós analfabetos, confesso – sou semi-analfabeto, porém a máxima e livro, que não me saíram do pensamento, de Ernest Hemingway, “Não pergunte, porque os Sinos dobram, eles Dobram por voce”, a cada ser humano que morre, morre também a humanidade, a cada voz que se tenta calar, cala a própria comunicação, inerente ao homo-sapiens, que nos diferenciam das minhocas*, porém se o Santo Cristo, recuperou Paulo, da cooptação do império pig romano, por que não, abandonar 99 ovelhas, e acatar e receber com carinho e amor, uma, e olha que o bordão do PCO é digno de Ariano Suassuna, pois “Quem Bate Cartão, Não Vota em Patrão”, todos os partidos de esquerda, são bem vindos, pois foi assim, que chegamos aqui…Coordenador da Frente Suprapartidária, Professor Hortêncio.

      • Lucia

        Mauricio, vc se acha semi-analfabeto? pois saiba querido q vc deu de 10 a 0 em uma certa professora da escola municipal em que meu filho estudou por lamentável ano inteiro, parabéns, pessoas como vc não deveriam ser raras, deveriam ser regra, qto a professora Amanda, MEUS PARABÉNS TAMBÉM, queria eu q meus filhos tivessem um ensino de qualidade em escola pública com professoraS com esse grau de dicernimento, infelizmente tive q optar pela escola particular.

    • noscidazevedo@oi.com.br

      É a cara do sinte, esse discurso difamatório!!!!!

  • Reg

    O Brasil inteiro sabe do uso eleitoreiro destas parceiras da escola, criadas unicamente para isenções fiscais.
    Parabéns à professora.

  • Mariano

    Parabéns pela atitude e coragem!

  • Pô, até eu fiquei com vergonha! A professora Amanda é como Chaplin, que era maior que o Oscar!
    Destruiu, com elegância, essas falsas iniciativas dos que mantém o Brasil semi-alfabetizado, e educam seus filhos em Coimbra ou na Sorbonne (agora mais em Miami mesmo…).
    Genial, é Marlon Brando no Oscar, é Fernando Meirelles no prêmio dos Civita: enfiewm naquele lugar, canalhas!

    • mauricio augusto martins

      Woody Allen também, pois o jazz, não podia ficar sem seu mais brilhante e desafinado clarinetista, Abração…maumau

  • Luiz Alberto Portes

    Professora Amanda Gurgel,

    A senhora não foi minha professora, mas tenho um orgulho tremendo de ti.

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •