Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2011 / 06 / 30 / Professor no Maranhão é acusado de racismo contra africano

Professor no Maranhão é acusado de racismo contra africano

O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu de Marcos Rezende
publicado 30/06/2011
Comments

O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu de Marcos Rezende:

Cara Geórgia,   

Tudo bem?

Estou encaminhando para você um link com uma denúncia de racismo muito séria.


Observe que o jogador Roberto Carlos passou por isto tem pouco tempo com uma banana tendo sido jogada no campo de futebol. Os jogadores na Europa passaram e passam pela mesma coisa.


O caso abaixo é sobre racismo com os estudantes africanos no Brasl.


Saudações,

Marcos Rezende


Favor divulgar em todas as listas o link abaixo:
http://cenbrasil.blogspot.com/2011/06/crime-de-racismo-na-ufma.html


Olá todos,


Há algum tempo sugeri que o CEN por ser uma entidade a nível nacional poderia está realizando ações dentro das Universidades sobretudo as coordenações de Juventudes estaduais, pois bem, recentemente fui procurada por um aluno africano da UFMA  que está sendo vitima de racismo pelo professor do crso de Engenharia Química. Sugeri que se constituir um advogado no qual nos orientou que não divulgássemos em rede até que se desse entrada no pedido formal de instauração do processo onde foi feito a denúncia na  reitoria e no Ministério Publico. O que foi nos pedido enquanto CEN é uma nota de solidariedade ao aluno e a divulgação em rede e imprensa  solicitando um inquérito policial na policia federal e processo administrativo na UFMA com o afastamento imediato do professor de sala de aula diante do exposto e constrangimento no qual passa o aluno. Foi feito um abaixo assinado onde numa turma de 26 alunos 22 assinaram e se mostraram solidário à causa.


A ideia é que fosse criada uma comissão de estudantes africanos para dialogar com o Reitor sobre o assunto,notificar o Conselho de Igualdade racial e a Embaixada da Nigeria.


Diante disto foi feito o seguinte pedido.


Diante de todo o exposto Requeremos que V. Exa. se digne a determinar que seja instaurado processo administrativo no âmbito da Universidade Federal do Maranhão para apurar a infração administrativa cometida pelo servidor Cloves Saraiva com imediato afastamento deste professor de suas funções afim de que o estudante agredido, e os outros colegas de turma (testemunhas oculares do delito) não venham a ser prejudicados.


Requeremos ainda que V. Exa. determine à Delegacia de Polícia Federal que instaure competente Inquérito Policial para apurar os exatos termos do cometimento do crime de racismo (art. 20 da Lei nº 7.716/89) a fim de que o Representado seja exemplarmente punido.


Termos em que,
Aguarda providências.


São Luís/MA, 28 de junho de 2011

Nonato Masson
OAB/MA Nº 5.356


CARTA ABAIXO ASSINADO.


Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetrorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.


Acredito que nós enquanto coordenação podemos está pensando COLETIVAMENTE para resolvermos tais questões e divulgarmos em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.


Cristina Miranda
Coordenadora do CEN/MA