Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2011 / 04 / 15 / Por que o IPEA não consultou a INFRAERO sobre os aeroportos ?

Por que o IPEA não consultou a INFRAERO sobre os aeroportos ?

Como se sabe, unidos até a morte, o PiG, especialmente o jn, e o PSDB resolveram boicotar a Copa.
publicado 15/04/2011
Comments

Como se sabe, unidos até que a morte os separe, o PiG (*), especialmente o jornal nacional, e o PSDB resolveram boicotar a Copa.

Imediatamente após devastadora reportagem do jornal nacional sobre o desmanche dos aeroportos brasileiros - a partir de um estudo do IPEA - veio um comercial do PSDB, com um jovem de sotaque nordestino, que não é do povão, para dizer que os aeroportaos são o novo "caosaéreo".

(Eles querem que o pobre exploda, provavelmente até os pobres que o Nunca Dantes mandou ocupar os aeroportos e provocam tanta irritação no Jabor.)

Estranho nisso tudo, como observa o Stanley Burburinho, reparador de iniquidades, que o IPEA não tenha consultado a Infraero, responsável pelas obras em aeroportos.

Estranho, professor Pochmann.

Diz o Stanley :

Por que o Ipea não consultou a Infraero? Parece que estão levantando a bola para a oposição e cria e confundir a população. Veja abaixo os comentários da oposição.


"A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou ao G1 nesta quinta-feira (14)  que não participou das discussões técnicas sobre o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que aponta atraso nas obras de 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão sendo preparados para a Copa de 2014. Segundo o Ipea, os aeroportos não devem estar prontos a tempo de receber o evento."


"Sobre o estudo em questão, a Infraero desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito", informou a assessoria de imprensa da Infraero."


"A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não vai se pronunciar sobre o estudo Ipea."


14/04/2011 12h27 - Atualizado em 14/04/2011 14h19


Infraero diz desconhecer base técnica de estudo do Ipea sobre aeroportos

Segundo instituto, obras de 9 aeroportos não estarão concluídas até 2014.

Oposição critica 'péssima gestão'; governista diz que tema é 'prioridade'.


Sandro Lima e Robson Bonin

Do G1, em Brasília


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou ao G1 nesta quinta-feira (14)  que não participou das discussões técnicas sobre o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que aponta atraso nas obras de 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão sendo preparados para a Copa de 2014. Segundo o Ipea, os aeroportos não devem estar prontos a tempo de receber o evento.


"Sobre o estudo em questão, a Infraero desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito", informou a assessoria de imprensa da Infraero.


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não vai se pronunciar sobre o estudo Ipea.


Oposição


O deputado ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, afirmou que "o Brasil inteiro sabe que o principal gargalo da infra-estrutura são ao aeroportos. E o governo está mostrando sua incapacidade para enfrentar o problema. É um problema antigo, que já vem do governo Lula e permanece no governo Dilma", disse. Segundo o deputado, a criação da Secretaria de Aviação Civil, com status de ministério, não vai resolver o problema.


"O governo tem uma péssima gestão nessa área. Desde o apagão aéreo, em 2007, nada de relevante foi feito para resolver o problema. Corremos o risco de passar um vexame mundial caso os aeroportos não estejam concluídos para a Copa do Mundo", disse o deputado.


O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que o Brasil deveria pedir desculpas à Fifa e desistir da Copa. "Diante dessa situação, seria melhor o Brasil pedir desculpas à Fifa e abrir mão de realizar a Copa do Mundo. A continuar nesse ritmo, obras de infraestrutura, aeroportos e estádios construídos com dinheiro público, seria melhor para o Brasil que devolvesse o projeto e pedisse à Fifa que escolhesse outro país.”


Líder do governo


O lider do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os aeroportos serão "prioridade" e que as obras serão concluídas a tempo.


"O governo tem uma preocupação com os aeroportos e criou a Secretaria de Aviação Civil para resolver este problema. Os aeroportos serão prioridade. O governo vai correr para recuperar o tempo perdido", afirmou.


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também comentou o estudo do Ipea. "Bom, eu acho que realmente o Brasil tem um grande problema pela frente, que é de infraestrutura, esse problema de infraestrutura é grave, e dentro da infraestrutura, o problema dos aeroportos. Quanto ao andamento das obras, detalhadamente, eu não sei”, afirmou.


Questionado se o problema poderia ser trazido para o Congresso, Sarney disse que "essa é uma ação do Executivo, tarefa diretamente ligada ao Executivo, o Congresso não pode ser executor de obras”.


http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/infraero-diz-desconhecer-base-tecnica-de-estudo-do-ipea-sobre-aeroportos.html

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.