Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2011 / 04 / 12 / Dilma na China não mia como gato. Ruge como onça

Dilma na China não mia como gato. Ruge como onça

Saiu no Tijolaço: Dilma na China é o Brasil que não mia mais.
publicado 12/04/2011
Comments

Saiu no Tijolaço:

Dilma na China é o Brasil que não mia mais


“Com a Dilma não acho que o Brasil vai ser uma onça que mia como um gato. Vai ser uma onça que vai rugir como uma onça”.


A frase, do professor da UNB Argemiro Procópio, um especialista em relações comerciais entre Brasil e China, dita à Reuters na sexta-feira, começou a confirmar-se na madrugada de hoje, com o discurso da Presidente Dilma Rousseff a empresários e dirigentes chineses.


A presidente Dilma Rousseff afirmou, sem meias-palavras, que a prosperidade de uma nação não pode ser alcançada à custa de outras, e afirmou estar inaugurando um novo capitulo nas relações com a China.


- No mundo interdependente de nossos dias, nenhum país pode aspirar ao isolamento nem assegurar sua prosperidade à expensa de outros. Nenhuma nação ou grupo de nações pode agir como se seus interesses individuais estivessem acima do interesse coletivo. A estabilidade e o crescimento da economia mundial dependem de uma relação equilibrada entre as partes. Minha visita à China inaugura um novo capítulo na nossa relação.


Em outro discurso realizado  mais cedo, Dilma defendeu que Brasil e China devem firmar parcerias comerciais nas mais diversas áreas.


- Mais que parceiros comerciais, queremos ser parceiros em pesquisa, tecnologia, inovação e desenvolvimento de produtos com tecnologia verdadeiramente binacionais.


Na matéria publicada hoje pela BBC, o diplomata Nelson Rapesta, a atitude de Dilma vai acentuar a tendência que já vinha se manifestando, à medida em que os chineses percebem que o Brasil não será mais aquele país que dizia aos estrangeiros que, se viessem com dinheiro, poderiam fazer o que quisessem por aqui


- A presidenta deu um recado claro e objetivo. E a gente já começa a ver uma mudança de postura da China. Já manifestaram a disposição, por exemplo, em identificar novos setores de investimento no Brasil.


A viagem de Dilma, por enquanto, já nos rendeu a reativação da fábrica da Embraer na China, a liberação de nossas exportações de carne suína – a China é disparado o maior consumidor mundial e tem uma produção em grande parte alimentada por nossas exportações de soja – e a implantação de um centro de pesquisas da gigante da informática Huawei, de US$ 300 milhões em Campinas.


Ninguém mais duvida que a China pode ser o grande parceiro econômico do Brasil. Mas só o será se formos um país altivo, que defenda seus interesses, como faz, aliás, a China.

Navalha

Além de jatos da Embraer, a viagem à China vai permitir a venda de carne suína e frango.

E quem critica o Brasil por ser exportador de commodities agrícolas, este ansioso blogueiro recomenda uma visitinha ao site da Embrapa.

Como se sabe, a Embrapa é a NASA brasileira.

O Brasil não exporta commodities agrícolas.

Exporta o valor que a Embrapa agregou aos produtos agrícolas brasileiros.

Sorry, periferia !

(Clique aqui para ler “Como o Delfim tranformou a Ciência da urubologia em Alquimia”.)

Não há notícia de membro da comitiva brasileira à China que tenha tirado o sapato.

 



Em tempo: antes de o PiG (*) dizer – para diminuir o Nunca Dantes - que a Dilma inaugurou uma nova política externa – a Independente ! –,  não se esqueça, amigo navegante, do Nunca Dantes e do grande chanceler Celso Amorim !


Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.