ONGs de Direitos Humanos pressionam Dilma
Saiu no Brasil Econômico, pág. 14:
“ONGS de Direitos Humanos fazem pressão – Expectativa é que a presidente eleita, que foi militante de grupos armados da época da ditadura, fortaleça a Comissão da Verdade e ajude a esclarecer crimes cometidos nos anos 1960 e 1970”.
“Estamos elaborando um documento para ser entregue à Dilma. Espero que o passado pese dentro dela... as marcas da tortura não saem do nosso corpo”.
Diz Cecília Coimbra da ONG Tortura Nunca Mais.
A reportagem mostra também que o projeto de criação da Comissão da Verdade que o Presidente Lula enviou ao Congresso não andou um milímetro: “Se ele (Lula) quisesse poderia ter instalado a Comissão através de Medida Provisória”, diz Ivan Seixas, da ONG de ex-presos políticos e da comissão de familiares de mortos e desaparecidos.
“A primeira edição do texto falava e, punir militares envolvidos em torturas durante a ditadura (1964 – 1985). A segunda versão simplesmente suprimiu o período da ditadura militar... O que está aí é uma ‘comissão nacional da mentira’" , disse na reportagem Cecília Coimbra.
Clique aqui para ler “General argentino pega prisão perpétua; viva o Brasil !”.
Clique aqui para ler o que Fábio Comparato escreveu – “e agora Brasil ?” – neste ordinário blog sobre a decisão da OEA que condenou a Lei da Anistia do Brasil (a defesa da posição brasileira esteve a cargo – e com raro brilho - de Sepúlveda Pertence).
Clique aqui para ler “Maria o Rosário não é Vannuchi. Com ela Johnbim não vai c... e andar ”.
Paulo Henrique Amorim