Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 12 / 20 / Teleférico faz ensaio geral e Rio agradece a Lula

Teleférico faz ensaio geral e Rio agradece a Lula

Saiu no G1: Teleférico que liga favelas do Alemão passa por testes finais no Rio.
publicado 20/12/2010
Comments

 

 


Saiu no G1:

Teleférico que liga favelas do Alemão passa por testes finais no Rio

Na terça (21), presidente Lula vai conhecer as instalações. Inauguração oficial é prevista para março de 2011.


Do RJTV


O teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, passou por testes finais nesta segunda-feira (20). Sete dos 152 bondinhos que vão servir a comunidade foram aprovados nos testes eletromecânicos considerados mais importantes e colocados em funcionamento.


A obra, que chama atenção no conjunto de favelas, deve receber visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (21). A inauguração oficial é prevista para março de 2011.


Primeiro sistema de transporte de massa por cabo do Brasil, o teleférico do Alemão deve atender cerca de 3 mil pessoas por hora, em média 30 mil por dia. Foram construídas seis estações entre Bonsucesso e Fazendinha, mas inicialmente apenas três entrarão em funcionamento: Bonsucesso, Adeus e Baiana.


Cada bondinho tem capacidade para 11 passageiros, sendo oito sentadas e três em pé. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, todos os moradores do Conjunto de Favelas do Alemão serão cadastrados e terão direito a viajar de graça uma ida e uma volta por dia. O preço para os demais passageiros ainda não foi definido.


"Esse teleférico simboliza o resgate da paz no Rio de Janeiro. A população pode ficar bem tranquila que é um transporte seguro", disse o secretário estadual de obras, Hudson Braga.


Polo cultural


O teleférico, um dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deve integrar todo o conjunto de favelas e promete garantir à população mais velocidade e qualidade no transporte do dia a dia.


Hoje, quem chega à estação ferroviária de Bonsucesso e mora na Fazendinha leva, em média, mais de uma hora e meia de deslocamento. Com o novo sistema o mesmo trajeto será feito em 16 minutos.


Inspirado em construção semelhante, em Bogotá, na Colômbia, o projeto prevê ainda melhorias nas casas do entorno e promete virar um polo irradiador de cultura, levando para as estações bibliotecas, salas de leitura e auditório.


O teleférico tem 3,5 quilômetros de extensão e contará com 152 gôndolas. Além da integração com a estação ferroviária de Bonsucesso, o usuário poderá contar com as estações do Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha.



Em tempo: o presidente Lula vai ao Rio de Janeiro com três objetivos.

Ele vai visitar o teleférico, lançar a reconstrução da UNE e receber uma homenagem no Sambódromo, intitulada "O Rio agradece".

Lula será homenageado pelo governador Sérgio Cabral e pelos cantores Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Clique aqui para conferir "Martinho da Vila faz versão em samba para o Hino Nacional".

Em tempo 2: e, como era previsto, o Lula fez a festa !

Saiu no G1:

'Até outro dia, se Deus quiser', diz Lula em festa de despedida no Rio



Presidente se diz feliz por terminar governo com 87% de aprovação. Ele continua na cidade até esta terça (21), quando visitará o Alemão.


Alba Valéria Mendonça

Do G1 RJ


Ao lembrar que faltam apenas 10 dias para o término de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou ao se despedir dos cariocas e fluminenses na noite desta segunda-feira (20), durante festa em sua homenagem, realizada na Praça da Apoteose, no Sambódromo do Rio. "Até outro dia, se Deus quiser. Vou estar por aí", disse Lula, num discurso emocionado. "Ano que vem tem eleição, nós vamos ajudar a eleger essa gente aqui", completou.


O presidente disse ainda que a presidente eleita, Dilma Rousseff, vai continuar apoiando o Rio de Janeiro, assim como ele apoiou, e rasgou elogios ao vice-governador Luiz Fernando Pezão e ao governador Sérgio Cabral. "Finalmente o Rio tem um governador com a cara do Rio. Tem a cara do Rio, o jeito do Rio e a malandragem do Rio", afirmou.


Além disso, o presidente fez um balanço sobre o seu governo e sua história política, revelando que em alguns momentos pensou em desistir, mas teve o apoio da esposa, Marisa Letícia, para seguir em frente. "E não poderia terminar meu mandato com maior alegria do que ter meu governo avaliado, segundo pesquisa do Ibope, como bom ou ótimo por 87% dos brasileiros", comemorou.


Palmas e lenços brancos


Foi debaixo de muitas palmas e a agitação de lenços brancos que às 21h25 desta segunda o cantor Zeca Pagodinho subiu ao palco montado na Praça da Apoteose, para abrir o show "Obrigado, presidente Lula", promovido pelo PMDB do Rio. Após cantar três músicas, Zeca convidou ao palco o presidente, que entrou acompanhado do governador Sérgio Cabral.


Lula e o público acompanharam por um telão depoimentos de moradores agradecendo o apoio do presidente ao Rio de Janeiro. Em seguida, o cantor Martinho da Vila entrou no palco cantando o refrão do samba da Imperatriz Leopoldinense e do Hino da Independência: "Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz".


O presidente disse que foi convidado para o carnaval no Rio. "Estou convidado para o carnaval de 2011. E agora vou poder sambar, o que não podia fazer enquanto era presidente. Vou mostrar o quanto eu sei sambar", brincou Lula.


Lançamento na UNE


Antes de seguir para o Sambódromo, Lula participou do lançamento da pedra fundamental do prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Zona Sul. Ele chegou por volta de 18h15 ao evento, onde inaugurou uma placa comemorativa.


Lula participou do ato que dará início às obras e também do evento do arquiteto Oscar Niemeyer, de 103 anos de idade, que doou o projeto da nova sede, que foi aplaudido de pé por todos os presentes. Durante o evento, o presidente fez um brincadeira com o senador eleito Lindberg Faria dizendo que ele tinha muita sorte, porque ele ainda não tinha assumido o cargo e já tinha recebido aumento de salário. "Só ele (Lindberg) e Tiririca têm sorte. Receberam aumento de salário e ainda nem assumiram. Eu tive 8 anos no governo e não recebi um aumento", brincou Lula.


Ainda na UNE, o presidente enalteceu os programas de governo, como Pró-Uni, que é de inclusão social nas universidades. Ele lembrou que, durante sua gestão, foram construídas sete universidades e 214 escolas técnicas.


De lá o presidente seguiu para o Museu de Arte Moderna (MAM), também na Zona Sul da cidade, onde foi homenageado durante a entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2010.