Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Publicado em 09/11/2010

Trem bala e Belo Monte vão começar. Bye-bye Serra forever

O trem bala e Belo Monte vão começar a rodar.

À direita, na área azul, dá para ver o Serra a se afogar


Saiu no Globo, pág. 19:

“Pé no acelerador do trem-bala – Medida Provisória garante crédito do BNDES até R$ 20 bi com condições especiais para consórcio vencedor.”

Três consórcios – dois asiáticos e um europeu – devem entregar propostas que serão abertas dia 16 de dezembro na Bolsa de São Paulo.


As obras devem começar em 2012.

(O Globo, como sempre, arrumou um “especialista” para dizer que “a obra não é viável”.)

Saiu no Estadão, pág. B3:

“Belo Monte deve ser a primeira obra beneficiada pela garantia do Tesouro – construção de hidrelétrica no rio Xingu terá 80% do custo financiado pelo BNDES; valor …  será autorizado pela Medida Provisória”.

Navalha

Que horror !, não, amigo navegante ?

A Marina tem pavor de Belo Monte.

Serra disse na campanha que precisaria rever todo o projeto da hidrelétrica – para bajular a Marina, é claro.

(Provavelmente com a ajuda do James Cameron, um notável especialista em marketing e hidreletricidade, também.)

O Serra falou mal e bem do trem bala.

Ele diz qualquer coisa, como se sabe.

Quer dizer, amigo navegante, ufa !

O trem bala e Belo Monte vão começar a rodar.

 



Paulo Henrique Amorim






Comentários

  • Joara Almeida

    Tomara que Belo Monte não vingue…estão passando por cima das comunidades tradicionais e indígenas,dentre outras ilegalidades.

    http://www.xinguvivo.org.br/

    http://belomontedeviolencias.blogspot.com/

    http://global.org.br/programas/oea-pode-recomendar-a-suspensao-de-belo-monte/

  • Mauricio Faria

    Pois é Paulo Henrique Elegemos a Primeira Mulher Presidente do Brasil , Proibimos sutilmente a moto serra salvando milhares de árvores e o ídolo derrotado do PIG demonstrou,infelizmente,que não merece o sobre nome que significa elevação(geográfica)serra. Se transformou só num montinho…

  • Luiz A. Estacheski

    Belo Monte é um afronte à toda aquela região, quem diz que Belo Monte não tem problemas ou é cego ou simplesmente desconhece ou não acredita no futuro, um futuro que pagaremos por não termos preservado nossa casa.

  • Bruna

    Me desculpem, mas quem não vê necessidade de trem bala é gente q pensa mt pequeno pro Brasil (psdbistas).

    Nós queremos e podemos ser um país desenvolvido e uma ligação rápida entre cidades importantes é fundamental pra isso.

    Todos os países desenvolvidos são ligados por trens, meio de transporte mais barato, mais rápido e mais seguro que o rodoviário. Nós só implantamos o sistema rodoviário no Brasil, pq nossos governantes sempre foram entreguistas.

  • Romero Silva/Bezerros-PE

    Tudo que é bom pro Brasil, os golpistas botam defeito. Eles ( Graças a DEUS ) não tiveram a tão falada bala de PRATA, já o Brasil, o governo Lula – Agora Dilma vão ter o Trem BALA de OURO… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mais eu tô rindo a toa, pra mim a vida é boa, como é bom de ver o Serra/Pig derrotados, hahahahahahahahahahahahahahaha.

  • Nonato Jeronimo

    Depois de levar uma surra de saia, o sempre candidato Zé Berra, enviou uma sugestão ao governados de S. Paulo. Contratar Vanusa para cantar o hino nacional na abertura do mundial 2014. A minha vingança será maligrina…

  • Mazinho

    Escutei uns bostos aqui, que se o PSDB elegem um presidente depois da Dilma, esse trem-bala vai ter uns 57 pedágios do começo ao fim da linha. Isso tudo embutido no preço da passagem, é claro. O bagulhão falou vai voltar para a próxima eleição. Olho neles, gente!

  • alvarom

    Alckmin, já de olho no próximo pleito presidencial concorda com trem bala(ele não é bobo)Já o Vampiro brasileiro, bye, bye.Até o Aócio Nevers concorda com o trem bala.Daqui uns dias o Serrágio Caro Prá Xuxu também vai apoiar, se quiser concorrer dentro doS poleiro$ do$ tutucano$, orgulho$o$ e garbo$o$, Fernando$oS…

  • Eduardo Guimaraes

    Eu acho que já sei quem vai pagar mas essa conta, assim como foi no Pan, ou vai ser na Copa e nas Olimpiadas, nós os contribuintes da classe média. É um absurdo.

  • Ronaldo

    Não existe forever.

  • Costa

    Com Dilma ou Serra, os brasileiros não precisam dessa obra escandalosa.

  • monge scéptico

    Não vejo necessidade de termos um trem “bala”; mas
    as hidrelétricas, construidas cuidadosamente, essas sim
    tem futuro.
    Com a eleição da DILMA, pouca coisa mudou em termos
    políticos. A oposição/PIG/globo etc. continuam a levantar
    velhas questões não tratadas pelos governos anteriores,
    para atirar tudo sobre o governo que entra. A corroida r
    decrépita, tática da diversão está atuante, só p/ bobos.

  • joni

    Tem boi na linha. Mas é bom, assim eles aprendem alguma coisa e começam a pensar e tirar conclusões próprias. Não vão só ficar dizendo, eu li na veja, e eu vi na globo.

  • paulina-sv-mg

    A Marina continua uma “”chatarina”". Bye bye Serra forever e leve a chatarina com você. Faça essas duas caridades para o Brasil.

  • João

    O melhor trem de alta velocidade que existe no mundo é o MAGLEV da cidade de Xangai, na China: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maglev
    A empresa alemã Transrapid que desenvolveu a tecnologia do MAGLEV é uma das concorrentes e deve ser a vencedora. A tecnologia MAGLEV representa um custo operacional muito menor, além da alta performance. Aliás a UFRJ está desenvolvendo um trem de levitação magnética (maglev) de baixa velocidade dentro do campus da universidade, o Maglev Cobra: http://www.dee.ufrj.br/lasup/maglev/

  • PHA, é impressão minha ou o PiG está começando a bajular o governo Lula/Dilma?
    Será que é o temor de haver um controle social de imprensa?

  • Jota Maués

    Só mesmo o governo de Lula faria o Brasil ingressar no primeiro mundo. Estive em 1989 no Japão e viajei de trem bala Hiroshima-Tóquio. Espetacular! Mais confortável do que em aviões (e igual ou melhor do que a “primeira classe” aérea). A pontualidade então, nem é bom falar. Tipo chegada às 16h03 e às 16h03 o trem para na estação. Quem não quer o trem bala são os analistas do PIG, que fazem o lobby das empresas aéreas e das empresas interestaduais de ônibus, e principalmente os eleitores de São Paulo que votaram no ATRASO.

  • Antonio

    Enquanto vemos anúncios de viagens aéreas a R$ 55,00 na própria página do site, o trem bala irá custar cerca de R$ 200,00. Não é um absurdo??

  • Márcio Martins

    Quem diz que o TAV é inviável conhece geografia? Quais as duas maiores metrópoles do mundo que se encontram mais próximas e que teem as maiores populações? Rio e São Paulo. Se na França, por exemplo, temos ligações entre Paris e Marselha ou Toulouse, por quê não entre as duas maiores metrópoles brasileiras? Visão de presente e de futuro!

  • Glaucio

    A respeito do preço da passagem do trem-bala, não dá pra saber ainda quanto será, uma vez que o edital apenas definiu um preço máximo em torno de 50 centavos por quilômetro. Como há uma concorrência com as linhas aéreas, acredito que o preço será deverá ser bem menor.
    De qualquer forma, a ligação entre Rio e São Paulo provavelmente sofrerá expansões ao longo dos anos, e logo todo o Brasil poderá ser percorrido por trem-bala.

  • José Roberto-SP

    Caieiras deve ser Campinas.

  • Rodrigo Sidney

    O PiG reclama que os aeroportos estão super lotados, depois reclama do projeto do TAV/Trem Bala e diz que não é viável mesmo o TAV se tornando uma alternativa ao avião e podendo desafogar (ainda que só a ponte Rio – São Paulo, no primeiro momento) os aeroportos.

    Caramba PIG!! Decide!!!

  • Giovanni

    PH,

    duas do Zé Simão maravilhosas. “O José Serra é tão fofoqueiro que não serve nem pra vizinho”.kkkk
    A outra. “Novo slogan do Serra pra 2200. Ele vai ta vivo mas nós não”.

  • Otavio

    PHA,

    Esse mapa deve, realmente, ter sido feito por tucanos. Não tem Campinas e Osasco (onde o trem não passará) está completamente fora do lugar! Curioso também porque Aparecida, que o Serra visitou bastante durante a campanha, não aparece.

    Mais um detalhe para o José Brasil: TAV e trem bala são a mesma coisa.

  • Sônia Bulhões

    Só para completar o raciocínio: seis longas horas de Dutra, de rodoviária a rodoviária, bem entendido.

  • Sônia Bulhões

    Regis uma coisa não exclui a outra. Metrô é indispensável, mas o trem bala também é necessário. Existem muitos trabalhadores que moram no Rio ou em S.Paulo, que viajam de reetorno todo fim de semana. De avião, são bem poucos os que viajam em tais situações. Se ônibu, meu caro são seis longa horas na Dutra, isso se o tráfego esiver digamos, normal. Não é? Recurso deve ter para muito mais metrô e para o trem de alta velocidade, este poderá ser feito em PPP Brasil a fora.

  • Vitor

    Dois elefantes brancos que favorecem os aloprados companheiros. Aja taxa de sucesso pra esse pessoal que investe em projetos toscos ao inves de investir em metro e educação.

    • mauro hage

      Vitor, não é projeto tosco, aliás tosco é seu português. “Aja” é do verbo agir. Você quis dizer haja, do verbo haver.

    • Márcio Martins

      Haja é com h. Quem “investi” em metrô é o Serra, meu…hahaha!

    • Comentário tosco de Vitor, vc deve ser mais um Serrapedágio, para falar uma besteira tão grande, na política tucadanósa, tudo que se trata de crescimento é elefante branco, se o governo está investindo no transporte de forma em um todo, está investindo na educação, precisa mais, concordo, mas já temos uma luz no fim do tunel.

  • Carlos

    eu acho o trem bala essencial pro Brasil crescer. A dilma tá certa em apoiar

  • Edvard

    PHA
    O orçamento do trem bala prevê um custo por quilômetro menor que o custo do rouba-anel.
    Na década de 80 eu trabalhei por dois anos e meio nos levantamentos ambientais da UHE de Volta Grande (à época o nome era Kararaô). Fiz muito trabalho de campo e não havia nenhuma população indígena na área de inundação e vizinhanças, havia sim, muito garimpo ilegal (mineração irregular).
    À época o projeto já era viável, e com as modificações que foram feitas ele melhorou ainda mais, pois a área inundada diminuiu consideravelmente.
    As reclamações a respeito de população tradicional que será desalojada são infundadas pois a ocupação da área inundada começou a ser feita graças às vias de acesso abertas para os estudos dos locais de barramento.
    A geração em pico será maior que a de Tucuruí.
    É só.

  • Wilhelm

    O fato é que a população cresce a 1% ao ano, enquanto o consumo de energia elétrica cresce 5, 6 até 7%.

    Com esse negócio de energia elétrica não se brinca. Se quiser ajudar o planeta, que James Cameron faça uma campanha contra os SUV norte-americanos.

    • cabra da peste

      Contra a derrubada das leis ambientais, feita pelo Bush, pra ” liberar ” a exploração de petróleo no Alasca, ele não fez…

    • Jorge

      Guilherme
      Mais ainda, quem quiser realmente colaborar para um desenvolvimento sustentável, além de geração hídrica e as alternativas eólica / solar, considerem consumir sempre que possível Etanol; permitamos nós usuários uma sobra do petróleo do pré-sal para exportação. A tecnologia dentro do ciclo da cana-de-açucar / etanol não foi ainda totalmente explorada. Maior consumo significa também maior apoio às pesquisas do etanol a partir do bagaço da cana (etanol celulósico), uma promessa real da duplicação da produtividade/produção de etanol por tonelada de cana processada e que, em última análise significa o dobro de litros por hectare de área plantada. Quando isto acontecer, tenha a certeza de mais e mais área agricultável estará disponível para produção de alimentos e alavancará ainda mais o país como “celeiro do mundo”.

      • É, amigo Jorge, voce está certo. Mas aqui em Macaé, o preço do álcool sempre foi superior a 2 reais por litro. Mesmo que a gente queira colaborar, a sanha dos usineiros e atravessadores não deixam.

        • Jorge

          Já estive por estas bandas Airton e ví a situação de preços de combustíveis, mesmo a gasolina que aí paguei (creio que era o ano de 2006) já era 20% acima do preço da minha região aqui no interior de SP e era realmente mais negócio a gasolina do que o Etanol.

    • Márcia Nogueira

      ah, mas aí não vale! os americanos são ótimos em defender a economia de energia e combustíveis “dos outros”.

  • cabra da peste

    Por trás de toda essa canalha que é contra o trem-bala e Belo Monte, está o Departamento de Estado Americano…
    Afinal a quem interessa um ” Brazil ” eternamente subdesenvolvido ?
    Abre o olho ABIN… Abre o olho Dilma…

  • José Brasil

    Achei interessante a poposta do Alckmin de construir trens de alta velocidade em vez do trem bala, ligando Campinas a outras cidades do interior e à Viracopos e Cumbica. Reduziria o custo do trem bala e proporcionaria mais horários de trens entre os aeroportos. Se construir apenas o trem bala a partir de Campinas, além do preço da passagem ficar maior terá menos horários disponíveis para quem tem como destino os aeroportos.

    • Luiz Carlos

      Se para construir o Roubanel os Tuganos demoraram 16 anos, esse trem deverá ficar pronto só no próximo século, XXII.

    • Enrico

      José Brasil, qual a diferença entre trem de alta velocidade (TGV) e trem bala? Não são dois nomes diferentes para a mesma coisa? (eu realmente não sei, por isso pergunto)

    • Jorge

      José Brasil / Enrico
      TGV e Trem-Bala são nomes diferentes para a mesma coisa/finalidade. No fundo, “velocidade” como variável, trata-se de aumentar a capacidade de um sistema em atender uma determinada demanda no tempo, ou seja – se houver maior velocidade (no caso do trem) maior quantidade de composições poderão circular no mesmo trecho em um mesmo período de tempo e permitir assim atender uma determinada / maior demanda, no caso transporte. Nos casos deste tipo de transporte, o produto final buscado é a aplicação de todos os fatores para se obter preço competitivo em relação ao transporte rodoviário atualmente praticado no ou nos trechos que o projeto busca atender.
      Em tempo – nada impediu que os diversos governos tucanos (20 anos atualmente) tomassem a decisão de se implementar o corredor São Paulo – Jundiaí – Campinas – Jundiaí – São Paulo (Viracopos incluso) com alternativa ferroviária; o problema sempre existiu e o fato é que, este pessoal nada fez e hoje vem com estas propostas que apenas indica uma coisa – são “incapazes” e insistem em gastos continuados com Guarulhos Cumbica sabendo que muito em breve atingirá a saturação. Trata-se apenas de desculpas para melhorar a arrecadação de pedágios e mais $$$ fluindo de seus “amigos”.

    • Maurilio

      Jose Brasil, o Alckmin só iria fazer isto quando não tiver mais onde por pedágio. Por que é que ele já não fez então?

    • PSDBistas, sempre quer que o Brasil viva com atrasos, retrocessos, para era da carroça.

  • O LULA so pode estar Louco. isto é obra que só elite vai usar,
    Fala serio

    • Enrico

      Imagina, Josuel. A passagem deve custar por volta de R$ 200, isso nos horários de pico. Talvez comprando com antecedência, consiga desconto, como funciona em toda parte, e o preço pode cair para uns R$ 150 ou menos. A passagem de ônibus RJ-SP custa uns R$ 100.

      Certo, transporte de passageiros no Brasil ainda é muito caro. O negocio é que tem que abrir para concorrência e “quebrar” a concentração (ampliação da malha para uma empresa, trens para vàrias outras). Assim você estimula a concorrência e o preço pode baixar ainda mais.

  • hammer

    (O Globo, como sempre, arrumou um “especialista” para dizer que “a obra não é viável”.)

    PHA por acaso seria o Bolina???

  • Carlos Barbosa MG

    Ótima rsss…
    só não concordo com a observação no rodapé da foto:
    “À direita, na área azul, dá para ver o Serra a se afogar…”.
    pela simples razão de que titica não afunda…

  • A.L.Mirri

    Imagina só se as obras do trem bala caíssem nas mãos do Serra e do Paulo Preto… eles iriam arrepiar!

  • leonardo

    O Trem-bala será uma grande obra, um país com dimensões continentais como o Brasil deve apostar nesse meio de transporte para ligarmos as principais capitais do país… quem sabe um dia possamos ligar todas as capitais por trem-bala(sonho)…

    Muitos falam do custo dessa obra, porém o km do trem-bala terá um custo 4 vezes menor que o metrô de São Paulo, e olha que estamos falando de um relevo muito complicado… para outras capitais aonde o relevo é mais vantajoso(ligar capitais litorâneas, por exemplo) o custo seria menor…

    Quanto a Belo Monte, é um mal necessário, o Brasil precisa crescer e existe uma necessidade enorme por energia… temos que aproveitar ao máximo o nosso potencial hidrelétrico. Trata-se da melhor alternativa atualmente.

  • Edson

    Trem bala sim. Porém não podemos viver num país com dimensões continentais sem utilizar o transporte ferroviário. Temos aqui algumas ferrovias do século XIX transportando cereais e matérias-prima na velocidade do jegue. Dilma em 2010 e Lula voltando em 2014, então até 2022 estaremos felizes.

  • Maks

    Opa! PHA, tá faltando o trecho São Paulo-Campinas aí nesse mapa. Será que ele foi desenhado por algum seguidor do alckmin?

  • Roberval

    Melhor comentário foi o do Frederico: tomara que seja o Serra o candidato da oposição em 2014; vitória garantida!!! É por aí mesmo! Não podemos deixar o Serra cair no ostracismo!!! Precisamos dele!!!! E do FHC falando bobagens!!!!! Enquanto o PIG der corda para esse povinho, o PT se garante no poder!!! Vida longa ao Serra e ao FHC!!!!

  • Régis

    Eu acho que estes 20 bilhões seriam mais bem gastos em transporte urbano (Metrô), onde a população de baixa renda (C, D e E) seria a maior beneficiada e não o luxo de ir viajar de trem bala. É muito dinheiro para poucos usufruírem.

  • Eduardo Pessoa

    A América que se cuide: o Brasil vem aí!

  • Jorge

    Claro que o zé bolinha era contra. Com os valores representados por Belo Monte e Trem Bala, muitos “contrato$” e “oportunidade$” estariam abertas para viabilizarem o$ plano$ do PSDB/DEM e PiG para o Brasil.
    Quem sabe em 2018…

  • Carlos

    Se fosse o Serra o presidente(ainda bem que não é, xô urubu), o trem-bala talvez passasse, se fosse possível inventar um pedágio. Mas Belo Monte não teria a menor chance, pois ele e a turma da TFP, da Juventude Nazista, dos fundamentalistas cristãos etc gostam mesmo é das trevas. O Apagão FHC/Serra foi só um pequeno exemplo do tanto que eles admiram as sombras.

  • juarez.j.j.

    Eh o Brasil recuperando-se em boas maos.

  • Prezado PHA.

    Como você diz, a Vale é uma empresa de um produto só, que tem um cliente só (China).

    Agora complicou: os chineses reduzirão quase à metade suas compras de minério de ferro.

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/11/09/-demanda-por-aco-na-china-enfrentara-obstaculos-em-2011.jhtm

  • Francisco

    Sobre Belo Monte é melhor se informar direito…. é um Belo Monte de Problemas !

  • Roberto

    Belo Monte trará energia limpa para o Brasil e não vai prejudicar nem 1% da Amazônia, basta ler estudos sobre o assunto e não jornalões do PIG.

  • Roberto Almeida Przybylski

    Que o Brasil melhore cada vez mais,é tudo que a rainha do PIG e o Príncipe das Trevas têm medo. Que coisa horrível, já pensaram o Brasil chegar a 2014,com progresso cada vez maior. Vão ter que colocar o Serra e o Schwarzenegger como dobradinha e dizer: “Vote num Perdedor e leve dois SemNoção”.

  • Rodrigo

    Resta saber se esse TGV brasileiro vai ser mesmo de grande velocidade e qto custara o bilhete…. Espero que nao seja destinado a ricos e q seja antes da copa e olimpiadas!

    E essa hidreletrica q pelo menos possibilite a baixa da conta de luz!

  • yacov

    Progresso, desenvolvimento, tecnologia, transportes e sustentabilidade e energia verde. Que maravilha, isso meu, povo!!! Se segura que o Boeing Brasil vai decolar. Vámos nóóóóóóóóóóóós!!! Deixa os rodas-presas pra lá. Bye Bye PIG!! Bye BYe ÇerRA!! Enquanto eles vão de “locomotiva”, o Brasil vai e volta de Trem-bala e ainda dá tempo de pegar um bronzeadinho em Copacabana. É demais!!! Yuhuuuuuuuuuuuuuuuuuuu…

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLoBO é um braZil para TOLOS”

  • Pereira

    Brasil nelles!!!

  • Ari Bandeira

    Não dá pra tirá o trem Bala de São Paulo para Minas Gerais, pois já fico a imaginar o que o Serrojas está pensando nesse momento: Pedir ao Alkimista para por uns pedágio no trem bala, vai faturar muito com isso.

    • yacov

      Velho!! Se o trem-bala se concretizar, e der tudo certo, eu acredito que em pouco tempo teremos todo o nosso vasto litoral, onde ficam as principais cidades do país, interligadas por trem-bala. A procura será grande, os preços cairão e todo mundo vai viajar de trem-bala. Pâtz!!! Acho que estou sonhando… Alguém poderia me beliscar?!? Mas não agora, deixa eu sonhar mais um pouquinho, vai…

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObO é um braZil para TOLOS”

  • paulomsm

    Infelizmente. Belo Monte é um mal necessário para o Brasil. Ou isso ou os apagões.

  • Eduardo

    Votei na Dilma nos dois turnos e apoio o governo. O tem bala será ótimo, mas Belo Monte será uma catástrofe. Conheço bem a Amazônia e a região. A usina só vai beneficiar as grandes mineradores e os produtores de alumínio. É um grande equívoco.

    • Washington

      Você conhece Altamira? E a região de Brasil Novo? Infraestrutura daquele porte é para todos, do lugar e de além. Mineradoras semi-clandestinas vão ter que se enquadrar e seguir as normas ambientais.

  • ADNAN EL KADRI

    E la nave vá!
    O Brasil NÃO espera mais.
    Quer mais.
    Quer transporte moderno e BARATO, de preferência com subsídio como é no mundo todo. Afinal é a população que vai usá-lo. Ao contrário dos privatistas que preparam o filé mignon para as construtoras, como é o caso da PRIVATIZAÇÃO do Metrô de São Paulo pela turma do Serra, et caterva.

  • Fabio Luz

    PH, nunca tive tanto orgulho de ser brasileiro. Ver o meus país evoluir na educação em infra instrutua, empregos. Sinceramente, deixamos o complexo de vira lata p/ tras. Só não podemos deixar este otimismo acabar. Viva a era lula!

  • Orlando Varêda

    O Zé Bolota de Papel já se articula para refundar a antiga ARENA – Aliança Renovadora Nacional – que terá como base a Cidade de São Paulo. A sede será no Instituto FHC cujo proprietário é o ex-intelectual de mesmo nome e, indicado para ocupar o trono, digo, a cadeira de presidente de honra(?).

    O trem bala vem a calhar para turma dessa nova agremiação golpista, pois, como sabemos, sua militância carece de sol e banho de mar e, poderão se deslocar ao Rio de Janeiro nos fins de semana onde desfrutarão das delícias do mar, arrefecendo dessa forma, suas frustações e a raiva golpista contra o povo.

    Orlando

  • SérgioFerraz

    Trem-bala e Belo Monte, já !!!

    Bye-Bye Serra e PIG forever.

  • Tiago Álvares

    Relatório Rima, da Eletrobrás, responde algumas questões ambientais. Está disponível no sítio.

  • Mordekhai

    Sem muito alarde. Este tipo de trem é bom para o Brasil adquirir conhecimento tecnológico, para produzi-lo, no Brasil, posteriormente.

    Entretanto, todos os recursos devem ser investidos em ferrovias para passageiros hidrovias, inclusive melhorando o sistema já existente na região da Amazônia para transporte e patrulhamento de zonas fronteiriças.

  • Dagoberto Raucci

    EI PH, este teminha é bem apadrinhado pela turma do Contra, não?

  • cristina chaves

    Foi mal..

    Olá PHA,

    Que tal dar um giro no complexo do alemão e pavão pavãozinho, para ver a quantas andam as obras do pac e seus teleféricos?

  • cristina chaves

    Olá PHA,

    Que tal dá um giro no complexo do alemão e pavão pavãozinho, para ver a quantas andam as obras do pac e seus teleféricos?

  • Sergio

    O Serra é o FHC 2, vai ficar esperneando aí por anos, dizendo inúmeras bobagens, com amplo espaço no PIG (não fosse isso, caía no esquecimento em 2 minutos).

    A Giovana tem razão: deixa esse povo pra lá. Pra frente, Brasil 2014! (que vai ser ainda outro país, e esses caras provavelmente nem saiam de 2002 até lá).

  • Frederico Cesarino

    Tomara que José Serra seja o candidato do PSDB novamente em 2014. Assim, garante-se a continuidade do governo atual.

  • João

    Tá na hora de lançarmos o Bye-Bye PIG, que tal?

  • Lenir Vicente

    Da onde tu saíste Diego Alexandre, do brejo das almas?

  • Fábio de Oliveira Ribeiro

    Nas próximas eleições municipais é preciso derrotar José Serra e seus racistas e anti-nordestinos em São Paulo. Precisamos fazer Serra descer de joelhos a Ladeira Porto Geral para afogar suas mágoas derrotistas no Rio Tamanduateí. Ele fez as escolhas dele e deve ser constrangido a carregar o fardo do racismo anti-nordestino que despertou até o fim de sua carreira política.

  • Os tucanos em São Paulo não conseguiram fazer o Expresso Bandeirante, que ligaria Campinas a São Paulo. Ele constou do Plano Plurianual do Alckmin e a julgar pelo que está no papel deveria estar pronto em 2007. O Serra fala qualquer coisa e o Alckmin é aquele que põe tudo no papel onde fica para sempre. Foi um governante inepto e incompetente, blindado pela mídia. É o que devemos esperar dele. O Trem de Alta Velocidade está deixando os tucanos e o PIG assustados, pois vai mostrar o quanto são incapazes.

  • Edilson Matias Guedes

    Valeu companheiro PHA a vitoria de Dilma mas esquece o nome do Serra, tenho nojo só do nome dele, abraço.

  • paulo chacon

    PHA, neste mapa, aonde está escrirto Osasco, não seria Guarulhos?

  • Vivian Agnoletto

    Há que se fazer um estudo muito detalhado em Monte Belo,respeitando os moradores,a natureza e afins.Porém,temos condições de fazê-lo,até porque,esse governo conversa com os movimentos sociais e os respeitará,certamente.
    Quanto ao trem bala e PIG,eles…os piguentos,gostam dos trens balas,mas da Europa!Onde vão em férias!Lá os trens tem razão de ser! Aqui,para o povinho chulo,metrô apinhado,com panes “premeditadas pelos petistas”!Onde já se viu?
    Quanto ao indigesto ex tudo,sua prática é inaugurar maquetes,contratar empreiteiras amigas,fraudar licitações,inserir o Pape (para não ser racista)…usar material de quinta…
    Talvez o nefasto,ao voltar,em mais um delirius tremulus,dirá daqui há algum tempo,que o trem bala apenas nasceu por ter sido obra e graça de sua incrível inteligência…(Leia-se desfaçatez),uma vez que tudo fez,tudo faz e tudo fará…

  • Mario Alex

    Paulo,
    O Zé Faz Tudo e sua trupe já estão pensando em colocar tremdágio nas cidades paulistas que o trem passar, porque de Resende eles não passam.

  • Miraí

    O pig não esquece o passado um entrevistador, do programa roda viva, disse que o brasileiro passou a ter orgulho de ser brasileiro depois de FHC, só se for ela, pois eu sempre tive orgulho de ser brasileira e isso ficou mais aflorado, muito mais, depois de Lula e não FHC.. também, nesse mesmo programa, foi feito uma pergunta para o entevistador sobre traição e ai, citaram como exemplo a traição política de Dilma com Lula…o que o pig esta querendo? antes a política de Lula só era boa porque foi desenhada pro FHC e agora estão jogando que Dilma vai trair Lula em quêr? será que estão pensando em torná-la em zépedagio de saia? cruz credo!…vamos aguarda para saber o que realmente estão pretendendo. Viva o Brasil do desenvolvimento sustentado..estou doidinha para andar de trem bala..

  • Rubens Santana

    Alguns tucanos inconformados, continuarão utilizando-se desse democrático blog para externar os seus despeitos e preconceitos(rimou!), façamos com eles o bom debate, quem confunde internet com esgoto é a direita reacionária brasileira.

  • padruga

    Quem não quer o trem-bala é a turma do psdb paulista. Isto porque o trem-bala viabiliza outras capitais com vocação nacional: primeiro o Rio, depois BH, Curitiba. E, nessa onda, o Brasil se desconcentra. O que a turma do psdb de Sp deve querer, isso sim, é trem-bala SP-Campinas, SP-Ribeirão, SP-São José dos Campos…Enfim, querem um Brasil centrado em SP, girando unicamente em torno de um pólo. O Brasil precisa de vários pólos: SP, RJ, BH, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre etc. etc.

    • ricardo alves de carvalho

      isto ja esta acontecendo no nordeste entre natal e maceio com grandes obras de infra-estrutura como duplicacao de estradas , ferrovias transnordestina, portos ,tenho viajado de carro pelo nordeste nos ultimos 3 anos e estou impressionado. como este desenvolvimento nao sai na midia, voce acaba nao tendo ideia de como o nordeste avancou.

  • francisco affonso

    Como um Mané que não soube explicar como chegou aos 600 reais de salário mínimo,pode opinar sobre a construção de uma usina hidroelétrica ? Por isso tomou mais uma surra eleitoral.O sERRA é igual ao Luxemburgo,só ganha na paróquia.

  • Lili

    PHA, não me convenci ainda da importância desse trem bala. Acho uma coisa meio megalomaníaca enquanto temos outras prioridades. Vc bem que poderia nos dar uma luz…

    • Marta

      Lili, uma das prioridades é desafogar a ponte aérea. Gasta-se horas em aeroportos de SP e RJ, enquanto que se o transporte for de trem bala o conforto será melhor, não haverá a necessidade de se chegar uma hora antes para o embarque. Economia de tempo e dinheiro, além de utilizar combustível renováve. E lógicamente a transferência de tecnologia possibilitará a recuperação da malha ferroviária no Brasil. Só quem viveu na época em que os trens paulistas funcionavam bem, sabem o sabor de se viajar por este meio. Quem já viajou em trens na Europa também deve reconhecer quão confortáveis eles podem ser.
      Aliás, A Europa toda não abriu mão deste importante meio de transporte.
      Que venha o primeiro e muitos outros. Chega de pagar pedágio compulsório.

  • Garoto Juca

    Como é que pode o Km Zero ser em São Paulo SP se São Paulo SP fica no meio do caminho? Que eu saiba a linha do Trem-Bala começa em Campinas (Viracopos) e vai até o Rio, o Km Zero tinha que ser em Campinas, ou então lá no Rio mesmo.

  • Vi no canal Discovery o programa Mega Construções. Um arquiteto viaja mostrando as maiores obras em andamento do mundo.

    O programa mostrou uma usina hidrelétrica em construção no Estado do Rio de Janeiro, chamada Simplício, próxima à cidade de Sapucaia. Para evitar a inundação das cidades ribeirinhas, o curso do rio Paraíba está sendo alterado. Um desvio de 25 quilômetros de extensão com 7 túneis estão sendo escavados em uma das maiores obras de canalização depois do Canal do Panamá.

    Simplício, você já ouviu falar?

  • Eason Nascimento

    Belo Monte depois de anos de discussão deve realmente começar. Tempo pra se rever projetos não faltou. Se assim não for, ficaremos eternamente no atraso elétrico. Quanto a trem bala idem idem. Apesar de se necessitar de investimentos em formas alternativas de transporte urbano, é indiscutível a necessidade do país que se diz a beira de ingressar no futuro e “futura” quinta economia do mundo, não os tê-los. A preocupação é quanto aos preços finais das passagens a serem cobradas dos consumidores. as primeiras notícias davam conta de preços semelhantes aos cobrados na ponte aérea Rio/São paulo. Aí não. Se fosse com Serra este projeto teria mais prioridade. Já pensou como seria oportuno, a criação de mais pedágios?
    http://easonfn.wordpress.com

    • Armando

      Espero que o Projeto do Trem-Bala dê muito certo
      E que após a conclusão deste primeiro trecho, ele possa avançar para os dois lados, subindo ao Nordeste e descedo ao Sul….
      E acabanco com o atraso (retrocesso político-admistrativo)., do Partido Francês & Champagne

  • Giovana

    Na boa PHA…

    Quem desdenha, quer comprar… Já dizia o antigo ditado.

    Esquece o Serra… vc tá chutando cachorro morto, mesmo por que as eleições já acabaram.

    Isso me parece mais pessoal da sua parte do que político.

    Antes de ser criticada eu votei na Dilma.

    • Regina LIma

      Amiga entenda bem, a eleição não acabou, agora que está começando, pois a presidenta vai ter muita dor de cabeça, pois a intenção de quem perdeu é apostar que ela não vai dar conta do serviço e que quanto pior melhor….olhe pro passado bem recente que você vai entender o comentário do PHA…

    • Léo Costandrade

      Boa!!! Giovana, acabou a campanha agora vamos falar de coisas boas e do futuro, deixem os mortos descansarem em paz.

    • Julio Silveira

      O PH está certo, não podemos ignorar o coiso, até por que o ser sobrenatural que ele representa não morre, pode querer sair de sua cripta e quando menos se esperar querer reaparecer para assombrar a gente. Ainda mais quando tem gente por aí disposta a fornecer um pouco do próprio sangue para reviver o ente.

    • Tiago Álvares

      Tá perdoada, hehehe. Mas acho que #zerojas ainda não é cachorro morto. É tipo uma rã que se congela. De quatro em quatro anos, volta à vida. Há algum biólogo que possa explicar isso?

    • pperez

      Acho que o jenio não está morto, e ainda vai morder muito, em especial seus tratadores.
      Aliás, quem já viu jenio morrer?

    • Nilson Fernandes

      Giovana, pessoal nada !
      TEmos que falar do Serra o TEmpo todo até ele ser preso com o Ricardo Sergio e as duas Verônicas.

      Não vejo a hora de ver a capa do livro do Amaury Jr.

      • Gerson S.

        Comentário brilhante. É justamente este o ponto relevante de manter o serrágio em evidência. Para responder aos processos que rolam contra ele nos tribunais. e agora não tem mais imunidade parlamentar, e para manter viva a lembrançado grupo a que ele pertencia e representava. Responder por Allstom, pelo buraco do metrô, pelos contratos do metrô, pelos contratos sem licitação com o PIG, pelos contratos do robanel. Não vamos esquecer não.

    • fernando toledo barbon

      Giovana acho que não podemos esquecer o Serra porque o PSDB ainda é muito forte em São Paulo e é a causa do seu atraso sendo ele o mais rico Estado da federação.
      Tem que malhar o Serra até ele pedir pra sair!!!
      Mas respeito sua opinião, claro!

    • Francisca Maria

      Quem sabe ? cobra de duas cabeças,nunca se tem certeza quando ela está morta! PHA,você tem razão! “um olho fechado,e outro bém aberto,com Serroja e sua “turma”.kkkk

  • Thaís Freitas

    Incrível! Nunca antes na História desse país eu fui tão Brasileira!!!!!!

  • gra

    PHA,

    Sou ferrenha defensora do governo Lula e da Dilma agora, mas não posso deixar de fazer críticas a construção da Belo Monte, nesse aspecto, e só nesse aspecto, Marina tem razão.

    Vários movimentos sociais estão mobilizados para isso, e que bom que é no governo de Lula e Dilma, pois nesse governo os movimentos sociais tem espaço para o diálogo.

    Claro que o PIG vai se aproveitar disso, mas quero te dizer, as criticas feitas pelos mov sociais com relação a Belo Monte não são criticas de PIG, mas infelizmente eles vão fazer uso disso, lamentável.

  • Carlos

    Ele, o serrote, vai colocar chapéu de vaqueiro e jurar que ambos os projetos são dele, desde a época do ministério da saúde. Realmente ele diz qualquer coisa.

  • Thiago

    O Serra e o PIG devem está uma pilha de nervos! ye-bye Serra-PIG ferover!

  • Jiul Q' Vê

    Go ahead sirs! Os americanos, europeus e asiáticos, mestres em economia e modelos da turma do plim-plim e correlatos, sequer sabem quando sairão do imbróglio a que adentraram ao neoliberalizar a economia.
    Até o Paul Krugman, Nobel de economia, está a gritar por racionalidade nas questões em que estão a errar: o governo tem que gastar para fazer a máquina girar, não pode parar por raciocínios dos especialistas que param a roda quando a mesma começa a girar.
    O interessante é que vemos alguns cidadãos com essa literatura sob a axila a julgar que estão a par do momento por ler resquícios de um pensamento condenando pelos fatos.

  • Bernardo Dror Felsenfeld

    O PIG torce contra o Brasil.

  • Gustavo Garcez

    Eu só não entendo qual é a qualificação técnica do Grupo Bertin para participar da construção de Belo Monte. PHA, você poderia esclarecer isso?

  • Marilena Soares

    Sei não, Paulo Henrique, mas cada vez que vc fala no Serra eu sinto um odor terrível de cadáver insepulto.

  • Diego Alexandre

    É… Belo Monte vai começar a afogar índios… é assim a canalhada desse país, extermina tudo o que vê pela frente em prol de um pretenso progresso…

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •