Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Igreja Católica prega
o Golpe na Paraíba

    Publicado em 11/10/2010
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+22)

Na foto, D Aldo, líder espiritual do Serra

 

 
Quer dizer, então, que a Igreja Católica brasileira voltou a 1964 e prega o Golpe do púlpito ?
 
Que Igreja é essa ?
 
É a do D Jaime de Barros Câmara, que subia no palanque do Lacerda para derrubar o Jango ?
 
A Igreja argentina, que benzia os torturadores nas masmorras ?
 
D. Aldo é um Pio XII ?
 
A CNBB não diz nada ?
 
O Núncio vai ficar calado ?
 
O Papa Bento XVI concorda ?
 
O Serra vai chamar D Aldo para rezar uma missa na Se, em defesa dos Valores  e da Moralidade ?
 
O Paulo Preto vai se comungar ?
 
O Amigo navegante deveria ter uma idéia de como a Igreja Católica brasileira alistou-se na Guerra Santa para destruir a Dilma e eleger o santarrão do Serra.
 
Reproduzo e-mail do amigo navegante Mauricio:
 
 
Encontrei esta declaração extraordinária de Dom Aldo Pagotto no “youtube”!

 
Vejam o vídeo (não é vírus):

http://www.youtube.com/watch?v=j2q2DI9RsUo


Depois do vídeo, vejam o que os CATÓLICOS da diocese dele pensam sobre o próprio bispo:
 
Cristãos da Paraíba pedem afastamento de bispo por preconceito contra os pobres
Terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 10h17min
Em nota pública, dirigida ao Vaticano e à CNBB, um grupo de lideranças da Igreja Católica da Paraíba e de outros movimentos sociais pediu a substituição do bispo católico de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto. O bispo é acusado de preconceito contra os pobres e de desrespeito para com lideranças comprometidas com a causa popular. Sentindo-se “agredidos por suas palavras e atos”,  as lideranças afirmam que o bispo trata “os pobres com arrogância e desprezo, enquanto trata com privilégio os ricos e poderosos e seus respectivos interesses”. Veja a íntegra da denúncia:
 
João Pessoa, 09 de setembro de 2010

Ao Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri
Ao Sr. Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha
Ao Sr. Presidente do Regional Nordeste II da CNBB, Dom Antônio Muniz Fernandes
Aos membros das instâncias colegiadas da Arquidiocese da Paraíba
Srs. Bispos, nossos Irmãos,
 
Em carta aberta, nós, Leigos, Leigas, Religiosas, Religiosos, Diáconos e Presbíteros da Arquidiocese da Paraíba, abaixo-assinados, dirigimo-nos respeitosamente aos Srs. Responsáveis pelas diferentes instâncias eclesiais, inclusive as instâncias colegiadas da CNBB, da CNBB Nordeste II e da Arquidiocese da Paraíba, para externar-lhes nossas profundas inquietações em relação à situação comprometedora de nossa Arquidiocese, tendo em vista a já longa sequência de atos deploráveis REITERADAMENTE cometidos pelo Sr. Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, desde o primeiro ano de sua chegada a essa Arquidiocese (cf. documentos anexos), principalmente no tocante ao seu relacionamento sistematicamente desrespeitoso e preconceituoso em relação aos pobres, à maioria das pastorais sociais (que não apenas não têm contado com seu apoio, antes têm sido por ele hostilizadas). Atos dessa natureza se sucedem, sem qualquer sinal de mudança de atitude por parte de Dom Aldo. Entendemos chegada a hora de apelarmos a quem tem o dever de se posicionar claramente sobre tal situação, que só tende a agravar-se, caso continue prevalecendo o silenciamento ou a omissão diante da lista considerável de atitudes de desdém ou de humilhação a tudo que diga respeito, por exemplo, às CEBs, à CPT, aos leigos, leigas, religiosas ou até a padres e outros grupos pastorais comprometidos com a causa dos pobres, com igual atitude em relação aos movimentos populares, constantemente agredidos por suas palavras e atos, tratando aos pobres com arrogância e desprezo, enquanto trata com privilégio os ricos e poderosos e seus respectivos interesses. Para tanto, não hesita em apelar, quando lhe convém, e de forma unilateral, aos rigores do Código de Direito Canônico, como o fez em relação à suspensão de ordens do Pe. Luiz Couto.

Seu mais recente ato de desrespeito e de preconceito contra os pobres e suas legítimas demandas se deu por meio da imprensa local – na qual aparece com uma freqüência pouco recomendável a um pastor de quem se espera discrição e prudência. Desta feita, numa atitude de afronta a um pleito legítimo e justo como é o Plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra, no Brasil, medida já tomada inclusive por diversos países, inclusive a Itália, bandeira amplamente consensual entre as organizações de base da sociedade brasileira (pleito assumido pela CNBB, pelo CONIC e mais de cinqüenta entidades e movimentos populares) e que tem fundamento na própria Doutrina Social da Igreja e nos Documentos da CNBB.

Eis que, sem tomar em conta sequer os documentos que fundamentam a iniciativa, Dom Aldo Pagotto vai ao Correio da Paraíba, em coluna assinada pelo mesmo, em artigo publicado a dois dias do início do referido Plebiscito, e trata de questionar – já a partir do título capcioso de seu artigo “Limite à propriedade produtiva?”- a validade do Plebiscito, tecendo insinuações injuriosas- inclusive de roubo – contra os pobres e contra os movimentos populares. Não contente com a desfeita, volta à sua coluna semanal de domingo, dia 5 de setembro, em pleno período de realização do referido Plebiscito, para reiterar sua posição.

Diante desses fatos graves, em que é o próprio pastor que se mantém intransigente em seu comportamento sistemático de semear o divisionismo em seu rebanho, vimos solicitar encarecidamente às diferentes instâncias eclesiais que os Srs. representam, a substituição do atual arcebispo, Dom Aldo Pagotto, convencidos que estamos, por fatos concretos de que ele não atende aos requisitos pastorais e pedagógicos de um pastor, no cuidado de seu rebanho.

Confiantes em sua prudência pastoral, e aguardando seu pronunciamento e as providências urgentes que o caso requer, expressamos-lhes nossas saudações fraternas.
 
Alder Júlio Ferreira Calado – Diácono
Elias Cândido do Nascimento – Leigo, Coordenador do MTC/NE-II
Genaro Ieno – Ex-Agente de Pastoral Leigo
Rolando Lazarte – Sociólogo, ex-professor da UFPB
Lívia Lima Pinheiro – Leiga, ex-Membro da Equipe Exec. Setor Juvent.
Romero Venâncio Júnior – Leigo, Professor Universitário
Genielly Ribeiro da Assunção – Leiga
José Brendan Macdonald – Leigo, Assessor na formação de jovens do meio popular
Eduardo Côrtes Aranha – Leigo
Antônio Alberto Pereira – Professor da UFPB
Ricardo Brindeiro – Animador das Pastorais Sociais
Arivaldo José Sezyshta – Coordenador do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste
Maria Angelina de Oliveira – Ex-Coordenadora da JOC (nacional e internacional)
José Gilson Silva Alves – Dirigente Sindical (SINTER – PB)
Luiz Lima de Almeida – Dirigente Sindical (SINTR – PB)
Renato Paulino Lanfranchi – Leigo, ativista de direitos humanos
Raimundo Nonato de Queiroz – Educador de Jovens Cristãos
Luciano Batista de Souza – Nós Também Somos Igreja
Luciano de Sousa Silva – Professor da UFPB
João da Cruz Fragoso – Leigo, membro do Grupo Nós Também Somos Igreja
José Marcos Batista de Moraes – Assessor da Past. Juventude/ C.G
Gilma Fernandes B. Madruga – Leiga, Educadora de Jovens Cristãos
Samantha Pollyanna M. Pimentel – Leiga, Educadora de Jovens Cristãos
Íris Charlene Lima de Abreu – Leiga, Educadora de Jovens Cristãos
Janaína Brasileiro Formiga – Leiga, Educadora de Jovens Cristãos
José Washington de Oliveira Castro Júnior – Leigo, Educador de Jovens Cristãos
Magdala Cavalcanti de Melo – Leiga, membro do Grupo Nós Também Somos Igreja
Valdênia Paulino Lanfranchi – Advogada de Direitos Humanos
Pedro Ferreira de Lima – Diretor do SINTRICOM
Luiz Muniz de Lima – Diretor do SINTRICOM
Maria José Moura Araújo – Projeto Sal da Terra
Erasmo França de Sousa – SINTRICOM
Josiana da S. Ferreira – SINDTESP
José Laurentino da Silva – SINTRICOM
Ednalva Costa da Silva – SINTRICOM
Rafaela Carneiro Cláudio – Leiga, Coord. Assembléia Popular
Adenilton Felinto da Silva – Leigo – Educador Popular
Rosa Lisboa – Leiga – Educadora Popular
Gleyson Ricardo A. de Melo – Leigo, Assembléia Popular
Dora Delfino – Leiga, Rede de Educadores do NE
João Batista da Silva – Leigo
José Santana – SINTRICOM
Eulina Pereira Ferreira – Projeto Sal Terra
Gilberto Paulino de Oliveira – CUT
Edmilson da Silva Souza – Leigo
Francisco D. H. dos Santos – Leigo
Eliana Alda de F. Calado – Leiga
Maria de Oliveira Ferreira Filha – Professora da UFPB
Nilza Ribeiro – Leiga
 isto está no site do CEBI – que é CATÓLICO
 
http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1¬iciaId=1482

 

 

Artigos Relacionados

  • Luiz Aldo disse:

    Este arcebispo da Paraíba é assim com o tucanato da Paraíba: Cássio Cunha Lima, Rômulo Gouveia, Cícero Lucena.
    Dá para lembrar o genial Padre (este, padre DE VERDADE!) Antônio Vieira, que já previa isto no século XVII, senão vejamos:
    “Ah, dia de juízo! Ah, pregadores! Os de cá achar-vos-eis com mais paços, os de lá com mais passos…”
    Isto é, o arcebispo daqui da Paraíba gosta mesmo é de frequentar palácios, e não andar a evangelizar. ENVERGONHE-SE, EMINÊNCIA!

  • Luiz Aldo disse:

    PHA, a propósito disto, tenho uma pensata para você:
    “Misturar religião com esta eleição me traz um cheirinho de Karl Rove. Isto deixa os eleitores de Serra amarradinhos com aqueles que elegeram George W. Bush. Pensando bem, noves fora, nada!”

  • cgtenis disse:

    Ok. Todos deram suas opiniões, mas eu gostaria de saber o seguinte: o que desse relato que o arcebispo fez não é fato? Existe alguma mentira nesse pronunciamento? Os dados informados estão fundamentados em documentos. E são fatos. Contra fatos não tem o que se argumentar. A opinião se ele é isso ou aquilo me parece que não é o centro da questão não é mesmo? Seria mais interessante que alguém contradissesse estes fatos com outros fatos que desmentem. Vamos ver quem se habilita. E para os que se dizem católicos, mas que realmente sejam católicos de verdade, e não os de IBGE, repensem na sua preferência pelo PT ou PNDH3, esse famigerado decreto que visa acabar com a família, com os valores da sociedade sadia.

  • Roberto Brilhante disse:

    PHA o dom Aldo vai na contra os ensinamentos de Jesus,
    na Paraíba ele defende a elite branca e o coronelismo decadente, ele diz não aos pobres. Para os ricos tudo,
    para o povo sofrido, nada. Acho que ele não vai para o céu!
    Um forte abraço

  • Duarte disse:

    Meus caros ! Procurem investigar as práticas que esse senhor que se diz padre fazia aqui em SOBRAL-CE. A Policia Federal conhece o passado desse senhor. Vigiem o comportamento dele aí na Paraíba !

  • cristina disse:

    Sou católica, mas a minha Igreja é aquela de Dom Helder Câmara, Frei Titto, Frei Betto, a Igreja que faz opção pelos pobres… não esta igreja elitista, q esta do lado do rico… vergonha

  • Luiz Carlos disse:

    PSDB, Revista Veja, Folha de S. Paulo, Estadão… agora o tal padre ou bispo, não importa, Aldo Pagoto querem por querem levar a candidata Dilma à exaustão (impossível dar respostas ao volume de denúncias, difamações), enganar o povo e desmoralizá-la. Certamente, espero, que não consigam, apesar dessas organizações fascistas citadas, e parte considerável da igreja católica, percorrerem com desenvoltura os salões dos poderosos, que sempre achincalharam a nossa gente.
    Sugestão ao Aldo: procure combater e achar os padres pedófilos, ou bispos, que tanto mal causaram e causam às crianças do mundo inteiro,e que continuam fora do alcance da justiça, protegidos e escondidos sob o manto da Igreja.

  • Pessoal,
    Peço que sinalizem o vídeo como impróprio, pois além de difamatório, visa desestruturar o processo eleitora brasileiro.
    Eu já fiz.

  • Se Nagao disse:

    Para não generalizar mas, grande parte dos padres da igreja católica não querem a continuidade do projeto político em andamento no Brasil, implantado pelo Presidente Lula e que será aprofundado pela Dilma, é pelo simples fato que a miséria, a fome, a ignorância, etc, sustentam esses padrecos nas paróquias.
    O Brasil vai resgatar cada vez mais a cidadania e o povo não será mais o cordeiro desses profetas do atraso.

    • Jesiel Silva Rodrigues disse:

      Estou mentindo? Aceito sua opinião.
      Quero saber quem vai pagar essa conta depois do dia 31.10.2010, 2º turno da eleição que as igrejas evangélicas e católicas vem promovendo o ódio e conquista aliados internacionalmente perigosos. Veja o ódio religioso transpassando o continente nesta matéria publicada hoje no Jorna do Comercio em Pernambuco.

      Imagem: Reprodução do site da rede Aljazeera
      O site da TV Aljazeera, maior emissora jornalística de TV no Catar trouxe nesta terça-feira (12) um artigo em que o estudioso Charles Jones, do departamento  de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisa a corrida presidencial no Brasil. A chamada para o texto faz uma provocação: “É (Dilma) Rousseff meramente poodle de Lula?”, questiona a publicação, comparando a candidata petista a um cachorro.

  • Thiago Martins disse:

    Como católico praticante que sou, REPUDIO e me envergonho da atitude desse padrezinho e de tantos que se dizem católicos e cristãos por aí à fora…

  • Rudá França disse:

    As máscaras começaram a cair. Já era tempo!

  • Ronilton disse:

    Talvez muitos não concordem, mas acho hipocrisia condenar toda uma instituição por causa de um elemento. Essa é uma opinião particular dele, não a minha, muito menos a sua. Vc aponta o cisco no olho do outro, mas não vê a trave nos seus próprios olhos.

  • Eduardo disse:

    Se você também acha esse posicionamento um absurso.
    Manifeste-se, envie um e-mail para esses endereços.
    A Igreja tem que saber que não estamos a favor dessa postura.

    CNBB
    subsecgeral@cnbb.org.br
    padreluishenrique@cnbb.org.br
    pastoralsocial@cnbb.org.br
    familia@cnbb.org.br
    Arquidiocese da Paraíba
    http://www.arquidiocesepb.org.br/index.php?arqui=pages/fale_conosco

  • Bernardino disse:

    PH,não acredito no que estou vendo,pasmem,conheci de perto D,Jose
    Maria Pires,grande expoente da igreja,este sr Aldo é o DEMÕNIO em pessoa,um pilantra safado que cospe na DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA,
    Costumo ir à paraiba e afirmo alto e bom som:Enquanto esse VERME for arcebispo da Paraiba,nao cruzarei nenhuma porta de igreja nesse estado!!Espero que o DEMÔNIO tão amigo dele e de sua cruzada MALDITA o EXPULSE da PARAIBA.

  • Claudete disse:

    Na internet, circula um texto que aborda a mudança ocorrida na sociedade no último governo. Aqueles que cultivam valores cristãos ficam emocionados. Só que para entender a mensagem é preciso alcançar a estrutura profunda do texto. Os que não têm um espírito elevado só alcançam a estrutura superficial do texto. Diz algo mais ou menos assim: “Estou cansado de ver tanta gente pobre freqüentando shoppings, comprando carros, comendo bem…”.
    Infelizmente, tenho visto gente graúda receber este e-mail e cair na gargalhada. É isso aí, minha gente! Depois batem no peito e dizem: – SOU CRISTÃO! – SIRVO A UM DEUS VIVO!
    Coincidentemente votam no Zé Barraco!

  • diogo disse:

    Tenho pena do povo da Paraíba.
    Ainda bem q o povo do Ceará já se livrou disto!

  • Eduardo disse:

    É um absurdo que haja esse tipo de posicionamento de setores da Igreja. É uma vergonha se levarmos em conta o histórico de intervenções infelizes que a igreja vem fazendo no decorrer dos séculos nas políticas dos países. E não precisamos ir longe, nem no tempo nem no espaço. Basta lembrar como ela se posicionou durante o golpe militar de 64. Precisamos fugir desse cabresto religioso que vem sendo imposto ao povo e para isso é preciso acesso a informação, cultura e educação. Por isso sou a favor da postura do governo frances. Somo um país laico. Chega da intervenção desse poder do submundo nas coisas da nação. Que eles se preocupem com suas proprias sujeiras e podridões que, diga-se de passagem, são muitas.

  • Denis Melo disse:

    Dom Aldo foi bispo aqui em minha cidade, Sobral, no Ceará, durante alguns anos. Sua postura foi sempre de apoio ao PSDB, amigo dos poderosos, conservador e leviano. Ascendeu rapidamente a Mitra Episcopal exatamente por sua capacidade de ser aliar as elites conservadoras. Portal voz dos ricos, em alguns momentos populista; um péssimo exemplo para a Igreja, já tão marcada por escândalos de pedofília e por sua história complexa ligada a Inquisição e a Pio XII
    Denis Melo

  • Maria Auxiliadora Cabral disse:

    Esse aí, como diz o Vandré, fica mal com Deus. Quanta diferença entre o D. Pagotto e o D. José Maria Pires, D. Marcelo e tantos outros. Há Bispos e Bispos na história da Igreja. Uns honram, outros desonram o que está escrito na Palavra de Deus. Na Epístola aos Romanos, Capítulo 2, Versículo 24 diz: “Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa”. Pastores como o D. Pagotto o Evangelho de Mateus, Capítulo 21, Versículo 31 assevera:”Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus”.

  • Arlindo José da Silva disse:

    Serra é traira diz uma coisa e faz outra, registrou documento em cartório dizendo que ficaria 04 anos na prefeitura, após 02 anos de mandato abandonou a prefeitura, está dizendo que vai estatizar 100% os correios, é mentira vai privatizar a petrobas, caixa ecônomica federal e banco do brasil, como ele fez com a vale do RIO DOCE que valia 200 bilhões ele privatizou por 3 bilhões e privatizou mais 128 empresas.

  • antoniocm disse:

    Porisso sempre digo, irmão, não permita intermediários entre Deus e vc.

  • Aristarco Dias disse:

    Este “arcebispo”(é minúculo mesmo) só envergonha a Paraíba e os Paraibanos principalmente quando nos lembramos de Dom José Maria Pires o nosso querido Dom Pelé e Dom Marcelo Carvalheiras, estes sim, homens de fé e dignos de conduzir o rebanho de cristo. Fora pagoto bispinho menor. Já basta. A Paraíba vai ficar com as igrejas às moscas

  • Carlos Barbosa disse:

    O que se pode esperar de uma igreja comandada por um papa que veio da juventude hitlerista?

  • Jarmes disse:

    A Igreja não se pronucia no caso, já é sabido que tanto para a Igreja quanto para os DemoTucanos quanto mais pobre existirem no Brasil, mais lucros eles terão. Pobres e analfabetos são os tipos de pessoas mais faceis de serem manipuladas diante da imprensa que tenta Governar este país.

  • Riba disse:

    Caro PHA e amigos,mesmo nascendo no catolicismo,procurei outras religiões e seitas,para poder finalmente me encontrar religiosamente,ou seja,conforme minhas origens religiosas,porém,após essa aproximação,observo que esta religião o qual faço parte,está procurando a contra-mão da história,ou seja:no momento em que aparece alguém,para fazer cumprir em partes,os mandamentos sagrados, “OS MERCANTILISTAS DA PALAVRA DIVINA”,levantam sua ira contra seu próprio rebanho.Minha esposa é uma pessoa altamente dedicada,ás atividades da Igreja,porém,me antecipei e lhe informei que:SE O POVO PERDER ESSA ELEIÇÃO,DEVIDO A MANIPULAÇÃO E EXPLORAÇÃO INDEVIDA DA FÉ POR PARTE DOS RELIGIOSOS QUE COMPÕE ÀQUELA INSTITUIÇÃO…PERDEU UM FIEL!

  • Memel disse:

    A igreja Católica e a igreja evangélica está cheia de D. Aldos. O q está acontecendo? Por que nos deixamos chegar a dias de impasse como estes? Cheios de medo e insegurança. Tenho perdido meu sono ante ao medo do meu país, do nosso Brasil cair nas mãos desse nosferato. desse representante das forças do mal e das trevas. É evidente a luta da luz contra as trevas. Onde o rolo compressor da escuridão começou a lavagem cerebral dos nossos irmãos brasileiros?! O q está acontecendo? Cadê a influência ensolarada do nosso presidente Lula? Cadê os guerreiros do bem e suas espadas de luz, de explicações pontuais q desalienam?
    Esse ser a quem não quero pronunciar o nome era tão rejeitado e agora desponta com toda essa força do mal?!
    Cadê nosso líder, nosso Lula??? Ele tem q liderar a batalha do bem e encher os corações e as mentes de luz, verdade e fé.

  • Coutinho disse:

    Dom Aldo procurou a todo custo proibir as candidaturas do Padre Luiz Couto (cuja luta é contra o crime organizado, grupos de extermínio, pedofilia) e do Frei Anastácio (defensor doas trabalhadores rurais). Seu argumento é que a igreja não deve participar de política. Mas é conhecidíssima a sua solidadariedade aos tucanos da Paraíba, sempre que algum deles estejam em encrenca. É clara a sua simpatia pela direita mais fanática. Que saudade temos de Dom José Maria Pires e de Dom Marcelo Carvalheira.

  • João Marques disse:

    Essa é a reação do Povo de Deus contra os comunistas ateus.
    FORA DAQUI SEUS ASQUEROSOS.

  • Marcos disse:

    Pessoal, segue vídeo destinado aos iludidos eleitores do Serrário, para que reflitam:

    http://www.youtube.com/watch?v=hNVLXE1hT-U

  • Celso disse:

    A igreja católica está beijando a mão dos políticos ????
    Os padres católicos sempre foram safados. Por isso, está perdendo seu rebanho. Os evangélicos estão crescendo diariamente.

  • Ricardo disse:

    Olha gente só está contra Dilma quem não gosta de Pobre.

    É caso desse Dom Aldo Pagotto – Está jogando o nome da Santa Igreja no Lixo.

  • Terency Pinheiro disse:

    A Paraíba que já teve Arcebistos dos quilates de Dom José Maria Pires e Dom Marcelo Pinto Carvalheira, íntegros, honestos, humildes e comprometidos com as causas sociais,hoje amarga a presença desta criatura arrogante, autoritária, ultraconservadora, aliado de políticos ficha-suja do PSDB estadual (Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima). Ser sem brilho próprio, que para aparecer em seus 15 segundos de fama adora causar polêmicas, como esta. E ainda dizia que a Igreja não deveria se meter em política. Quem te viu, quem te vê. Uma lástima!

  • José Variani disse:

    Por trás de tudo isso há gente muito graúda, interessada no pré-sal. Se preciso for êles compram até o papa.

  • Bruno disse:

    Aqui vai um texto interessante.
    Política e religião: entre o mal e o bem
    http://www.espacoacademico.com.br/052/52pol.htm

    Trecho:

    “O senso comum diz que religião e política não se discutem. Pelo contrário, precisamos refletir sobre a relação entre violência e política e, por outro lado, entre estas e a religião. Um simples olhar sobre a história da humanidade evidenciará a simbiose existente entre política, religião e violência. Como podemos esquecer, por exemplo, a barbárie dos ‘santos inquisidores’ de ontem e de hoje, uns em nome de Deus, outros em nome da razão do Estado? E o horror da noite de São Bartolomeu? Que seria dos conquistadores da nossa América se não utilizassem os recursos da Santa Madre? Seria a violência política suficiente para subjugar os povos dessas terras? E não foi a religião o cimento ideológico que justificou barbaridades como a escravidão do negro e a submissão secular da mulher? O puritanismo protestante foi empecilho para a dizimação dos povos indígenas na América do Norte? E as risíveis cenas, se não fossem trágicas, de religiosos, de um e outro lado, santificando exércitos em guerra?”

  • fernanda da costa leite disse:

    Infelizmente um bispo sem ministério,que abandonou totalmente seu rebanho,é uma vergonha para os católicos paraibanos,sabermos que o nosso bispo se comporta contra os menos favorecidos.Essa fala nada mais é que uma derrubada em tudo que o nosso presidente Lula tem feito por nossos pobres e pelo nosso país, pois estes que Dom Aldo defende quase destruiu nosso país e gritam aos quatro cantos que bolsa familia não significa quem tem fome tem pressa ,pois os mesmos dizem que Lula sustenta um monte de vagabundos. É pena ver a nossa Paraiba e a igreja católica envolvida nesse ato insano.
    Sinceranente,temo pelos pobres deste país e pela fé dos cristãos católicos,estou me sentindo triste e ao mesmo tempo envergonhada com tudo isto,pois é um fato como este que nos decepciona.

  • Edson Augusto disse:

    Sou cristão espírita (kardecista) desde a infância e nunca ouví propagandas ou insinuações políticas nas reuniões que sempre frequentei. O Espiritismo enaltece o livre arbítrio.

  • Almir disse:

    Hipócritas, mentirosos, e mercenários é isso que eles são ficar lendo durante 15 minutos um manifesto contra o povo brasileiro, agora que começamos a melhorar economicamente e socialmente, querem nos remeter ao passado, imaginem um presidente eleito fundamentado em mentiras, calunias e difamações eu não quero isso para meu país, agora que adquirimos respeito internacional não vamos jogar pela janela!
    Essa classe média Paulista preconceituosa, obs. tb sou de classe média Paulista…. não são todos graças a Deus!
    Dilma quer fazer um País de Classe Média e isso incômoda muita gente.

  • Serrote disse:

    Corrigindo

    (…)salvar sua alma sem mudar de vida.

  • Serrote disse:

    É preciso compreender que o pobre existe para que o rico possa salvar sua alma, praticando a caridade. Se a pobreza desapaprecer, o rico estará automaticamente condenado ao inferno. Terá que salvar a alma mudando seus hábitos portanto, que o pobre continue pobre para que o rico possa salvar sua alma se mudar de vida.

  • Bona disse:

    Rezemos para qeu nosso sacrificio seja aceito por DEUS PAI TODO PODEROSO , e consigamos fazer com qeu o povo seja mais esclarecido e não caia na tentação dos falsos profetas.

  • Luís CPPrudente disse:

    Fé cega, é a Igreja Católica perdendo o seu rebanho por escolher os ricos e deixar o povo pobre de lado.

  • Yuri disse:

    http://marcelo.marques.zip.net/arch2008-12-14_2008-12-20.html

    Pessoal eis a prova da união: Arcebispo+PSDB.

    Rolem a página para baixo até a notícia: “TASSO JEREISSANTI E DOM ALDO PAGOTTO RECEBEM TÍTULO NA UVA”.

    Abraços carinhosos a todos.

  • Giordano disse:

    “Vade retro”, satanás! Que o capeta receba esse herege nas profundezas do fogo dos infernos e lá o mantenha “per omnia secula, seculorum, amém!” (alguém aí corrija meu latim de boteco). hehehehehehe

  • Walderez Simões disse:

    Agindo no intuito de proteger a vida, Dom Aldo entra em contradição quando, com as suas declarações tenta “matar uma vida”, prejudicando um candidato, induzindo erroneamente os fiéis e desrespeitando o sonho da liberdade de escolha do povo.

  • rubem disse:

    o que há com estes religiosos anti-Dilma????
    Dilma e LULA já se posicionaram contra o aborto, Serra é mais suspeito de ser pró- aborto do que Dilma, mesmo assim estes “coroneis da religião”, tanto na igreja católica como na evangélica, estão abraçando a bandeira serrista, é muito estranho???
    Com certeza não é seduzido pelo “projeto Serra para o Brasil”, pois Serra não tem nada de bom para o país, acredito que existe alguma “troca de favores” envolvido nesta história.

  • Renato* disse:

    Mais uma vez, a “Igreja Católica Mariana Romana” dando Seus palpites no cenário político da America latina.
    Não a Igreja, mas seus integrantes, que insistem em navegar nas mesmas caravelas desde 1500, catequizando e apoiando sistemas de governos, no mínimo, suspeitos.

  • Sérgio Cassieri. França/Piracicaba/SP disse:

    Não devemos julgar toda a Igreja Católica por fatos isolados, ou atitudes de algumas autoridades do clero sem caráter ou escrúpulo. Mas a cada dia que passa se torna mais difícil acreditar numa instituição que deveria ser a fonte de fé, esperança, transmissor das palavras sagradas e acima de tudo o exemplo da caridade e da harmonia entre as pessoas e os povos. Todo dia se vê uma notícia que vem na contra-mão do que deveria ser a sua doutrina. Isso só faz com que o povo já desgastado com tanta hipocrisia se afaste cada vez mais o convívio católico. Se não bastasse isso agora também está se tornando um partido político; onde o púlpito já se transformou em palanque. Basta dessa reliogiosidade Hipócrita. Hoje tenho comigo que a melhor igreja que existe está dentro de mim. Creio em Deus todo poderoso, mas não mais nos homens que se dizem representá-lo aqui na Terra.

  • Claudinete Sergipe disse:

    Infelizmente, estamos diante de uma Igreja que desmorona aos poucos, sem comando, lamentável. Eu sou católica, mas não posso deixar de enxergar a verdade. Primeiro esquece-se de purificar-se de atos indecorosos de alguns dos seus membros, como por exempo dos crimes de pedofilia e homossexualismo. Agora se mete na política pregando boatos e o conservadorismo dos anos 64. E O PAPA E A CNBB, ONDES ESTÃO?

    • Ronaldo disse:

      Temos que ver que este bispo é um mau exemplo , masexistem bons exemplos Se fosse um pastr, diriam que ele não representava a totalidade dos pastores, mas como é da ICAR… Veja o bom exemplo do cardeal do Rj, Dom Orani, um ótimo cardeal.

  • bergbrand disse:

    Temos que panfletar em frente às igrejas, principalmente após as missas, se quisermos reverter essa situação.

  • SérgioFerraz disse:

    Que vergonha ver este pessoal – que deveria estar na política partidária – usar o nome de Deus para difamar e fazer pregações ideológicas.
    São os falsos profetas, porque deveriam estar cuidando do conforto espiritual dos fiéis.

  • Holanda disse:

    Parece que o Papa está de olho no nosso pré-sal, para pagar as milhares de vultuosas indenizações nos EEUU e Europa das autoridades eclesiásticas envolvidas no abuso contra crianças.

  • Isaac disse:

    Convergindo com grande parte das mensagens acima elaboradas, não sinto estranheza quanto à postura do bispo em questão, haja vista os processos de asfixiamento e desmantelamento que o mesmo vem impondo às pastorais populares, como aprendeu muito bem com o seu guru, o famoso (no pior sentido) Dom José Cardoso, arcebispo emérito da Diocese de Olinda e Recife. Integrante da ala mais conservadora da Igreja, este desqualificado, que posa de intelectual, persegue os padres, religiosos/as e leigos/as que mantêm um compromisso político-social com as lutas, interesses e objetivos dos mais empobrecidos, aliando-se com o que há de pior na política paraibana, inclusive envolvendo-os nos grandes eventos da Arquidiocese da Paraíba. Sendo assim, o mesmo não tem moral e o mínimo de decência para merecer crédito de quem quer que seja, a não ser que comungue do mesmo prato.

  • Osmar disse:

    Os mesmos eleitores de serra 33% boa parte se incluem nos mais de 80% que reconhecem e aprovam o governo lula, nao sei porque nao votar em dilma,voces no fundo nao querem mudança,confessem a vida de voces melhorou ou nao? Voces acham que o serra vai continuar os programas do lula?Pensem, para nao se arrepeder depois, time que esta ganhando nao se mexe.Pensem.

  • Josy disse:

    concordo que a Igreja Católica teve e tem representantes que mancham a Instituição como nesse caso, entretanto PHA não concordo com a forma que você escolheu para escrever essa matéria de uma maneira tão “PIG” cheia de insinuações e generalizações… Como católica me senti ofendida não só pelas atitudes do Bispo, mas também pela sua falta de imparcialidade…

    P.S. Não sou partidária do PSDB, apenas manifesto minha indignação.

  • gil disse:

    Sinto vergonha de ser católica.

  • bpcf disse:

    Esse Dom Aldo é conhecidíssimo pela sua afinidade com a elite tucana aqui na PB.
    vejam um texto de um jornalista (anti-PIG) local:
    http://www.paraiba.com.br/joao-costa/a-demonizacao-ultimo-reduto-da-canalhice-brasilis.htm

  • josé carlos disse:

    certa vez ouvi o profético bispo dom mauro morelli pedir para que rezasse-mos pela verdadeira igreja de jesus cristo, por conta dos próximos pastores do povo de DEUS que estavam sendo indicados para substituir os governos da igreja(diocese) católica do brasil, vendo as atitudes desse dom aldo pagotto, agora entendo o porque do pedido deste grande BISPO E PROFETA agora emérito, paz e bem.

  • Isaias disse:

    Dom Aldo Pagotto tem sido a vergonha dos católcos paraibanos. Aonde passa deixa um rastro de incoerência e de decepção pelos seus posicionamentos extremados em prol banda podre da política que tanto mal causou ao País e à Paraíba. Com mais esse transloucado gesto acaba de se colocar na contra mão dos clamam por um País democrático e justo. Enquanto isso se omite frente à pedofilia existente nos porões da igreja.

  • ELMA GOBIRA disse:

    sou catolica e não posso pagar pelos erros de alguns padres,ao contrario do que estão dizendo nos catolicos estamos bem firmes na fé,acho horrível certos padres e bispos se envolver em politicas,não é a igreja catolica,somos muitos e não pagamos pelos pecados seja lá de quem for.ha outra coisa a pedofelia não esta so entre padres e bispos existem em outras religiões tambem.

  • Fátima Carozzi disse:

    A CNBB não vai se pronunciar, pois está do lado do PSDB/DEM, assim como os Malafaias da vida, que venderam a alma ao diabo. Até o término das eleições só falarão de aborto, homossexualismo, lesbianismo, o perigo do MST e, da suposta, ditadura de esquerda. No momento em que estiver configurada a volta da direita ao poder, (bater 3 vezes na madeira) eles voltarão a falar em Deus e em Jesus Cristo. Não falarão do risco do desemprego, do flagelo da fome, dos abusos contra os direitos civis e nem da exclusão, que levará, os que saíram da pobreza, ao encontro da miséria. Hoje pedem para não votar na Dilma, amanhã vão pedir para todos rezarem.

  • Damarco disse:

    Um bispo que não está com os pobres, é um bispo que perdeu a noção de seu ministério. Isto é o verdadeiro pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão.

    • Peterson Dias disse:

      É repugnante um Arcebispo, um menbro da igreja, criticar alguem, espalhando ODIO, só para defender um elemento desclassificado, vendilhão, como esse Santoserra, esse arcebispo deve ser escumungado pela igreja, esse facista nazista, sem escrupolo não pode estar na direção de uma igreja, esse é o exemplo que ele da aos fiéi.

  • DÉBORA disse:

    A igreja católica, juntamente com Serra estão lambendo uma rapadura para entregar o comando do Pré-sal como fez com todo nosso patrimônio ao capital privado internacional! ACORDEM!! FORA SERRA!!!

  • João Costa disse:

    Esse bispo era aqui de Fortaleza e sempre apoiou descaradamento o tucano Tasso Jereissati. O comportamento dele envergonha os católicos.

  • Francisco disse:

    Fé Cega

    Arcebispo, refere-se ao cargo administrativo e de chefia, ou seja, trata-se do “bispo chefe”. O arcebispo dom José Maria Pires, mineiro e negro, por isto o povo paraibano o chamava pelo apelido, dom Pelé, carinhosamente. Depois foi sucedido por outro arcebispo dom Cavalheras, também muito querido. Os dois aqui citados eram bispos da ala progressista da Igeja Católica. Continuam sendo lembrados e eram muito respeitados até pelas pessoas agnósticas, ou seja, aquelas que não adotavam uma religião específica.

    Finalmente, a infelicidade, veio do Ceará o atual arcebispo dom Aldo Pagotto, que muitos o chamam “dom Pagode”. Este é exatamente o inverso, completamente encaixado com o papa Bento XVI. Por isto que eu digo, “fé cega, faca amolada” !!!.

  • luiz mesquita disse:

    D.Aldo Pagotto, foi bispo de Sobral , terra de Ciro Gomes. Esse o Ciro conhece a fundo.

  • Horridus Bendegó disse:

    Hummm… Aldo Pagotto…
    Esse nome não me é estranho…
    Deixa eu buscar na memória alguns fatos do passado aqui da região de Ribeirão Preto/SP
    Será que é o mesmo Aldo Pagotto, ex-vigário da paróquia de Ipuã?

  • Eduardo Viveiros disse:

    Esse bispo tem sotaque do sul. Deve odiar nordestino. E odeia o povo, em geral. Mente, distorce e se promove em cima dos jornais do sul-sudeste. Deve voltar para casa. De onde nunca deveria ter saído. Não para fazer uma coisa dessas. “Pai, perdoa-lhes porque sabem o que fazem.” Assim Karl Kraus fustigou o cinismo.

  • JONAS PO disse:

    religião e estado tem que ficar sepado, DILMA é catolica LULA É catolico… eu sou evangeligo sou lulista .. religião é separado sou evangélico da CCB essa igreja é separado da política , NAO SE FALA NO PULPITO VAVOR OU CONTRA A CANDIDATOS ,JÁMAIS FAZ PROPAGANDA

  • Domingos disse:

    Sou de família católica, mas não vou à missas, prefiro contribuir para melhorar a vida das pessoas de outra forma. Todos os dias a Igreja Católica perde fieis, agora ela quer se transformar em partido político, e pior, contra o povo brasileiro.

  • Ely Elson Gomes Leão disse:

    Queridos internautas, é por estas e outras que tomei minha decisão. Fui até a igreja que frequentei por anos e falei ao padre: A partir de hoje, quero que tirem meu nome da relação de fiel e colaborador da igreja católica. Vou continuar fiel a Deus e Nossa Senhora Aparecida. Farei minhas orações em casa. A Igreja a qual o senhor dirige, não está mais cumprindo no meu entender os fundamentos pelos quais eu imaginava pertinentes. É inaceitável que uma igreja que recebe pessoas de todas as raças tenha que ouvir tanta palavra insanas e se coloque ao lado deste ou daquele partido ou candidato político. A CNBB, por sua vez não se pronucia de forma a resolver estas aberrações perante o seu rebanho. Não é por acaso que muitos adeptos estão migrando para outras religiões.

    • João Francisco disse:

      Concordo plenamente contigo Ely e estou a pensar em fazer a mesmo e só voltar à igreja no dia em que a CNBB tomar providências! Na china é repugnante constatar que partido político interfere na Igreja; aqui, a igreja é quem interfere na política mas é igualmente repugnante. Seria bom que a CNBB trocasse de sigla PPBB – Partido Político dos Bispos do Brasil!

      • Ronaldo disse:

        repito: Eu sou contra esta ala da igreja, mas os evangelicos são laicos? Está cheio de pastor deputado. Nenhuma instituição é perfeita. Quem não lembra dos pastores apoiando o Collor

    • Ronaldo disse:

      Eu sou contra esta ala da igreja, mas os evangelicos são laicos? está cheio de pastor deputado.

  • Marcely disse:

    Diante de todos os acontecimentos envolvendo a igreja católica e a campanha presidencial, penso porque esses bispos e padres q vem a público “dizer” qual candidato é o “melhor” não de fato se preocupam em cuidar de suas comunidades ou dioceses,será que eles realmente conhecem a realidade de suas comunidades, sabem quais são suas reais necessidades e lhe dedicam tamanha disponibilidade e empenho como fazem ao defender um candidato.

  • luiz mesquita disse:

    ÈPOCA já fez uma dedenuncia contra D Aldo. Foi num caso de denuncia de abuso sexual de um padre e ele quis encobrir

    http://epoca.globo.com/edic/205/brasil6a.htm

  • Elizabeth disse:

    Que Deus nos livre desta gentalha, mentirosos, hipócritas……vitória de Dilma para presidente no 2º turno

  • luiz mesquita disse:

    vejam esse blog de um radialista de sobral. leiam os comentarios

    http://beneditosfernandes.blogspot.com/2010/04/ex-bispo-de-sobral-dom-aldo-pagoto-e.html

  • Azevedo disse:

    Faziam parte do revolver do PSDB várias balas de prata. Uma delas era a articulação da OPUS DEI com a Igreja conservadora,na figura de alguns bispos tucanos, padre Marcelo Rossi e outros religiosos atrasados, no sentido de divulgar a nota de 3 bispos da regional I como se fosse de toda CNBB. Esse fato aconteceu de quinta a domingo. A nota foi lida nas igrejas carismáticas e até na Canção Nova. As outras balas já sabemos: e-mails falsos; Marina e setores evangélicos; boataria geral e o PIG.

  • luiz mesquita disse:

    Aqui no Ceará ele era o padre do Tasso. Tudo era com ele.

  • Vivian Agnoletto disse:

    A Igreja Católica perde fiéis a olhos vistos,devido a esse comportamento.Esta ala conservadora,outrora apoiadora da Inquisição,já promoveu atos hediondos.
    Jesus,se vivo,sentiria vergonha de ter seu nome pronunciado por alguns que juram falar em seu nome.
    CNBB,atenção!O povo está mais esclarecido,ou a igreja se alinha aos anseios e necessidades populares ou ficará deserta.
    Acho que nenhuma pessoa vai à igreja paara ouvir sobre as preferências do padre.Vai para encontrar paz.Não faça a guerra,I.C.,não estamos mais em 1964 e nós não ficaremos parados,como naquela ocasião.
    A César o que é de César,lembram?

  • alexandre martins disse:

    Esse não é o Gabeira disfarçado de padre?

  • José Tadeu disse:

    Caro PHA;

    O Zé Hipócrita colocou em seu programa de governoa a Descriminalização da Pedofilia. E o dom pagoto (passivo) se animou excessivamente. Por que será em????????

    abraços

    José Tadeu

  • Telma disse:

    A Igreja é humana e, portanto, santa e pecadora. É devido a essa condição que há sérios aquívocos que comprometem seriamente a sua missão salvífica no mundo.É ela o corpo místico de Cristo. E como o próprio Cristo flagelado sofre por aqueles que olvidam a opção preferencial pelos pobres. É em momentos assim que os fiéis católicos devem fortalecer a fé, a esperança e a caridade, para que essa Igreja, que é a verdadeira se mantenha firme, seja purificada. Lembremos de São Francisco de Assis, que mesmo diante da corrupção respeitou a autoridade da Igreja,não a renegou e se fez como o Cristo. Aqueles que se afastam da Igreja perdem uma excelente oportunidade de contribuir para sua purificação e evitar a disseminação de idéias nocivas de um pensamento religioso hipócrita e fundamentalista.

  • O Pde. da Canção nova através de seus fiéis continuam mandando e mail,s falsos.
    Se a CNBB não toma atitude alguma, cabe a justiça deste País. Cade a PF, MP que tem se investido de paladini da moral., Cade TSE e outros.
    Isto aqui é uma republica de banana?

  • Zé Povinho disse:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-polemico-arcebispo-de-joao-pessoa

    O polêmico arcebispo de João Pessoa
    Enviado por luisnassif, seg, 11/10/2010 – 20:30
    Por JB Costa

    Nassif,

    O hoje Arcebispo de João Pessoa Aldo Pagotto já esteve envolvido em denúncias de coação de testemunhas para evitar indiciamento de um frade da sua freguesia por pedofilia, caso ocorrido na pequena Santana do Acaráu, aqui no Ceará. Lembro-me bem que a repercussão foi bombástica por ele ser um alto prelado da Igreja, como também pela sua amizade estreita com o então todo-poderoso Tasso Jereissati.

    Obviamente que trata-se de uma denúncia e que só a Justiça poderá decidir sobre sua culpabilidade ou não.

    De resto, ele é um sacerdote polêmico, aliás sempre foi, pelas suas posições políticas conservadoras extremadas e sempre estar de bem com o Poder.

    Aqui mais informações:

    http://www.obeabadosertao.com.br/v3/coluna_exibe.php?col3=id&col4=2441&col1=ce_colunista&col2=15

  • Marcos Fábio Oliveira Bentes disse:

    É preciso ser dito que este SENHOR ai foi CHUTADO daqui do Ceará depois de PROTEGER padres pedófilos hierarquivamente abaixo dele bem como AMEAÇAR testemunhas do caso.

    Pagoto, quem não te conhece que te compre!

    Quem acha que eu sou “doido” procure nos sites de BUSCA mais detalhes!!

    • Peterson Dias disse:

      Não é atoa que a igreja católica esta perdendo, seus fiéis para outras seitas,, esse padres arcebispos, se acham acima da lei, da moral dos bons costumes, isso não é de agora é desde a idade media que essa gente se mete em politica desde da epoca dos reis, eles eram o poder, agora quem novamente interferir na politica, os maiores assassinos da hitória da humanidade verdadeiros genocidas, uma podridão ´so, agora se junta ao Santoserra, o poder do mau esta tentando voltar, mas o povo não vai dixar.

  • esse era o bispo de tasso jereissat no ce.
    Detesta Póbre.

    • Peterson Dias disse:

      Dr. Rui Barbosa de mente majestosa ação mediculosa para mim foi criminosa, fogo nos documentos, fogo em toda prova, fogo na minha vida, fogo na minha hitória. Devastaram o império, saquearam o minério.Era a peste branca, apoiada pelo clero. so uma parte, para demonstrar que o clero usa o nome de Deus, para cometer seus crimes, verdadeuros demonios, vendidos, a essa politica PSDBista exdrucha, sem moral anti éticos, desprovidos de carater, esse arcebispo, já aprontou as suas, aki na região de São José do Rio Preto, safado hipocrita.

  • Everbrito disse:

    A Igreja deve deixar os interesses da elite para os capitalistas neoliberais, ou acabará caindo no descrédito dos fiéis, que poderão desiludidos, abandonarem os templos.

    A missão da Igreja é preservar e ensinar os mandamentos de DEUS. Os neoliberais possuem seus próprios mandamentos, que são contrários a tudo que a Igreja tem ensinado.
    O livro de regra e fé cristã, ensina assim:
    (Lucas 18:25):
    “Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”

    (1 Timóteo 6:10)
    Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

    Será que a Igreja mudará a Bíblia Sagrada para atender ao capitalismo neoliberal? Certamente que não, pois ainda existem pessoas sérias na Igreja, como os que assinaram o documento desta matéria. Parabéns aos que defendem a verdade. Os que pactuam com a desigualdade social estão contrários à fé da Igreja, pois o sol nasce para todos, pobres e ricos.

    Eis alguns dos mandamentos dos neoliberais:
    http://www.youtube.com/watch?v=X0cVrcwXtCE

  • Jeane Torres disse:

    Sou católica. Mas chega dessa hipocrisia.A igreja devia cuidar da pedofilia que graça dentro das sacristias.Me poupem!

    • Peterson Dias disse:

      fico revoltado com comportamento desses inquisitores da elite, a inquisição romana ou Congregação da Sagra. romana e universal inquisição do Santo Ofício existiu aqui no Brasil de 1542 a 1965. lego engano ainda existe atraves de Dom Alto, que acha que tem poder de julgar e condenar, quem bem ele eleja para isso, em deterimento da Elite, essa gente só espalhou miséria, saques com a desculpa de confisco, por isso que a igreja católica i a mais rica, de tanto se apoderar de terras ouro, desimando vidas em nome do Santo ofício, esse padreco tem que calar a boca. Santo Serra e esse Arcebispo, instauraram um tribunal e já condenaram a Dilma, agora querem saquear a conciencia do povo, mas nem com as fogueira da santa inquisisão vão conseguir, so conseguirão espalhar ODIO. nisso eles Digo Arcebispo e Santoserra são bons.

  • gilda starling disse:

    uai gente, isso aí é um padre? um representante da igreja catolica? Não creio, isso ai, é um ser humano sem moral o demonio trqanvestido de padre. Sai de retro satanaz,cruz credo, mangalô tres vezes.

  • gilda starling disse:

    uai gente, isso aí e padre?
    Nenão, isso aí e o demo transvestido com uma cara de huimano. Sai de retro satanas, cruz credo mangalô tres vezes

  • O Bispo D. Aldo da Paraiba deve ser urgentemente expulso do Estado para não causar mais prejuizos morais além dos que já causou não só ao Estado da Paraiba, mas como a todo o Brasil, mesmo porque o bom povo paraibano não merece dirigindo a sua fé, um demonio como ele.

  • José Bertotti disse:

    Este que se diz “bispo” é um daqueles que Jesus expulsou do templo a chibatadas por fazer comércio na casa de Deus

  • Carlos Marques disse:

    Parabéns aos signatários do documento, notadamente a Alder Júlio Ferreira Callado, pernambucano da gema, que conheci no final dos anos 60, em Santa Maria-RS, junto com seu colega José de Arimatéia Veras. Naquela época, bem jovem, já mostrava ser um grande humanista e um grande cristão, preocupado com os menos favorecidos de nossa sociedade. O bispo Aldo Pagotto parece ser preocupado e ocupado com os interesses dos privilegiados.

  • Ribanar Alves disse:

    PHA esse patife trasvertido de religioso não passa de um puxa saco de ricos,ele foi arcebisto de Sobral no Ceará e fazia suas cachorradas aqui tb.Ele é um baba ovo do famigerado Tasso Ribeiro que graças a Deus o povo deu-lhe um chute no traseiro,e já não era sem tempo.Esse sujeiro tal de pagoto saiu de Sobral pelos fundos pois fez ama canalhice que amanhã vou relatar aqui.Esse doente mental foi tb um dos que foram contra a transposição do São Francisco por orientação do tal Senador.

    • aurimar disse:

      Ribamar concordo plenamente com suas palavras.
      Sou de Sobral e sei que a população de Sobral/Ce deu graças a Deus quando essa coisa foi embora daqui.
      Como a igreja pode aceitar um sujeito que tem pavor a pobre?
      Este tipo de gente é que acaba a igreja católica.
      É por essas e outras que o numero de fieis tem reduzido.

  • Antonio disse:

    Essa coisa não é bispo, é cisco. Depois vem o papa pedir mais empenho dos religiosos para não perder fiéis para as igrejas prostestantes…
    Ô CNBB , vamos varrer este sisco urgente!

  • Jansen disse:

    Quando este padreco morava em Sobral, a terra dos Gomes, não passava de um lambe botas de Tasso Jereissati. Ele sempre gosto de aparecer para as elites como intelectual, o tipo de puxa-saco que suberte a doutriba social da igreja para cair nas graças dos poderosos.

  • Luis disse:

    Não vi assinatura de uma autoridade da Igreja Católica no abaixo assinado. É mêdo? É alienação? Só leigos assinando o documento, a igreja católica, como empresa que é, não levará em conta.

    • Luis, a Igreja católica nas últimas décadas tem se afundado em sua própria sepultura moral principalmente no que diz respeito à pedofilia, mas é óbvio que a Igreja possui em seu quadro pessoas altamente dígnas que merecem todo respeito e crédito de todos nós, mas o que não deve e ficar omissa diante de fatos como esses dos últimos dias que envolve inclusive a CNBB, até então intocável.

  • daniel nobre disse:

    PHA,
    Eles apagaram do site da CEBI. Este povo ridículo vai direto pro inferno.

  • Antônio Gomes Guerreiro disse:

    Caro PHA

    O arcebispo Pagotto é conhecido como o arcebispo das elites e do PSDB. Quando Cicero Lucena, senador e coordenador da campanha de Serra no Nordeste foi preso pela polícia federal, por suspeita de crimes contra a administração pública, quem foi prestar solidariedade o arcebispo Pagotto, todavia quando zé da silva, foi preso por furtar galinha, ele não apareceu no presídio. Quando o ex-governador Cássio do PSDB, foi cassado pelo TRE-PB, com sentença confirmada no TSE, quem foi prestar solidariedade, foi o Dom Pagotto. Quando o Srl Cássio, teve o seu registro cassado pelo TRE-PB, e depência ainda no TSE e STF, quem saiu eu seu socorro, o Dom Pagotto, arcebispo das elites. Ou seja, não me espanta ele ir fazer campanha para Serra, ele só fez o que todo militante do PSDB faz, ou seja, tentar salvar o Zé baixaria, com base no ódio e no preconceito. Sou católico, mas não sigo as orientações de Dom Aldo, que segue a linha da opção preferência pelas elites. Abraços. Antônio Gomes Guerreiro. João Pessoa-PB.

  • Rodrigo disse:

    Sou de João Pessoa e conheço esse Bispo. É um filhote do coronelismo!!

  • Paulo Anchieta Florentino da Cunha disse:

    Desde que chegou à Paraíba, Dom Aldo se alinhou ao que de pior existe na política paraibana. Os exemplos são o senador Cícero Lucena que é investigado pela polícia federal na Operação Confraria; Cássio Cunha Lima, governador cassado e aguardando votação do TSE para saber se será senador ou não. Além destas companhias “proféticas”, Dom Aldo faz um trabalho de sufocamento das instâncias locais que ousem levantar a voz contra sua postura elitista, criminalizadora dos movimentos sociais e populares. Se o pessoal do Setor Juventude da Arquidiocese da Paraíba comentar as atitudes “democráticas” deste “pastor” veremos quem age como ditador! Está na hora da CNBB puxar a orelha deste senhor, do contrário será o nome da entidade que cairá em descrédito.

  • monge scéptico disse:

    uma das maiores desgraças que pode ocorrer a quem é reli-
    -gioso, é ver-se ante blasfemos e, abster-se de protestar.
    por receio, não sem fundamentos, de contestar o falacioso,
    po medo de sofrer discriminações etc pela ” sociedade” reli-
    -giosa. O blasfemo sabe disso e disso tira proveito, para
    atacar injustamente, a construção de uma sociedade mais
    igualitària e justa.Não tenho tais vínculos mas, me absten-
    -ho de comentar acidamente sobre esses fatos, respeitan-
    -do os limites impostos pelo blog. A realidade é; que as re-
    -ligiões são retrógradas e, não tem nenhum amor pelo pró-
    -ximo como pregam hipocritamente. IMPRESSIONANTE!!

  • jbmartins disse:

    Acho que uma campanha de esclarecimento seria muito bom, eu mandei email para estas entidades explicando e pedindo para observarem que estão condenando em base de boatos.

  • Prezado Paulo Henrique,

    Acho improvável que o Vaticano e o Nuncio Apostólico se pronunciem. Dom Aldo Pagoto foi cuidadosamente enviado para a Arquidiocese na qual esteve a frente por 30 anos Dom José Maria Pires que fui substituído por Dom Marcelo Carvelheira, dois destacados defensores dos direitos humanos e justiça social. Tão logo chegou tratou de desarticular pastorais sociais, o setor juventude, o Grito dos Excluídos.

    Espero que ao menos a CNBB se pronuncie, até porque não é de agora que Dom Aldo ignora os documentos e deliberações da Conferência da qual infelizmente faz parte.

  • Jacó Albuquerque disse:

    D. Aldo quando bispo em Sobral, cidade de Ciro Gomes, foi expulso por incompatibilidade com as doutrinas de Jesus Cristo. Coitado do povo da paraiba!

  • Destarte disse:

    Deus Pai, Todo Poderoso, livrai-nos do Holofernes da atualidade que é representado pelo José Serra. Tenha, Deus Poderoso, piedade de seus mais pobrezinhos, livrando-nos do mal representado pelo Holofernes da atualdade.
    Livrai o Teu Povo da ignorância e nos permita continuar a progredir nesta boa Terra que nos reservaste, o Brasil. Bondoso Criador, continuai a abençoar o povo do Brasil através dos homens e mulheres que Vós escolhestes para nos representar bem. Abençoa, Querido Deus, a Dilma Roussef para que ela possa chegar à presidência da República Federativa do Brasil e, assim, conduzir o povo brasileiro para o sucesso, a paz e o amor.

  • sergio antonio bortolini disse:

    Meu caro PHA, por favor acompanha, cobra da CNBB e divulga o que eles farão. Sou católico mas não respeito a quem desrespeita. A CNBB que se explique. Os pobres são a prioridade. A Opus Dei não. Largo minha religião se ela se mostrar indigna. Posso amar meus semelhantes sem precisar do jugo da CNBB.

    • Siqueira disse:

      Concordo em gênero, número e grau. Ora, a Igreja não vê os 27 milhões de pessoas que saíram da trágica pobreza? Quer que elas voltem a comer palma, como vimos várias vezes em programas de TV? Onde fica o “dai-lhes vós mesmos de comer?”. O opção pelos pobres é mero farisaísmo? Tendo também a praticar o evangelho fora do catolicismo. Vencer o Serra e o DEM é simples. Com a coligação PSDB-DEM-PIG e CNBB fica mais difícil……

    • valéria disse:

      Meu caro,

      Como católico devia saber que a CNBB não é um órgão a que os bispos estão subordinados, portanto ela nada pode fazer contra esse ou aquele bispo que não age de acordo com a missão que recebeu de Cristo, através da Igreja. Pode, sim, manifestar-se através de documentos esclarecendo as posições da Igreja, sua doutrina, mas de maneira geral, como tem feito. Também pode cobrar explicações, exigir atitudes de governos, de instituições ou pessoas, mas como uma instituição leiga qualquer. Os bispos são autônomos, por isso não cobre da CNBB o que ela não pode fazer. Os movimentos da diocese é que devem agir, esclarecendo o povo.

      • João Francisco disse:

        Ora, pergunta-se: a CNBB não pode pedir ao PAPA que mande este indivíduo para fora do País? Pode deixá-lo como bispo, mas sem uma diocese, como acontece com os Bispos auxiliares, não pode? Alguma atitude deve ser tomada, senão, peca por omissão, tal como aconteceu com a pedofilia no passado e o preço que está a ser pago hoje é bastante alto. O melhor a fazer seria os fiéis pararem de dar as contribuições ( dízimos, doações, etc….). Elimine-o por inanição!

    • Ronaldo disse:

      Caramba, novamente tenho que enviar uma mensagem dizendo a mesma coisa: vou a missa e não e envolvo na posição politica da igreja. Voto na Dilma e digo mais: na minha paróqua aqui no Rj os padres são mais favoráveisao Lula, e aí, ninguém fala nada? Aqui no RJ os pastores em geral estão tendendo a voitar no Serra, e aí, PHA?

    • Ronaldo disse:

      Sergio, você não viu o que a CNBB escreveu sobre o setor que pregou o voto no Serra? la escreveu que o fiel deve votatr conforme a sua concência e pronto. Igreja e religião tem seu ladopolitico e social, mas o lado mistico e espiritual e o principal, por exemplo, eu acredito na vida aós a morte independente de padre ou pastor, senão na verdade eu nao teria religião, eu seria um politico somente.

  • Maria Cecilia Louzada disse:

    Não conheço D. Aldo mas, ainda que seja verdade tudo quanto foi dito a seu respeito, gostaria de lembrar que a Igreja Católica é feita também de: Dom Hélder, Zilda Arns, Irmâ Dulce, Madre Tereza de Calcutá e outros tantos que honram esta instituição bi-milenar. Sou católica assim como toda a minha família e sempre votamos no PT. Continuarei católica a despeito de tudo quanto reconheço errado na Igreja, que é feita de homens, não só de santos, pois tenho fé em Cristo e não nesta ou naquela pessoa.

    • João Francisco disse:

      Se a sua análise estiver correta e se a aplicarmos ao Congresso Nacional, não devemos punir os maus políticos em consideração aos bons políticos. Quem é bom e faz o seu papel bem, parabéns deve ser enaltecido; os maus, punidos! Fim! Senão, o próprio Judas ( traidor ) deveria ter sido poupado, pois foi a ovelha mais negra dentre os doze; foi punido! Paz e bem!

  • Zé Povinho disse:

    http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/noticias/espalhe-a-verdade-para-eleger-dilma13-presidente

    Combater a ação difamatória contra #Dilma13 é parte estratégica da nossa campanha neste segundo turno. Juntos, vamos fazer a verdade prevalecer e desfazer cada uma das calúnias que circulam por aí.

    Se você receber mentiras sobre a Dilma na web ou nas ruas, encaminhe para os e-mails espalheaverdade@dilmanarede.com.br e danyelle@btadvogados.com.br. Esse novo canal de comunicação tem o objetivo de agilizar a nossa militância on-line a esclarecer os fatos.

    Como você sabe, nossa candidata tem sido atacada sistematicamente por uma campanha mentirosa. Mas nós acreditamos que a boa luta se faz com verdades. Em respeito ao povo brasileiro, manteremos o debate no nível elevado que praticamos até aqui.

    Até o dia 31 de outubro, nossa militância adquire um papel mais importante do que nunca. Converse e divulgue esses endereços para seus amigos. Espalhando a verdade iremos eleger #Dilma13 a primeira mulher presidente do Brasil.

  • Abraão Tiago disse:

    A Igreja Católica não apóia Serra, assim como também os Evangélicos não apóiam.
    Em verdade, o que há é uma minoria de líderes (padres e pastores) que, quando criticam infundadamente Dilma, auxiliados pela tropa de José Serra que atua no submundo da política, ocorre uma propagação dessas ideias que, repito, não podem jamais ser atribuídas às Igrejas. O problema é que, apesar do jogo sujo em querer se aproveitar da boa-fé dos fiéis, esses líderes religiosos não são punidos, e é aí onde está o problema.

  • Maria disse:

    PH, agora também já sabemos porque Serra apelou para o “fundamentalismo religioso” ( e assim mesmo nas trevas do anonimato). Para ter o que ele não tem: o entusiamo e a confiança dos seus eleitores (a massa cheirosa só vai para as ruas para dizer que “ufa, cansei!”). Não faz comício porque não tem povo, mas pode ser que vá à procissão do Pará, assim ele pega uma carona com a multidão de Nsa. Senhora do Círio de Nazaré. Nunca tinha visto um papagaio de povo, antes só tinha de pirata ou de político, lembra?

  • Valter disse:

    E aquele da greve de fome(desvio do rio São Francisco) não falou nada ainda?

  • morais disse:

    Alguns líderes da igreja católica está fazendo vergonha a seus fiéis, é claro que é dever deles orientar os seus discípulos, mas orientá-los a tomar a decisão certa, não pode defender um candidato e atacar o outro sem dar a este o direito de defesa, istonão é a inquisição.
    Acho realmente que o povo que se sentir insatisfeito com os líderes religiosos que tem partido político declarado e querem usar a igreja para fazer campanha tem claramente que se manifestar e até afastar estes péssimos líderes.

  • Zé Brasil disse:

    Prezado Jornalista Amorim,

    Como católico envergonho-me profundamente com a atitude deste senhor que ao adotar tal atitude desce do púlpito e vem para a beira do meio-fio, abdicando de sua condição de Sacerdote.

    A recuperação da Democracia em nosso País nos custou sangue,suor e muito sofrimento. Foi um resgate penoso de um ato insano perpretrado pela elite golpista e seus os padrecos de passeatas, dentre outros.
    Não procurem chifres em cabeças de cavalo.
    Não passarão jamais!
    É por estas e por outras que nossas igrejas católicas vêem a cada dia que passa o número de fiéis minguarem. Parabéns por seu desserviço.

    • sergio antonio bortolini disse:

      Não adianta nos envergonharmos.
      Por favor, lê o meu comentário.
      Se o bispo da Paraíba, não respeita a CNBB, se a CNBB não desautoriza este bispo, porque eu teria que assumir a vergonha de dar suporte a duas fraudes?
      Porque eu devo me submeter ao erro?
      Cristo expulsou os vendilhões no templo….
      Credo não se impõe. Se testemunha, para evangelizar.
      Porque a CNBB não se posiciona contrária as fábricas de armas? Alguém tem alguma dúvida para o que elas servem?
      Se a CNBB não se impor….lamento o tempo que perdi, mas estou largando.
      O meu amor ao próximo não precisa da CNBB para existir.
      Cristo me pede apenas isto.

  • Gláucio carioca no MPU, brigando em Brasília. disse:

    Acorda povo católico!
    Bem, sem querer ser metido, eu já estou com a vida ganha, tenho um excelente emprego e alguns imóveis comprados durante o governo Lula. Agora se vocês querem voltar a um passado bem recente do qual jamais me esquecerei em que um salário mínimo só comprava 10 sacos de cimento, ao tempo em que um carro 1000 custava 105 salários votem no PSDB.
    O que tenho dará para suportar 4 anos, se for o caso.
    Espero que reflitam quando seus filhos entrarem na universidade através do Prouni ou quando sentarem numa poltrona de avião. Aos servidores públicos que entraram recentemente: na época do ESTADO FHC MÍNIMO não tinha concurso não tá? E MUITO MENOS AUMENTO DE SALÁRIO.

  • Paschal disse:

    Quando assisti ao vídeo e li o manifesto de entidades e pessoas sérias contra o tal Arcebispo, pensei: aí tem.

    Pois bastou uma pesquisa simples e rápida no Wikipedia para conhecer esse Aldo Pagotto e sua “insenção”.

    Durante o processo de cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) em fevereiro de 2009, manifestou seu apoio ao governador;

    Em março de 2009, causou revolta em diversas entidades e movimentos sociais por ter suspendido a ordem sacerdotal do Pe. Luiz Couto, deputado pelo PT, que foi relator das CPIs que investigaram o narcotráfico, o crime organizado e a pedofilia.

  • sergio disse:

    Esta gravaçao tem de ir ao VATICANO ….

  • Luciene disse:

    Minha mãe reclçamava que só tinha propaganda de Serra. Há pouco, antes de iniciar o jogo do Brasil pela Globo constatei que era procedente sua reclamação. Foram três propaganda seguidas de Serra e apenas uma de Dilma. Detalhe: a de Dilma no meio de duas de Serra, e a de Dilma com o som muito baixo. Está havendo maracutaia na exibição das propagandas! Fiquemos de olho!!!!!!

  • laura-bh-mg disse:

    É por essas e por outras que a Igreja Católica vem perdendo adeptos. Resolveu aprovar os torturadores? O Primeiro Turno foi a nova tortura na vida de Dilma. Os encarregados foram os DEMOTUCANOS, com as bençãos do Padre Marcelo e do PIG.

  • Abraão Tiago disse:

    A igreja de há muito vem precisando rever seus conceitos.
    Enquanto que alguns poucos líderes religiosos propagam ensinamentos que vão de encontro à fé cristã e não são punidos por isso, a igreja achou por bem punir um dos maiores – senão o maior – expoentes da luta pelas causas sociais que o mundo tem, o grande teólogo Leonardo Boff.
    Realmente não dá para aceitar.

    • valéria disse:

      Você conhece muito pouco da Igreja católica, pois o Leonardo Boff passa longe como expoente das lutas sociais da Igreja, eis alguns nomes dos verdadeiros católicos e ligados às lutas sociais: D. Helder Câmara, D. Aloisio Lorsheider, D. Paulo Evaristo Arns, D. Zilda Arns, D. Oscar Romero, Madre Teresa de Calcutar, D. Pedro Casadáglia, D. Erwin Krautler, entre muitos outros.

  • maria nadie rodrigues disse:

    Pressinto que após estas eleições será grande o número de fieis católicos migrando para outras igrejas, se não se resolverem a desistir de todas, permanecendo com suas crenças solitariamente.
    Como católica, estou indignada. Sou das que não mudam de igreja, mas que pode se assumir sozinha, no seu quarto, na hora de falar com Deus, seguindo o que já aprendi através do Evangelho.
    Foi aqui neste Blog que soube que Dilma terá uns minutos de resposta na Canção Nova, em razão do sermão imundo daquele padre José Augusto. Ele dizia: ‘podem me prender, podem me bater, podem fazer o que quiser…’ Mas, não apanhara, nem será preso literalmente, apenas acho que ele promoveu um debate escandaloso, indigno da igreja que a maioria do brasileiro abraça.

    • Ronaldo disse:

      Por que um mau padre, para voces, macula todos? na minha paróquia os padres são pró-Lula, lógico que fora do pulpito, em conversas partculares. ô mente fraca…. Quem não se lembra que o Lula oi chamado de demo pelo Bispo Macedo e depois por conveniencia mudou de lado.Ora se o Serra ganhar, dará outra guinada e será Serra, ou voces são inocentes a ponto de achar que isto ão irá acontecer? e o malafaia?

  • ivani disse:

    Paulo, além desse tal bispo tem o padre José Augusto da Canção Nova falando mal da Dilma para os fiéis e pedindo assim votos para o Serra.
    Por indignação, mandei hoje um e-mail para a tal Canção Nova repudiando a atitude do referido padre e perguntando a eles se sabem do verdadeiro caráter do Serra.
    Isso depõe contra a igreja católica e depois eles se ressentem em perder fiéis.

  • pedro filho disse:

    esse cara já foi bispo na cidade de Sobral (CE), é um palhaço (no sentido ruim), tremendo reacionário!

  • Celso Augusto disse:

    Observem este site e percebam a indijência mental do Catolicismo de extrema direita.
    http://www.rainhamaria.com.br

  • Paulo Cesar Lima disse:

    Triste fim da Igreja Católica, depois dos escândalos dos padres homossexuais, agora vira golpista política.

  • Angelo disse:

    Uma lástima este tipo de comportamento, a igreja sempre foi contra o que Dom Aldo Pagotto defendeu, ora, até isto querem proibir? Depois o exagero vem do bispo… Para quem crê, Deus está observando tudo, para quem não compactua com esta fé, vai ficar falando coisas vazias. Quem quer ser enrolado, continue assim, ABAIXO DILMA, ABAIXO O PT E VIVA A DEMOCRACIA!

    • Eduardo disse:

      Caro Ângelo,
      Muito interessante sua visão de Democracia. Já parou para pensar porque este padre e o outro da canção nova atacaram a Dilma e o PT? Penso que, se eles atacam a Dilma por ela defender a descriminalização do aborto, pois acreditam e eu também, que a vida deve ser defendida, eles deveriam durante suas declarações, lembrarem aos fiéis, ávidos por uma opinião de pessoas com alta credibilidade, dizer que o José $erra quando ministro da saúde, legalizou o aborto em algumas circunstâncias (estupro, etc.), ou a igreja agora aceita o aborto nestes casos? Tenho certeza que não. Desta forma, tudo indica que há interesses obscuros na eleição.

      Sou católico e votarei na Dilma.

      Dilma Neles.

  • Wilhelm disse:

    Jesus Disse:

    “Cuidado com os falsos profetas, com os hipócritas que rezam alto”.

  • J.Castro disse:

    Ainda bem que o povo do Ceara livrou-se dessa desgraça. Ele agora apronta em conluio com o PSDB, ao qual sempre pertenceu.

  • Pedro Gambarra Filho disse:

    PHA, eu estou envergonha de ser católico, não vou mais a igreja nem eu e nem minha família. essa coisa veio de São Paulo desmoralizar a Paraiba.

    • Maria da Glória disse:

      Irmão: A Igreja é de Cristo e de seus filhos. Não é um Bispo – falível mortal – que vai lhe afastar se você tiver fé de verdade.

    • Ronaldo disse:

      Você vai a igreja por causa d bispo? O mente fraca… Ignore ele e vivencie a missa, ou voce vivencia as pessoas em lugar do espiritual?

  • Andre Vieira disse:

    São essas e outras que nos fazem recordar o lado mais obscuro da igreja católico, aquele que promoveu a Santa Inquisição, que ajudou a manter os escravos cativos no Brasil e que ajudou a realizar o golpe de Estado em 1964 e a implantar a ditadura.
    É o lado podre da igreja católica, aquele que faz distanciar qualquer um que tem um pingo de lucidez.
    As ações insuficientes da CNBB para conter os arroubos desses padres demonstram que há muita conivência.
    Se Serra ganhar as eleições, nunca mais piso os pés em uma igreja católica.

    • Ronaldo disse:

      De novo, tem padre de esquerda e direita. isto sempre terá. Você vai a missa por causa do padre ou de Deus? falta de ´personalidade. Repito pela miesima vez: onde vou, os padres são pró-Lula

  • Antonio Gueiros disse:

    É impressionante como esse senhor busca os holofotes. E sempre que tenta chamar atenção é com abordagens obscurantistas, antidemocráticas e ultraconservadoras. A primeira vez que o vi foi no III Encontro dos Bispos do Nordeste, em Campina Grande/PB, no ano de 2006. Após uma palestra muito reacionária e modorrenta, para dizer o menos, abriu-se, como de praxe, para as intervenções do público. As duas primeiras pessoas a falar o criticaram frontalmente. Ele ficou indignado, não respondeu e encerrou as perguntas, apesar de estarem inscritas mais de dez pessoas para as intervenções. O público não aceitou, começou a vaiar e insistiu para que fossem asseguradas as inscrições. Cortaram o som, o bispo ficou possesso e se retirou. A brilhante participação deste senhor quase comprometeu a realização do encontro.

  • Lau Cariri disse:

    Pelo amor de Deus! Esse homem já tá aí?

    Pela caridade, esse cara é ridicularizado aqui na Paraíba. Quando Cássio Cunha Lima, ex-governador do PSDB-PB, foi cassado por compra de votos e mais meia-dúzia de ruindades, esse Dom Aldo, revoltado com a decisão do TSE, foi a público defender (pasmem!) o fechamento das fronteiras da Paraíba com os outros Estados.

    http://blogtiaolucena.blogspot.com/2008_11_16_archive.html

    Dom Aldo Pagotto é o típico padre capelão das Casas-Grandes dos Cunha Lima na Paraíba.

  • Marcelo disse:

    Quero pedir calma quanto criticar a igreja. POis sou católico praticante e eleitor de Lula em todas as suas disputas. Agora sou elitor de Dilma desde do 1º turno. A igreja tem os seus defeitos, mas tem algumas virtudes. O padre, mesmo acontecendo, não pode pressionar os fiéis a votarem como ele quer ou pensa. Conheços vários católicos que estão votando em Dilma e não tem nenhum padre que os faça mudarem de lado. Portanto, valos à luta e, com certeza, vamos ganhar.
    DILMA neles (13).

  • Nillo Cordeiro disse:

    Dom Aldo Pagotto é figura bem conhecida da direita golpista aqui na Paraíba.
    Como bem lembrou o amigo ele esteve com Cícero Lucena ex-prefeito de João Pessoa logo depois que foi preso na operação Confraria da PF e disse que aquilo é uma injustiça.
    Não é só isso ele persegue qualquer (ligado a igreja) um que discorde de seu posicionamento político (que odiga o deputado federal e também sacerdote, Luiz Couto).
    Também ficou lado a lado com o governador Cássio Cunha Lima do PSDB mesmo depois que ele foi cassado pelo STF por compra de votos, afirmando que se tratava de uma injustiça (de novo).
    Também já esteve envolvido em denúncias por proteger frei acusado de estupro em 2002.
    Alem claro da acusação de preconceito contra os pobres

  • Marcos disse:

    Estou muito triste pois sou católico e vejo a minha Igreja ser achincalhada e colocada no meio de ataques. Fico mais triste ainda porque isto não acontece por causa do testemunho à Jesus Cristo. Quem me dera!! Fico triste porque os homens que estão à sua frente no Brasil estão tratando a Igreja como objetos seus, de forma a manipular os fiéis e dividir a Igreja. São verdadeiramente falsos profetas, a serviço do encardido. Bispos e padres que não se dão ao respeito e encriminam a Igreja, que deveria apoiar as políticas sociais, que vão ao encontro do evangelho do Senhor. É uma pena, pois esta parcela acaba por jogar morro abaixo trabalhos sérios da grande maioria. Só rezando muito.

  • Alexandre disse:

    Renunciei ao catolicismo por causa de vermes como esse – começando pelo atual papa, o pior deles.

  • Kyara disse:

    Ele, além de existir mesmo e não ser um ator, ainda fala em ética! Infelizmente, nós paraibanos, temos q conviver com figuras como esta. De um lado temos um arcebispo deste quilate, de outro temos uma ala evangélica tão radical quanto. Vale lembrar: o Brasil é ESTADO LAICO!!!!!
    Dilma 13

  • Marcos C. Campos disse:

    D. Aldo … pede pra sair, diz que tá doente (está mesmo) aposente que fica melhor.

  • Plataforma do #AiatoláSerra: Pobre, preto, nordestino, sindicalista, mulher, nunca mais.

  • drfzoio disse:

    Por isso e por outras que a ICAR perde fieis a cada ano. Por isso, também, que hoje o ramo evangélico pode decidir uma eleição. Ademais, como atitudes normais católicas como esta é que o país enxerga seus pastores. Entretanto, ainda bem, a blogosfera está alterando estes conceitos. Por que, antes, sem internet, os pastores abusavam das ovelhinhas. Hoje, porém, as ovelhinhas estão cansando de dar lã e carne para estes homens.

  • Weiland disse:

    lamntavel…

  • Ranulpho Neto disse:

    Primeira vez comento aqui, para expressar minha indignação, como deixei em http://www.arquidiocesepb.org.br: “Parabéns ao Exm.º e Revm.º Dom Aldo. Pela primeira vez senti nojo e vergonha de ser católico ao ver sua mensagem postada no YouTube, datada de 10.10.10. Só não saio da Igreja por sabê-la feita de homens de outra natureza que não a que conspurca sua infeliz existência. Caso queira ser capacho, que o seja sozinho, não contamine o púlpito e livre os fiéis da sua abominável subserviência aos poderosos seculares, . A César o que é de César, a Deus o que é de Deus, e (acrescento) ao Demônio os hipócritas e vendilhões.”

  • Pedro disse:

    Padres e alguns pastores evangélicos estam se fazendo de discipulos de satanás com intuito de trazer a discordia dentro das igrejas ou no corpo de Cristo, protejendo um demagogo, que está oferecendo dinheiro para as Santas Casas, como ontem ele divulgou no debate. E para igrejas evangélicas ele patrocina reuniões e seminários. São verdadeiros discipulos que gostam do dinheiro e despreza o Deus verdadeiro, que julgam a Dilma e proteje o que poderia ser o anti-Cristo, o atraso, aquele que pode entregar as riquezas do País para os estrangeiros. Fora Santanás.

  • Marcos disse:

    Movimentos sociais da Paraíba realizam passeata e lançam carta de reprovação ao Arcebispo Dom Aldo Pagotto

    “Estranha e lamentavelmente, negando toda a prática da Igreja na Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, vem adotando posicionamentos de descompromisso com os empobrecidos do campo e da cidade e se posicionando do lado dos que sempre oprimiram, dos latifundiários que têm as mãos sujas do sangue dos mártires da terra, como João Pedro Teixeira, Margarida Maria Alves, Chico Mendes e irmã Dorothy, etc.”

    http://alainet.org/active/16492&lang=es

  • Afonso Pojuca disse:

    Atenção,pessoal!
    Há um programa na Rádio Globo(Rj) que é puro fascismo. começa por volta das 14hs. É tal de Roberto canário. Olho vivo nele, é um tremendo de um reacionário,inclusive, desrespeita a CF.

  • Maurício Viana disse:

    Esse é o lobo na pele do cordeiro.

  • Trazíbulo Meireles de Sousa disse:

    Que vergonha para nós católicos, a igreja se compactuando com o golpe. Como podemos continuar entregando o nosso dízimo? Para esse tipo de gente que não segue os princípios de Cristo? O Reino de Deus é aqui na terra. Seguramente não é esse desse bispo de uma das regiões mais pobres do Brasil. Estou sinceramente decepcionado, onde está a CNBB?

  • Chiara disse:

    Na tv, dom a. pagotto apareceu fumando cachimbo,hábito que não sei ele ainda mantém; é mesmo dado a posturas exibicionistas.
    Quem convive com ele o conhece muito bem.

  • J Paulo disse:

    Esta sempre foi a posição da Igreja. Sempre a favor dos poderosos e contra o povo. Foi assim desde o Império Romano.
    Não por que se espantarem. Melhor assim, quando colocam publicamente sua posições, do que quando agem de forma camuflada, com a Segunda Guerra e mais recentemente na ditadura.

  • Aleixo de Oliveira disse:

    Prezado PHA, equipe e navegantes:
    A mistura de política com religião é feita por pessoas que visam apenas lucros. A solução para essa mistura é simples. Os militantes petistas e aliados devem frequentar as missas e os cultos em todo o país até o dia 31/10/2010. Devem pegar os nomes, endereços, RG e CPF dos padres e pastores que estão usando o nome de Deus a favor do candidato tucano e enviem para as autoridades religiosas e para o comitê central do PT para que no futuro expliquem e assumam perante a sociedade brasileira que são responsáveis diretos pela eleição do opositor (delira quando policial bate em professor) e pela volta da miséria nas casas do nosso querido BRASIL varonil.

  • J. Antonio disse:

    Eu como católico estou envergonhado! Pra quem prega a palavra de
    Deus, que belo exemplo ele está dando.
    Por onde anda a CNBB?

  • Antônio Miranda disse:

    Acho que a Igreja Católica vai definhar com o papado do Joseph Ratzinger. Quando este bispo deixar dse ser papa vai ser tarde demais para a IC reerguer-se.

  • Fabio SP disse:

    Sindicato dos Professores prega o golpe em São Paulo.

  • Marcos Roberto disse:

    Por favor, não generalizem os católicos.
    Veja esse site:
    http://blogdopealex.blogspot.com/

    Nele há textos sobre o que pensa a CNBB, o cardeal de São Paulo etc.

  • angela lima disse:

    É uma vergonha para os paraibanos de bom senso a conduta desse arcebispo. Que tal ele ir dar novamente umas volta de jet sky e se perder…. só que agora definitivamente.
    A Paraíba não merece tanta estupidez!

  • ricardo silveira disse:

    Quando a CNBB fica calada ou se manifesta apenas burocraticamente sobre o comportamento anti-cristão dos seus membros é difícil acreditar que esses declaradamente puxa-sacos de latifundiários fascistas na casa dos quais “filam a boia” e aos quais servem de instrumento para manipular os fiéis são, de fato, uma minoria dos quadros da igreja católica.

  • Wilson Paiva disse:

    A canalhisse da oposição, o ministério público eleitoral que da apoio total a oposição entra com ação para cassar o mandato do Tiririca, e agora a oposição se diz indiguinada, com a ação do ministério público eleitoral, a inteção da oposição é derrubar os deputados que a votação do Tiririca ajudou a eleger.

  • carmen silvia disse:

    Será que esses imbecis ainda não se convenceram que a cada dia que passa estão perdendo poder,que cada vez mais um número crescente de pessoas acreditam que não precisam mais de “atravessadores” entre elas e Deus?

  • Ivana disse:

    Esperamos que a CNBB pronuncie-se rapidamente investigando as gravíssimas denúncias da comunidade cristã da Paraíba. Não valem os costumeiros silêncios e mudança dos acusados de Diocese, artifícios tão comuns ao Vaticano! Reparem que os que têm o discurso mais conservador, são os que, na vida pessoal, mais se afastam do seguimento de Jesus! A isso se chama hipocrisia! Dom Aldo Pagotto, que vergonha!

  • a igreja catolica não aprende mesmo , já estão perdendo fieis em todo canto do nosso brasil , agora fica se everedando na politica, isto é lamentavel.

  • Moro no interior da Paraíba e posso afirmar com todas as letras que o Arcebispo Aldo Pagotto é um dos religiosos mais preconceituosos e reacionários da Igreja Católica no Brasil. Pagotto tem um currículo obscuro. POr onde passa prega o preconceito contra os pobres, e sempre está ao lado de políticos cassados e ficha suja. Perguntem aos cearenses sobre um certo padre acusado de “pedofilia” defendido por um certo bispo. A PARAÍBA ESTÁ ENVERGONHADA COM AS PALAVRAS DESTE INQUISIDOR. A ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA ESTÁ REVIVENDO A ÉPOCA MEDIEVAL.

  • ju disse:

    o serra com o martelo nos leilões

  • ju disse:

    pha pede para a dilma falar sobre as farcs no debate..sobre as declarações do índio da costa, aí q gente vai ver o serra dando piriPAC
    pede pra dilma falar de proposta tb

  • Messias Franca de Macedo disse:

    … Estes padres descompreendidos deveriam se preocupar com a reputação da Igreja Católica, em parte arranhada de morte em função de muitos sacerdotes pedófilos, adúlteros e avarentos!…

    O Estado brasileiro é laico! Lugar de padre é pregando o Evangélico de forma imparcial – e se a leitura tiver que ser parcial que seja em favor dos oprimidos e injustiçados do mundo, nunca em nome dos tiranos e mercenários da fé, sangue e suor alheios!…

    IMPORTANTE: assim como em todas as instituições – religiosas ou não – existem pessoas [representantes] do bem, íntegras, confiáveis e absolutamente comprometidas verdadeiramente com os ensinamentos do Cristo! Este preceito, óbvio, vale também para a Igreja Católica!…

    Respeitosamente,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

  • Carlos Ribeiro disse:

    Se vendeu por 30 moedas.

  • Anderson disse:

    É triste que aqueles que deveriam defender os necessitados defendem os poderosos. Os bispos de SP defendem os tucanos, por que será?

  • Tânia disse:

    Se o Serra ganhasse como governaria sem o Estado laico?
    Voltamos à época da Santa Inquisição, é isso?????

  • Mizael disse:

    E tem um padre também que usou a canção nova emissora católica que vive de doações de fiéis para fazer campanha para serra em plena homilia falando mal da Dilma e do PT(eram coisas absurdas), veja só em que abismo chegamos fiquei muito indignado com o ato do tal padre e o PT pedeiu direito de resposta……

  • Nilda Carvalho Gomes disse:

    A igreja cotólica deveria se preocupar também com a pedofilia que ronda e ameça seus fiéis.

  • Marcelo Zelic disse:

    ENVIEM PARA A CNBB NOS EMAILS ABAIXO O LINK DO VÍDEO COM A EXPOSIÇÃO SOBRE O ABORTO DE DILMA ROUSSEF.
    http://www.youtube.com/watch?v=qFNz4F8YKs8

    EXIGINDO QUE A CNBB DESMINTA O ARCEBISPO DA PARAÍBA, EM NOME DA VERDADE.
    Dom Pedro Stringhini – dpls@terra.com.br
    Pe. Antônio Silva da Paixão – Subsecretário Adjunto Geral
    subsecgeral@cnbb.org.br
    Pe. Luiz Antônio Bento – familia@cnbb.org.br

  • Rios disse:

    Mandei mensagem contendo algumas informações publicadas pela mídia para um site que conta com o posicionamento do Aldo, e eles até o presente momento não publicaram os comentários.

    http://fratresinunum.com/2010/10/10/dom-aldo-pagotto-denuncia-partido-dos-trabalhadores-e-sua-adesao-a-agenda-internacional-para-promocao-da-cultura-de-morte/

  • Jota Maués disse:

    Este documento é preciso em suas colocações, mas deveria ter sido enviado ao papa Bento XVI com cópias para os destinatáros relacionados no seu início. A Igreja Católica deveria tomar uma posição clara e aberta e não intramuros, como faz a CNBB, sobre as eleições. Ou fica neutra nas eleições ou libera os seus sacerdotes. Não pode um se posicionar e outro não.

  • juarez.j.j. disse:

    O apoio de lideres religiosos para um ou outro candidato eh normal. Difamar, caluniar, “crucificar” politicos e partidos eh anormal, descaracterizando-os como religiosos. Pastores, padres, bispos, apostolos e etc pregam a salvaçao para qualquer criminoso por mais hediondo que seja! A partir do momento que acusam esse ou aquele deixam de cumprir suas convicçoes religiosas mostrando que sao na realidade cidadaos comuns e… sem principios e 100% impiedosos.

  • A. R. Carvalho disse:

    Para aqueles que só sabem falar mal da Igreja Católica, quero dizer que se trata de uma instituição cuja doutrina social é simplesmente maravilhosa. Comete erros, o que é natural, posto que integrada por seres humanos. Porém, não deve confundir a instituição com muitos dos seus membros, verdadeiros imbecis.

  • padruga45 disse:

    Essa eleição já me fez tomar uma decisão: não frequentarei mais a Igreja. Campanha pela vida, sim, mas pela vida dos que nasceram, estão vivos e precisam comer e ver seus filhos comendo, crescendo com saúde. Campanha pela vida é campanha pelo fim da miséria. Cheguei a ter orgulho dos cardeais que resistiram à ditadura. Mas agora?

  • Paulo Pacheco disse:

    PHA, eu quero generalizar pra cima da Igreja Católica. Desde que Joao Paulo II assumiu, a Igreja só recua na defesa da sociedade. Muitas vezes agride-a: veja as inúmeras condenações por pedofilia. Faltam à Igreja párocos atuantes, do quilate de Dom Helder Câmara. Hoje, no entanto, Ratzinger cala a todos. É muito decepcionante.

  • Nádia disse:

    Estamos vivenciando um marco na história. Neste momento está sendo desmascarados todos aqueles que se diziam “santos”, é hora de saber quem devemos ou não confiar. Talvez estejam certos aqueles grupos das Chapadas em Goias, o planeta está passando por uma transição, fim de um ciclo e início de outro, poucos ficarão na Terra, que entrará em uma nova era, um passo para evolução. Os hipócritas não retornarão, terão outros destinos.

  • Ana Salvador disse:

    A igreja catolica nasce da luta pelo poder e não na luta pelos menos favorecidos, ela e o poder se confundem, e como está em plena decadência no nosso pais, quer ganhar algum fôlego investindo na politica. Autoritaria e mentirosa como sempre.

  • Binah Ire disse:

    Ainda bem que não sou rebanho. Nunca fui nem nunca serei. Tenho massa cinzenta e é pra usar, não preciso de “pastor” nenhum.
    O mal da humanidade é a religião. (Não estou falando de fé, mas sim de religião.) As religiões incitam violência, discórdia, intolerância e a maioria delas se coloca acima do bem e do mal e deseduca seus fiéis. Como vimos com este caso e tantos outros.
    ai ai, quando vamos crescer hein?

  • João disse:

    PHA e amigos.
    Já no ano de 2007 os movimentos sociais lançaram uma carta de repúdio ao Bispo.

    “Brasil
    Movimentos sociais da Paraíba realizam passeata e:
    Lançam carta de reprovação ao Arcebispo Dom Aldo Pagotto
    Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar et al”

    Podem verificar a íntegra do documento no endereço eletrônico http://alainet.org/active/16492&lang=es

    Vou dar mais uma vasculhada e ver o que descubro sobre este sujeito.

  • Rodrigo Carvalho disse:

    Pois eu já deixei o catolicismo…Ratzinger…padres pedófilos…riqueza da igreja e pobreza de grande parte dos fiéis…vergonhoso.

  • Marcelo Zelic disse:

    A CNBB já se manifestou sobre o assunto e se fosse verdade o que o arcebispo fala em seu texto, porque ao final do governo Lula, passados 8 anos, o aborto não foi legalizado? A resposta é porque mente o arcebispo e mente porque atua longe do evangelho, longe dos fatos. Usa seu status para semear a discórdia e busca com isso a eleição do Serra, este sim quem normatizou o aborto na sociedade.
    É muito triste ver um arcebispo se propor a tão pequeno papel, quando sabemos o que de bom foi feito na Paraíba pelo governo Lula aos mais pobres.
    O arcebispo deve desconhecer por vem da tradição daqueles religiosos que só comem em mesas fartas…
    lamentável.
    Estarei enviando este texto à CNBB com meus veementes protestos contra tamanha desinformação.
    Atenciosamente,
    Marcelo Zelic
    Membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiosece de São Paulo.
    ENTREM NO VÍDEO E DENUNCIEM COMO TEXTO MENTIROSO QUE COM UM VOLUME DE INDICAÇÃO PODERÁ SER RETIRADO. JÁ SINALIZEI.

  • damarco disse:

    É por isso que a ARENA homenagiou Dom Jaime de Barros Câmara colocando seu nome em várias escolas públicas de SC! Bispo não representa a Igreja Católica. A Igreja é cada fiel comprometido com os pobres e com o Reino de Deus. Essa gente não suporta mulheres adentrando no poder.

  • Pérsio disse:

    Este bispo é o mesmo que quando Cícero Lucena foi preso, por desvio de verbas, quando ainda então prefeito de João Pessoa (hoje coordenador da campanha de Serra na Paraíba), foi visitá-lo na cadeia e de imediato afirmara que aquilo era uma injustiça. Este bispo também foi muito criticado pelos católicos cearenses. Eu, como católico também sinto-me envergonhado, pq acho que a igreja deveria estar ao lado dos mais necessitados,e não dos poderosos da avenida paulista.

  • leandro disse:

    Tem que ver se ese padre existe mesmo ou se é um ator

  • Urbano disse:

    A cnbb, tão inocente, coitada, só se deu conta do que seus integrantes da ala bandida estavam fazendo quando já estava sendo linchada na blogosfera. Dar para acreditar…?

    • Mauro Silva disse:

      Não, Urbano, não dá.
      O ator, cujo passado na invasão alemã da Polônia é tão nebuloso quanto o do atual Papa, naquele mesmo período, deu andamento a um programa de enquadramento e substituição dos cardeais e bispos progressistas da era João XXIII e Paulo IV, e estabeleceu um perfil nazi-fascista para os substitutos.
      O resultado é o que se vê: o fundamentalismo católico de cima para baixo.

  • Oscar disse:

    A Igreja Católica há anos está batendo cabeça. Lamentável, triste e decadente.

    • LAGRANGE disse:

      Há anos?? Quantos?? Uns 1000??? Sinceramente, eu não sei porque devemos aturar esse hipócritas e déspotas pouco esclarecidos. São canalhas e vivem de enganar o povo.

  • Mauro Silva disse:

    Caro PHA
    Para toda essa imundície onde chafurda o zé baixaria, a caterva de igual calão que lhe é parceira, mulher, filha e os pedófilos fedendo a incenso, cito Aquilino Ribeiro: “quanto mais santanário, mais ladro”.
    E aos desinformados vai o recado: “é a economia, idiota!”

  • jose mateus disse:

    Temos que comentar no Youtube criticando a postura desse Sr. totalmente anti-democratica e absurda.

  • Luciano A. Nascimento disse:

    Manda ele ir abrir uma igreja nos fundos da casa de Serra e ir tomar conta do rebando da tucana…

  • Pedro disse:

    ainda sobre a mesma questão:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-republica-fundamentalista-crista#more

    luis nassif reproduz o texto que saiu na folha/uol para assinantes: “republica fundamentalista cristã”

    excelente visão dos tempos que poderiam vir a ser (mas não serão)

  • leonardo-pe disse:

    mas Q BELEZA!cláro,a ala MAIS ATRASADA da igreja católica!e eu frequentador dessa igreja,só sinto VERGONHA!é por essas e outras q a católica é tão mal falada!

  • paulo andrade disse:

    PHA
    Eu morei na Paraíba por dois anos. Esse dom aldo “perdigoto” é um traidor, como judas: para ele, pobre na rua deve ser morto, se possível atropelado por um desses SUV que a elite paraibana compra roubado no paraguai. é um fascínora em trajes de padre, um bandido menor na constelação coronelista protocatólica, que renega dom josé maria pires, o dom pelé, um dos maiores bispos da igreja progressista. dom perdigoto deveria ser mendigo em higienópolis.

  • Bernardt disse:

    Parabéns aos católicos e grupos signatários do documento!!
    Que se posicionaram a exigiram providências.
    Chega de obscurantismo!!!!!!!

  • IV Avatar disse:

    Existe coisa mais atrasada do que a direita brasileira?
    Eles reunem o que de pior há na política e nas religiões
    As pessoas de bem das religiões estão com Dilma
    Esta direita racista não terá vez dia 31 de outubro

  • Lucas Rodrigues disse:

    Essa é a igreja que apóia o PSDB e o DEMO!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •