Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 07 / 13 / A Globo pode calar o Galvão mais cedo que 2014

A Globo pode calar o Galvão mais cedo que 2014

Conversei com o David Ogilvy, um mestre da publicidade, sobre Galvão e a Copa de 2014.
publicado 13/07/2010
Comments

 



Conversei com o David Ogilvy, um mestre da publicidade.
- David, o Galvão diz que narra a Copa de 2014 e depois cai fora. Você acredita nisso ?

- Quem decide isso não é o Galvão.

- É a Globo, respondi, rápido.

- Também não é, meu filho. É a publicidade.

- Publicidade ? Mas ele tem um contrato com a Globo ...

- E quem paga a conta ?

- É. O anunciante, tive que concordar.

- Você sabia que a Globo perde dinheiro com o futebol ?

- Perde dinheiro com a Copa, perguntei ?

- Eu falei FU – TE – BOL !

- Então, por que transmite futebol ?

- Por causa da audiência e para não dar espaço à competição.

- Mas, na Copa não pinta mais grana ?

- Pinta um pouco mais, mas a grana do anunciante é a mesma.

- Como assim ?

- Vamos supor que o Itaú tenha 100 de verba para a televisão.

- Isso não estica na Copa ?

- Pode ser. Mas o que o Itaú faz é botar mais dinheiro na Copa e tirar de outro lugar. Não é por causa da Copa e da Globo que ele vai jogar dinheiro fora.

- E se a grana vai para outro lugar, a Globo perde, porque a Globo tem a maioria do “outro lugar”.

- You gotcha !

- Quer dizer que o dinheiro da Copa não se multiplica por dois ?

- Não.

- E a Copa de 2014 no Brasil ... vai pintar mais grana ?

- Ela é no Brasil, mas o custo dos direitos é o mesmo. É da FIFA e é caro.

- E a Copa da  África do Sul pode atrapalhar ?

- Claro. Foi uma Copa chocha.

- A Globo vai ter que devolver dinheiro aos anunciantes por causa da queda da audiência depois que o Brasil saiu ?

- Não. Isso não existe na Globo.

- Mas uma Copa chocha sempre atrapalha.

- Claro. Atrapalha a venda seguinte. A audiência de hoje condiciona a próxima verba do anunciante: e se  Brasil sair logo ?

- Quer dizer que, mesmo que a Globo ganhe dinheiro com a Copa, ela perde com o Brasileirão e os campeonatos regionais.

- Exatamente, embola tudo. A grana do anunciante é a mesma e o dinheiro da Globo vai todo para o mesmo lugar.

- E ainda tem os custos de cobertura da Globo.

- Como você diz, tem os 864 comentaristas que dizem o óbvio ou o  inútil.

- 865, corrigi.

- E ainda tem o salário o Galvão, não é isso ?

- Sim, respondi. Deve ser coisa pouca.

- Quem pode calar a boca do Galvão é o anunciante. E mais ninguém.

- E ainda tem o desgaste do Galvão, o cala a boca, Galvão. Não é chato patrocinar um cara com rejeição ?

- Você patrocinaria o Drácula ? , perguntou o David

- Por isso que a Globo calou o bico quando o Galvão disse que depois de 2014 ia embora ?

- A Globo sabe aonde o calo dói.


Paulo Henrique Amorim


Em tempo: o amigo navegante Vasco Moscoso de Aragão dá um pitaco na entrevista do Ogilvy. O Vasco suspeita que a Globo não levante dinheiro para comprar a exclusividade da Copa de 2014 e tenha que dividir os custos com outras redes mais competitivas que a Bandeirantes. Aí, o cala boca Galvão ia ter que disputar a audiência mano a mano. E ia ser muito divertido.

Esse Vasco tem senso de humor.