Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 05 / 31 / Beltrame para a PF da Dilma. A UPP é a melhor política contra o tráfico

Beltrame para a PF da Dilma. A UPP é a melhor política contra o tráfico

Entrevista com José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio, no Estadão, mostra que a UPP é a melhor política contra o tráfico.
publicado 31/05/2010
Comments

 


Saiu no Estadão de domingo, página C4 (clique aqui para ler a matéria), entrevista com José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio:

- Quem garante que o tráfico não retoma o controle dos territórios ?

- Eu garanto. Se entrarem com 10, 15 bandidos num morro, eu ponho 500 homens e corro com eles de lá.

- Correr aí é um eufemismo ?

- A polícia não quer matar ninguém, mas ela também não vai pôr a cabeça debaixo da mesa... se não impuserem limites, fica cada vez pior ... preciso enfrentar.

- Política de enfrentamento é o nome do jogo ?

- ... o Estado tem que se colocar. O Estado é o detentor do monopólio da força. Penso que quanto mais política social tiver  (UPPSs– PHA), menos segurança eu preciso. Mas numa área onde estou impedido de entrar, como vou fazer ?

- A chamada ala dos direitos humanos não gosta muito desse discurso.

- Pois o discurso dessas pessoas é que precisa se modernizar. Há  anos é sempre o mesmo. A mesma história de mão de ferro do Estado, como se estivéssemos na década de 70... o discurso é unilateral e excludente. Não considera que a polícia é a mesma que faz a UPP, que diminui os índices de criminalidade (*), que tira armas da rua... Em alguns lugares os policiais já participam de casamentos, festas, batizados. Aos sábados, eu mesmo costumo ir com a minha família.


Saiu no Globo deste domingo, na página 19 (clique aqui para ler a matéria):

“Imóveis em favelas com UPP sobem até 400%. Comunidade ocupadas (pelas UPPs) incham, ganham puxadinhos, casas mais altas e até mesmo condomínio informal.”

(As UPPS estão no Jardim Batam, Cidade de Deus, Borel, Providência, Santa Marta, Babilônia e Chapéu Mangueira, Pavão-Pavaozinho- Cantagalo, Morro dos Cabritos, Ladeira dos Tabajaras. Em breve, na Mangueira e na Rocinha. São uma associação do Governo do Rio, da Prefeitura e do PAC da Dilma. (**) Uma miragem, segundo o Farol de Alexandria.)

Por que o Serra não instala uma UPP no Guarujá ?

Por que ele não criou uma Secretaria de Segurança no Estado de São Paulo ?

Por que ele quer declarar guerra à Bolívia e não o tráfico nas baladas de São Paulo ?

Por que o Abadia disse que a melhor maneira de acabar com o tráfico em São Paulo era fechar o Denarc do Serra ?

A UPP é a melhor política que se pratica no Brasil contra o tráfico.

 

 



Paulo Henrique Amorim



(*) Os números da criminalidade em São Paulo aumentaram no Governo do Inacabado. E olhe, amigo navegante, que os números da criminalidade do Serra têm a credibilidade da lista de livros mais vendidos da Veja.

(**) As UPPs afogaram no rio da Guarda a tese da “remoção das favelas”.