Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 04 / 19 / Leia as perguntas mais votadas para a entrevista de Gilmar ao Youtube

Leia as perguntas mais votadas para a entrevista de Gilmar ao Youtube

publicado 19/04/2010
Comments



O Conversa Afiada selecionou as perguntas mais votadas que seriam feitas a Gilmar Dantas (*) na entrevista ao Youtube.

As perguntas foram editadas, já que algumas ultrapassavam os limites da civilidade.

As perguntas falam por si próprias.

Fazem parte do legado de Gilmar Dantas (*) como Presidente do Supremo.

Quantos outros presidentes do STF seriam submetidos a essas perguntas, ao deixar o cargo ?

Paulo Henrique Amorim


"Se o Sr. Fausto de Sanctis tivesse condenado Daniel Dantas por uma terceira vez, o Sr. Gilmar Mendes teria concedido um terceiro Habeas-corpus ao último? E um quarto, e um quinto, assim por diante?"
Daniel, São Paulo  


"Ao oficiar ao CNJ contra o juiz De Sanctis, o senhor não violou as prerrogativas constitucionais do referido magistrado, mais precisamente, a livre convicção judicial ou a liberdade de decidir fundamentadamente?"
Victor Queiroz, Fortaleza-CE  


"Sr Ministro o senhor acha normal a interferência do Presidente do STF no Executivo e no Legislativo dando votos antecipados através da imprensa?"
Bragança, MG  


"Porque dois HC em 48 horas ao Daniel Dantas?"
ML, New York, NY  

"Com base em que fundamentos você concedeu o segundo HC a Daniel Dantas? Tais fundamentos foram tão fortes a ponto de dispensar o exame da fundamentação do juiz De Sanctis?"
Victor Queiroz, Fortaleza-CE  


"Por que vemos tantas pessoas presas, as vezes por mais de 1 ano, após terem furtado alimento para sustento dos seus e políticos que desviam dinheiro público p construir castelo fazer 1 extra através de propinas são descaradamente absolvidos pelo STF?"
Streladamanha, São Paulo  

"Gostaria de saber do Gilmar Dantas, qual a verdadeira relação dele com o Daniel Mendes? Afinal foram 2 HC ?????????"
Marcos, BH_MG  

"Presidente, falta muito tempo para o senhor se aposentar? Estamos torcendo para que sua aposentadoria chegue logo."
Mujique, São Paulo  


"Ministro Gilmar, uma questão que assola toda a sociedade brasileira é a corrupção (em todos os poderes). O que sua excelencia indicaria para combater de forma a reduzir a numeros expressivos? Voce acha a legislação atual falha, nesse ponto?"
Diego Patricio, Umuarama  


"O que o Sr. acha da frase da Procuradora Janice Ascari: "não há hierarquia entre juizes" ? Portanto, por que o senhor persegue o Juíz Fausto Martin De Sanctis?"
Kerouac, Londrina  


"Por que o senhor desrespeitou súmula vinculante do próprio Supremo e deu o segundo habeas corpus ao Daniel Dantas, o habeas canguru ?"
Kleber, Florianópolis  

"Senhor Ministro Os 2 HCs concedidos a Daniel Dantas passou na frente de algum outro HC pendente de julgamento no STF, cujo preso estivesse preso há mais tempo que Daniel Dantas? Se sim, porque?"
sergio, brasil  


"Quem daria, quando e onde o Golpe de Estado Policialesco que o senhor diz ter evitado ?"
Kleber, Florianópolis  


"Ministro, Existe algum outro caso na história jurídica do Supremo em que um cidadão recebeu 02 hábeas corpus, em seguida, como o Sr. o fez em relação ao condenadoo pela justiça,banqueiro Daniel Dantas?"
André Correa, Sao Paulo  


"O senhor tem capangas?"
joaoluk, Brasil  


"Por que o senhor ignorou as novas provas apresentadas pelo Juiz Fausto de Sanctis e deu o habeas canguru a Dantas ?"
Kleber, Florianópolis  


"Qual a ordem de preferência dos julgamentos de habeas corpus no Tribunal? Por que os casos polêmicos, evolvendo pessoas com poder aquisitivo são julgados tão rapidamente e outros casos, como foi da progressão de regime demoram tanto? É pelo advogado?"
Cristine, Florianópolis-SC  

"O STF só concede Habeas Corpus para ricos?"
Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil  

"O senhor concedeu 2 habeas corpus ao Daniel Dantas em 48hs, desrespeitando seu colega, o juiz Fausto De Sanctis. Este fato foi criticado por colegas seus no STF, pela população e até pela Associação dos magistrados. Será que só o senhor está certo?"
Paulo, Salvador  


"Eu, uma pessoa normal conseguiria dois habeas corpus em menos de 24 horas, sendo ele assinado as 23 horas pelo próprio presidente do STF, cargo que o senhor ocupa?"
Rafael Dala, Tramandaí - RS 


"O STF não deveria punir criminosos pegos em flagrante como Daniel Dantas ao invés de soltá-lo diversas vezes? O CNJ não deveria garantir o bom funcionamento da justiça ao invés de perseguir juízes que prendem banqueiros?"


"Nos últimos sete anos, o aumento de gastos da Justiça Federal foi de mais de 50% e em 2009 o gasto foi de R$ 3185 bilhões, quais as medidas que estão sendo adotadas para garantir a transperência de gastos nos tribunais?"
Frederico da Silva Alves, Recife  


"Em 2009, o Plenário do STF proferiu 2.823 decisões, sejam finais, liminares ou interlocutórias. O Senhor acredita que com uma carga de trabalho tão intensa é possível manter a qualidade das decisões?"
Frederico da Silva Alves, Recife   

"Ministro Gilmar, Vossa Excelência não acha que o CNJ muitas vezes extrapola sua competência, a exemplo do que ocorreu com a Resolução 82, que obriga juízes a explicar os motivos da suspeição por foro íntimo?"
André Moreira, João Pessoa/PB  


"Ministro o STF abriu as portas para oferecer emprego a egressos do sistema prisional com base no Programa de Ressocialização de Sentenciados, até agora quantos presos foram beneficiados pelo projeto?"
Frederico da Silva Alves, Recife  


"Senhor Ministro, poderia o STF ou CNJ fazem um planejamento estratégico de metas e ser apresentado para a populacao a cada inicio de ano letivo?"
Victor, Ottawa, Canadá  


"Ministro É verdade que o terreno que ocupa a sua universidade foi obtido ilegalmente? Explique por favor como obteve a terra."
dluzzi, SP  


"Em 2008 após ter sido conduzida arbitrariamente por um magistrado da Vara da Infância indignado nado com minhas denuncias em SP ele expôs a figura do menor e a minha sorte que gravei;PORQUE EXISTE DIFICULDADES DE UM CÍVIL PARA DENUNCIAR TAIS ATOS?"
PRISCILA CARNEIRO, [email protected]  


"misnistro quando e que vai sai a reforma do judiciario?"
marco roberto souza, campinas/sp   


"No meu pequeno "achismo" acredito que foi uma boa gestão. Mais se houvesse uma total independência na ligação do Executivo com STF e menos politica no STF e no CNJ não teria sido melhor?"
Thiago Quirino, Brasília DF   View responses


"A justiça americana levou 6 meses para colocar Bernard Madoff na cadeia. Aqui, Daniel Dantas foi condenado a 10 anos de prisão, e permanece solto. Por que a justiça brasileira não é efetiva como a justiça dos EUA?"
Victor Queiroz, Fortaleza-CE  


"Políticos devem mesmo ter tratamento especial por ocuparem cargos públicos?Nao seriam pessoas que deveriam dar ex.?P.Maluf. "roubo mais faco",tendo ele confessado isso na frente das câmeras, o que a justiça tem de fazer com base na lei?"
Marcos F., Rio Verde Go  


"A redução das possibilidades recursais não seria um meio eficaz para tornar a Justiça mais eficaz, permitindo o desfecho mais rápido dos processos? O que impede a sua concretização?"
Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil 

"Por que a nomeação de parentes como agentes políticos, no caso Requião em que nomeou sua esposa secretária, não fere a CF enquanto o que está na Súmula Vinculante 13 fere? Parece jeitinho brasileiro de burlar lei ou lei orientada a jeitinho...""
Daniel, Rio de Janeiro  


"Não está faltando na justiça brasileira uma maior atenção às circunstâncias que permeiam um delito, a exemplo do sujeito preso na Bahia pelo furto de um bacalhau?"
Nubya Valladares, São Paulo - SP  


"Como brasileiro, o que achou da decisão de libertação do ex governador J. Arruda? somente os videos comprovam ou nao o ato? e qual a diferença entre corrupção e crime?"
Marcos F., Rio Verde Go  


"Por que o Judiciário é tão lento?"
Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil  


"O STF já fixou as balizas de interpretação do art. 312 do CPP. Ainda assim, os juízes de primeiro grau insistem em decretar prisões cautelares com fundamentação completamente genérica. É viável uma súmula vinculante para conter esses abusos?"
Victor, Florianópolis/SC  


"O que vossa excelência tem feito para que o Brasil funcione melhor? O que a população pode fazer, além de votar e acompanhar?"
Alexandre Menossi, São Paulo  


As 10 mais votadas em "Corrupção no Judiciário"
"O sr. recusou como prova de suborno a entrega, transmitida em rede nacional de televisão, de um milhão de reais a agente da PF. Qual seria a prova que o sr. aceitaria para manter o banqueiro condenado a 10 anos de prisão na cadeia?"
marioitalo, Rio de Janeiro  


"Ministro Gilmar, ano passado foi veiculado numa revista que o senhor foi o "coronelzinho" de Diamantina por muitos anos, "elegendo" e "reelegendo" pessoas de sua confiança para beneficiar sua familia. O que o senhor tem a dizer a respeito?"
Gustavo Santana Amorim, Goiania  


"Daniel Dantas afirmou em vídeo que possuia facilidades nas esferas superiores do judiciário. E de fato foi brindado por diversas benesses pelo STF e principalmente por vossa atuação. Gostaria de uma explicação!"
Renato, Montevideo, Uruguay  


"Vou ser direto, caro ex-presidente: qual sua relação com Daniel Dantas? Como se pode explicar os dois HC's concedidos a um banqueiro condenado pela justiça, diante de uma grande quantidade provas capazes de condená-lo?"
Luzimar, Rio de Janeiro  


"Sr Juiz, uma vez que o senhor participou no processo de privatização quando foi Advogado Geral da União, que benficiou e enriqueceu Daniel Dantas, não deveria ter se considerado impedido de julgar o HC do mesmo?"
Fonjic,   


"Sua gestão foi recheada de polêmicas. Como o senhor avalia hoje a posição do juiz paulista Fausto Martin De Sanctis à frente do processo da Operação Satiagraha? E as escutas telefônicas em seu gabinete, porque não deram em nada?"
Justiça certa, São Paulo  


"1 - Cadê o grampo que a Veja diz que existiu? 2 - Porque dois jornalistas te chamaram de Gilmar Dantas?? 3 - O Daniel Dantas disse que tinha facilidades nas esferas superiores do judiciário.. será por isso que conseguiu 2 HC em 48 horas?"
homenagemaomalandro,   


"O senhor acha que o fato do presidente do Supremo Tribunal Federal acumular o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça, órgão justamente criado para supervisionar a atuação administrativa e financeira, não pode prejudicar a atuação do STF?"
Thiago, Niterói  


Qual sua renda advinda da escola que és dono ou coordena ?"
Lucas, Minas Gerais  


"As propriedades do Ministro Gilmar Mendes são compatíveis com seus rendimentos?
Thiago Silva, São Paulo, Brasil  


"O senhor acredita que todos os pacientes de Habeas Corpus têm o mesmo do Daniel Dantas? Quantos pacientes tiveram seu Habeas Corpus concedido por Presidente do STF por volta das 23 horas?"
limapaola, Salvador/BA  


"A criação dos juizados de pequenas causas, hoje chamados juizados especiais, democratizaram o acesso à Justiça. Mas hoje eles estão tão sobrecarregados quanto a Justiça comum. O que fazer?"
Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil  


"O STF já decidiu reiteradamente pela constitucionalidade da lei 1060/50 que regulamenta a justiça gratuita. É praxe do judiciário não aceitar a declaração de necessidade, com presunção de má-fé do declarante. Porque não se edita súmula vinculante?"
Felippe Mendonça, São Paulo  


"A proposta do Novo Código de Processo Penal em trâmite no Congresso Nacional, afim de buscar um processo penal mais célere, efetivamente dará rapidez ao processo com a criação do Juiz de Garantias? Está de acordo com a carta constitucional de 88?"
João Daniel de Paula, Guarapuava - PR  


"Sr. Ministro, comumente escutamos que a Justiça e as legislações no Brasil sao feitas para os ricos. O sr. não acha que isso é decorrencia da falta de investimento na defensoria publica?"
Romero, Recife  


"A Constituição garante o acesso à Justiça. Porque os cidadãos continuam sem saber quando sairão da Justiça??"
limapaola, Salvador/BA  

"O Supremo vem expandindo cada vez mais a publicidade dos seus atos pela internet e tv possibilitando que qualquer cidadão possa conhecer o dia a dia da suprema corte. O senhor considera essa transparência boa ou pode desgastar a imagem do tribunal?"
Frederico da Silva Alves, Recife  

"Que o Presidente acha da realização de prova para a OAB? E porque não há tal prova a outros Conselhos?"
Karin, [email protected]  

"O Exmo. acredita que a infra-estrutura do Judiciário é moderna para atender a demanda de processos - como os da receita, ou como nos do TRE para eleição - que encerrem-se os dentro dos prazos legais previstos, sem sobrecarrega no sistema judicial?"
Nelson, São Paulo  


"O senhor acha justo que os juízes tenham 60 dias de férias enquanto toda a população brasileira desfruta somente de 30 dias?"
Supremo Tribunal Federal, Brasília, Brasil  


"O Sr. acredita mesmo que um juiz da mais alta corte deve se manifestar fora dos autos, como é do seu costume?"
rbarros4, São Paulo  


"Quem daria, quando e onde o Golpe de Estado Policialesco que o senhor diz ter evitado? Cadê o áudio do grampo? Por que o senhor perseguiu o juiz Fausto de Sanctis? O senhor conhece Dantas pessoalmente, já esteve com ele? O senhor tem capanga?"
Thiago Silva, São Paulo, Brasil  


"Ministro Gilmar, Considerando que a quase totalidade do povo brasileiro goza férias de no máximo 30 (trinta) dias, não seria atentatório ao princípio da moralidade que os membros do Judiciário e do MP continuem gozando férias de 60 (sessenta)dias?"
Marlon Mochnacz, Palmas-TO  


"O senhor acha justo, juizes utilizarem o poder do cargo para intimidarem guardas municipais ou policiais para não serem multados ou ter que cumprir leis que são "teoricamente" para todos?"
Vagner Fonseca, Rio de Janeiro  


"O juiz é autoridade 24 horas ou apenas durante o execício da profissão?"
Vagner Fonseca, Rio de Janeiro  


"A aposentadoria compulsória aos 70 anos (art. 40, II, da CF/88) deveria se aplicar aos Ministros do STF? São eles servidores públicos nos termos da CF/88?"
Emerson Reis, São Paulo - SP  


"Ministro: A prerrogativa não seria mais um facilitador da corrupção e do abuso de autoridade? Todos são iguais, ninguém é mais que ninguém. Juizes, ministros e deputados são servidores. O senhor não acha que deveria responder com pena em dobro?"
Thiago Quirino, Brasília DF  


"O que o Senhor pensa a respeito de alguns juízes de primeira instância que muitas vezes julgam casos de forma que contrarie a jurisprudência, ou até mesmo a norma legal?"
Diego Mariano, Aparecia do Taboado - MS  


"Ministro Gilmar, como o senhor vê as "prerrogativas" no rel. interpessoal do juiz com os demais op. do direito, em especial com os jurisdicinados? caso for positivo, queira inf. qual é a praxe forense, e se existe algum tipo de padrão de nacional."
antonino prota, cajamar-sp  


"Ministro, quando o caso da URP dos professores e funcionários da UnB será julgado?"
Rebecca, Brasilia  


".O sr. tem algo a dizer acerca da afirmação de Daniel Dantas, de que só o preocupavam as primeiras instâncias da justiça, já que no STF ele teria facilidades? ?"
Marcelo, Rio de Janeiro  


"Como o senhor se sente ao ter entrado na história do Judiciário mundial ao conceder, como presidente da suprema corte, dois habeas corpus em menos de dois dias a um banqueiro que responde por diversos processos criminais? Senhor tem noção do que fez?"
Caio, São Paulo 


“As propriedades do Ministro Gilmar Mendes são compatíveis com seus rendimentos?
Joao Paulo, Sao Paulo  



"Haverá censura e/ou seleção por conveniênica quanto às questões que serão respondidas?"
Rodrigo Machado, São Paulo 


"Qual a posição do STF quanto ao Cadastro de Reservas de Concursos quando há preterição, por parte do poder público, ao contratar empresas terceirizadas, durante a vigência do concurso, para realizar a mesma atividade? Possuem direito à nomeaçao?"
emersonanet, Goiânia, Goiás  


"Ministro Gilmar,porque o senhor fala tanto fora dos autos,o senhor não deveria manter a ética que o seu cargo exige???"
tririos, Florianópolis  


"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza... § 2º - Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros DECORRENTES DO REGIME E DOS PRINCIPIOS por ela adotados... Por que gays nao podem casar?"
dado, sao paulo  


"Gostaria de saber qual a opinião da presidência do Supremo Tribunal Federal a respeito das declarações do Presidente da República de que "nós não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos ou não fazer"?"
diegoholiveira, Belo Horizonte - MG  


"O que o STF acha sobre a necessidade de se manter o exame da OAB? Outra alternativa também,porque não permitir aos bacharéis não inscritos na OAB,de prestarem serviços como para-legais,conforme é feito em outros países?OAB ou MEC deve regulamentá-lo?"
Gustavo de Oliveira, Abaeté-MG



(*)Clique aqui para ver como um eminente colonista (**) do Globo se referiu a Ele.  E aqui para ver como outra eminente colonista (**) da GloboNews e da CBN se refere a Ele.

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

(***)Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista