video

Você está aqui: Página Inicial / video / 2011 / 09 / 29 / A ética da Globo, segundo Jô Soares

A ética da Globo, segundo Jô Soares

Extraído do Tijolaço: A “ética” da Globo, segundo Jô Soares.
publicado 29/09/2011
Comments

Extraído do Tijolaço:

A “ética” da Globo, segundo Jô Soares


Vi no Rodrigo Viana, O Escrevinhador, o vídeo do qual reproduzo o trecho principal, durante a entrega, no SBT, do Troféu Imprensa de 1988. Nele, Jô Soares, que então havia deixado a Globo, lê um artigo duríssimo, descrevendo as práticas autoritárias da empresa. O vídeo original foi recolhido e postado pelo Hamílton Kunioshi, que mantém o site Baú do Sílvio, onde se dedica a recolher memórias do apresentador e empresário. Lá, pode ser visto na íntegra, com o dobro do tempo.


Agradecendo a ambos, coloco o texto escrito e publicado por Jô, porque um conglomerado empresarial como a Globo não pode merecer credibilidade ao proclamar-se praticante de jornalismo ético quando sua empresa procede desta forma. Trata-se do que fez com pessoas públicas, admiradas pela população e que integravam seus próprios quadros funcionais e ajudaram a construir seu sucesso.


Essa gente que deita falação sobre ética e respeito á liberdade artística e de comunicação não tem o direito de fazê-lo enquanto não assumir, publicamente, que não pratica e repudia os métodos que marcaram sua história.


PS. Preferi, para dar mais densidade ao que é dito, condensar na leitura do artigo, publicado então no Jornal do Brasil. Mas indicando as fontes e oferecendo o texto na íntegra, óbvio. Pequenos gestos que nos fazem ser diferentes.