Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Mourão será um vice que vai mandar

Mourão será um vice que vai mandar

Será ele o presidente em dois anos?
publicado 18/11/2018
Comments
Paragens2.jpg

Do Estadão:

Bolsonaro avalia Mourão como ‘gerente’ do governo


A nova estrutura do Palácio do Planalto, que está sendo desenhada pela equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro, prevê que a pasta da Casa Civil passe a ter uma outra atribuição e deixe de coordenar os ministérios do governo. Esse trabalho passaria a ser feito pelo vice-presidente eleito da República, general Hamilton Mourão. A ideia é liberar o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para a articulação política com o Congresso, já que a Secretaria de Governo – que desempenha esse papel atualmente – será extinta.

Na visão do núcleo mais próximo do presidente eleito, a articulação política e a abertura de um canal de ligação de Bolsonaro com os parlamentares vai demandar tempo e esforço em um cenário de votação de projetos considerados fundamentais pela nova gestão.

A estrutura do Planalto no governo Bolsonaro daria mais poderes ao general Mourão – que durante a campanha eleitoral deu declarações polêmicas e, por isso, chegou a ser desautorizado pelo então presidenciável do PSL – e pode acentuar as diferenças entre os grupos político e militar que cercam o presidente eleito.

Na avaliação de aliados, como o governo será comandado por um militar reformado do Exército, que pensa na hierarquia, a visão é de que todos os ministros têm o mesmo nível e não aceitariam cobrança de resultado de outro titular de “igual estatura”. Colocar Mourão à frente da coordenação da Esplanada seria uma forma de dar ao vice-presidente eleito ascendência sobre os demais titulares do primeiro escalão para cobrar resultados. (...)

Em tempo: Lauro Jardim, aquele colonista do Globo que acompanhou passo-a-passo a fulminante carreira do banqueiro André Esteves, diz nesse domingo 18/XI: "Profecia baiana" - valendo-se de décadas no trato de políticos, Emílio Odebrecht tem dito que o general Hamilton Mourão se tornará o Presidente da República em menos de dois anos".