Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 03 / 17 / Lula foca em SP com um raio laser

Lula foca em SP com um raio laser

Deixa o PiG se enredar com o Eduardo, a Bláblárina, o Aécio, o Cristovão, a Heloisa, o Gabeira...
publicado 17/03/2013
Comments

 

 

O Miro sabe das coisas:

Lula entra na briga por São Paulo


Por Altamiro Borges

A propaganda do PT paulista veiculada na rádio e tevê na quarta-feira (13) deve ter deixado muitos tucanos preocupados. Nela, o ex-presidente Lula foi a principal estrela e insinuou que pode vir a disputar o governo estadual em 2014. “Temos sido o partido que mais fez pelo Brasil. Está na hora agora de a gente ser o partido a fazer mais por todo o estado de São Paulo”, afirmou no comercial de 30 segundos. A presidenta Dilma também foi escalada e falou das recentes reduções da conta de luz e dos impostos da cesta básica.

Lula não afirmou que será candidato – pelo contrário, ele tem dito e repetido que o seu papel em 2014 será percorrer o país para contribuir na reeleição de Dilma Rousseff –, mas a sua frase solta no ar foi o suficiente para estimular um bocado de especulação. Os jornalões, apavorados, sentiram o baque. A entrada em cena do ex-presidente, que goza de alta popularidade, poderia acelerar o fim do domínio de 18 anos do PSDB no principal estado da federação. Seria um golpe mortal na oposição partidária de direita.

A tendência maior é que Lula não concorra a nenhum cargo em 2014. Neste sentido, a disputa pelo governo paulista está descartada a princípio – mas a política é sempre muito dinâmica e reserva surpresas. O fato concreto é que Lula decidiu investir pesado nas eleições em São Paulo. O comercial da rádio e tevê confirma esta disposição. Seja com um candidato já testado nas urnas ou com um nome novo – como nos casos de Dilma e Haddad –, ele terá forte influência no pleito. Geraldo Alckmin, que anda muito desgastado segundo as pesquisas, que se cuide!