Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 06 / 13 / Cumpra-se a decisão da OEA. Tortura Nunca Mais

Cumpra-se a decisão da OEA. Tortura Nunca Mais

O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do amigo navegante Marcelo Zelic.
publicado 13/06/2011
Comments

O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do amigo navegante Marcelo Zelic:

Caro Paulo Henrique o ATO PÚBLICO que ocorre amanhã na Sede Regional do Ministério Público Federal em São Paulo (ver convite abaixo) para repatriação dos documentos do Projeto Brasil: Nunca Mais, que se encontram em Chicago e em Genebra, é um marco na busca por justiça no Brasil.


Começam a circular rumores de que a Senadora Ideli Salvatti já trabalha para manter o vergonhoso SIGILO ETERNO de documentos sobre o período da ditadura civil-militar de 1964-1985. Tal postura se adotada pelo governo da Presidenta Dilma Rousseff irá colidir de frente com a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos.


O Brasil foi condenado pelos crimes de lesa-humanidade praticados neste período e a sentença aponta para atitudes concretas que deverão ser tomadas no sentido de desobstruir a justiça, ou seja rever a decisão do STF sobre a ADPF 153 que protege os torturadores, a abrir os arquivos, a localizar e entregar para o sepultamento digno os desaparecidos políticos, a trabalhar as escolas de formação das forças de segurança adequando-as ao Nunca Mais e à democracia.


Repatriar os documentos do Brasil: Nunca Mais e abrir acesso universal, livre e gratuito a um milhão de páginas pela internet, iniciativa do Armazém Memória, Arquivo Público do Estados de São Paulo, Ministério Público Federal, com apoio do Arquivo Nacional, Conselho Mundial de Igrejas, CRL-LAMP e Instituto de Políticas Relacionais e OAB do Rio de Janeiro, é um chamado a razão, é um clamor para que o estado brasileiro cumpra integralmente a decisão que condenou o Brasil na Corte.


Assim convidamos os internautas e amigos navegantes a comparecerem no Ato Público e juntos reafirmarmos a necessidade da sociedade conhecer seu passado histórico e fazer justiça.


A decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos é fundamental para o desenvolvimento da cidadanis, por isso, CUMPRA-SE.


Abraços


Marcelo Zelic

Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo

Coordenador do Projeto Armazém Memória

www.armazemmemoria.com.br