TV Afiada

Você está aqui: Página Inicial / TV Afiada / 2014 / 11 / 03 / Energia solar no MCMV. Chora, Bláblá, chora!

Energia solar no MCMV. Chora, Bláblá, chora!

publicado 03/11/2014
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz do site do PAC:


Minha Casa, Minha Vida: construindo casas e cidadania


Possibilitar o acesso à casa própria e a uma moradia digna são objetivos centrais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e, de acordo com as palavras da própria presidenta Dilma Rousseff, “não é uma questão de esmola, não é uma questão de dádiva, não é um presente. É uma obrigação da parte do Estado e um direito do cidadão e da cidadã”.


Mas o programa busca ir além, desenvolvendo projetos que tornem a vida dos novos moradores mais sustentável. Iniciativas como a do aquecimento de água por meio da energia solar, que além de ser ecologicamente saudável, reduz custos de eletricidade e aumentar a qualidade de vida. Hoje, mais de cinco mil unidades habitacionais do MCMV já usufruem desse sistema em moradias do programa.


Em Juazeiro, cidade do sertão baiano, um projeto-piloto ainda mais ousado criou a maior usina solar construída sobre telhados de casas do país em dois condomínios do MCMV.


Outra iniciativa do MCMV trabalha com mobilização comunitária e a orientação condominial para ajudar as pessoas a viverem a nova comunidade. Trata-se de um apoio aos moradores para que aprendam a se organizar na hora de tratar de temas comuns no condomínio, como a conservação do prédio e das áreas de lazer, os devidos cuidados sanitários e ambientais e a elaboração de regimento interno, por exemplo.


Outra experiência muito interessante aconteceu condomínio do Minha Casa, Minha Vida em Jataí (GO), onde cursos de capacitação técnica foram oferecidos aos moradores para que pudessem ampliar seus horizontes profissionais.


Em São Bernardo do Campo (SP), o projeto “Minha Casa Minha Cara Minha Vida” envolveu os beneficiários de dois conjuntos habitacionais em oficinas que resultaram na exposição de fotografias e de entrevistas em vídeo, integrando os moradores da nova comunidade que ali se formava.