TV Afiada

Você está aqui: Página Inicial / TV Afiada / 2013 / 09 / 25 / Vídeo de Lula: "Eu estou no jogo"

Vídeo de Lula: "Eu estou no jogo"

O Conversa Afiada publica série de vídeos da entrevista de Lula.
publicado 25/09/2013
Comments

O Conversa Afiada reproduz uma série de vídeos da entrevista de Lula, extraídos do canal da Rede TVT:


Lula avisa: "Tô no jogo"

(Clique aqui para ler no C Af: "Lula: Estou no jogo".)


Lula ainda tem esperança na composição política com Eduardo Campos (PSB)

(Clique aqui para ler "Cid não vai ser viagra do PSDB". )


Reforma política: "Nada mudará para as próximas eleições", afirma Lula

(Clique aqui para ler "Que reforma política o PT quer".)


"Mais Médicos abriu o debate sobre a saúde no Brasil", destaca Lula

(Clique aqui para ler "“Mais Médicos”. Assim começa a xenofobia". )


Ação Penal 470: "Qualquer que seja o resultado, vou ter muita coisa para falar a respeito", diz Lula

(Clique aqui para ver trepidante vídeo "Morais e RB: mensalão, o julgamento medieval".)


"Em São Paulo, a gente nunca esteve tão próximo de ganhar a eleição como agora", afirma Lula

(Clique aqui para ler "SP é a Ilha Virgem dos tucanos".)


Políticos não querem fazer mudança na comunicação brasileira, afirma Lula



(Clique aqui para ler "Por que a SECOM tem que mudar".)


"A imprensa precisa evoluir", desafia Lula

(Clique aqui para ler "A Globo não tem mais bomba atômica".)


Copa do Mundo no Brasil não pode ser um fracasso, ressalta Lula

(Clique aqui para ler entrevista de Flávio Dino com o ansioso blogueiro: "Turistas vão voltar para a Copa".)

Em tempo: O Conversa Afiada reproduz texto e vídeo da Rede Brasil Atual:


LULA: ‘PARA FELICIDADE DE UNS E PARA DESGRAÇA DE OUTROS, ESTOU NO JOGO’


Ex-presidente dá a veículos mantidos pelos trabalhadores primeira grande entrevista depois de ter deixado o governo. Assista logo mais na TVT, leia na RBA e ouça na Rádio Brasil Atual


São Paulo – “Se tem uma coisa que eu tenho vontade é de falar. Eu tenho cócegas na garganta para falar. E vocês ajudaram a quebrar um tabu, porque fazia tempo que eu não falava durante tanto tempo. E nunca imaginei que justamente pra vocês eu fosse dar a entrevista mais difícil. Estou voltando, com muita vontade, com muita disposição – para felicidade de alguns, para desgraça de outros. É o seguinte: eu estou no jogo.” Assim Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a entrevista concedida nesta terça-feira (24) a um grupo de jornalistas da Rede Brasil Atual, site, rádio e revista, da TVT e do jornal ABCD Maior.

O encontro ocorreu no Instituto Lula, durou 90 minutos e foi, segundo o ex-presidente, a primeira longa entrevista concedida pelo ex-presidente da República no exercício desta “função”. Lula abriu a conversa dizendo não haver “pergunta proibida”, mas pediu que o perdoassem se no excesso de cuidados de ex-presidente ao falar pareceria “chapa branca”. “Ainda estou aprendendo a ser ex-presidente”, disse. Ele comentou a importância das manifestações de junho, que considera o acontecimento do ano ao colocar em xeque todos os governantes – das prefeituras à Presidência da República – e por ter ajudado a criar uma nova agenda política para o país – apesar do fato de “alguns” quererem se apropriar das manifestações para desqualificar a política. “Se alguém chega pra você dizendo ‘olha, eu não gosto de política, mas…’, pode crer, essa pessoa está sendo política.”

O ex-presidente comentou respostas dadas às manifestações, como o Mais Médicos, teceu duras críticas aos opositores do programa e enfatizou que a iniciativa cobre apenas uma pequena parte de um grande problema. Lembrou que o país não dispõe nem de especialistas nem de tecnologia em diversas áreas, e que não vai resolver os grandes problemas sem recursos. “Lá atrás, quando rejeitaram a CPMF, tiraram R$ 40 bilhões por ano da saúde achando que iam prejudicar o Lula. Mas prejudicaram o povo”, disse, acentuando que o Estado é quem banca grande parte dos tratamentos dos ricos na rede privada, quando deduzem suas despesas do imposto de renda, enquanto aos pobres só resta o SUS.

Lula disse acreditar que poucos prognósticos poderão ser feitos sobre as eleições de 2014 antes de março do ano que vem, quando já devem estar colocados todos os nomes das disputas, em nível nacional e nos estados. Um dos principais articuladores políticos do PT, ele afirma que seu papel no processo será o “papel que a Dilma quiser” que ele tenha. Admite ver dificuldades na permanência do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na base de apoio, vê obstáculos adicionais nas alianças com o PSB em alguns estados, como Ceará e Pernambuco, e vai considerar um grande feito, uma vez consolidada a ruptura, que os partidos façam um pacto de não hostilidade nos palanques em que forem adversários.

Para Lula, a mais importante das reformas do país é a política, com o fim do financiamento privado de campanhas. “Vocês veem as grandes empresas fazendo campanhas contra o financiamento privado? Vocês veem empresários reclamando que não querem contribuir com campanhas eleitorais?”, questiona. Ele reconhece que a atual composição do Congresso não tem interesse nem força para fazer uma mudança impactante no sistema político-eleitoral porque põe em risco os próprios atuais mandatos. “Uma reforma para valer não vai acontecer agora. Por isso, vai ter de ser feita por meio de uma constituinte exclusiva, com ampla participação da sociedade.”

E abordou também a necessidade de um novo marco regulatório das comunicações – “há um projeto, o Paulo Bernardo disse que ia fazer debates públicos, mas não andou…” –, lamentou a ausência de projetos do governo do PSDB para o estado e a região metropolitana de São Paulo, e criticou a forma como “alguns” tentam “transformar coisas boas em coisas ruins”, referindo-se à realização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

O ex-presidente foi cauteloso ao comentar o julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão, porque diz ter de respeitar as instituições envolvidas na questão. “Depois que o julgamento estiver totalmente concluído eu vou falar. E tenho muita coisa pra falar”, disse, ressalvando que, no que diz respeito à abordagem política do caso, os acusados já foram condenados há muito tempo.

(...)