Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Propina para o "Santo"

Propina para o "Santo"

Carta denuncia: grana rolava solta no metrô dos tucanos
publicado 01/10/2016
Comments
Alckmin Metrô.jpeg

O Conversa Afiada reproduz trechos de reportagem de Renan Truffi, publicada na edição desta semana de Carta Capital:

Propina para santo

Documentos indicam mais pagamentos ilícitos em obras do Metrô de São Paulo e até no Ministério Público do Estado

Sob muitas críticas pelo tom político de suas operações, a Lava Jato terá mais uma oportunidade de tentar desfazer essa iamgem. A nova janela abriu-se durante a 35ª fase, denominada Operação Omertà e desflagrada na segunda-feira 26, que culminou com a prisão do ex-ministro Antonio Palocci. Além do conteúdo que envolve o petista e a Petrderal revelam uma série de e-mails que tratam de propinas em dezenas de grandes obras da construtora Odebrecht pelo País.

(...)

Mais uma vez, aparecem indícios de pagamentos para agentes públicos envolvidos nas obras das Linhas 2 (Verde) e 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo. Dois casos se destacam: um relato de propina para um beneficiário identificado como "Santo" e supostos pagamentos destinados a um receptor no Ministério Público de São Paulo, com o objetivo de favorecer a empresa.

(...)

Os indícios acerca de "Santo" mostram que esse agente público, ainda não identificado pela Polícia Federal, pode ter relação com atividade política e eleitoral no estado de São Paulo. Em uma das várias menções ao apelido, há um e-mail que fala no pagamento de 500 mil reais ao beneficiário para "ajuda de campanha" com "vistas a interesses locais". O e-mail, datado de setembro de 2004, programa o pagamento do valor em duas parecelas de 250 mil reais, com intervalo de cinco dias entre a primeira e a segunda.

(...)