Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bloomberg segue Al Jazeera: Golpista!

Bloomberg segue Al Jazeera: Golpista!

Agência americana lembra: a verdade é dura!
publicado 31/08/2016
Comments
Bloomgerg.jpg

Depois da contundente reportagem da Al Jazeera, a mais importante agência de notícias econômicas do mundo, a americana Bloomberg, põe os Filhos do Roberto Marinho na mesma gaveta do pai: Golpista, sanguessugas de Golpistas.

Segundo a Bloomberg, a Globo tem um passado nefasto, graças à fortuna construída pelo grupo ao longo do regime militar.

Um dos entrevistados pela Bloomberg, o historiador João Braga Areas, afirma que a Rede Globo, além de ter apoiado o golpe militar de 1964, foi uma das empresas que mais lucrou durante a ditadura. "Ainda hoje, muitos grupos atestam que a Globo não é apenas uma oponente da Dilma, mas a própria mentora do Golpe".

João Braga foi um dos membros da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, que investigou os crimes da ditadura militar. O relatório final, publicado em dezembro, possui uma seção escrita pelo próprio historiador que detalha os negócios das Organizações Globo durante a ditadura.

O mesmo relatório, citando documentos emitidos pelo então embaixador americano no Brasil, identifica Roberto Marinho, que chefiou a Globo de 1925 até 2003, como o "principal articulador" do regime militar.

De acordo com a Bloomberg, "apoiadores de Dilma Rousseff, ex-guerrilheira que foi torturada durante a ditadura, afirmam que a cobertura da Globo sobre o impeachment ajudou a criar uma campanha contra a presidenta." A reportagem cita também a presença de palavras de ordem contra a emissora nos protestos pró-democracia - "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!"

A reportagem também relembra um artigo do jornal britânico Guardian, publicado em abril deste ano, que acusou a Globo de fazer panfletagem a favor do impeachment. À época, o diretor do grupo, João Roberto Marinho (um daqueles que não têm nome próprio), defendeu que "a Globo cumpre com seu papel de informar a sociedade". Entretanto, a Rede Globo se negou a comentar o artigo da Bloomberg.

Em tempo: Putin e Xi também leem a Bloomberg...

registrado em: , ,