Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 03 / 30 / Dilma explica o FIES e espanta o preconceito!

Dilma explica o FIES e espanta o preconceito!

Ela não é presidente do Futebol Clube do Remo !​
publicado 30/03/2015
Comments

 

Da entrevista coletiva da Presidenta Dilma, em Capanema, no Pará, onde foi entregar Minha Casa Minha Vida.


O Fies: nós saímos de 74 mil matrículas para 731 mil matrículas. Ano a ano foi crescendo, total 1,9 milhão de matrículas. Bom, nesta fase do programa, assim como fizemos no Bolsa Família e estamos fazendo no Minha Casa, Minha Vida, nós avaliamos o programa. O programa Fies tem dois problemas. Primeiro: quem faz o cadastro - quem fazia agora não mais - quem fazia o cadastro eram as próprias empresas, com isso, se eu falar para algum de vocês que tenho um armarinho e eu compro todos os seus fecho ecleres e botões, vocês vão me achar um monte de gente para vender fecho ecler e botão? Culpa de quem? De quem comprar do armarinho. Quem é que falava: “Façam as matrículas que nós bancamos?” O governo federal teve uma distorção aí no programa, então corrigimos essa distorção. E mais, só entra no Fies quem não tiver zero em português. Quem tiver zero em português, não pode entrar no Fies. O governo federal não pode tirar dinheiro dos contribuintes e dar o financiamento para quem tem zero em português. Não só tem de ter o mesmo desempenho do ProUni que é 450 pontos no Enem, como não pode ter zero em português. Não há hipótese de a gente financiar zero em português. Segundo, não se pode também aceitar que o reajuste das mensalidades seja o que a empresa resolve dar. Se ela resolve dar um reajuste, o governo não tem nada a ver com isso, só não bancamos. Nós bancamos o reajuste até 6,5%. Se quiserem reajustar em 32% como foi o caso de um ano para o outro, podem fazê-lo, agora arquem com os recursos necessários.

(…)


(Sobre o Bolsa Escola do Fernando Henrique, sem citá-lo … - PHA):

programa (social) para 5 mil pessoas com 200 milhões (de habitantes) não é programa social. Programa social tem de ter escala - escala. Ou seja, eu tenho de ser capaz de atender a população. Então, o desafio é triplo: eu tenho de formatar o programa e ver como a realidade faz, o que a realidade produz no programa.

Jornalista: Presidenta, a senhora está satisfeita por ter um ministro paraense no seu trabalho (Helder Barbalho, da Pesca, filho de Jader Barbalho) ?


Presidenta:  Eu estou bastante satisfeita. Primeiro porque o ministro … é um ministro extremamente ativo.


Jornalista: E as oligarquias existentes?


Presidenta: Eu acho que essa é o tipo da discussão estranha num país democrático, sabe por quê? Vou explicar por que eu acho uma discussão estranha num país democrático. Um país democrático não olha as pessoas pela sua filiação, ou, por exemplo, não podem falar: “A presidente é filha de um búlgaro”, e, portanto, eu sou eslava. Não, eu sou presidenta do Brasil, nasci aqui e fui criada aqui. A mesma coisa. Eu não gosto desse tipo de qualificação. Acho extremamente preconceituoso, me desculpe.


Navalha

Se tem uma primeira tarefa do Ministro Edinho é dar ordem nessas coletivas !

Que bagunça !

Onde já se viu não ouvir a pergunta do entrevistado ?

Se não tem condição técnica de dar uma entrevista bem organizada, melhor não dar !

A Presidenta da República não é Presidente do Futebol Clube do Remo !

Paulo Henrique Amorim

Em tempo: em agradecimento ao Mauricio Dias e ao Bessinha pela criação desse devastador neologismo, o "empessegamento", para definir a natureza flacida e melosa do Golpe tucano - quá, quá, quá ... !