Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 01 / 26 / Merkel a Tsipras: paga o que me deve !

Merkel a Tsipras: paga o que me deve !

Chanceler defende os bancos alemães e vai pra cima do Syriza.
publicado 26/01/2015
Comments

 


Saiu no site Expresso, de Portugal:


Merkel envia recado a Tsipras através do porta-voz: Grécia "tem de cumprir o que assumiu"



Coligação que vai formar governo na Grécia - o Syriza, de esquerda, e os Gregos Independentes, de direita - é antiausteridade.



A chanceler alemã espera que o novo Governo grego cumpra os seus compromissos com os credores internacionais, disse o porta-voz de Angela Merkel sobre a vitória do Syriza nas eleições gregas.

"Na nossa perspetiva, é muito importante que o novo governo atue no sentido de promover a continuidade da recuperação económica da Grécia", disse Steffen Seibert à imprensa.

"Isso também implica a Grécia cumprir os compromissos que assumiu anteriormente", acrescentou.

Escusando-se a comentar a votação propriamente dita, o porta-voz da chanceler disse que "obviamente a escolha do povo grego tem de ser respeitada" e adiantou que, "tal como é costume", Angela Merkel enviará a Tsipras as suas saudações logo que este tome posse.

A Alemanha mostrar-se-á "disponível" para "trabalhar com o novo Governo grego", disse ainda.

O partido antiausteridade de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, obteve uma clara vitória nas eleições de domingo na Grécia, com 36,34% dos votos, embora a dois deputados da maioria absoluta no parlamento, segundo números oficiais relativos ao escrutínio de 99,8% dos votos.

Esta segunda-feira, o líder do partido Gregos Independentes (direita nacionalista), Panos Kammenos, anunciou uma coligação de governo com o Syriza.

Ambas as formações são contrárias às políticas de austeridade impostas pelos credores internacionais (UE, BCE e FMI) à Grécia.


Leia também:


Partido anti-Levy vence eleição na Grécia



Grécia recomeça com a Ley de Medios



E vote na trepidante enquete do C Af:


[poll id="876"]



Não vem que não tem !