Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 10 / 16 / Aécio cita mar de lama, mote golpista. Tancredo treme no túmulo

Aécio cita mar de lama, mote golpista. Tancredo treme no túmulo

O tucano não se cansa de mostrar na TV a convivência e a parceria com o avô Tancredo. Mas, pelo visto, aprendeu pouco.
publicado 16/10/2014
Comments

 



O Conversa Afiada reproduz artigo de Mário Magalhães:


Aécio cita mar de lama, mote golpista em 54 e 64; Tancredo treme no túmulo



Mário Magalhães


Se o vencedor de um debate televisivo é quem vende melhor seu peixe, seja pescado fresco ou com odores suspeitos, Aécio Neves (PSDB) levou o da Band, encerrado na madrugada de hoje.


Em matéria de conteúdo, Aécio também se destacou, contra sua oponente Dilma Rousseff (PT). A questão é qual conteúdo.


A certa altura do entrevero, digo, debate, discorrendo sobre a roubalheira na Petrobras, o tucano empregou a expressão “mar de lama''.


Além de imprópria, a começar pelo fato de que nem mesmo o senador insinua que a presidente da República seja mão-leve, a fórmula “mar de lama'' foi o mote de uma das mais sinistras conspirações golpistas da história republicana do Brasil: a que levou ao suicídio do presidente constitucional Getulio Vargas na manhã de 24 de agosto de 1954, horas depois de ser virtualmente deposto.


E olha que sessenta anos atrás Getulio era acusado de ter ordenado o atentado que resultou em ferimento a bala do jornalista de oposição Carlos Lacerda e na morte do major-aviador Rubens Vaz. Jamais surgiram indícios dignos de confiança sobre a participação de Vargas no plano contra o “Corvo'', como os partidários do gaúcho desqualificavam Lacerda.


Em suma, “mar de lama'' evoca leviandade, mentira, desprezo pela legalidade e aversão à democracia.


Apelar a tal expediente é mais grave no caso de Aécio, que não é um mentecapto: o ministro da Justiça de Getulio Vargas, na quadra sombria de 1954, era Tancredo Neves.


Ao contrário de muitos traíras, Tancredo batalhou até o fim contra a turma que alardeava haver um “mar de lama'' de responsabilidade do governo.


Em 1964, os golpistas que haviam recuado depois da morte de Getulio voltaram à carga e derrubaram o presidente João Goulart num golpe de Estado contra o Brasil. Qual era o mantra dos opositores de Jango? “Mar de lama'', “mar de lama'', “mar de lama''…


Primeiro-ministro no arremedo de parlamentarismo improvisado em 1961, com Goulart na Presidência, Tancredo Neves deixaria a função, mas permaneceria político influente. Na virada de março para abril de 1964, ele novamente desfraldou a bandeira da legalidade, contra o golpe. E contra a pregação sobre o dito “mar de lama'', cujo porta-voz mais ruidoso era, adivinha, Carlos Lacerda.


O constrangimento para Aécio não é a árvore genealógica. Ninguém é obrigado a sair aos seus.


Mas o tucano não se cansa de mostrar na TV a convivência e a parceria com o avô Tancredo.


Pelo visto, aprendeu pouco.


Hoje, o simpático mineiro que só subiu morto a rampa do Planalto deve estar esperneando no túmulo, ao ver o neto, como um simulacro de Lacerda, recorrer ao “mar de lama'' para ganhar a eleição.



Leia também:


Relatórios usados por Dilma para criticar Aécio somem do site do TCE