Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 08 / 07 / Erundina: Dudu joga do lado de lá

Erundina: Dudu joga do lado de lá

Passe livre só com dinheiro dos ricos, Dudu ...
publicado 07/08/2014
Comments

 

 

O Conversa Afiada reproduz texto da Carta Capital:


Eduardo Campos é progressista?



A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) critica campanha e diz que o candidato deve se posicionar ao lado da "massa de trabalhadores"

A tentativa de criar uma terceira via na eleição presidencial, em que PT e PSDB buscam polarizar o eleitorado pelo sexto pleito consecutivo, não é uma tarefa fácil para Eduardo Campos, o candidato do PSB ao Planalto. Nesta quarta-feira 6, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) criticou a campanha do correligionário e disse que ele precisa apresentar propostas mais progressistas para conquistar o eleitor.

Segundo Erundina, há uma "ambiguidade" na campanha, manifestada pela dificuldade de se posicionar em temas delicados, em que a escolha é entre uma alternativa de apelo popular e outra agradável para elites financeiras. Erundina defendeu, em entrevista ao Estadão, que a candidatura de Campos, opte pelo primeiro caminho e "pense na maioria". "[A ambiguidade existe] porque não se acredita no voto popular, não se acredita na massa". Para Erundina, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) têm mais condições de obter o apoio das elites financeiras, então Campos e sua vice, Marina Silva (AC), devem apelar à "massa de trabalhadores".

A deputada federal afirmou que não adianta o PSB buscar propostas que sirvam a todos os setores. "Toda proposta que tenha consenso não é proposta que sirva numa sociedade contraditória, desigual e injusta como a nossa", afirmou.

Ex-prefeita de São Paulo, Erundina usou como exemplo de suas críticas a proposta de Eduardo Campos para dar passe livre aos estudantes no transporte público. Para ela, o candidato foi tímido e deveria pensar o passe livre como "direito social à mobilidade", financiado com "aumento de imposto sobre a propriedade". "Não pode ficar adiando, tem que pensar em justiça social, justiça fiscal, distribuir encargos tributários, senão você agrava as desigualdades", afirmou. "Um governo progressista não pode anunciar que vai acabar com tributo, ele tem de dizer que vai distribuir a estrutura tributária de forma mais justa", afirmou.


Clique aqui para ver na TV Afiada: "Dudu e Bláblá: o baião da traição".