Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 06 / 06 / Lula a empresários: em 2002 você estava melhor?

Lula a empresários: em 2002 você estava melhor?

"Em 11 anos, dobrou o número de estudantes universitários no Brasil !".
publicado 06/06/2014
Comments

O Conversa Afiada reproduz texto do Instituto Lula:


“Comparo os 11 anos do nosso governo com qualquer época do nosso país”, defende Lula em Porto Alegre



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu as realizações de seu governo e da presidenta Dilma, em palestra nesta quinta-feira (5), nos 10 anos da revista Voto, em Porto Alegre. O presidente lembrou, entre outras realizações, que em 11 anos, dobraram o número de estudantes universitários no Brasil – de 3,5 milhões para mais de 7 milhões de jovens – e que, embora muitos digam que isso foi apenas “esforço próprio”, houve um papel importante do governo nessa ampliação, com programas como Reuni (ampliação de vagas nas universidades federais), Prouni e Fies. “O povo se esforçou para aproveitar as oportunidades criadas nesse país.”

O presidente reforçou que o Brasil não pode esquecer como ele era no passado, e como está hoje. Ele perguntou aos empresários: “alguém estava em 2002 melhor do que esta hoje?”. Para Lula, é necessário dizer, principalmente aos mais jovens, porque os que tinham oito, 10 anos quando começou o governo, não têm obrigação de saber como era o Brasil do século XX. “Se a gente não souber o que o Brasil era, não valorizamos o que temos hoje.”

Lula defendeu a realização da Copa do Mundo e que a população tem que debater mais o país, manter a autoestima e combater o mau humor. Lembrou também que  os brasileiros são os únicos a viajam para o exterior para falar mal de seu país. “A gente teima em achar que somos inferiores ao que somos.”

Ressaltou ainda que o Brasil conseguiu, por 11 anos seguidos, manter  a inflação controlada dentro da meta estabelecida e que o crescimento de 2,5% do PIB poderia ser maior, mas foi superior ao que os Estados Unidos, Europa ou México cresceram em 2013. Desde que começou a crise econômica em 2008, de acordo com a OIT, enquanto no mundo foram eliminados 62,5 milhões de empregos, o Brasil gerou 10 milhões de empregos, atingindo o menor desemprego da sua história, frisou.  “Chegamos em 10 anos em um patamar que muitos não imaginavam que teríamos chegado.”


Clique aqui para ler "Empresários estão de mau humor ? Problema deles !".


Em tempo: sugestão do amigo navegante Vicente Rousseff da Silva (sem falar em pleno emprego e renda crescentes, como demonstram todos os índices, e a Ministra Miriam Belchior - PHA)


O que os empresários nunca tiveram antes do trabalhismo?


- 7º Maior PIB do Mundo.

- Mercado interno robusto e crescente.

- Trabalhadores qualificados e crescente.

- 15 das 50 Maiores Obras em construção no Mundo construidas no Brasil.

- Certeza de Energia e Combustíveis baratos por décadas.

- Cumprimento das metas inflacionárias por 12 anos seguidos.

- Credito abundante paras o consumo.

- Juros baixos por 12 anos.

- Ausência de Crises e FMI ditando recessões econômicas e produtivas.

- Balança Comercial superavitária e robusta.

- Reservas internacionais de quase US$ 400 bilhões.

- Crédito e respeito internacional para negociar, comprar e vender.

- Estabilidade e paz para investir e trabalhar.

- Perspectivas ainda melhores a frente.

- Futuro promissor.