Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 03 / 06 / PCC: a herança tucana em SP

PCC: a herança tucana em SP

Capa da Carta mostra como, em 20 anos, o grupo criminoso nascido e criado nos presídios paulistas se prepara para "conquistar" o Brasil !
publicado 06/03/2014
Comments

O Conversa Afiada reproduz reportagem de Fabio Serapião na Carta Capital:


Crime em lugar do Estado



Ao desempenhar funções do poder público, o PCC atrai seguidores e espalha-se pelo país

por Fabio Serapião

Enquanto esta reportagem é escrita, desenrola-se no estado de São Paulo um ambicioso plano liderado pela cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), com objetivo de resgatar seu líder máximo, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, da Penitenciária II de Presidente Venceslau, distante 600 quilômetros da capital.

Relatório do setor de inteligência do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, ao qual Carta Capital teve acesso, mostra a arquitetura do plano e a audácia dos criminosos. Dois integrantes do PCC fizeram treinamento de pilotagem de helicópteros, vários sobrevoos já foram realizados para avaliar os detalhes da tomada de assalto da penitenciária, um imóvel foi alugado na cidade vizinha de Porto Rico (PR) para servir como base de apoio à operação e uma pista de pouso foi mapeada para que um avião vindo do Paraguai possa aterrissar.

A operação de resgate teria seu start com a visita de um advogado do grupo ao PII. Informados, Marcola e dois companheiros aproveitariam o alvoroço causado pela ordem de uma rebelião para serrar as grades de suas celas e caminhar até o pátio do presídio, de onde seriam içados por um dos helicópteros. Já resgatado, Marcola seria levado até o aeroporto de Loanda (PR) e, de lá, partiria em um avião Cessna Aircraft, modelo 510, pilotado por um integrante da facção, para o Paraguai.

(...)


Em tempo:
como diz o Mino Carta, São Paulo é o único lugar do mundo em que a central do crime fica dentro da cadeia ! - PHA

Em tempo2: o Padilha vem aí, de jaleco branco ... - PHA