Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2014 / 02 / 26 / Wanderley: democracia convive com protestos para substituí-la

Wanderley: democracia convive com protestos para substituí-la

Tuberculose não se resolve com passeata
publicado 26/02/2014
Comments

O Conversa Afiada reproduz trechos de entrevista que o professor Wanderley Guilherme dos Santos – especialista em “socialistas de cátedra” - concedeu recentemente ao Brasil Econômico:



- Toda democracia com raízes fortes aceita e absorve esse tipo de manifestação … isso não é indicador de fragilidade da democracia … ao contrario significa que você tem instituições fortes.

- (depois da queda das torres gêmeas nos Estados Unidos) … foi criado um Ato Patriótico, algo semelhante ao AI-5. As pessoas são grampeadas, presas sem aviso prévio e podem ficar incomunicáveis o tempo que o Governo julgar necessário., sem assistência jurídica. O Ato Patriótico é um AI-5 para uma democracia daquele tamanho e com aquela tradição. Esse é um recuo que as pessoas não mencionam, mas que também é possível em democracias, sem que elas desabem como um todo.

- (Sobre uma lei contra ataques como o que matou o cinegrafista Santiago Andrade) Pode sair uma lei boa ou péssima. Esse debate deve se estender... Uma das formas benevolentes da democracia é não julgar as coisas no tempo quente. Que sejam criadas comissões, que peçam vistas, para termos uma discussão racional...Precisamos distinguir os movimentos brasileiros dos europeus, que são em função de desemprego e miséria, de uma perda da renda per capita impressionante na Espanha, em Portugal, na França, na Inglaterra, de taxas altíssimas de desemprego, com aumento da concentração econômica, aumento da desigualdade. Algo que vem acontecendo nos Estados Unidos e que está deixando os teóricos assustados com essa polarização na America (do Norte). No caso do Brasil, a motivação é heterogênea, enquanto lá todos são desempregados.

- (Sobre a motivação) Sao demandas dentro da democracia. Você pede educação, melhor, saúde, segurança e isso faz parte de todo os processos do mundo democrático desde que a democracia existe.

A classe política é pessimamente avaliada no mundo inteiro: as pendências e demandas de uma sociedade complexa não podem ser atendidas todas ao mesmo tempo. Tuberculose, por exemplo não se cura com passeata.

(… ) As pessoas se esquecem que grandes projetos como Bolsa Família, mudança no esquema de partilha do petróleo, Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, tudo isso foi aprovado pelo Congresso, senão não poderia existir.

As pessoas só veem o Congresso na hora do pinga-fogo. Os investimentos em saúde e educação no Brasil são brutais.

- A democracia é o único (sistema) que permite manifestações explicitamente destinadas a substitui-la.


Amanhã, o Conversa Afiada retoma outros pontos dessa importante entrevista.

Paulo Henrique Amorim