Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014

Publicado em 19/09/2012

Ministro (Collor de) Mello:
qual “safo” é o Lula ?

O advogado de Thomas Jefferson também se referiu ao “safo”do Ministro (Collor de) Mello.


Saiu no Valor:

STF descarta inclusão de Lula na ação



(…)

O ministro Marco Aurélio Mello afirmou que ainda não tem certeza sobre as declarações do publicitário. “Parece que ele desmentiu tudo”, disse. “Eu não sei se [Lula] era chefe ou se não era chefe [de um suposto esquema criminoso]“, continuou o ministro. “O presidente Lula foi chefe de Estado, foi chefe de governo e ainda por cima é um homem safo”, completou Marco Aurélio.

(…)

Navalha

Pela segunda vez, o Ministro Marco Aurelio (Collor de) Mello chama Lula de “safo”.

O advogado de Thomas Jefferson, ao negar a existência do mensalão e botar toda a culpa no Lula, também se referiu ao “safo”do Ministro (Collor de) Mello.

Ao que o Ministro deu uma risadinha, discreta e significativa.

O que ele quer dizer com “safo”?

Segundo o Dicionário de Sinônimos e Antônimos – do Houaiss – , Editora Objetiva, 1ª Edição, 2003, página 603, “safo” significa:

- ágil ;

- ativo;

- desembaraçado;

(…)

- esperto;

(…)

- safado.

Qual a acepção da preferência do Ministro ?

 




Paulo Henrique Amorim

Comentários

  • Denise

    Para acabar com esta palhaçada nacional a primeira cois a ser feita é a LEI DE MÍDIA. Até quando teremos de ser submetidos a este podre poder?

  • [...] do PT), inclusive quando o Ministro Marco Aurélio (Collor de) Mello chamou Lula de “safo “ – clique aqui para ler [2] “a que safo Mello se refere [...]

  • [...] o ministro vaidoso, Marco Aurélio (Collor de) Mello, que considera Lula um “safo” – nem ele considerou que Lula fizesse parte do mensalão (o do [...]

  • [...] Chega de Ministro do Supremo chamar presidente da Republica eleito duas vezes de safo. [...]

  • [...] Nassif, sobre o Aécio, o brindeiro Gurgel brevemente analisará seu súbito enriquecimento. Está na agenda dele. Mas, e o apartamento do Fernando Henrique na Cidade (com caixa alta, por favor, revisor) de São Paulo, no bairro de Higienópolis ? E dizem que ele tem um em Paris, não é isso, perto de uma agência do BNP Paribas. E a mansão da filha do Cerra, em que ele vive ? Não, não é em Miami, não, Nassif, é na Cidade de São Paulo, mesmo ! Por falar em Visanet, clique aqui para ler “O Valério desviou dinheiro da Visanet para entregar à Globo ? O que dirá o Ministro (Collor de) Mello desse “safo”? [...]

  • Henrique

    O Marco Aurélio quis dizer que o Lula é esperto. O “safo” que o Marco Aurélio disse foi no sentido de esperto. E de fato, Lula é um homem MUITO ESPERTO, ESPERTO ATÉ DEMAIS.

  • mariop

    Safo, são aqueles que fornecem HCs p/ os ricos fugirem do país, após fazerem safadezas. $ão muito $afo$ me$mo !!!!

  • Celso Carvalho

    No Aulete: sa.fo
    1 Que foi gasto pelo uso
    2 Que se safou, que escapou (ladrão safo)
    3 Bras. Gír. Diz-se de indivíduo esperto, inteligente, vivo

    Para o ministro Mello vale a gíria no STF para atingir o presidente Lula. Mas a primeira também tem outro significado mais picante. Ele é o dândi do STF. Aqueles modos de maitre de restaurante em decadência…

  • Bel

    Lula, safo, em primeiro nas pesquisas para 2014. Cerra em terceiro nas pesquisas para o governo de SP, sifu…

  • nina rita de cássia

    Lula é safo. Safou-se do comportamento entreguista do governo anterior. Safou-se de ter que obedecer ao FMI. Safou-se e nos safou de muita coisa, obrigada Lula. Mas, embora Lula seja safo, tinha que ser mais safo, mal consegue se safar dessa gentalha, cujo qualificativo não posso dizer aqui, porque sou educada, e porque não falo palavras de baixo calão.

  • Mário SF Alves

    Valei-nos santa Mother Jones; livrai-nos dessa nada santa inquisição!

  • maria meneses

    Vivemos na Era da Mídia. Esses doutos senhores que fizeram suas faculdade s ,doutorado e mestrados à custa do povo não se mostram à altura de seus postos não perdem a opórtunidade de fazer uma piadinha para aparecer . Com a permissão do Romário (eta baixinho arretado) calados essses juizes são uns poetas.

  • Angelina-mg

    O Lula é o alvo mas, enfraquecê-lo? Jamais conseguiram e jamais conseguirão. Só se Deus quiser e ele não há de querer.

  • Celso Bevacque

    Mais safo do que a tucanada, não existe. Não faz nada de bom, pousa de honesto mas é ladrão enrustido, acobertados por um cabo eleitoral de peso que é o PIG, e transformou o STF em um reality show ao vivo, onde por baixo da máscara todos conseguem ver um ENORME BICO AMARELO…

  • Rosa Carvalho da Costa

    O que queria dizer o min Marcus Aurélio ao Joaquim Barbosa quase disse certa vez “noutros tempos a coisa seria resolvida difetente”? Preconceituso?

  • O DOUTRINADOR

    O ministro tem SAFO até o Registro de Nascimento!

  • NIlton (GO)

    Provavelmente, ele prefira aquela na qual o próprio ministro se enquadra.

  • Antonio Soares

    O general Wernon Walters teria assento em uma das atuais cadeiras do STF ?

  • O JUIZ

    É assim que agem os Generais de Toga.
    Lançam, no ar suas suposições a maldades e fica por conta dos outros a interpretação.
    Traduzindo a espressão do Ministro, e aplicando o sentido aos dois referidos, diria que à LULA cabe ser Ativo.
    Já Safo, podemos deixar para o Ministro, pois é vergonhoso um Homem da mais alta Côrte, se referir dessa forma a qualquer personagem.
    A Côrte está … , e isso fica provado, cada vez que os Generais abrem a bôca para seus minutos de glória nos holofotes globais.

  • socorro vieira

    Seria muito bom esse pessoal que gosta de tuitar…..fazer uma grande vergonha a esses ministro tucanos de uma figa…..já pensou um twiter falando no julgamento dormido…….pois então eles não vam perceber as provas pois estão domindo, preferem seguir o caminho do prevaricador gurgel que está pronto.

  • LeandroS

    Safo é o nosso STF… agora a qual dos sinônimos o nosso STF se encaixa, só depende de saber em qual deles a carapuça serve e isso caberá aos nossos ministros decidirem!

  • italo

    Safo foi o banqueiro que passou por lá, cantou facilidades, que obteria no dia seguinte, sem cerimonia. Safo é quem aprova re-eleição um ano antes do fim do mandato e a Imprensa nem desconfia de compre de votos

  • Diogo

    pum que a veja deu esse domingo foi de encontro com a face de tdo o PIG.

  • BETO

    No exército, SAFO quer dizer: Esperto, competente, inteligente.

    E isso, O MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE, é !

  • Uma pessoa que mandou soltar um LADRÃO como o banqueiro Salvatore Cacciola que roubou mais de 1 bilhão dos cofres públicos, não tem moral nenhuma pra criticar nem mesmo o Robin Hood se fosse o caso, quanto mais fazer piadinhas de duplo sentido com o Presidente Lula!

    Lembram quem soltou os assassinos do índio Galdino?

    Marco Aurélio conhece de perto!

  • maria edith ferrarezi

    Não se envergonha,Ministro Marco Aurélio,da palavra chula que disse quando devia se calar, em função do cargo que exerce ,contra o ex-presidente Lula que foi e é da mais alta estima do povo brasileiro?

  • Idalma

    No portal da Band, afirma que o mensalão TUCANO, vai ter novo relator, que não será Joaquim Barbosa, e deverá ser o novo ministro do STF(não cita nomes). Então, a batata dos tucanos está assando, só queremos ver como o PIG vai tratar do assunto. Aí, com certeza vai fingir que o STF não existe. Quem viver verá.

  • Aderaldo Ferreira

    Safo significa: Escolhido pelo povo, aprovado pela maioria e elegível em 2014 ou em qualquer eleição futura. Portanto, caberia na lista de sinônimos: admirável, competente, sábio e tantos mais que refletem o sucesso de sua administração.

  • maria do ceará

    Os ministros do STF estão dando um show de strip-tease barato: o espetáculo só está na metade e eles já estão nus. São um bando de safos!

  • Apavorado por Vírus e Bactérias

    O Supremo tem safos da direita, que destroem a Justiça (?) brasileira e a tênue democracia iniciada por Lula. São nossos monstrengos institucionais que teimam em entregar o País a essa elite torpe e aos ianques, donos do petróleo e das armas.

  • Vendo o STF fazendo suas marmeladas me lembra muito os BANANAS DE PINJMA.

  • A pior burrice é saber fazer e não fazer. Agora Safo é não saber fazer e fazer. Viva o Lulinha Safo.

  • mario lucio de oliveira

    Ser safo é pratica de experiencias pelo proprio ministro Marco Aurelio Melo e varios de seus pares, basta verificar que em alguns processos (ADIN) seu silencio e desinteresse de cumprir prazos mantem tais ações sem julgamento de merito até hoje, a despeito do interesse social das mesmas, um verdadeiro festival de desidias, aliás, carentes de denuncas no CNJ pelo omissão e perda de prazos por esses ministros, dentre eles, … , Nelson Jobin (aposentado) e o proprio Gilmar Mendes o polemico, todos amantes de holofotes sendo que alguns são mais “estrelas” na midia comprometida com interesses inconfessáveis que muitos artistas conhecidos do publico
    mario oliveira

  • Para mim, safo que vem do STF é encabeçar, fazer e julgar o mensalão sem provas e dormindo. De tanto SAFO no Brasil, foi preciso um operário, plebeu e não graduado a dar Novo Rumo ao Brasil na prática e em plena crise Mundial desde 2008. Para a Burguesia, fina e Burra é só propaganda enganosa e teoria.

  • Cristina

    O STF promove o remake do Best Seller: deixa Lula sangrar até o fim.
    O fim de quem, cara pálida.

  • RICARDO

    PHA,
    Safo, nesse caso, é o reducionismo do particípio do adjetivo.

  • Willians

    “É capaz pela preparação e pelo estudo, não pela esperteza e pela malandragem”, afirmou FHC, sobre seu boy Padim Cerra. Não estaria implícita nesta afirmação risível do FHC a resposta para a acepção de safo, já que, no sentir do Bessinha quem entende de safo são os Supremos e os tucanos?

    • Washington

      Safo é escorregadio, do tipo que escapa na última hora por baixo da grade que está fechando, como o Indiana Jones. É o que o Padim tem feito e fez quando se candidatou a prefeito e assim escapou à galopante escalada do livro do Amaury.

  • paulo roberto r. marques

    Esperto. O sentido é o de esperto. Já o Jamelão (me perdoe Jamelão) é truculento e, pelo visto, tem todo jeito de quem faz lambança em via pública e quando chega uma autoridade solta o famoso “sabe com quem está falando?” Deplorável.
    A felicidade da charge, o artigo do Jânio de Freitas ontem, e outros sinais, uns pequenos e outros maiores (posso estar torcendo ou sonhando), indicam que talvez não haja feitura de barba, cabelo e bigode por parte do Jamelão. (m.p.J.). Ou seja, ele tentará, mas o constrangimento para um comportamento de cordeiro sobre umas pessoas ali perto dele parece estar perdendo força.

  • Seguindo o mesmo raciocínio, será que o Supremo está cheio de “safos” (ágeis, ativos, espertos, etc……)

  • O significado mais popular para safo seria safado. Mas é conhecida acepção “desembaraçado” ou “esperto”. Apesar das lucubrações, Mello não seria tão vil tratando assim um ex-Presidente da República. Mas fica a impressão, nítida, de insinuar a prática de “dar o tapa para esconder a mão” à Lula.

  • valdo

    Estes ministro do judiciario sao farinho do mesmo saco , de onde saiu a UDN, os golpistas, os hipocritas, os safos. Estao na mesma logica dos que querem, agora culpar o negro pela escravidao, Patifaria, estamos em perigo com a atual democracia. Perigo de golpe, de tribunal de inquisiçao, e de caça as bruxas. E a grande culpada para isto é a grande midia. Agora Dilma, vai para cima de vez destes golpista, ou vamos continuar domindo com a espada pendura por um fio sobre o nosso travesseiro. Imedita revisão dos recursos a midia, a ministra da comuicação, precisa ser alguem que tenha vergonha e acima de tudo coragem….

  • Bel

    Li que o Cerra está vinculando Haddad ao ¨mensalão¨, ligando-o ao Dirceu e ao Delúbio. O Serra não tem um partido que está no rolo do ¨mensalão¨ e que o apóia? Está na hora do Haddad falar em Valdemar Costa Neto, apoiando o Cerrote. Não foi a esposa do VCN (PL) que o denunciou por receber malas de dinheiro do mensalão? Assim como o PFL, o PL também mudou de nome. Hoje PR. PR apoia PSDB. É uma tripa sem fim.

  • José Medeiros

    Jamais esquecerei que o “safo” (no sentido de ágil, ativo, desembaraçado – oops, desembaraçado com aquela verborréia lustrosa, plural, prosopopaica, complexa, ininteligível aos não iniciados?) cidadão Marco Aurélio “collor” de Mello ensaiou por muito tempo cassar (e também caçar) o presidente Lula, usando da sua “divinizada” caneta, a serviço da tucanada derrotada. Tentou, tentou jogar no lixo com uma só canetada os mais de 50 milhões de votos do grande líder, inclusive o meu, mas viu que a coisa seria difícil. Mudou o “safo” (no bom sentido) Aurélio o seu viés anti proletário, já que hoje, com o Lula fora do poder, tudo ficou mais fácil?

  • José Ricardo Romero

    Esse ministro Mello foi o mesmo que, quando presidente do STE, às vésperas do 2º turno em 2006 da disputa entre Lula e Alckimin, dirigiu-se à nação em horário nobre com mensagem do seu tribunal para fazer descarada propaganda política para o Alckimin. Aqui e lá, ele se acha muito engraçadinho e joga com as palavras para dar um recado certeiro. Se perguntarem a ele o que é safo ele vai dizer que é esperto, que está no Aurélio. Mas alguém duvida que ele quis dizer safado? Se acha inteligentíssimo, sutilíssimo, com essa linguagem de juridiquês de meia pataca, empolada e inútil. Safo, declaro eu sem interpretações espertas, é ele: eu quis dizer safado mesmo.

  • Urbano

    O Aurélio do dicionário, obviamente.

  • Urbano

    O Eterno Presidente Lula, o Justo, segundo o Aurélio, é safo. No Entanto, há outros que necessitam que se complemente essa palavra com mais letras e as arrume devidamente, a fim de defini-los certeiramente.

  • Elton

    à luz do novo sol que brilha no judiciário, diga se de passagem que não é do pinho sol que estou falando. Safo é o pobre, preto e petista. Porque os que não o são têm foro privilegiado no judiciário …
    Afinal de contas esses ricos coitados, não fosse pela ajuda do judiciário safo estariam em cana. Não é mesmo Sr. Daniel Dantesco e congeneres.

  • João Batista

    “e por falar em ’safo’ou safadeza como queiram,a rede globo ja pagou a receita federál a sonegação de impostos na ordem de 2,5 bilhões de reais??Pres.’DILMA por favor nos responda!!!

  • Dialética

    E viva Tiririca! o melhor deputado de todos.

  • Peçanha

    Seria bom para a imagem do STF não tentar ser maior do que sua estatura, um tribunal que absolveu a ditadura e não hesita em conceder habeas corpus para ricos em apuros deveria adotar o recato como rotina.

  • Marcos Antônio

    Alicerçados pela mídia e o nosso grande Thomas Jefferson – está sendo um deleite para nossa elite!
    Imaginem só acusarem o Lula de compra de votos minguados, para projetos que BENEFICIARAM O POVO e nem uma única palavrinha sobre a compra de votos do FHC para reeleição?
    É como ganhar um campeonato todo dia!
    O fim de semana eles devem fazer os melhores momentos do julgamento!
    Só dá Joaquim Barbosa, nem se ouve o nome do Gilmar Dantas!

  • anac

    Movimento somos Lula, convocado pelo Sr. Eduardo Guimarães.
    Sempre fui Brizola, agora sou Lula.
    Bateu em Lula, bateu em mim.
    Não ia votar no candidato do PT na minha cidade.O PiG e o STF me convenceram que devo votar no PT – Vereador e Prefeito – em 2012. Em 2014 e desde sempre. Lula mandou, eu obedeço.

  • Thomas

    Safo era como se chamava uma famosa poetisa grega, que suicidou-se por conta de um amor não correspondido, igual aos demo tucanos, com relação ao povo brasileiro, irão todos eles em 2014, pular na beira de um abismo.

  • simas

    Ora, PHA, não interessa nessa altura, o significado. O q resalta é a tentativa de, mesmo de leve, denegrir. No mais, a nomeação desse ministro, aê, q adjetivaria como bastante safo, não foi lá uma atitude mto santa….
    Agora, o termo “safo”; aprendi no exército, pra delinear pessoa ágil; nunca no sentido de safado…. Contudo, o mundo dos canalhas, em seu meio, flutuante, paira esse sentido, negativo; pq o são negativos, todos. Só o risinho irônico dessa personagem, já irrita e nos faz imaginar o pior desse ministro. É isso

  • C. Roberto

    Saindo da boca de quem falou (representante mor de um tribunal safo), creio que ele quer imputar comitantemente a Lula todas as acepções!!!

  • Dialética

    A Toga e a língua
    a tongue e a toga
    A língua é linda
    A toga mìngua

  • Jurgen

    Se o supremo acusa por indícios, podemos concluir que o Ministro acusou Lula de safado com a risadinha. Uma conduta não condizente com um ministro.

  • Angel Liuti

    Incrível que ministros da Alta Corte da Justiça brasileira possam manifestar-se fora dos autos. Num País com desigualdades sociais gritantes, niveis altíssimos de violencia, de direitos sociais agredidos e direitos civis vilependiados a toda hora, numa ditadura da comunicação nunca vista, e a manutenção de privilégios de poucos arrogantes e assoberbados, é revoltante que ministros da mais alta corte, representantes da justiça, falem fora dos altos!

  • Antonio Passos

    SAFO é morar num dos condomínios MAIS LUXUOSOS e CAROS do Brasil, com o salário de juiz.

  • sandro

    Acho que o Lula deve estar morrendo de rir nesse momento.
    Quanto mais batem mais ele cresce.O pig tá dando o golpe
    errado , beira o ridículo.O STF parece salão de “cabeileireiro”
    um mais vaidoso que o outro.Lula é “safo”, brilhante , estrategista
    nato.Ele deu um “nó” nessa elite burra do Brasil usando o
    proprio medo deles. Lula invadiu os “jardins do castelo”, podem
    até assassina-lo mas nada será como antes.Nunca dantes.

  • Pereira

    Talvez a mesma percepção que temos dmo safo ministro Marco Aurélio!!!

  • Marcio

    Safo é quem, trajando a capa da corte de mais alta distinção da República, vem a público se manifestar de forma imprópria a um Ministro sobre um Presidente da República que tem ainda a mais alta popularidade no país.
    Safo é esta camarilha do PIG, serviçais de uma elite falida moralmente, que praticam diuturnamente o Golpe do Estado não contra DIlma e Lula, mas contra o povo brasileiro.
    Getúlio, apesar dos pesares, habita o imaginário popular como um mito, Lacerda ninguém sabe quem foi.
    Lula habitará o imaginario popular e todos os livros de história como o presidente que colocou o bonde da história nacional para funcionar novamente. Teses e dissertações serão escritas sobre ele no futuro, mas os inimigos que gostam da palavra safo e aplicam-na com propositos vis só entrarão nesses estudos como Salieris.

    Ave Grande Lula, estamos contigo e com o Brasil.

  • Alvarenga

    Em nenhum lugar do mundo existem tantos “safos” quanto no STF. Esse bando de “safos” envergonha a Nação. São muito amigos de outros “safos”, como Daniel Dantas, o PIG, Demóstenes etc.

  • Geraldo (ex-marinheiro)

    Ministro Marco Aurélio, “safo” é gíria de marinheiro. Não é um vocabulário apropriado para ser usado por um ministro de uma suprema corte.

  • C.Paoliello

    Uma das pérolas da privataria tucana, as operadoras de telefonia, são o maior pesadelo que o cidadão brasileiro enfrenta, desde que o brasileiro não pode mais contar com empresas estatais de telefonia extremamente competentes, como a Telemig Celular.
    Pelo menos uma empresa estatal deveria estar disponível para os brasileiros terem para onde correr.

  • Antonio Passos

    Só num país de CUCARACHAS como o Brasil, um homem como LULA é tratado desta forma. País de uma pseudo-elite de cabeça pequena, autênticos VERMES no aspecto de valores humanos.

    Esta escória sabe muito bem até que ponto pode chegar. O jogo SUJO deles jamais passará de apenas tentar sangrar o LULA, porque atirar pra matar eles não têm coragem.

    Esses “caras de pau” sabem que diante de um GIGANTE como LULA, anões como eles só podem espernear mesmo.

  • Alex Herren

    ministro marco aurélio : MEU NOME TAMBÉM É LULA.

  • nina rita de cássia

    Os CAPOS dizem que Lula é safo.

  • Cristina

    Imperdível! No Encontro Nacional de Repentista, a dupla Safo & Safadão apresentam: A Peleja do STF contra Lula.

  • walsil

    O STF só tem safos.

  • Miraí

    Será que o ministro já sabe quem foi o chefe da privataria tucana?, um ministro que chama um ex-presidente de safo antes, da comprovação dos fatos, não merece estar do stf, não merece respeito da sociedade, ministro não pode ser partidario e dar declarações incriminadoras

  • Marcos Antonio da Silva

    O PiG não tá armando golpe nenhum, o golpe já está em curso, já foi armado há muito tempo, com a conivência do COVARDE pt…

  • Morais

    Pois o nosso Lula é realmente muito esperto, pois um cara simples e pobre como ele ser presidente da república, e o melhor presidente que o Brasil já teve, só mesmo sendo esperto para passar por cima de todo este capital e da turma de brancos de olhos azuis, portanto a oposição pode ficar desesperada pois eles não tem ninguém tão esperto quando o nosso LULA.

  • Cristina

    Ah! Agora entendi o que significa STF – Safos Togados Federais.

  • nilcemar

    Foi INVEJA o sentimento que conduziu toda ação de IAGO contra o grande OTELO. O pequeno mesquinho, foi ardilosamente tecendo sua trama de intrigas que culminou na tragédia, porque nunca seria uma pessoa da magnitude de OTELO.

    • Cristina

      Aqui também a inVEJA conduz a ação de IAGO contra OTELO.

    • José Ricardo Romero

      Muito bem lembrado, Nilcemar. Pena que eu duvido que esses ministros conheçam Otelo, o mouro de Veneza. Shakspeare para eles é demais. E dão de ombros classificando a todos nós e nossas manifestações, como contrariados com as suas decisões.

  • O ex presidente Lula ainda vai deixar muitos adversários doentes de raiva com a sua inteligência política estratégica. Como vimos o cara como disse Obama é safo e não mete a mão em cumbuca, Os demônios e tucanalhas e o traíra do Roberto Freire dessa vez irão enfartar com tanta raiva que eles acumulam ao longo desses anos, tentando incriminar um inocente analfabeto e nordestino.

  • monge scéptico

    O cachoeira preso e calado protege dantas, zé projeto etc etc?
    Deixem-no FALAR!!!

  • Nelson Alves

    Tenho toda a certeza que nos todos sabemos quem são os Juízes “SAFOS “

  • monge scéptico

    O stf tem demonstrado ser “safo” no sentido de ágil, em “criar” dedu-
    -ções do nada para incriminar sem provas cabais, pressionados
    quem sabe pelo PIG/globoCIA.
    Com provas demonstradas publicamente ao cidadão e corroboradas
    por orgão jurídicos(tem?) sérios; condene-se. E etcetc
    Soltem cachoeira e deixem-no falar!.

  • JC Tavares

    A foto acima está perfeita. Ela materializa o ministro “safundando” no próprio termo tucano.

  • Antonio Lyra Filho

    Como os ministros do Supremo estão levando o PT na chacota, acredito
    que a acepção é “safado”.

  • kalifa

    Ministro do stf serve para isso…emitir parecer pessoal…tal poder está em crise existencial!

    • Dialética

      Em todas as estatais existe o Poder paralelo, não tão oculto. Fora da Lei, subjacente à conversas, e faz parte do estágio cultural e de cidadania em que estamos. Um verdadeiro troca troca. Uma dependencia drogal. Por que exigir do STF que seja diferente?

      É como falar mal de médicos: se eles provêm da sociedade são iguais à sociedade.

  • pior que o vernáculo de (alguns) juízes sequer chega a Sapho.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Sappho

  • M. Iack

    E qual seria a palavra, com a acepção correta, que caberia ao Ministro?

  • Dialética

    Procurador de bananas é tão rico quanto catão dos pinhais. Falta dar um adjetivo ao meu querido Artur Virgilio, o preferido.

  • Dialética

    Ahh….. tá. Claro que Lula, que teve que se esconder inúmeras vezes para não ser assassinado é esperto. Treinou né. E o pior é que ainda tentam assassiná-lo. Por maneiras fisicas e por palavras. As palavras são assassinas.

  • Cunha

    Realmente existem várias interpretações… Depois falam que o idioma chines é difícil, por diferença de entonação e etc… Mas”safo”, é pior. Não tem entonação e ainda precisa ver a situação e a expressão facial de quem fala. Fora da pauta: o que seria feito com a Veja e o seu chefe se não existir nada. Marcos Valério, via advogado ,negou. E aí, safariam a safada da Veja ou ela seria safa ?

  • NIVALDO

    Já que o ministro adora falar diante de um holofote, seria de bom tom que ele explicasse o que entende com
    essa expressão, pois é a segunda vez que a utiliza para referir-se em público a um ex-presidente da Republica.

  • Abdula Aziz

    E qual o adjetivo que posso usar em relação ao STF, ao Sr. Procurador Geral da Repúplica das Bananas do Brasil e do mensalão tucano?

  • LeandroS

    Safo é esse nosso STF!

  • Mário Cesar Serafim

    “safos” são os ministros do STF Supremo Tribunal das Falcatruas, que condenam sem provas, somente para agradar à Globo…

  • Não fica bem a um magistrado do STF, de timbre inconfudível, e que frequentemente dá entrevistas a uma rádio paulista, e ainda agradece , adjetivar, qualquer que seja o verbete um presidente da república e ainda mais sendo um ministro de grande saber jurídico.
    Acessem e leiam; http://www.bernardoalerta.blogspot.com.br/2012/09/nao-podemos-julgar-pessoas-pela-capa-de.html

  • Chicogalodoido

    Falha de São Paulo, hoje
    O delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, envolveu o vice-presidente da República Michel Temer no suposto esquema de compra de apoio político ao ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
    Em depoimento prestado à Justiça do DF nesta terça-feira (18), Durval Barbosa disse que ouviu de Arruda que conseguiu em 2007 o apoio do PMDB nacional pagando R$ 1 milhão por mês a Tadeu Filippelli, então deputado federal e atual vice-governador.

    Durval disse que, segundo Arruda, parte deste dinheiro era destinado a Michel Temer –Arruda nega participação no esquema. “A partir de 2007, Arruda passou a alardear que atrairia para a base de sustentação de seu governo Tadeu Filippelli, o que seria feito com o apoio do PMDB Nacional”, disse o delator.
    “Arruda chegou a afirmar a diversas pessoas, inclusive ao depoente [Durval Barbosa], a entrega do valor mensal de R$ 1 milhão a Filippelli em troca desse apoio político. Os valores eram entregues ao Filippelli e seriam destinados em parte a Michel Temer”, disse Barbosa.
    No depoimento, Durval Barbosa não dá detalhes de como seria essa suposta entrega de dinheiro. À época, o PMDB distrital era controlado pelo ex-governador Joaquim Roriz, adversário de Arruda. Roriz então saiu do PMDB e o partido passou a apoiar Arruda.
    “Arruda dizia que, se Filipelli tivesse pedido o dobro em troca do apoio, pagaria com o maior prazer”, disse Durval Barbosa no depoimento.
    Quando o caso estourou, em 2009, foi divulgado um vídeo no qual Durval Barbosa falava em pagamentos de R$ 1 milhão para Filippelli e seu interlocutor dizia que parte desse dinheiro era para Temer.
    Esta foi a primeira vez que Durval falou em público sobre o caso e atribuiu supostos valores a Michel Temer.
    OUTRO LADO
    A assessoria do vice-presidente Michel Temer rechaçou as afirmações de Durval Barbosa. “É completamente fantasiosa a versão divulgada hoje pelo depoente. O vice-presidente repudia com veemência e indignação essas calúnias. E acrescenta que esse assunto jamais chegou aos seus ouvidos”.
    Em nota, Tadeu Filippelli afirmou que o depoimento de Barbosa é “irresponsável e absurdo”. “Não sou parte ou sequer citado [na ação]“. “Creio que o principal objetivo deste elemento, ao referir-se ao meu nome, é valorizar a sua condição de delator e tentar denegrir a minha imagem, sem que consiga apresentar nenhuma prova que sustente o que ele diz a meu respeito”, afirmou o vice-governador.
    Filippelli disse ainda que sua assessoria jurídica avalia que providências tomar contra Durval Barbosa.

    • luiz antonio

      Senhores,
      uma simples providencia resolveria todas as dúvidas que este depoimento deixa no ar, envolvendo um Vice Presidente da República e um Vice Governador, se bem entendi.
      Sejam estes senhores denunciados o que forem, enquanto servidores públicos (não devemos nos esquecer que eles buscam esta situação de prestarem um serviço que é público através do voto, ou seja, eles se oferecem para servir) deveriam dispor de seus sigilos automaticamente, enquanto no cargo permanecessem….e isto deveria ser regra geral para todo servidor público….nos 3 poderes…e em todos os níveis: do municipal ao federal.
      Por outro lado, faço um desafio: alguém indique um único município brasileiro, com mais de 20000 habitantes, onde não haja compra de votos ou onde não ocorra maracutaia em licitações. Basta que se indique apenas um, unzinho só!

  • PHA,

    A orquestra do pig parece cada dia mais afinada, a sinfonia é perfeita, som 24horas e abrangência total.

    Acorda Presidente…

  • nelton

    Como diz o ditado: “quem muito se baixa, mostra o fundo”.
    LULA e o PT deram muito mole pra esse pessoal. Resolveu fazer um governo “civilizado”. Estão pagando caro.
    Agora é mobilizar as base e tentar sair do prejuízo, denunciado essa tentativa de GOLPE.

  • LeandroS

    Ia pegar muito mal para o STF incluir Lula nessa, já está feio condenar sem antes provar a existência do fato, imagina então colocar alguém que sequer está nos autos? Definição real de mensalão: uma novela da vida real, com roteiro escrito pelo PiG ao qual o STF está rigorosamente submetido. Em caso de desobediência por parte de algum integrante do STF, haverá execração pública, em caso de rigorosa obediência ao roteiro traçado, haverá enaltecimento e publicização de sua figura e será tratado como um Deus e herói da moral e ética do País!

  • Mauro

    Eu não tenho dúvida de que o Ministro se referia a “safo” no sentido de liso, ágil, esperto, ativo, desembaraçado.
    Porque um Magistrado não seria leviano a o ponto de se referir a um ex-Presidente da República como safado, nem mesmo ao FHC.

  • Wagner

    Acho que de todos só desembaraçado que Lula NÃO é..
    Mas na politica brasileira quem é desembaraçado!?

  • MARCUS RAMALHO

    Se a Pres. DILMA nao tomar cuidado vai se vitima de golpe de estado rapidinho. a elite já esta se articulando para 2014.

  • Irene

    Oi, PH!

    Acho que foi no sentido poético: referente à poetisa grega Safo.

  • emerson57

    talvez o juiz tambem seja marinheiro:
    “Safo É talvez a palavra mais usual na Marinha, serve para tudo que está correndo bem ou para tudo que faz as coisas correrem bem: Oficial safo, marinheiro safo.”

  • GutoBACKYARDS

    Caro Amorim, creio que Lula é um “safo” lato sensu.

  • NALDO

    Se eu fosse o Lula iria até o stf perguntar, queria ver a cara dele.

  • stela mota

    PH, o ex-presidente LULA é agil, ativo, desembaraçado e esperto; agora quanto ao ministro Mello não sei a resposta para esta enquete.

  • Cadu Amaral

    A direita e seu mar de lama http://migre.me/aLqZl

    • Cristina

      Lula de surfista de marolinha a singrador dos sete mares: mar do golpe, mar de lama UDN, mar dos estigmas, mar das intrigas, mar dos preconceitos, mar da inveja e o tenebroso mar dos ressentidos.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •